- Autores: Seleção canadense
- Apareceu ao cruzar: Nightingale x MT 46,55
- Sinônimos de nomes: Aurora
- Descrição do arbusto: vertical, apertado e compacto
- Altura do arbusto, m: 1,2
- Escapes: forte, flexível
- Transportabilidade: Boa
- Flores: Branco
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 1,9
A variedade de madressilva Aurora é um representante típico de toda uma série de variedades canadenses exclusivas com características novas e atípicas para esta planta. A variedade será uma verdadeira decoração do jardim e pode ser considerada com segurança para o cultivo comercial. Ele tem frutos grandes fantásticos, rendimentos impressionantes, taxas de crescimento incríveis e um arbusto muito bonito.
História de criação
Aurora é uma variedade canadense criada pela Universidade de Saskatchewan. Esta instituição de ensino já criou várias variedades populares de madressilva: Borealis, Honey Bee, Tundra. Todos eles mudaram radicalmente a ideia da criação de madressilvas. São únicos: compactos, crescem rapidamente e, ao contrário de outras variedades de madressilva, dão frutos em um mês sem derramar. Esta característica do arbusto facilita a vida do jardineiro e abre novas perspectivas comerciais. Os pais da variedade são a muda japonesa MT 46.55 e a variedade russa Nightingale, criada na famosa estação experimental de Pavlovsk na região de Leningrado. O Nightingale tem uma característica única - as bagas não se desintegram. As plantas do Japão têm um período de dormência mais longo e são mais bem adaptadas a climas quentes. O trabalho de desenvolvimento de uma nova variedade foi realizado durante 5 anos, de 2007 a 2012.
Descrição da variedade
O arbusto é baixo, até 1,2 m, até 80 cm de diâmetro, denso, com hastes retas, conveniente para a colheita de frutos silvestres. Os rebentos jovens são fofos, os ramos maduros são cobertos por uma casca castanha avermelhada lisa. As folhas são ovais, lisas, de cor verde médio. As flores são branco-amareladas, desabrocham em meados de maio, dependendo do clima, podem desabrochar em abril. As flores têm um aroma agradável que se intensifica à noite.
Características da fruta
Os bagos são enormes, de 1,9-2,1 gramas cada, podendo atingir 3 cm de comprimento, até 1 cm de diâmetro, tendo a forma de um jarro, com um pequeno rolo na extremidade. A pele é azul-azulada, com uma forte floração cerosa, forte. A polpa é densa, carnuda, ao mesmo tempo suculenta e macia. As bagas toleram bem o transporte.
Qualidades de sabor
O sabor é doce, com um aroma leve. A marca de degustação é a mais alta - 5 pontos. Esta é uma das variedades mais deliciosas de madressilva. Não há absolutamente nenhum amargor, há acidez, mas apenas o suficiente para fazer a doçura parecer ainda mais brilhante. O bouquet é coroado com muito sucesso com um leve aroma, e o quadro é completado por uma excelente consistência - frutos grandes com uma polpa delicada e moderadamente elástica são muito agradáveis de comer. Bagas são ideais para uma mesa fresca, para sobremesas, sorvetes, mousses, tortas, sucos, smoothies, culinária dietética. Mas também podem ser adequados para qualquer tipo de colheita de madressilva.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é meio cedo, nas condições da Federação Russa, os bagos começam a amadurecer no final de junho, na Ucrânia - a partir do início de junho, e em alguns países os primeiros bagos são experimentados em maio. O prazo para a volta da safra é prorrogado, dura no mínimo um mês. O início da frutificação pode variar dependendo do clima, em um verão chuvoso, o início pode mudar em 1 semana. A maturação precoce é excelente, as primeiras colheitas podem ser obtidas entre 2 a 3 anos após o plantio. Os frutos não são propensos a soltar-se, seguram-se bem no caule por até 1 mês. Primeiro, os frutos amadurecem nos ramos superiores. A variedade é conveniente para a colheita mecanizada.
Produção
O rendimento é fantástico - uma média de 5-6 kg de um arbusto adulto, embora para um pequeno arbusto de madressilva e 2 kg seja um grande indicador. Aurora dá 2 kg em uma idade jovem, então gradualmente o rendimento aumenta.
Regiões em crescimento
A robustez invernal da variedade é muito elevada, resiste a temperaturas até -46 ° C, esta madressilva canadiana sentir-se-á muito bem na via do meio, nos Urais e na Sibéria. No sul, a madressilva comum pode sofrer com o calor no verão, ela carece de umidade e suavidade do ar, e um outono longo e quente pode provocar uma floração prematura nos arbustos, no entanto, as variedades canadenses são eficazes nas regiões de Krasnodar e Stavropol. Aurora foi criada especialmente sob um clima americano mais ameno.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é parcialmente autofértil. Para aumentar sua produção, variedades do mesmo fabricante são plantadas nas proximidades: Borealis, Tundra, Honey Bee, Indigo Gem, Blue Banana. Outras variedades canadenses tardias que florescem ao mesmo tempo também são adequadas: Heart of the Giant, Strawberry Sensation e outras variedades da série Blue Treasure.
Crescendo e cuidando
A madressilva Aurora é melhor plantada ao sol, mas sombra parcial é aceitável, especialmente se o clima for seco e quente para a planta. Na sombra parcial, o rendimento será maior. O solo é melhor ligeiramente ácido, pH 5, mas solos neutros servem. Se esfagno, cavalinha, banana-da-terra ou botão-de-ouro crescer no local, então o solo é ácido; antes de plantar, você precisa adicionar cal, farinha de dolomita ou giz. Reduz ligeiramente a acidez do estrume e do composto.
O tipo ideal de solo é argiloso, que é bom para a umidade e o ar, nutritivo, mas não muito gorduroso.
Se o solo no local for estruturalmente inadequado para madressilva, a cova de plantio não deve ser menor que o diâmetro da copa - 80 cm. Todo o solo da cova é retirado e, no momento do plantio, é preenchido com uma mistura útil.
A planta é compacta, por isso pode ser cultivada em cultura de recipiente.
Aurora precisará de poda moderada a pesada. Nos primeiros 5 anos, basta o desbaste (cortam-se ramos doentes, danificados, espessos), depois retira-se tudo, exceto 4-6 ramos maduros e o mesmo número de ramos jovens.
A variedade apresenta boa resistência a doenças e pragas. Aurora tem excelente imunidade ao oídio, mais alta do que muitas outras variedades. Adequado para jardinagem ecológica.
A variedade prospera em climas amenos e quentes e é muito tolerante à seca. A rega será necessária apenas para plantas jovens, no futuro - apenas no verão seco.
Visão geral da revisão
Os jardineiros estrangeiros têm uma opinião muito elevada sobre a variedade. Este é o melhor híbrido que a Universidade de Saskatchewan criou. Os bagos têm muito sabor de açúcar, são verdadeiramente doces, não são azedos nem agridoces, os frutos são muito grandes, com 3-3,2 cm de comprimento e todos os bagos são nivelados e calibrados.
Os jardineiros russos também dão a Aurora o primeiro lugar. É a baga mais saborosa, que se destaca tanto pelo brilho de sabor como pelo fato de possuir um bouquet único. Seu aroma é comparado com morango, confeitaria, é tão original que a baga é adequada para temperar sorvetes, sobremesas, mousses, produtos de panificação. Bagas verdes podem ser mais ácidas, mas ganham doçura com o tempo.
Aurora é um forte candidato a um papel de liderança na gama moderna de variedades de madressilva. Vale a pena considerar para quem escolhe apenas as melhores variedades.