Tudo sobre madressilva tártara
A madressilva tártara é um tipo de arbusto muito popular, usado ativamente no projeto paisagístico de jardins, parques e terrenos particulares. Graças à sua boa imunidade e cuidado despretensioso, esta planta conquistou os corações de jardineiros de diferentes níveis.
Na maioria das vezes, essa variedade é usada para formar sebes, mas também pode ser usada com segurança no jardim como uma decoração decorativa do local. O cultivo e o cuidado têm características próprias, embora não sejam muito difíceis.
descrição geral
A madressilva tártara era usada para decorar jardins e parques no século XVIII. Ela começou sua marcha na Europa, depois se espalhou para diferentes regiões, incluindo a Rússia. Em nosso país, ela cresce não só na parte europeia, mas também nas regiões da Sibéria e Altai. Este arbusto tolera bem as diferentes características climáticas, é despretensioso e muito decorativo. É por isso que esta variedade é ativamente usada em projetos paisagísticos em diferentes países. Existem muitos tipos de madressilva, mas apenas alguns deles são comestíveis, a maioria deles não é comida.
A variedade tártara não é comestível e é ainda mais tóxica. Suas bagas contêm veneno - ácido cianídrico. No entanto, as bagas são colhidas, mas utilizadas exclusivamente para fins medicinais.
A descrição botânica do arbusto inclui os seguintes pontos.
- Arbusto. Pertence a vários arbustos de tipo arbóreo, na natureza cresce cerca de 4 m, na paisagem é muito mais baixa. O diâmetro da copa varia de 2 a 5 metros, mas em jardins e parques o arbusto é mais limpo e diminuto. A altura atinge no máximo 3 m, a largura é de até 1,5 m.
- Folha. A folhagem é pequena, verde e escura, e a forma é alongada como um ovo. O comprimento pode variar de 3 a 6 cm, os pecíolos são curtos. As folhas não precisam de muito sol.
- Florescer. As flores também não são particularmente grandes, em forma elas se assemelham a um tipo de sino de dois lábios. Quanto à cor, tudo depende da variedade. São muito claros - creme, branco, rosa e escuro - roxo, vermelho. A flor cresce em comprimento mais de um centímetro e meio, o aroma é pronunciado, a floração não é particularmente longa, surge 3 anos após o plantio.
- Feto. As bagas são esféricas na aparência, pequenas. A cor pode ser suculenta vermelha ou amarela, laranja. Os frutos amadurecem em meados do verão e até setembro.
- A fuga. Por dentro, são vazios, a casca é castanha clara com uma tonalidade amarela ou cinzenta na idade adulta, tende a esfoliar.
Na natureza, esse tipo de madressilva cresce ativamente, o arbusto se estende por vários quilômetros e se transforma em matagais. Os arbustos crescem nas bordas da floresta, nos vales, nas colinas e se adaptam bem às condições de sombra. No outono, quando a folhagem cai, a madressilva não parece muito agradável esteticamente. Mas no resto do tempo, quando a planta floresce e é decorada com frutas maduras, folhagem suculenta, a decoratividade é alta.
Apesar de os frutos silvestres não serem consumidos, são importantes do ponto de vista estético. Para que os frutos se consolidem, não é plantada madressilva de uma variedade, duas ou três são necessárias para a polinização cruzada.
As flores desta planta atraem insetos, são excelentes plantas melíferas.
As melhores variedades
Existem algumas variedades de madressilva tártara - 12, todas elas diferem na cor das flores, tonalidade e formato dos frutos, tipo de coroa.Todos os representantes da madressilva toleram bem a seca, distinguem-se pela boa imunidade. Normalmente na paisagem, diferentes combinações de variedades são usadas para obter uma composição requintada.
Rosea:
- refere-se a alto, a altura chega a 4 m;
- a coroa tem a forma de uma pirâmide, cresce densa e rapidamente;
- diâmetro da coroa - cerca de 2 m;
- floração - grande, o tamanho das flores pode chegar a 2 cm, a forma de um sino;
- a cor é rosada, clara, mas gradualmente a cor muda para um rosa suculento;
- flores por cerca de 20 dias ou mais;
- as frutas têm um tom alaranjado.
