Qual é o gosto da madressilva?
A questão de saber qual é o sabor da madressilva preocupa as pessoas que nunca experimentaram estes frutos, mas gostariam de cultivá-los no seu canteiro pessoal. O sabor da madressilva pode realmente ser chamado de especial. É diferente de outras frutas. Mas, apesar disso, muitas madressilvas gostam de usar tanto frescas quanto usadas na culinária.
Sabor único
Os frutos da madressilva têm uma forma oblonga bastante invulgar, mas também um sabor único. Muitas vezes é comparado ao sabor de morango, mirtilo ou groselha preta. A polpa deliciosa, tenra e suculenta contém muitas vitaminas e outras substâncias úteis. Deve-se notar que a madressilva se enquadra em duas grandes categorias: comestível e não comestível. Se falarmos especificamente sobre madressilva comestível, então existem várias variedades dessas frutas. Os mais populares são "Amphora", "Altair", "Lakomka", "Dessertnaya", "Nymph", "Souvenir" e alguns outros. Mas especialmente populares entre os jardineiros são variedades como "Cinderela", "Mágico", "O Escolhido". A sua característica distintiva é o grande tamanho dos bagos.
E também os jardineiros costumam comprar mudas das variedades "Iziuminka", "Nightingale", "Borel", "Roxana". Uma característica dessas variedades é que os bagos não se desintegram. Tornam-se mais doces devido ao fato de permanecerem no arbusto por muito mais tempo.
Vale ressaltar que frutas colhidas no mesmo arbusto em épocas diferentes podem ter sabores diferentes. Isso se deve ao fato de que o grau de maturação da fruta é diferente. O sabor é geralmente semelhante ao de mirtilo ou groselha preta.
As nuances da formação de amargura
Às vezes, o fruto da madressilva começa a ter um gosto amargo. Na maioria dos casos, isso se deve à falta de umidade. Ele se forma em tempo seco, então o arbusto precisa ser regado com mais frequência. Se inicialmente as frutas eram doces e depois apareceu um gosto amargo, basta colocar uma mangueira com água debaixo da raiz do arbusto. Mesmo que exista muita umidade, não prejudicará a planta, pois os frutos ficarão ainda mais suculentos e doces. Bagas cultivadas em mudas de baixa qualidade também podem emitir amargor. Infelizmente, é quase impossível influenciar o sabor da madressilva neste caso. Mesmo a rega abundante não altera o sabor.
O amargor original é possuído pelos frutos de algumas variedades de madressilva. Principalmente aqueles que são cultivados nas regiões do norte. Assim, a variedade Sinilga tem um sabor amargo. Não pode ser corrigido com a ajuda de quaisquer manipulações agrotécnicas.
Os arbustos da seleção antiga também dão frutos com sabor amargo.
- O Blue Spindle é um híbrido que foi criado há mais de 40 anos.
- "Zest" - esta variedade foi criada nos anos 90 do século passado nos Urais.
- Selena foi lançado em 1993.
Os jardineiros estão agora tentando adquirir mudas de novas variedades criadas nos últimos anos, já que seus frutos são os mais doces. Mas também há gourmets que gostam mais da madressilva amarga.
Qual é o sabor das diferentes variedades?
Como já mencionado, o sabor da madressilva depende da variedade. Para tornar mais fácil para os jardineiros decidirem quais mudas comprar, você deve se familiarizar com os sabores das diferentes variedades.
- "Ânfora" - arbusto denso, mas relativamente compacto. Com os devidos cuidados, a produção total de frutos é de cerca de 2 kg. As bagas têm um sabor agridoce.
- "Filha do Gigante" - um arbusto oval, os frutos se desintegram.Eles têm um sabor azedo, mas são ideais para congelamento e transporte.
- "Bazhovskie" - os jardineiros notam que os frutos dessa variedade se desintegram rapidamente dos galhos. O sabor é moderadamente doce com um amargor tangível.
- "Volkhova". Uma característica distintiva desta casta é a sua resistência à seca, bem como o grande tamanho dos bagos - até 2 cm. Os bagos caem muito pouco e o sabor é muito semelhante ao do morango (doce e sem acidez).
- "Cisne" - a variedade é muito popular entre jardineiros experientes e novatos. Frutas praticamente não se esfarelam, moderadamente grandes, doces, sem amargor e acidez.
- "Sobremesa". Os jardineiros adoram essa variedade porque todas as bagas no arbusto amadurecem quase simultaneamente. São pouco regados, têm um tamanho médio e ao mesmo tempo um sabor agradável com um azedume descontraído.
- "Lápis lazúli" - as bagas neste arbusto também são de tamanho médio. O traço característico é a estrutura fibrosa da polpa. O sabor é agradável e doce.
- Altair - esta variedade dá bastante colheita por época. As bagas são muito doces e ácidas. Antes de plantar este arbusto em seu quintal, é recomendável realizar uma avaliação preliminar de degustação. O sabor das bagas pode parecer açucarado para alguns.
- Variedade "Sibiryachka" produz frutos silvestres muito doces com sabor a mirtilo. E também esta variedade é popular entre os jardineiros por causa de seu cuidado despretensioso. A única coisa que precisa ser feita é regar o arbusto em tempo hábil durante o período de seca. Caso contrário, os frutos não serão tão suculentos e começarão a ter um sabor amargo.
- Roxana tem as frutas mais doces. Além disso, os frutos são grandes, com casca fina e não irritam. Depois de comer mesmo uma pequena quantidade de frutas desta variedade, um sabor agradável a morango permanece na boca.
A variedade a cultivar em seu canteiro depende apenas das preferências individuais dos próprios jardineiros. Os especialistas nesta área recomendam o cultivo de dois arbustos de madressilva.
Nesse caso, é necessário escolher variedades com diferentes períodos de maturação, além de sabores de frutas. Por exemplo, para crescer doce "Roxana" e "Filha do Gigante", onde mesmo os frutos maduros são ligeiramente azedos.
O comentário foi enviado com sucesso.