- Autores: I.K. Gidzyuk, N.V. Savinkova, A.P. Pavlovskaya (NIISS com o nome de M.A.Lisavenko, FSUE "Bakcharskoe")
- Apareceu ao cruzar: Turchaninova 1-39-23 x Roxana
- Ano de aprovação: 2005
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: extenso, esparso
- Altura do arbusto, m: 1,8
- Escapes: espesso, reto, não pubescente, fosco, marrom acastanhado
- Sai: grande, verde escuro, pubescente médio, liso
- Transportabilidade: transportável
- coroa: oval
A madressilva Bakchar gigante é uma bela planta comestível decorativa cultivada na maioria das zonas climáticas da Federação Russa. O arbusto é bastante grande, abundantemente coberto por bagas durante a época de frutificação. A planta é muito valorizada pelos jardineiros por suas excelentes propriedades gustativas, bem como por sua despretensão geral e vitalidade, é considerada recordista em tamanho de fruto.
História de criação
A variedade, inscrita no Registro Estadual da Federação Russa em 2005, foi cultivada pelo Instituto de Pesquisa Científica de Tecnologias da Informação Lisavenko, registrado pela Bakcharskoye Federal State Unitary Enterprise. A seleção utilizou as variedades de madressilva Turchaninov 1-39-23 e Roxana. O trabalho vem acontecendo desde 1978.
Descrição da variedade
Arbusto vigoroso, com cerca de 1,8 m de altura, a copa é oval, espalhada, esparsa. Os galhos são retos e grossos. Os rebentos são fortes, cobertos por uma casca castanho-acastanhada mate. A folhagem é abundante, as placas são grandes, de cor verde escura, com pubescência de intensidade média.
Características da fruta
Os bagos desta variedade de madressilva são grandes, pesando 1,8-2,5 g, de formato oval-alongado, com superfície plana e casca de um azul intenso, sobre a qual se derrama abundante flor de cera. Os frutos praticamente não se esfarelam, toleram bem o transporte.
Qualidades de sabor
O gigante Bakchar produz frutos com uma polpa agridoce muito delicada. A pontuação média da nota de degustação é 4,8 pontos. É classificado como sobremesa pelas suas características gustativas. As sementes não são sentidas quando comidas.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de maturação tardia, a produção de frutos é anual. O período de rendimento máximo dura cerca de 15 anos. A colheita ocorre em junho-julho.
Produção
Variedade de alto rendimento. As taxas médias de colheita são de 1,6 kg, a máxima chega a 2,3 kg. Cerca de 8-15 toneladas são obtidas em 1 hectare.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para plantio na maioria das regiões da Federação Russa. É cultivado com sucesso nas partes central e norte da Rússia, no noroeste, nos Urais, na Sibéria e no norte do Cáucaso. O gigante Bakcharsky é popular no Médio e Baixo Volga.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. É preferível plantar madressilva Kamchatka e Turchaninov como polinizadores nas proximidades. E também outras variedades da mesma seleção são usadas para esses fins: In Memory of Gidzyuk, Pride of Bakchar.
Crescendo e cuidando
Este arbusto é adequado para o plantio de outono e primavera, mas devido ao seu enraizamento lento, é melhor escolher o período de setembro a outubro para isso. Nesse caso, na primavera, a planta dará bom crescimento, ganhando massa verde rapidamente. A madressilva acorda muito cedo, no final de março, qualquer intervenção por ela nesse período é indesejável.
O cuidado com as plantas consiste em regas periódicas. Bastante 1-2 vezes por semana. Para cada rega, 1 balde de água é adicionado sob o arbusto. Isso será o suficiente para que os frutos não tenham gosto amargo e o sistema radicular evite a decomposição. Na seca, a frequência de aplicação de umidade aumenta.
Solos densos após a rega, a chuva deve diminuir. O arbusto é alimentado três vezes por temporada.Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são usados, misturas de potássio e fósforo são dadas para estimular a frutificação no verão. No outono, a matéria orgânica vai ajudar a planta a recuperar as forças após a volta da safra.
É importante não começar a podar a madressilva gigante de Bakchar muito cedo. Tal efeito só prejudicará arbustos jovens. A poda começa aos 3 anos de vida da planta, removendo apenas os brotos secos e quebrados. Saudável, mas fortemente inclinado também são removidos. Em geral, até 10-15 ramos esqueléticos são preservados em um arbusto adulto, uma vez que uma copa esparsa tem um efeito benéfico sobre o tamanho dos frutos e seu amadurecimento.
Resistência a doenças e pragas
O gigante Bakchar não é suscetível a danos causados por doenças. A planta tem alta imunidade a infecções fúngicas. Mas os arbustos são frequentemente atacados por lagartas, cochonilhas, pulgões e carrapatos. Recomenda-se proteger as plantas com antecedência, realizando pulverizações preventivas com preparações inseticidas especiais.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Esta madressilva tolera bem o frio. A robustez do inverno é avaliada como alta. Um arbusto sem abrigo pode resistir a geadas de até -35 graus Celsius. Em geral, tolera bem o inverno, já que foi criado nas condições do clima da Sibéria.
Requisitos de localização e solo
Na escolha do local de pouso, recomenda-se dar preferência a áreas protegidas do vento nas elevações, com ocorrência de lençol freático não inferior a 1,5 m da superfície. Em solos úmidos e pantanosos, o gigante Bakchar cresce mal. E também o local deve estar com boa iluminação, mas com sombreamento para os galhos mais baixos. As plantações em grupo em solo argiloso ácido neutro são preferidas.
Visão geral da revisão
De acordo com os residentes de verão, a madressilva gigante Bakcharsky tem muitas vantagens óbvias sobre outras variedades. A maioria dos jardineiros nota a capacidade do arbusto de dar frutos regularmente, bem como o tamanho muito grande das bagas, sua acidez picante em contraste com a doçura predominante. Devido à dispersão dos ramos, a colheita não é difícil. Os moradores do verão mencionam que o mato praticamente não precisa ser pulverizado contra doenças fúngicas, não é afetado por elas.
Entre outras características desta variedade, os jardineiros mencionam que em áreas abertas sem proteção do vento, a produtividade diminui acentuadamente. Com uma pequena quantidade de sol, os brotos se alongam, não há tempo para ganhar espessura e força.
A principal desvantagem dessa variedade de madressilva é o período prolongado de frutificação.Além disso, recomenda-se que os frutos maduros sejam colhidos imediatamente, caso contrário, eles se desintegrarão. Os residentes de verão são aconselhados a cobrir o solo pela raiz com um material de cobertura especial ou limpar serragem, palha, para não perder a colheita. As desvantagens incluem a tendência do gigante Bakchar a florescer novamente durante o tempo quente prolongado.