De que tipo de solo a madressilva gosta?

Contente
  1. Que composição é necessária?
  2. Indicadores de acidez e alcalinidade
  3. Como ajustar a qualidade?

A madressilva é uma erva popular encontrada em muitas regiões do país. Existem variedades comestíveis e decorativas. Para que a planta se enraíze rapidamente e cresça bem, é preciso cuidar com antecedência da composição e da qualidade do solo.

Que composição é necessária?

A madressilva é popular entre os jardineiros devido aos seus primeiros frutos, que contêm um grande número de componentes úteis. No entanto, a planta não está em demanda em todos os lugares. Hoje os arbustos estão crescidos:

  • no Extremo Oriente;
  • na Sibéria Ocidental;
  • na China e na Coréia.

Basicamente, a preferência por esta planta é dada a regiões onde o arbusto pode ser cultivado mesmo com o mínimo de cuidados. A madressilva de jardim adora frescura. Mas é interessante que recentemente a madressilva começou a ser cultivada nas regiões do sul, onde os arbustos exigem condições especiais.

Em climas adversos, a madressilva cria raízes rapidamente. Os arbustos são capazes de resistir a geadas leves e não requerem muitos cuidados durante o processo de crescimento.

Mas no calor, a cultura cresce mal, praticamente não dá frutos e sofre com o calor. Plantar madressilva no sul sem preparação não vale a pena... Antes de plantar uma cultura, é melhor fertilizar o solo abundantemente e alterar seus valores de ácido-base se eles não atenderem aos requisitos.

Somente o solo fértil é capaz de fornecer à cultura o suprimento necessário de nutrientes para o crescimento. Existem vários tipos de solos:

  • argiloso;
  • turfa;
  • arenoso;
  • argiloso;
  • calcário.

A melhor opção para mudas de madressilva é solo argiloso ou argiloso. Os solos são ricos em nutrientes que são úteis para uma planta jovem. Às vezes, a solução ideal é plantar um arbusto em solo preto - o solo mais fértil.

Propriedades de cada opção.

  1. Barro... Em princípio, esse tipo de solo é adequado para a maioria das espécies de plantas. Apresenta uma textura solta e alta respirabilidade, o que é importante para a madressilva. A maior parte da argila é solo, os 30 restantes são areia grossa.
  2. Argila arenosa... É constituída por areia e silte, é caracterizada por uma maior permeabilidade à água e condutividade térmica. O solo aquece rapidamente na primavera, por isso é adequado para o cultivo de madressilva.
  3. Chernozem... Contém uma grande quantidade de minerais e nutrientes que irão acelerar o crescimento da madressilva e garantir uma colheita abundante. A quantidade de componentes úteis não diminui devido aos animais e plantas que morreram no solo.

O solo para a madressilva deve ser bem estruturado. Para saber se o solo precisa ser melhorado, é necessário cortar a camada fértil com uma pá de pelo menos 10 cm de espessura, jogar para cima e inspecionar cuidadosamente a camada.

Possíveis opções de preenchimento do solo.

  1. Grande quantidade de argila. Nesse caso, a camada cairá com uma panqueca e vários pedaços pequenos irão ricochetear durante o impacto.
  2. Muita areia... Isso será relatado por uma formação completamente desintegrada.
  3. Ótima estrutura. Este solo é caracterizado pela dispersão da camada superior do solo em pedaços de diferentes tamanhos: de grãos a grãos.

A desvantagem dos solos argilosos é que eles são pouco permeáveis ​​à água e ao ar.... Após regas e chuvas, formar-se-á uma crosta solidificada na superfície do solo, que não deixará passar as substâncias necessárias às raízes da planta. A desvantagem dos solos arenosos é a secagem rápida, o que também afetará negativamente o estado da cultura.

Indicadores de acidez e alcalinidade

A madressilva é capaz de criar raízes em qualquer tipo de solo, é agradável em climas adversos. Por isso, na região Norte, a planta praticamente não precisa de cuidados. A faixa de acidez do solo para o plantio de madressilva varia de pH 4,5 a 7,5. Uma exceção é o plantio de uma planta em uma área não desenvolvida ou em áreas quentes.

Você pode verificar a acidez do solo usando papel de tornassol. Por esta:

  1. coletar amostras de terras de diferentes locais do local;
  2. colocado em sacos de tecido denso;
  3. imerso em água destilada previamente despejada em vasilhames por 5 minutos;
  4. mergulhe o teste de acidez nos recipientes por 10 segundos.

O jornal exibirá os valores quase imediatamente. Se, de acordo com os resultados do teste, o solo for ácido, você pode plantar madressilva após aplicar fertilizantes no fundo do buraco. Do contrário, seis meses antes do plantio da planta, o solo precisará ser preparado. Para fazer isso, você precisa limpar o solo com farinha de dolomita. Para solos altamente ácidos, deve-se usar 500 g de farinha por 1 m2, para solos levemente ácidos a dosagem pode ser reduzida para 400 g.

Como ajustar a qualidade?

Para organizar o crescimento natural da cultura, bastará transplantar o mato para um solo fértil em uma área ensolarada. Além disso, vale a pena cuidar da drenagem para a remoção oportuna do excesso de umidade, bem como cobrir cada cova de plantio com húmus e potássio, fertilizantes de fósforo.

Se, de acordo com os resultados dos testes, for constatado que o solo não é adequado para a cultura, você mesmo pode fazer uma mistura fértil. Opções disponíveis:

  • uma mistura de húmus e turfa média, cujos componentes são considerados em proporções iguais;
  • uma composição de terra sod, turfa ou areia, húmus em uma proporção de 3: 1: 1, respectivamente.

Se o solo for alcalino, a turfa pode ser colocada no fundo da cova de plantio. Para solos ácidos, ao contrário, é melhor usar cinza ou cal para trazer os indicadores aos normativos.

Recomendações de jardineiros.

  1. A areia grossa ajudará a melhorar a estrutura e as características férteis de solos pesados. Os pequenos não devem ser usados, pois só vão grudar na terra e piorar a sobrevivência da planta.
  2. Ao preparar uma mistura de solo, não basta apenas misturar os componentes. Primeiro, eles precisam ser peneirados em uma peneira grande, só então você pode adicionar fertilizantes e preencher a cova de plantio com a composição acabada. Muitos jardineiros ignoram essa regra e aumentam o risco de morte das plantas.
  3. Se não houver uma peneira disponível para peneirar os componentes sob a mistura de solo, você pode usar uma rede de uma cama velha... Para fazer isso, o material precisará ser instalado em suportes e, em seguida, turfa, húmus, areia e solo de turfa devem ser jogados para cima. Os caroços podem ser quebrados com uma pá.
  4. Para fertilizar o solo para a madressilva, é melhor usar húmus de cavalo ou fertilizante de gado. Os excrementos das aves podem ser usados ​​como suplementos líquidos, que serão úteis durante o crescimento ativo do arbusto.
  5. No sul, a madressilva é recomendada para ser plantada em áreas sombreadas para que a planta não morra com o calor e a luz solar direta. Se você plantar uma planta em um local ensolarado, toda a sua força será gasta na tentativa de sobreviver, o que afetará negativamente a quantidade e a qualidade do fruto.

Levar em consideração as recomendações permitirá que você consiga uma colheita abundante quando a madressilva se enraizar em um novo lugar. Você pode cultivar um arbusto tanto em regiões frias quanto no sul, se verificar o equilíbrio ácido-base da terra a tempo e coletar fertilizantes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário