- Autores: Gidzyuk Ivan Karpovich, Savinkova Nadezhda Viktorovna, Pavlovskaya Anna Petrovna (reduto Bakcharsky da jardinagem do norte com o nome de M.A.Lisavenko no NIISS)
- Apareceu ao cruzar: Kamchatka x Turchaninova
- Ano de aprovação: 2013
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: espalhamento médio, esparso
- Altura do arbusto, m: 1,6-1,8
- Escapes: médio, reto, marrom-avermelhado, sem pêlos
- Sai: médio, verde, oval, fosco, coriáceo, liso
- coroa: oval
- Flores: médio, amarelo claro
No clima temperado do Hemisfério Norte, uma cultura como a madressilva é muito comum. Seus frutos silvestres comestíveis, embora azedos, pequenos, possuem propriedades medicinais únicas. Mas apenas em meados do século passado, isso foi notado, e criadores profissionais começaram a se interessar seriamente pela cultura. Um grande número de cultivares com excelentes qualidades apareceu, incluindo a variedade de madressilva Bakcharskaya Jubilee.
História de criação
Um híbrido interespecífico da madressilva de Turchaninov e da variedade Kamchatka foi obtido no reduto Lisavenko Bakcharsky de jardinagem do norte em NIISS, na conhecida forja de variedades siberianas de frutas. Criadores experientes trabalharam na criação da variedade:
- Gidzyuk Ivan Karpovich;
- Savinkova Nadezhda Viktorovna;
- Pavlovskaya Anna Petrovna.
Em 2006, a variedade foi aceita na prova estadual, que foi aprovada com sucesso. A cultura foi incluída nas listas do Registro Estadual da Federação Russa em 2013.
Descrição da variedade
O arbusto da madressilva do jubileu de Bakchar é de tamanho médio, atinge uma altura de 160-180 cm, não é muito extenso e tem forma oval. A cor dos rebentos lisos sem pubescência é castanho-avermelhado, crescem retos. Os rebentos são lignificados, o que é típico da cultura. Nos ramos, folhagem verde esparsa, placas foliares direitas de tamanho médio, ovais, opacas, com pubescência média.
As flores são pequenas, de um amarelo pálido. Nos ramos, os ovários, e depois os frutos, estão dispostos em cachos, em grupos de numerosos frutos silvestres, o que aumenta a comodidade da colheita. A colheita mecanizada é possível.
Características da fruta
O jubileu de Bakchar é caracterizado por grandes frutos. Crescem até 3,3 cm de comprimento e 1,2 cm de diâmetro. O peso dos bagos pode variar de 1,4 a 2,1 g. São alongados-ovais, o topo dos bagos é arredondado, são pintados de tom azul escuro, há cera florescer. Os bagos têm uma fixação média nos ramos, não se esfarelam e são fáceis de apanhar.
Qualidades de sabor
Os frutos da considerada madressilva têm sabor doce e azedo, suculento, sem amargor, mas com aroma refrescante. A pontuação da degustação é muito alta: 4,8 pontos. O propósito das bagas é universal.
Amadurecimento e frutificação
A cultura é de crescimento precoce, começa a frutificar com 2 a 3 anos de vida e, em seguida, frutifica anualmente. Em termos de maturação, pertence a variedades médio-tardias.
Produção
A cultura descrita é uma variedade de alto rendimento. Em média, 1 arbusto rende 3,5 kg de bagas. Em escala industrial, esse valor é de 106 c / ha.
Regiões em crescimento
O jubileu de Bakcharskaya será ótimo em quase todo o país, mas cresce melhor nas condições climáticas moderadas da zona média, bem como nas regiões da Sibéria Oriental e Extremo Oriente.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura descrita é autofértil. Para obter uma boa colheita, é necessário plantar vários arbustos de madressilva nas proximidades. De acordo com as observações dos jardineiros, Silginka se tornará o melhor polinizador do jubileu Bakcharskaya.
Crescendo e cuidando
A madressilva não é uma cultura muito caprichosa, e a variedade Bakcharskaya Jubilee não é exceção. O único requisito é iluminação suficiente do local onde o arbusto cresce; se houver pouca luz, uma grande coleção não funcionará e os frutos crescerão pequenos. E você não pode plantar em lugares baixos, onde o ar frio se acumula e há estagnação da água. Qualquer solo é adequado, mas ainda será melhor se a terra no local for fértil e solta.
A cultura é plantada tanto no final do verão quanto no início do outono, para que o mato tenha tempo de se aclimatar e ficar mais forte antes do frio. Na primavera, apenas plantas em vasos podem ser plantadas.
Ao plantar vários arbustos, eles são colocados a menos de 1,5 m um do outro ou de outras árvores. O jubileu de Bakchar cresce com o tempo e precisa de um lugar. Portanto, é necessário manter uma distância de 2,5 m entre as linhas.
Cuidado é necessário apenas para mudas jovens de madressilva, literalmente no ano de plantio no solo. O enraizado jubileu Bakcharskaya praticamente não requer atenção para si mesmo.
Resistência a doenças e pragas
Como toda madressilva, a cultura em questão não é afetada por doenças e pragas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A cultura é resistente ao inverno, resistente à seca e ao calor. Quanto à resistência ao frio, o Bakcharskaya Jubilee pode suportar quedas de temperatura de -48 ... - 56 ° C sem problemas, e as flores não caem nem mesmo a -7 ° C.