Qual é o melhor local para plantar madressilva?
Arbustos como a madressilva são frequentemente escolhidos pelos jardineiros para seus lotes. Afinal, essa planta é muito decorativa, mesmo em um único plantio, ela muda o visual do jardim. A madressilva é famosa por sua despretensão, mas se você quiser tirar o máximo proveito da planta, é preciso plantá-la corretamente.
Qual iluminação é a melhor?
Ao escolher um local de plantio, você precisa entender que a madressilva é principalmente uma cultura selvagem. Ela cresce ativamente nas florestas, e lá ninguém se preocupa com o local de crescimento. Portanto, sombra parcial clara é bastante aceitável. Por exemplo, uma grande árvore frutífera pode ser localizada nas proximidades, e a luz, penetrando através de sua copa, se tornará difusa. Isso é bom para madressilva.
Mas uma sombra total é fortemente desencorajada.
Ainda assim, a madressilva cresce melhor em áreas abertas. Se a planta for constantemente iluminada pelo sol, ela se tornará mais saudável e mais resistente e menos atacada por pragas. Importante: as mudas de madressilva, que estão localizadas no lado sul ou sudeste, inicialmente precisarão ser protegidas do sol. Isso se deve ao fato de que a planta jovem ainda não está muito adaptada às novas condições e pode sofrer queimaduras.
Escolha terreno baixo ou alto?
Ao planejar a plantação de madressilva em uma casa de verão, você deve levar em consideração não apenas o nível de iluminação. Como a maioria das plantas, o arbusto descrito não tolera o alagamento, que pode ser freqüentemente observado em terras baixas. Nesse solo, as raízes apodrecem rapidamente, a planta para de se desenvolver e morre. Portanto, crescer nas terras baixas é absolutamente inútil.
Essa cultura se sente melhor em terreno plano. No entanto, há também uma nuance aqui - águas subterrâneas. Se caírem perto da superfície (acima de um metro), não será possível plantar madressilva nesse solo, pois o frio e a umidade constante terão o mesmo resultado que na baixada. Uma opção alternativa é instalar um sistema de drenagem que evite os efeitos da água.
Se a drenagem não puder ser instalada por algum motivo, resta plantar a madressilva em um morro. Neste caso, você terá que fazer um aterro de várias camadas. A drenagem neste caso também é necessária. O melhor material para isso seria a pedra britada.
Qual deve ser o solo?
A madressilva cresce bem em quase qualquer solo. Mas há certas sutilezas aqui também. Portanto, imediatamente é necessário prestar atenção na acidez do solo. O arbusto prefere pH 5,5 a 6,5.
Se a acidez for menor, é melhor calcificar o solo um mês antes do plantio. Embora, se você olhar as avaliações dos jardineiros, eles também cultivassem madressilva no solo com pH 4,5.
A alta acidez é muito mais perigosa. Em tal substrato, a cultura se desenvolverá muito mal, pode não render uma colheita. O primeiro sinal de aumento da acidez é um grande número de cavalinhas. Se o solo for ácido, será necessário adicionar giz, substituí-lo também por farinha de dolomita. Você precisará de alguns desses produtos por metro quadrado de solo.
A madressilva não gosta de solo pesado com uma grande mistura de argila. Essa terra é pouco permeável ao oxigênio, a água fica constantemente estagnada nela. Não é apropriado plantar arbustos em solo arenoso. É muito claro e arejado, então tudo de útil que está lá é rapidamente desbotado.Uma boa escolha é solo preto, floresta, solo podzólico. Em geral, para tal planta, você precisa escolher um meio-termo: não muito leve, mas não solos pesados com uma pequena proporção de areia e argila.
Você mesmo pode fazer o terreno para a madressilva. Existem duas opções interessantes aqui.
Primeiro:
- húmus - 1 parte;
- turfa - 1 parte.
Segundo:
- terra do gramado - 3 partes;
- turfa (pode ser substituída por areia) - 1 parte;
- húmus - 1 parte.
Se você deseja fertilizar a terra com antecedência, leve os seguintes ingredientes:
- húmus - 10 litros;
- curativo mineral - 0,2 kg;
- cinza de madeira - 1 kg.
Todos os componentes são conectados e colocados em uma cova de plantio para retração por um mês.
Outros requerimentos
As sutilezas acima descritas estão longe de ser tudo o que deve ser levado em consideração ao planejar o plantio de madressilva no jardim.
À prova de vento
É muito difícil para a maioria das plantações de chalés de verão estar em constante corrente de ar. A madressilva não é exceção. Se a cultura for soprada diariamente pelo vento frio, isso pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico e doenças. Além disso, os ventos podem soltar ovários ou galhos. Portanto, os arbustos no país devem ser protegidos de correntes de ar. Isso pode ser conseguido plantando uma planta ao lado de um objeto grande. Por exemplo, pode ser uma árvore alta, a parede de uma casa ou anexo, uma cerca. O principal é que a sombra da estrutura não cobre a própria madressilva.
