Tipos de madressilva decorativa e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

A madressilva ornamental não pode ser usada como alimento. Ele é projetado para decorar o jardim, e a cultura cumpre essa missão perfeitamente. O que as composições não criam com madressilva decorativa, e todos aqueles problemas que estão associados ao cuidado dela, como se pagassem com juros.

descrição geral

Vale a pena começar com o fato de que a madressilva decorativa não é uma variedade específica, mas um grande número de formas que diferem entre si na aparência, local de crescimento e resistência ao gelo. Eles são bons para cercar um terreno, para criar composições verdes, para decorar certas zonas de destaque na área local. Se a madressilva se enrola, é impossível não usá-la para decorar gazebos e arcos. Os arbustos ornamentais florescem do final da primavera até meados do verão, mas perto do outono, frutas aparecem neles: não apenas comestíveis, mas frequentemente venenosas.

Veja como saber a diferença entre madressilva decorativa e comestível:

  • se a forma for jardim (ou seja, as bagas podem ser comidas), então seus frutos serão azul-escuros, oblongos, com uma cobertura cerosa perceptível, e amadurecem no final de junho;
  • nas variedades paisagísticas, os frutos são menores, são redondos, pretos ou vermelho-escuros, localizados aos pares e muitas vezes fundidos entre si;
  • as bagas da planta ornamental parecem estar coladas às folhas, porque seu caule é curto e as bagas não comestíveis amadurecem em agosto.

Mais uma vez: os frutos da madressilva decorativa não se comem, são tóxicos, o caso pode culminar em grave envenenamento.

Tipos e variedades

Faz sentido entender um pouco sobre a classificação da madressilva de paisagem. A divisão mais popular entre os jardineiros é uma planta semelhante a um cipó e um arbusto, e cada espécie é boa à sua maneira no local.

As variedades de madressilva escalada serão as seguintes.

  • O tipo mais famoso de madressilva é o "Caprifol". Ela cresce em áreas bem iluminadas com solo úmido e flores com flores muito grandes e perfumadas. O cheiro dessa planta é especialmente forte à noite. A planta também é resistente ao inverno e despretensiosa. Necessita de um bom suporte vertical, seja parede, arco ou pérgula. Os caules flexíveis e longos da planta devem ser endireitados de vez em quando e dispostos de uma certa maneira para que a videira fique bem cuidada e demonstre o seu efeito decorativo tanto quanto possível.
  • "Castanho fúcsia". Madressilva exótica, muito brilhante, com flores de laranjeira, que cobrem quase inteiramente o arbusto. Floresce até 2 meses. Mas não é muito grande, ao contrário de outras lianas, dificilmente chega a 3 m aqui, mas a robustez invernal desta variedade está longe do ideal. Nas regiões do norte, essa madressilva precisa de abrigo.
  • Serotina. Esta variedade distingue-se pelas folhas brilhantes e pétalas muito graciosas. E o aroma também é extraordinário. Cortando inflorescências antigas com o tempo, você pode organizar esta planta para florescer até o outono. Esta bela videira também carece de resistência à geada, precisa de abrigo. É quase impossível cultivá-lo nas regiões do norte.
  • "Japonês". A atratividade desta espécie reside em suas cores brilhantes e folhas decorativas. A resistência à geada é baixa, mesmo sob cobertura, a cultura não invernará bem. E ainda assim, a cada primavera, ela crescerá pelo menos 1 m, embora não floresça.

As espécies arbustivas são menos comuns, porque a decoratividade do arbusto (em comparação com o cipó, claro) é um pouco menor.Mas para organizar uma sebe atraente no local ou tornar a madressilva parte de um escorrega alpino, então esta também é uma boa opção.

O tipo mais popular é a madressilva “Tatarskaya”. Em maio, este arbusto é coberto com flores brancas ou rosa. Esta planta é bastante resistente à seca e geadas. E depois há a madressilva do arbusto alpino. É curto, pode atingir apenas meio metro, mas é muito bonito: com flores branco-esverdeadas, que serão substituídas por bagas azuis, mas não comestíveis.

Aterrissagem

Não há nada complicado neste procedimento. A planta é plantada na primavera ou no início do outono. O local deve ser ensolarado, sem correntes de ar e próximo a lençóis freáticos. É bom se esse lugar estiver no lado sul do local. Que tipo de solo será, pois a madressilva não é tão importante. Mas os solos soltos e com calcário são provavelmente preferíveis.

Vamos ver o que considerar ao plantar uma planta.