Hux Red:
- difere em uma coroa de tipo espalhado, as hastes são vermelhas;
- a floração é muito abundante e intensa, a camada de flores é muito densa, cobre os arbustos quase completamente;
- período de floração - final da primavera e início do verão;
- cor do fruto - roxo escuro, inflorescências consistem em grandes botões, a forma se assemelha a um tubo;
- a planta parece impressionante mesmo depois de as flores caírem, os frutos são muito bonitos, têm uma rica tonalidade vermelha;
- a excelente resistência à geada da variedade torna-o muito atraente para regiões com climas adversos.
"Grandiflora":
- As flores desta planta são grandes e muito vistosas, brancas, lembrando a variedade "Alba";
- o arbusto não é caprichoso, se dá bem com qualquer planta;
- usado para plantar em uma linha, sebes;
- tolera com calma as condições ambientais negativas, por isso é muito utilizado na paisagem urbana.
Casanova:
- arbusto alto muito popular - cerca de 4 m;
- caracterizado por uma floração intensa, aroma deslumbrante;
- cor - fora do padrão, há flores brancas como a neve e avermelhadas;
- uma forte imunidade permite que a planta se desenvolva muito ativamente.
Elegância:
- a variedade é considerada altamente decorativa, graças às suas cores espetaculares - vermelho vivo com linhas de tons rosados;
- folhagem - pequena;
- em geral, o arbusto parece luxuoso, muito requintado, elegante, por isso ganhou esse nome.
"Zabelli":
- outra variedade, de alto valor estético, costuma ser usada em vários conjuntos de paisagens;
- as flores têm um tom vermelho-vinho;
- bagas - vermelhas, sombra clara, penduram nos arbustos por muito tempo, até as primeiras nevadas;
- o tamanho do arbusto é médio, mas o tipo está se espalhando;
- a variedade tolera perfeitamente condições climáticas desfavoráveis, pode fazer com manutenção quase mínima.
Arnold Ed:
- as frutas crescem aos pares - é assim que a variedade se destaca das outras;
- a folhagem é oval, a cor é verde;
- bagas - tom vermelho rico;
- cresce com sucesso em um ambiente urbano, tolera com calma a poluição por gás.
Amanhã:
- a coroa do arbusto é densa, densa;
- o arbusto é compacto, atinge cerca de um metro e meio de altura;
- folhas com pontas afiadas, verdes;
- a floração começa em maio, a tonalidade é branca, as pétalas são muito finas;
- os frutos são coletados aos pares, mas não crescem juntos, a cor é roxa escura, mas às vezes laranja.
Seleção de mudas
Antes de plantar madressilva tártara, você precisa decidir sobre o objetivo. Existem várias tarefas que esta planta pode resolver:
- criar uma sebe viva;
- decorar o gazebo, a fachada, o terraço;
- complementar o site com uma única presença;
- participar de um conjunto multinível.
A variedade madressilva é escolhida com base nas tarefas definidas pelo designer ou jardineiro. É importante levar em consideração a cor dos frutos, flores, para escolher uma vizinhança harmoniosa, embora os frutos não apareçam no primeiro ano, esse momento é importante.
O segundo momento do qual depende a solução bem-sucedida do problema é a escolha de uma muda. Mais da metade do seu sucesso depende disso, portanto, evite compras manuais. É melhor dar preferência a mercados especializados comprovados.
Preste atenção às seguintes características:
- idade ótima - de 2 a 3 anos;
- a presença obrigatória de 3 ou 4 rebentos, cujo comprimento não deve ser inferior a 30 cm e superior a 40 cm;
- o tipo de planta é absolutamente sã, o sistema radicular está desenvolvido, os ramos são elásticos, os botões são esverdeados, a casca é lisa, sem danos.
Você deve comprar pelo menos duas variedades de plantas, de preferência 3 ou 4, para que ocorra uma polinização de alta qualidade.
Aterrissagem
Para que o arbusto enraíze-se bem e se desenvolva ativamente, é necessário seguir as regras de plantio.
Cronometragem
A época ideal para o plantio é o outono, principalmente na última década de setembro. Nesse momento, as mudas criam raízes bem. Escolha um dia não quente, mas não muito frio - de +10 a +20 C. Se o sistema radicular estiver fechado, os arbustos podem ser plantados em local permanente em qualquer época da safra.