Vizinhança
A escolha de vizinhos para madressilva é muito importante, pois uma safra no local pode afetar outra, tanto positiva quanto negativamente. Na natureza, a madressilva costuma crescer ao lado de culturas como bérberis, zimbro e espinheiro. Ela também se sente muito bem ao lado da roseira, esta é uma das suas melhores vizinhas. Na floresta, os arbustos são freqüentemente encontrados perto de bordo e álamo tremedor. Quanto ao local, ao lado da madressilva você pode plantar pepinos e tomates, pimentões. Um arbusto aumentará o crescimento e o desenvolvimento se abobrinhas, melancias e melões crescerem perto dele.
Consideremos mais detalhadamente a compatibilidade com as culturas mais populares, frequentemente encontradas em chalés de verão.
- Árvore de maçã. Má opção, tanto para madressilva quanto para macieiras. Ambas as culturas precisam de muita comida e vão competir. Como resultado, o crescimento de ambos diminui.
- Groselha. A madressilva coexiste perfeitamente com a groselha negra. As colheitas têm uma boa influência umas sobre as outras, as colheitas tornam-se mais abundantes. Mas ao lado da groselha, o arbusto, via de regra, não cria raízes.
- Framboesas. Apesar de as framboesas adorarem crescer sozinhas, elas se dão muito bem com a madressilva. O principal é não plantar muito perto. Além disso, jardineiros experientes aconselham o plantio de aveia nas proximidades. Este adubo verde saturará a terra com substâncias úteis.
- Cerejas e cerejas doces. Essa é uma boa opção de vizinhança, mas é preciso manter distância para que as culturas não concorram por comida.
- Pera. Bairro muito ruim. A madressilva afeta negativamente o sistema radicular da árvore, e é por isso que muitas vezes começa a doer.
- Amora. Aqui você precisa observar a variedade da própria amora. Você pode plantar espécimes verticais ao lado dele, mas os rastejantes não podem.
A madressilva também se dá bem com:
- amoras;
- uvas;
- ameixa;
- marmelo;
- samambaia;
- lírio do vale;
- sabugueiro;
- thuja;
- repolho;
- cebolas;
- salsa e endro.
Vizinhos ruins:
- Damasco;
- cereja de pássaro;
- funcho;
- porca;
- abeto;
- Morango;
- spurge;
- Rowan;
- hissopo.
As nuances de escolher um lugar para diferentes tipos
Não é segredo que existem várias variedades de madressilva. Assim, para o plantio, pode-se escolher uma subespécie decorativa, cujos frutos não podem ser consumidos, ou comestível, que dá bons rendimentos. A escolha do local de pouso varia.
Para comestível
Se você vai plantar essa madressilva, você precisa escolher a variedade certa. Deve ser adequado para a região em que vive o jardineiro, caso contrário a colheita não pode esperar. Você sempre precisa de mais espaço para essa madressilva. Pode ser plantada em filas no esquema 2x2 m, bem como em grupos (não mais de 4 arbustos). No caso de plantio em grupo, resta pelo menos um metro entre os arbustos. Se a madressilva for plantada como sebe, a distância entre os arbustos deve ser de 0,5 m.
A madressilva comestível é plantada na primavera. Apenas um local ensolarado é adequado para tais variedades, caso contrário, os frutos terão um sabor muito azedo. E também vale a pena escolher um local com o solo mais nutritivo, não se esqueça de adicionar fertilizantes adicionais a ele no futuro. Além disso, o arbusto de madressilva comestível não pode ser cultivado em uma parcela individual.
Se você quiser provar os frutos, terá que deixar espaço para os polinizadores, pelo menos algumas outras variedades. Sem polinização das bagas, não haverá madressilva.
Para decoração
Com esse tipo de madressilva, a situação fica um pouco mais fácil. Claro, o arbusto também gosta muito de sol, mas a sombra parcial não é terrível para ele. É verdade que se a planta for sombreada, menos flores aparecerão nela e uma certa proporção de decoratividade será perdida. Portanto, na maioria das vezes, a madressilva decorativa é colocada no lado sul.
Algumas variedades se enrolam lindamente e isso pode ser usado no site. Para fazer isso, você deve escolher um local que gostaria de decorar. Por exemplo, pode ser um arco ou um mirante. A madressilva plantada envolverá o objeto alvo, enobrecendo a área.
Além do mais, variedades decorativas também são usadas para criar sebes. Eles também são plantados em gramados, jardins ornamentais e colinas alpinas. Se várias plantas forem plantadas, vale a pena considerar que elas crescerão muito fortemente. Portanto, você precisa sair de um determinado lugar com antecedência.
Possíveis erros
Resumindo, vale a pena prestar atenção mais uma vez aos erros que os jardineiros podem cometer:
- a presença de fortes calados, com desembarque na parte norte do local;
- plantar plantas em solo impróprio ou solo com altos níveis de umidade;
- ignorando a preparação do solo - falta de escavação, fertilizantes;
- plantar apenas uma variedade (estamos falando de uma subespécie comestível);
- colocação da planta perto de árvores altas com sistema radicular muito desenvolvido (carvalho, nogueira e outros);
- falta de drenagem no solo.
O comentário foi enviado com sucesso.