  1. A plantação de covas terá de ser preparada com antecedência. Se forem plantadas várias vinhas, o intervalo entre elas deve ser de pelo menos 2 m, mas se houver arbustos, então meio metro ou um pouco menos.
  2. Na cova para onde irá a planta, são colocados, preliminarmente, composto e areia, um punhado de cal e a mesma quantidade de fertilizante mineral. E tudo isso deve estar bem misturado com o solo do jardim.
  3. Depois disso, o buraco deve ser cuidadosamente retirado. Depois que a água é absorvida pelo solo, um monte de terra é despejado no centro. Uma muda com raízes endireitadas irá para lá.
  4. O buraco é coberto com terra, compactado e regado.
  5. A zona da raiz é coberta com turfa, serragem ou casca para manter a umidade lá. Quando está quente, a muda é sombreada.

Mas a poda após o plantio está excluída. Se você fizer isso, o crescimento da safra será atrasado, assim como a floração. E por um ano inteiro.

Cuidado

A planta não é caprichosa, mas ainda assim é necessário o conjunto mais simples de medidas para cuidar dela.

Regar e alimentar

A madressilva requer rega moderada, pois a planta não tolera estagnação nas raízes. Só o "Caprifol" necessita de hidratação abundante, e mesmo assim apenas durante o período de floração. Se o verão não for o mais quente, geralmente chove, você pode regar a madressilva apenas uma vez por mês. Um balde padrão de água deve ser colocado sob cada arbusto.

Alimentar é ainda mais fácil. Após o plantio, você não precisa alimentar a madressilva por 2 anos. Ela ficará bastante satisfeita com o que foi colocado no buraco ao pousar. Mas, a partir do terceiro ano de vida, ela precisa de ajuda: despeje 25 g de nitrato de amônio embaixo de cada arbusto, e quando ele derreter e for absorvido, mande um balde de húmus para lá. Os fertilizantes compostos que contêm muito potássio e fósforo são os mais adequados para a madressilva. Mas com o nitrogênio, você precisa ter mais cuidado: se você superalimentar a planta com ele, a massa vegetativa crescerá ativamente, mas surgirão problemas com a floração.

Já no final do outono, 100 g de cinza são introduzidos sob o arbusto: isso não só alcaliniza o solo, mas também o satura com potássio.

Se a madressilva apresentar crescimento fraco e o desenvolvimento puder ser caracterizado como insuficiente, a alimentação foliar com amônia e substâncias de fósforo-potássio será boa. Você pode pulverizar madressilva de paisagem jovem com "Epin", "Zircon" e "Immunocytophyte". Se o molho estiver seco, ele é simplesmente espalhado uniformemente sobre a zona da raiz, mas você também pode dissolvê-lo em um balde de água e despejar a madressilva sob a raiz. Em seguida, o solo é afrouxado e deve ser coberto com cobertura morta, o que ajudará a preservar a umidade e, no verão, não permitirá que as raízes superaquecem.

Poda

Já foi observado que não há necessidade de podar nem após o plantio nem após o transplante. Você não pode cortar a madressilva decorativa em um toco, pois você não pode esperar por uma rica floração a partir dele mais tarde. O "caprifol", por exemplo, como outras variedades semelhantes a cipós, floresce em galhos de segunda ordem, portanto, se a planta for cortada, simplesmente não haverá flores para a próxima estação. E só nos 5-6 anos da vida é necessário executar a poda sanitária de tiros quebrados e congelados. Apenas amarrar esses tiros não é uma opção.

Mas as espécies de arbustos que formam uma sebe requerem poda formativa. Isso é bom para as qualidades decorativas da planta e para o aprimoramento da cultura como um todo.... É melhor podar a madressilva na primavera.

Métodos de reprodução

Sementes, estacas, camadas, arbustos divisores - qualquer um desses métodos é adequado para a propagação de plantas.

Sementes

A opção é a mais demorada e lenta. As sementes devem ser estratificadas, portanto, geralmente são semeadas antes do inverno. Se houver umidade suficiente no início da primavera, a cultura começará a crescer bem e, após 3 semanas, você poderá esperar pelos brotos. Após o aparecimento da quinta folha, as mudas mergulham 10 cm uma da outra. Em dias quentes, os arbustos precisarão ser sombreados e borrifados. Na primavera (já no próximo ano), as plantas podem ser transferidas para um local permanente.

A desvantagem do método da semente é que a madressilva não retém as qualidades varietais, portanto a tonalidade das flores, a forma das folhas podem diferir seriamente da mãe.

Estacas

Isso torna ainda mais fácil a propagação da planta. No início da primavera, enquanto as folhas ainda não floresceram, os brotos são cortados em pedaços com alguns entrenós, após os quais são enviados para o jardim (alguns botões devem permanecer no topo). As plantações são cobertas com uma película, certifique-se de pulverizá-la de vez em quando. Depois de um mês, as mudas já estão enraizadas, e com a queda será possível observar um bom aumento. Os arbustos irão para um lugar permanente na próxima primavera.

Camadas

O método é simples, mas ainda demorado. Os rebentos devem ser fixados ao solo, borrifados com ele e umedecidos. O monte deve ser coberto com uma cobertura morta e uma película. Com o outono, as raízes devem ficar mais fortes. Na primavera do próximo ano, o galho é separado da mata-mãe com a ajuda de uma tesoura de poda e enviado para um local permanente. Se a massa da raiz ainda for insuficiente, a parte aérea deve ser deixada até o outono.

Ao dividir o arbusto

A divisão do rizoma só é possível para plantas de 5 anos ou mais. A madressilva não precisa ser desenterrada, basta destacar um pedaço de raiz com 3-5 brotos com uma pá e, em seguida, transferi-lo para um novo local. As plantas jovens devem ser cobertas com papel alumínio, borrifado regularmente até que se adaptem. Se houver dias de sol, o pouso precisará ser sombreado, caso contrário, há risco de queimadura. O cuidado adequado garantirá que ela floresça no próximo ano.

Você não pode tirar o arbusto-mãe do solo e dividi-lo, pois neste caso muito provavelmente ele morrerá.

Doenças e pragas

Se o verão for seco e quente, a madressilva da paisagem raramente fará mal. Se o tempo está frio, há chuvas prolongadas, então a planta tem medo de oídio, ferrugem e peronosporose. Uma flor branca aparece nas folhas doentes, manchas de cor amarelo-acinzentada, as folhas simplesmente murcham e caem.

Se as plantas forem superalimentadas com nitrogênio, elas se tornarão especialmente atraentes para as pragas: pulgões, ácaros, moscas-brancas e insetos cochonilhas. As larvas desses insetos sugam a seiva da planta, contaminando as folhas com os produtos de sua atividade vital, e então um fungo fuliginoso as ataca. A planta afetada crescerá lentamente, e o problema chamado "não começa a brotar" também pode se tornar relevante.

Aqui está o que a madressilva ajudará:

  • curativo de cobertura, no qual há muito fósforo e potássio;
  • "Topázio", "Skor" e "Previkur" se a planta for afetada por um fungo;
  • "Fitoverm", "Mospilan", "Aktellik", se as pragas atacaram a madressilva;
  • "Zircon" e "Epin" (como meio de aumentar a imunidade).

Para fins profiláticos, antes de algumas folhas caírem, você pode borrifar a madressilva com uma solução de ureia a 5%. E na primavera a pulverização com "Lepidocida" não vai interferir. Se o verão não estiver nada feliz com o clima, o oxicloreto de cobre será um bom suporte para a planta.

Aplicação em paisagismo

A madressilva adapta-se muito bem e facilmente às novas condições. Mesmo em uma área sombreada, a cultura está se desenvolvendo bem. Ela é decorada com edifícios de jardim, arcos, sebes, todos os tipos de pequenas estruturas arquitetônicas no local. Para arcos, cercas, prédios baixos e terraços, os cipós são a solução perfeita. Acredita-se que tais plantas coexistam favoravelmente com rosas longas e arbustos coníferos. As variedades de madressilvas anãs são ideais em jardins rochosos, em colinas alpinas.

Um destaque muito interessante pode ser dado às propriedades aromáticas da madressilva, ou seja, não só para decorar uma ou outra zona do país, mas também para criar um recanto aromático. E será um lugar lindo no local onde você poderá relaxar e passar um tempo com os hóspedes. A imagem em frente aos seus olhos será complementada pelo aroma, e essas memórias são muito duradouras.

Aqui estão algumas dicas adicionais de paisagistas.

  • Madressilva "Tatarskaya" - uma excelente opção para a formação de sebes. Na primavera, este arbusto chega a atingir 4 m de altura, e você pode esperar o aparecimento de flores rosa-brancas sobre ele, e após a floração dará frutos laranja-avermelhados. As folhas desta variedade são azuladas. Para uma composição de grupo, esta é uma solução muito interessante.
  • Combinações incríveis criam madressilva e zimbro subdimensionado, você também pode usar abeto subdimensionado.
  • Para a decoração de bordas e grupos que ficarão sob o sol ativo, eles são bem adequados "Ânfora", "Provincial", "Caramelo"... E o melhor companheiro para a madressilva de fronteira será a spirea japonesa, assim como o cinquefoil.
  • Se o local for solo úmido e fértil, então madressilva vai bem com hortênsia (tanto paniculada quanto árvore).
  • Para escorregadores alpinos e paredes de contenção, é conveniente usar madressilva "Kunashirskaya", e chaenomeles, hepática e freixos se tornarão vizinhos ideais para ela.
  • Uma solução absolutamente autossuficiente e excelente para o site será variedade "Halls Prolific"... Mesmo sem companheiros, esta amostra vai decorar qualquer território, vai crescer bem tanto na região de Moscou quanto em outras regiões semelhantes em clima.

A madressilva é uma planta bonita, por vezes considerada exótica, e por isso cria possibilidades decorativas realmente ricas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário