Como podar madressilva corretamente?
Para que a madressilva floresça e dê frutos bem, ela precisa ser bem cuidada. Um dos principais procedimentos que afetam o aspecto e a produtividade dessa planta é a poda dos brotos. Portanto, todo jardineiro que deseja cultivar madressilva em sua área deve aprender a remover corretamente todos os caules em excesso.
Para que serve?
Tanto na madressilva decorativa quanto na comestível, os brotos crescem muito rapidamente. Por causa disso, muitas vezes são confundidos entre si. Além disso, os ramos jovens bloqueiam os velhos de acessar os raios solares. Uma planta com uma copa espessa começa a secar. Seus brotos morrem, flores e frutos são formados muito menos. Se a madressilva for comestível, seus frutos perdem rapidamente o sabor.
A poda correta da madressilva tem várias vantagens.
- Estimula o crescimento de novos brotos. Após a poda do arbusto, a planta coloca toda a sua energia no desenvolvimento de novos ramos e folhagem verde.
- Aumenta o rendimento da planta. Isso é verdade para madressilva comestível. Se não for cortado regularmente, os frutos não serão muito saborosos e grandes. Além disso, seu número diminuirá a cada ano. A poda oportuna, por sua vez, aumenta o número de ovários nos brotos.
- Protege o mato de doenças e pragas. É nos arbustos crescidos que se instala um grande número de insetos desagradáveis. Além disso, suas doenças também os afetam com muito mais frequência. Ao podar o arbusto, a chance de infecção pode ser facilmente reduzida. Além disso, é importante notar que o processamento de um arbusto devidamente podado leva menos tempo.
- Torna mais forte. A remoção regular dos ramos doentes torna o arbusto saudável. A planta também precisa de menos alimentação.
- Simplifica o processo de colheita. Coletar bagas de madressilva bem aparada e desbastada é muito mais fácil do que em um arbusto cheio de vegetação.
Além disso, a poda regularmente ajuda a planta a manter seu apelo visual. Isso é importante para plantas ornamentais e frutíferas.
Cronometragem
O momento deste procedimento depende das características do clima local. Em locais com invernos frios, a maioria dos procedimentos é adiada até a primavera. Em regiões quentes, as plantas podem ser podadas ativamente no outono.
Primavera
A madressilva acorda muito cedo. Isso acontece imediatamente após o derretimento da neve, quando a temperatura do ar sobe para 5-10 graus. Portanto, vale a pena podar a planta no início da primavera. Nas regiões quentes, isso é feito em março, e nas regiões frias - na segunda quinzena de abril ou início de maio.
É muito importante ter tempo para cortar o arbusto antes que os botões comecem a florescer nos brotos.
Na primavera, os jardineiros realizam a poda sanitária da madressilva. Isso permite que o arbusto fique mais limpo. Além disso, um grande número de brotos e folhas aparecem nele.
Outono
No outono, é recomendável podar as plantas no final de setembro ou início de outubro. Vale a pena começar a trabalhar depois de esperar que a folhagem caia completamente e pare o fluxo de seiva.
Nesse momento, é realizado um corte rejuvenescedor. Além disso, todos os brotos que foram afetados ou enfraquecidos durante a temporada são removidos ao mesmo tempo. A poda desses galhos, assim como dos brotos velhos, ajuda o arbusto a crescer e a frutificar plenamente.
Regras de poda
Existem várias opções para podar arbustos de madressilva. Cada um deles tem suas próprias características.
Sanitário
Essa poda pode ser feita não só no outono ou na primavera, mas também no verão. Este procedimento é realizado caso a planta comece a doer ou os galhos sejam afetados por pragas. Para economizar mato, você precisa realizar alguns procedimentos.
- Remova todos os brotos infectados, enquanto captura a parte saudável do galho.
- Trate a árvore com remédios químicos ou populares adequados para tratar uma doença ou praga específica. É necessário pulverizar não só os ramos afetados. A atenção deve ser dada a todo o arbusto. Além disso, é importante processar o solo próximo aos arbustos com os restos da solução.
- Depois disso, todos os resíduos vegetais devem ser coletados e queimados. Recomenda-se escavar adicionalmente o solo perto do tronco da árvore. Isso ajudará a se livrar de esporos de fungos e larvas de pragas.
Se o arbusto estiver tão afetado que seja impossível remover os galhos doentes, o jardineiro é aconselhado a destruí-lo completamente.
A poda higiênica de primavera consiste na remoção de ramos secos ou danificados pelo frio. Isso permite renovar o arbusto e dar-lhe a oportunidade de se desenvolver e frutificar normalmente.
Formativo
As plantas jovens precisam dessa poda. Ajuda a dar aos arbustos a forma desejada e a torná-los mais saudáveis. Os arbustos ornamentais são podados desta forma no primeiro ano após o plantio. Depois de plantar madressilva comestível, você precisa esperar 3-4 anos. Somente após este tempo pode ser realizada a poda formativa do arbusto.
O esquema desse processo é o seguinte.
- Primeiro, você precisa identificar os 5-7 ramos esqueléticos mais fortes. Eles geralmente são deixados intactos.
- Em seguida, você precisa remover todos os ramos inferiores que tocam o solo.
- Depois disso, você precisa se livrar dos brotos direcionados para o mato. Esses ramos ocupam um grande número de ramos nutritivos. Ao mesmo tempo, não há benefício deles.
- Além disso, todos os brotos finos e enfraquecidos são cortados. Ramos em que aparece pouco crescimento jovem são certamente encurtados. Cortá-los é cerca de um terço.