Seleção de assento
Esta variedade enraíza-se bem em diferentes solos, em quase todas as condições climáticas. A madressilva cresce bem à sombra, na fumaça e no gás da cidade, em áreas secas. Frost acima de 30 C também não é um obstáculo para ela. Mas para que o arbusto cresça estético, são, para não perder suas propriedades decorativas, é necessário oferecer condições confortáveis, pelo menos condicionalmente favoráveis. Portanto, ao escolher um local, você precisa avaliar o solo, a proporção da variedade em relação à luz e outras nuances.
A iluminação adequada tem um efeito positivo no desenvolvimento do arbusto, enquanto o escurecimento parcial não é um obstáculo. Se a madressilva crescer à sombra, as flores e os frutos serão pequenos. O solo é escolhido pelo menos aproximadamente fértil, com umidade suficiente e solto. O nível de acidez deve ser normal, a salinidade é aceitável, a drenagem é importante. Solo pesado e áreas pantanosas não são adequados. A água subterrânea não deve estar a menos de 1 m da superfície.
Tecnologia
O poço da muda é preparado aproximadamente 4 dias antes do procedimento. Considere o tamanho do torrão de terra, o buraco é cavado uma vez e meia mais. A largura e a profundidade da escavação são iguais, cerca de 40 cm, devendo ser observada uma distância mínima entre as plantas - cerca de 2 m (se a variedade for baixa), cerca de 3 (se alta).
O algoritmo de aterrissagem é o seguinte:
- forma-se uma camada de drenagem no fundo, fragmentos de tijolos, argila expandida são adequados, uma camada de pelo menos 10 cm;
- então o solo nutritivo é derramado em três partes de chernozem - parte de matéria orgânica, parte de areia, quilo de cinzas e 50 g de aditivo de fosfato;
- o aprofundamento nesta forma deve durar um ou dois dias;
- em seguida, uma solução de permanganato de potássio é derramada para fins de desinfecção;
- um caroço com raízes é colocado primeiro no polietileno, a presença de áreas putrefativas ou danificadas é verificada;
- depois disso, você pode colocar a muda na cova;
- de cima, as raízes são cobertas com solo fértil;
- o círculo próximo ao tronco é coberto com cinzas, você pode borrifar com uma solução de manganês;
- depois que o círculo do tronco é coberto com serragem, turfa, você pode usar agulhas, húmus.
Cuidado
Cuidar desse representante da flora não é muito difícil, mas há uma série de procedimentos obrigatórios.
Rega
As plantas maduras não precisam de umidade, a menos que o tempo esteja muito seco. Mas as plantas jovens são umedecidas regularmente, diariamente durante os primeiros 30 dias. Então a planta só precisa ser regada uma vez por semana. Assim que o arbusto atinge os dois anos de idade, basta eliminá-lo duas vezes por temporada, no máximo três vezes. Um balde de dez litros de água é suficiente para uma planta adulta.
Após cada procedimento, você precisa cobrir o solo.
Top curativo
Se o solo for úmido e fértil, não vale a pena fertilizar o arbusto adicionalmente por muito tempo. Uma vez desembarcado, você pode ignorar essa fase de partida por dois ou três anos. Uma planta madura deve ser alimentada na primavera com compostos de nitrogênio e outros complexos - antes da floração. No outono, basta borrifar o solo com cinzas e desenterrá-lo.
Poda
A madressilva desta variedade deve ser podada, existem diferentes tipos desse procedimento. Na primavera, os arbustos são formados antes da formação dos botões, quando é feita uma poda de tipo sanitário. Eles tiram os galhos que crescem perto do solo, ressecados, doentes. Este tipo de poda é feito todos os anos em plantas com mais de 6 anos.
A poda de outono é feita depois que as folhas caem, mas esta não é a melhor época para formar um arbusto. Durante este período, existe o risco de cortar os botões que florescerão na próxima temporada. Assim, você pode perder um número significativo de inflorescências. Além disso, há um risco maior de que a planta sofra danos de geada. A poda de arbustos pode ser realizada durante toda a estação, a madressilva tolera bem esses procedimentos. Mas não precisa ser feito todos os anos, mas com interrupções de um ou dois anos.
Preparando-se para o inverno
Tanto os arbustos selvagens como os cultivados desta variedade distinguem-se pela excelente robustez de inverno. Eles toleram bem mesmo temperaturas muito baixas, como para folhagens e flores, eles não morrem se a temperatura estiver acima de -8 C. Portanto, as plantas maduras não são isoladas para o inverno, mas este procedimento é muito útil para os jovens. Nos primeiros anos, as mudas são cobertas com ramos de abeto, então é o suficiente para cobrir o solo do círculo do tronco.
Reprodução
Este tipo de arbusto se reproduz facilmente de diferentes maneiras. Jardineiros experientes preferem crescer a partir de sementes, pois elas também se propagam ativamente por meio de estacas e dividindo o arbusto.
Estacas:
- no verão, você pode cortar os brotos com um ano de idade, no outono os que são duros;
- estacas de outono são adicionadas para o inverno;
- os brotos da safra atual são cortados em pedaços de 10 cm, determinados em um recipiente com turfa e areia;
- antes do plantio, os brotos são tratados com soluções estimulantes;
- em seguida, são colocados em um recipiente com um substrato ligeiramente inclinado, coberto por um filme;
- após o aparecimento das primeiras folhas, é necessário cobrir os recipientes com ramos de abeto e deixar para o inverno;
- na primavera, as mudas são determinadas para um lugar permanente ao ar livre.
Reprodução por estratificação:
- usar estratificação de arbustos adultos - 3 ou 4 anos;
- o galho deve ser grande, sem sinais de doença, é inclinado ao solo e fixado, aspergido com terra em cima;
- após o aparecimento de brotos verticais, pode-se concluir que o enraizamento foi bem-sucedido;
- a muda é separada do ramo-mãe na primavera e fica localizada permanentemente.
As camadas criam raízes quase sempre, este método é o mais bem-sucedido.
Método de semente:
- como esse método é trabalhoso, ele é usado apenas em casos excepcionais por jardineiros profissionais;
- uma planta selvagem pode eventualmente trazer suas sementes, então é melhor comprar o material;
- as sementes são semeadas para que, no inverno, não só germinem, mas também formem uma mini-coroa de várias folhas;
- para o período de inverno, a planta é cuidadosamente coberta, liberada na primavera;
- a semeadura é melhor feita em março ou abril no substrato;
- semeadura de outono germina na primavera.
Doenças e pragas
O tempo úmido longo não é adequado para madressilva tártara - isso provoca o desenvolvimento de um fungo, por exemplo, oídio. Além disso, vários insetos podem prejudicá-lo.
- Oídio. Se uma flor branca aparecer nos galhos e na folhagem, manchas escuras são sintomas de orvalho. Se o desenvolvimento da doença não for evitado, o arbusto começará a enfraquecer, secar e congelar no inverno. É importante remover todas as áreas danificadas e queimá-las. Em seguida, borrife com qualquer medicamento para esta doença, por exemplo, Bordeaux líquido ou "Fitosporin".
- Cercosporose. Outro ataque de fungos, que se caracteriza por manchas nas folhas. Eles mudam de cor de verde para cinza e vinho. É necessário destruir toda a folhagem infectada e borrifar com líquido bordalês, sabão, sulfato de cobre.
- Aphid. Essa praga provoca ressecamento da planta, enrolamento das folhas e pontas. É importante pulverizar a planta com “Aktellik” antes do desenvolvimento dos botões e, durante a estação, processá-la com “Aktara”.
Uso em paisagismo
A madressilva desta variedade é usada para fins decorativos. Por serem arbustos altos e densos, constituem uma excelente sebe. A poda depende de quais objetivos você está perseguindo:
- para uma sebe alta, os arbustos não são podados;
- para o corte médio ao nível de um metro;
- para baixo - cerca de 70 cm.
Além disso, os arbustos ficam ótimos em uma única instalação, eles podem ser amarrados a treliças, criando diferentes composições. Para esses conjuntos, é melhor usar variedades que tenham ramos de tipo elástico. A madressilva, que não é muito alta, complementa idealmente os slides alpinos. Além disso, com esta planta, decoram fachadas, frontões, terraços e gazebos, arcos.
O comentário foi enviado com sucesso.