- Autores: Plekhanova M.N., Kondrikova A.V., Efimova K.F
- Sinônimos de nomes: Amfora
- Ano de aprovação: 1998
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: afinar
- Altura do arbusto, m: 1,5
- Escapes: médio, reto, obliquamente para cima, verde claro, com antocianina
- Sai: grande, verde, ligeiramente amarelo
- Transportabilidade: Boa
- coroa: arredondado
Ânfora é uma variedade versátil de madressilva, tenaz, resistente, e os frutos silvestres atendem a todas as necessidades de um jardineiro moderno.
História de criação
Variety Amphora foi incluída no Registro Estadual de Aprovados em 1998. Originador - Centro de Pesquisa. IV Vavilova, autor de variedades de madressilva como Barballeta, Viola, Vlada, Volkhova, Malvina, Lenarola e muitas outras. Junto com o reduto Bakchar, este criador é o fornecedor mais ativo de novas variedades modernas de madressilva, que não apresentam as desvantagens típicas desta cultura. Têm um retorno amigável da colheita, o bago é totalmente desprovido de amargor, não se desintegra, tem uma pele forte que permite que os bagos sejam armazenados e transportados.
Descrição da variedade
Arbusto de altura média, até 1,5 metros, com copa harmoniosa e arredondada pouco densa. Os rebentos são direitos, com casca castanho-avermelhada, cobertos por folhas bastante largas e claras. Um arbusto adulto é decorativo, capaz de decorar o local.
Características da fruta
Os bagos têm 1,1-1,5 gramas de peso, grandes, podem atingir até 3 gramas em boas condições, de formato característico - em forma de jarras com rolo no final. O comprimento das bagas é de 2 cm cada, elas parecem muito grandes e bonitas. A cor é índigo, com uma forte floração cerosa azulada. A pele e a carne são firmes e firmes. A transportabilidade é muito boa.
Qualidades de sabor
Gosto agridoce, pontuação de degustação - 4,6 pontos. Os bagos são universais, igualmente adequados para consumo fresco e conservação. A madressilva é adicionada a tortas, muffins, mousses, sucos, compotas são preparadas a partir dela. Compotas, compotas, marmelada e marshmallow são feitos de madressilva. É ótimo para bebidas espirituosas: vinhos ou licores. Os frutos da ânfora podem ser secos e congelados.
Amadurecimento e frutificação
A casta encontra-se a meio da época, os bagos amadurecem na 3ª década de Junho. Começa a frutificar a partir do 4º ano de vida.
Produção
Rendimento médio - 19,4 kg / ha, 1-2 kg por arbusto. Este não é o valor mais alto entre outras variedades de madressilva. A silginka, conhecida pelo seu excelente sabor, também não é a mais prolífica, mas é capaz de produzir até 3 kg por arbusto. Os frutos da ânfora não se desintegram por 2 semanas, o retorno é muito amigável, você pode colher em 1 abordagem.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, sem polinizadores não haverá colheita. Os polinizadores recomendados são variedades com o mesmo período de floração. Na região de Leningrado, você pode plantar Ânfora ao lado da variedade Violet - uma madressilva muito saborosa criada na estação experimental de Pavlovsk. Também são adequadas as variedades Viola, Nymph, Morena e a variedade Siberian Blue Spindle, criadas no mesmo local. Você pode considerar Viola, Altair, Bakcharskaya, Lazurnaya, Pavlovskaya.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, é melhor escolher mudas de 2 anos, elas colherão mais rápido.
Para a Amphora, eles escolhem um local claro, ensolarado e sem vento. A planta é despretensiosa e poderá crescer parcialmente à sombra, mas o rendimento será menor.
O arbusto é pouco exigente para a acidez do solo, mas solos fortemente ácidos são indesejáveis. O local foi escavado com cal apagada. O plantio é melhor feito no final do verão ou início do outono.O plantio na primavera é indesejável para a variedade, ela acorda cedo e você pode não chegar a tempo. No entanto, no sul, essa madressilva também pode ser plantada na primavera - até meados de março, quando a neve já derreteu e o solo esquentou, mas a planta ainda não começou a crescer.
