Como podar madressilva na primavera?

Contente
  1. Para que serve?
  2. Datas do
  3. Esquemas e tecnologias
  4. Características da poda sanitária
  5. Erros graves

A poda é um dos componentes obrigatórios da tecnologia agrícola no cultivo de frutas e plantas ornamentais, e a madressilva não é exceção.... Ao escolhê-lo para o seu jardim ou local, é necessário cumprir todas as condições para obter uma colheita rica e um aspecto atraente. Ao iniciar a poda, é preciso saber como fazer esse procedimento da maneira adequada para não prejudicar a planta.

Para que serve?

Muitos jardineiros modernos discutem sobre a poda da madressilva. Alguns acreditam que o trabalho deve ser feito corretamente logo após o plantio dos arbustos. E também existe a opinião de que só é necessário podar a madressilva depois dos 10 anos. Para cumprir com competência as condições da tecnologia agrícola, você precisa entender o desenvolvimento da cultura.

Jardineiros sem experiência devem estar atentos às regras para a realização de tal procedimento, elaboradas por especialistas.

A manipulação da poda de madressilva é realizada para atingir os seguintes objetivos:

  • a formação da planta para aumentar suas propriedades decorativas e afetar positivamente o rendimento;

  • regulação dos processos de crescimento e frutificação;

  • desbaste da copa para que os raios do sol atinjam os frutos;

  • aumentando o sabor da colheita;

  • livrar-se de rebentos danificados, secos e doentes;

  • proporcionando melhor ventilação.

E também a poda é realizada para cultivar plantas na altura necessária.

Datas do

Recomenda-se podar a madressilva no início da primavera. Este período é ideal para rejuvenescimento ou saneamento das plantas. E também no início de março, você pode formar madressilva de jardim. Nos primeiros dias da primavera, eles se livram dos galhos que ultrapassaram a marca de 8 a 10 anos. A poda dos arbustos em clima frio, enquanto o calor ainda não teve tempo de se estabelecer.

Arbustos jovens também podem ser cultivados durante este período. Eles são examinados cuidadosamente quanto à presença de ramos deformados e congelados. Se eles forem encontrados, eles serão excluídos. A poda da madressilva jovem na primavera é feita para evitar que a copa se forme muito espessa.

Você pode iniciar o procedimento imediatamente após a transferência dos arbustos para um local de cultivo permanente.

Nos anos subsequentes, a poda é realizada após a germinação dos brotos próximo ao nó de perfilhamento. A obra é realizada de 20 de abril a 25 de maio. Nas fronteiras das regiões meridionais, a poda da primavera é realizada um pouco mais cedo, mudando as datas em cerca de 7 a 10 dias. Essa manipulação pode ser combinada com a prevenção do aparecimento de pulgões.

A poda pode ser realizada em outras épocas do ano, por exemplo, no outono. O melhor período é do início de setembro a meados de outubro. Durante o trabalho, a forma do arbusto é corrigida, rebentos de raiz e rebentos excedentes são cortados.

Esquemas e tecnologias

Muitos jardineiros novatos têm medo de podar arbustos jovens por medo de danificar a planta e reduzir a produção. Mas, sem os devidos cuidados com a madressilva, não se deve esperar frutos regulares e o sabor dos frutos será inexpressivo. É necessário diluir a massa da planta, para evitar que insetos prejudiciais se multipliquem... E também é uma prevenção adicional de infecções bacterianas.

Ao longo da vida, a madressilva passa pelos seguintes estágios:

  • fase inicial, durante o qual os arbustos se estendem para cima, é denominado juvenil;

  • quando o tronco começa a se expandir, a planta passa na fase gerativa;

  • a última etapa - azulado, durante o qual a madressilva desaparece.

Durante a transição para a última fase, a coroa se torna muito espessa e pesada. Sob seu peso, o tronco começa a dobrar, quebrar e apodrecer. A colheita é mais superficial, pois há apenas nutrientes suficientes para sustentar a vida. Para ajudar a planta, livre-se de brotos velhos e fracos.

Para uma planta jovem

A formação da copa deve ser feita quase imediatamente após a transferência das mudas para o terreno aberto para um local de plantio permanente. Primeiro você precisa selecionar vários brotos zero (cerca de 4-5 peças). Eles crescem do solo como os troncos principais. Os ramos mais finos são removidos sob o nó.

Para que os arbustos não adoeçam, as seções devem ser tratadas com um verniz especial de jardim ou outro agente protetor.