- Se está a podar madressilva com frutos comestíveis, é muito importante não tocar nos rebentos desenvolvidos que surgiram na árvore este ano, porque é neles que aparecerão os frutos no próximo ano.
Terminada a formação do arbusto, as seções devem ser tratadas com tinta a óleo ou verniz de jardim.
Rejuvenescedor
9 a 10 anos após o plantio, a árvore começa a envelhecer gradualmente. Os topos dos brotos secam. O arbusto começa a morrer lentamente. Para prolongar a sua vida, o jardineiro deve realizar uma poda anti-envelhecimento nesta altura.
- Antes da poda de outono, os brotos devem ser cuidadosamente limpos de folhagem seca. Para isso, basta passar suavemente a mão pelos galhos, de baixo para cima. Também é recomendado limpar o solo sob o arbusto de folhas caídas e cobertura morta.
- Em seguida, o arbusto deve ser desbastado removendo os galhos que crescem dentro do arbusto.
- Os galhos velhos que pararam de crescer devem ser cortados o mais próximo possível da base. Ao mesmo tempo, vale a pena remover todos os brotos enfraquecidos. Eles podem ser reconhecidos por sua casca marrom-acinzentada.
- Após este tratamento, os cortes podem ser polvilhados com cinza de madeira. Isso ajudará a desinfetá-los.
Em alguns casos, esse procedimento é dividido em duas etapas. Metade dos brotos são removidos no primeiro ano. Um ano depois, o resto dos galhos são cortados. Nesse caso, a planta sofre menos estresse.
Recomenda-se que a poda para rejuvenescimento após atingir uma certa idade seja feita regularmente. Normalmente, isso é feito uma vez a cada cinco anos. É especialmente importante realizar essa poda no caso de a planta não florescer ou não frutificar bem.
Um arbusto negligenciado na idade de 15-20 anos precisa de uma poda radical. Todos os ramos são removidos no processo. A altura da planta deve estar dentro de 50 centímetros. Se você cuidar adequadamente de uma planta podada, brotos jovens e fortes aparecerão nela no próximo ano.Essa poda pode ser feita no outono e na primavera. Em climas frios, é melhor adiar esse procedimento até abril ou maio.
Dicas de jardinagem
Jardineiros novatos se beneficiarão com conselhos simples de pessoas mais experientes.
- O procedimento deve ser sempre executado com uma poda afiada ou uma serra de jardim bem afiada. Nesse caso, os galhos não serão danificados ou quebrados. A poda deve ser feita com cautela, pois os brotos do arbusto são muito frágeis.
- Os instrumentos devem ser esterilizados antes e depois do corte. Nesse caso, o risco de infecção do arbusto será minimizado. Você precisa usar luvas ao podar arbustos.
- Ao cortar galhos completamente, tocos curtos devem ser deixados. Sua altura pode variar de cinco a trinta centímetros. Tudo depende das características da variedade selecionada. Brotos fortes e jovens começarão a crescer desses tocos em um ou dois anos.
- As plantas saudáveis não devem ser podadas com muito vigor. Apenas os ramos muito fracos, velhos ou doentes devem ser removidos. A poda muito fanática pode até prejudicar a planta. A única exceção é a poda rejuvenescedora de arbustos velhos.
- Após a conclusão de cada procedimento, as seções devem ser tratadas com verniz de jardim ou outro meio semelhante. Outro ponto importante é a rega regular. Os arbustos devem ser regados imediatamente após o término da poda. Nos próximos dias após este procedimento, também se dá atenção à rega dos arbustos.
- A poda é estressante para a maioria dos arbustos. Para que a planta se recupere mais rápido, o mato deve ser alimentado. Na primavera, fertilizantes de nitrogênio devem ser aplicados ao solo. Isso pode ser excrementos de pássaros, húmus, esterco ou composto. Os fertilizantes minerais, como salitre ou ureia, também são adequados para alimentação na primavera. No outono, as plantas são alimentadas com potássio e fósforo ou fertilizantes complexos.
- Para tornar a madressilva mais fácil de tolerar este procedimento, também se recomenda regá-lo abundantemente na noite anterior. A poda, neste caso, é melhor feita de manhã cedo.
- Para proteger as plantas de pragas e doenças, os arbustos após a poda podem ser tratados com água fervente. Este procedimento ajudará a destruir todas as pragas, bem como esporos de doenças fúngicas. Você também pode usar uma solução de sulfato de cobre ou fungicidas comprovados. Eles são ótimos para ajudar a proteger as plantas de pragas e doenças.
- Na primavera e no outono, você não deve começar a podar muito cedo. Assim, você pode prejudicar muito a planta. No primeiro caso, existe uma grande probabilidade de que o arbusto ferido pela poda congele. No segundo caso, o procedimento pode levar ao fato de a planta despertar botões dormentes. Por isso, podem aparecer folhas novas ou até flores. Isso enfraquecerá significativamente a planta. Portanto, será mais difícil para ele sobreviver ao inverno.
- Após a poda no outono, recomenda-se cobrir a madressilva para o inverno. É especialmente importante proteger as plantas jovens ou arbustos do frio, que são mal adaptadas ao frio. As plantas em frente ao abrigo são removidas da cerca e então cobertas com serragem seca ou ramos de abeto.
Seguindo essas dicas simples, você pode aumentar o rendimento da madressilva, bem como prolongar sua vida útil. Com os cuidados certos, a planta pode permanecer saudável e forte por várias décadas.
O comentário foi enviado com sucesso.