O tamanho da cova de plantio depende do solo no local. O tamanho mínimo é de 40 cm de profundidade e largura. Se o solo do local não estiver solto o suficiente, é melhor não ser preguiçoso e cavar buracos maiores - de até 80 cm de largura. As covas são preparadas com antecedência, o composto é colocado no fundo, 1 copo de cinza de madeira e 2 colheres de sopa. colheres de sopa de superfosfato. Afrouxe completamente esta mistura e deixe-a descansar por pelo menos 2 semanas.
O segredo do sucesso do cultivo de madressilva está em solo solto. O solo não deve ser pegajoso ou muito solto. No primeiro caso, o sistema radicular da planta sofrerá (quando o solo seco e muito argiloso rasga as raízes da superfície fibrosa da madressilva), no segundo, faltará umidade. Jardineiros experientes, antes de plantar madressilva, peneiram o solo através de uma malha grossa, adicionam uma quantidade suficiente de areia grossa se o solo for muito denso.
A variedade é muito resistente ao inverno, você não precisa cobrir para o inverno. No entanto, em regiões quentes, a planta pode precisar de proteção contra o sol escaldante.
O resto do cuidado não é diferente de cuidar de outras variedades.
Regar a pedido. A madressilva não gosta do excesso de umidade, tolera bem a seca, mas a falta de água pode afetar a qualidade e a quantidade da safra. Para outras variedades, é aconselhável interromper a rega 15 dias antes da colheita, mas a Amphora tem bagos de polpa densa e forte, que não tendem a ficar aguados.
A cobertura de qualquer madressilva não é muito necessária, especialmente nos primeiros 3 anos. A variedade Amphora também é caracterizada por necessidades modestas. A ânfora frutífera precisará de fertilizantes de potássio-fósforo durante a estação de crescimento e a preparação do solo no outono (a camada superficial do solo é solta com húmus). E também no outono, após a irrigação com carregamento de água, pode-se derramar no solo uma solução de cinzas e superfosfato.
O solo depois de regar com plantas até 5 anos precisa ser afrouxado, é melhor não tocar em arbustos mais maduros, a madressilva cria muitas raízes perto da superfície. O fertilizante pode ser colocado em ranhuras ou espalhado na superfície do solo.
A poda da ânfora quase não é necessária, o arbusto é lindamente formado, mas os ramos doentes, quebrados e interferentes são removidos. A partir dos 6 anos de idade, pode ser necessária poda anti-envelhecimento.
A variedade Ânfora, como qualquer madressilva, é muito resistente, quase não sendo afetada por doenças ou pragas, mas pode sofrer ataques de pulgões. Uma atenção especial deve ser dada ao plantio em verões úmidos e frios. Eles se livram de doenças fúngicas com a ajuda de fungicidas, usam "Fitosporin" de bacterioses, pulverizando com "Epin" e "Zircon" é útil.
É melhor tomar medidas preventivas com antecedência contra pulgões.
Certifique-se de que não haja formigueiros por perto.
A parte inferior dos galhos pode ser envolvida em um pano embebido em alcatrão de bétula para afastar as formigas.
Plante malmequeres, salsa ou absinto nas proximidades.
Coloque comedouros para pequenos pássaros que se alimentam de insetos no jardim.
Ervas daninhas.
Afrouxe ligeiramente o solo na queda para que permaneçam pedaços de terra, que congelarão bem. As larvas morrerão.
Grandes ramos de ânfora podem ser caiados no outono.
Se a planta já foi danificada, todos os ramos com folhas retorcidas e escuras são cortados e queimados. Os arbustos são pulverizados com uma solução de cinzas.
Visão geral da revisão
Existem poucos comentários, mas todos são positivos. Ânfora é uma variedade sólida e moderna sem amargor. Os frutos silvestres são harmoniosos, doces e azedos, muito saborosos. Se você comparar com outras variedades, então, é claro, existem outras mais doces, por exemplo, o gigante de Leningrado. Mas tem uma baga menor. E os aglomerados de Amphora são impressionantes, grandes, abundantes. A baga também está muito madura e está à venda. Você não precisa se apressar para colher ou recorrer a truques como espalhar tecido debaixo do mato. A variedade Amphora é recomendada para cultivo em quase todas as regiões da Federação Russa, incluindo o noroeste e o norte do Cáucaso. Para alguns jardineiros, a variedade se tornou uma das favoritas.