Com o início da próxima estação, as plantas que passaram pelo inverno são examinadas para verificar se há novos brotos. Todos os ramos que crescem em um ângulo agudo são podados. Caso contrário, eles podem causar rachaduras e fratura do cano. Para que o arejamento ocorra sem problemas, as hastes longitudinais são cortadas quase sob a base.

Não mais do que dois ramos devem ser colocados em um verticilo. Se você não seguir essa regra simples, não apenas o metabolismo do oxigênio piorará, mas também o rendimento será prejudicado. O crescimento excessivo priva a planta de nutrientes essenciais.

Para um adulto

A poda também é necessária para arbustos mais velhos para rejuvenescer a planta velha e promover bons rendimentos.... O esquema de recorte de suporte é bastante direto e direto. O principal objetivo deste procedimento é evite que a copa cresça muito, mantenha o aspecto charmoso da planta... Tamanho de madressilva de jardim recomendado: altura - 2 metros, largura - um metro e meio.

Os brotos de raiz e os brotos de reposição são removidos de todos os arbustos com 5 a 7 anos de idade. São brotos extras que tiram grande quantidade de nutrientes da planta, sem os quais não será possível conseguir uma colheita de alta qualidade.

A remoção de botões desbotados é realizada ao cuidar de algumas variedades. Você pode começar a trabalhar somente após o término do período de frutificação e da colheita dos frutos silvestres. Se necessário, você pode libertar o arbusto de brotos quebrados e velhos.

Nas variedades comestíveis de madressilva, os brotos não são encurtados, caso contrário, o rendimento pode ser reduzido.

Para decorativos e cacheados

Cuidar das variedades decorativas tem certas características, mas é bastante simples. A limpeza das copas nas trepadeiras é realizada no início do outono, após a queda da folhagem. As protuberâncias laterais são removidas sob a base e o tronco principal é suspenso por cordas. A madressilva com altas qualidades decorativas muitas vezes se torna um elemento de uma composição viva. É perfeito para decorar qualquer terreno ou criar uma cerca verde.

Devido aos elevados parâmetros vegetativos da cultura, é necessário monitorar seu estado imediatamente após o transplante da madressilva para um local de cultivo permanente.

Características da poda sanitária

Esta opção de poda não depende da época. É executado conforme necessário.

O procedimento deve ser realizado nos seguintes casos:

  • mudança na aparência da coroa, incluindo sua deformação mecânica;

  • o aparecimento de ramos secos;

  • doença do mato;

  • uma invasão de insetos nocivos que vivem nas folhas e ramos da madressilva.

Residentes de verão experientes são capazes de determinar pela aparência se é necessário fazer podas ou se este procedimento pode ser dispensado. A higienização deve ser realizada com a observância obrigatória das regras de higiene do jardim.

Para realizar o trabalho, você precisa preparar tudo o que você precisa:

  • luvas grossas;

  • tesouras de podar afiadas;

  • faca de jardim limpa;

  • resina ou var;

  • composição desinfetante.

O processo de poda é passo a passo e em detalhes:

  • usando a ferramenta necessária, você precisa remover uma fuga desnecessária;

  • os locais dos cortes são tratados com um breu especial de jardim ou resina;

  • com uma solução desinfetante, limpe as ferramentas de jardim ao passar de uma planta para outra.

Erros graves

Para os residentes de verão iniciantes, uma lista de recomendações foi compilada, que deve ser observada para uma poda bem-sucedida

Aqui estão algumas dicas de jardineiros experientes.

Ferramentas quebradas, enferrujadas ou mal afiadas não devem ser usadas. Caso contrário, as rebarbas permanecerão nos galhos e a casca será danificada. Tudo isso contribui para o desenvolvimento da infecção.

O segundo erro comum é não se livrar dos brotos ao longo da temporada. Se os brotos não forem removidos a tempo, a coroa aumenta muito de tamanho, tornando-se muito espessa. Os galhos começam a interferir uns nos outros e se quebram. Tudo isso causa danos ao tecido lenhoso.

Alguns agricultores removem apenas o crescimento externo da raiz, razão pela qual a parte interna da copa permanece densa. Se você não fizer a poda completa, após cerca de 3-4 anos a vegetação luxuriante começará a apodrecer devido à falta de ventilação e luz solar.

Recomenda-se reduzir o número de ramos, mas dar-lhes a oportunidade de se desenvolverem plenamente e frutificarem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário