Características da madressilva de serotina e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Belos exemplos

Para plantar e decorar o local, muitos jardineiros escolhem madressilva crespa decorativa. Ao mesmo tempo, as variedades culturais não comestíveis parecem mais impressionantes; além disso, exigem menos cuidados. Uma das melhores variedades para jardinagem é a madressilva de serotina. Essa cultura única será discutida no artigo.

descrição geral

A madressilva Serotina tem raízes francesas, mas não é usada apenas na França. A planta é usada com sucesso para paisagismo de jardins e locais em muitos países europeus. De outra forma, a cultura é chamada de Primorskaya.

Serotina é um arbusto perene muito semelhante a uma videira. A variedade descrita pertence à decídua. A altura da planta costuma variar de 4 a 5 metros, enquanto a cultura cresce muito rapidamente, chegando a 100 cm por ano Os brotos jovens não têm canhão, mas possuem bastante folhas. Estes últimos têm uma cor verde escura e têm um tamanho bastante impressionante.

Na forma, as placas de folha lembram um ovo. No outono, tornam-se amarelos, o que não prejudica a decoratividade da variedade.

Acima de tudo, a serotina é valorizada por seu florescimento. E parece muito interessante: as flores são grandes, coletadas em grandes inflorescências. Sua cor também merece atenção: na parte central é branco leitoso, e a área externa do botão é pintada de vermelho escuro ou brilhante, às vezes roxo. A floração é acompanhada por um aroma muito forte.

A primeira floração pode ser esperada já aos 3 anos de vida do arbusto. Depois que as flores caem, os ovários são formados e, em seguida, os frutos. Eles também são lindos: redondos, pequenos, vermelhos, existem vários deles. Você não pode comer essas frutas, elas servem apenas para fins decorativos. Caso contrário, você pode ficar gravemente envenenado.

Aterrissagem

Tendo decidido cultivar Serotin em seu site, você deve se familiarizar com antecedência com todas as regras para o plantio desta cultura. O primeiro passo é escolher a muda certa. Compre madressilvas da variedade descrita apenas em viveiros, nunca de mãos. As folhas devem ser verdes, brilhantes e sem sinais de danos nas raízes.

É melhor comprar mudas com torrão de barro, mas se isso não for possível, as raízes devem ser enroladas em um pano úmido durante o transporte.

Além de escolher uma muda, é preciso ter uma atitude responsável em relação à seleção de um local para o cultivo de serotina. A madressilva gosta muito de sol. Quanto mais for, maiores e mais bonitas serão as flores. Mesmo com sombras claras, o efeito decorativo do arbusto sofre. Os ventos também devem ser evitados, pois as vinhas jovens podem quebrar com uma rajada forte. O solo deve ser levantado leve, sem excesso de areia e sal. O solo deve ser permeável ao ar e ter acidez neutra.

A madressilva é plantada no final de agosto, em um caso extremo - nos primeiros dias de setembro. O buraco é preparado em alguns dias. Sua profundidade deve ser de 0,3 metros, diâmetro - 0,4. Se você planeja plantar vários arbustos de uma vez, deve cuidar da distância entre eles. De acordo com as recomendações dos jardineiros, deve ser de 1,5-2 metros.

O fundo do furo deve ser forrado com drenagem. Você também precisará adicionar os seguintes componentes:

  • composto - 10 kg;
  • superfosfato - 100 g;
  • sal de potássio - 50 g.

Os componentes acima são completamente misturados com solo fértil. Antes do plantio, a muda é embebida em estimulantes de crescimento por algumas horas, para depois se adaptar mais rápido.As raízes podem ser ligeiramente aparadas. A madressilva é baixada verticalmente no buraco, borrifada com terra aos poucos, evitando o aparecimento de bolsas de ar.

Após o plantio, o solo deve ser socado um pouco e regado com água morna fresca. Os galhos podem ser encurtados em alguns centímetros. Uma camada de cobertura morta para cada arbusto é colocada sem falha.

Cuidado

A serotina não requer nenhum cuidado especial, mas você ainda precisa aprender as regras mínimas. A planta gosta muito de água e, na falta dela, o crescimento sempre diminui. Portanto, a rega deve ser realizada em tempo hábil. Se a estação for chuvosa, então uma vez por mês será o suficiente, mas se estiver quente e seco lá fora, você terá que regar cerca de 6 vezes em 30 dias. Ao mesmo tempo, serão necessários cerca de 5 baldes de dez litros para cada bucha.

Após a rega, o solo é cultivado com escarificador, mas isso deve ser feito de forma superficial, já que o sistema radicular da Serotina é superficial. Também é uma boa solução colocar cobertura morta. O material orgânico retém a umidade e também diminui o crescimento das ervas daninhas.

A variedade descrita responde muito bem aos fertilizantes. Mas você precisa fazê-los apenas no segundo ano. Na primavera, à medida que os botões incham, a madressilva é fertilizada com uma solução de frango ou verbasco, suplementada com superfosfato (40 gramas). Durante a floração, os componentes minerais para arbustos ornamentais proporcionam um excelente suporte às plantas. Você pode comprá-los em qualquer loja de jardinagem. Mas no outono, eles adormecem apenas com húmus e como cobertura morta. Cada círculo tronco exigirá 5 kg de tal produto.

Como a planta cresce rapidamente, a poda é vital. Mas, assim como a alimentação, é realizada apenas no segundo ano. Então, A madressilva definitivamente precisa de poda após o inverno. E aqui uma advertência deve ser levada em consideração: a grande maioria das culturas hortícolas são cortadas antes do início do fluxo de seiva, mas não a madressilva. A estrutura do arbusto é tal que é simplesmente impossível ver a diferença entre brotos doentes e saudáveis ​​na ausência de folhagem neles. Portanto, é necessário cortar quando as folhas aparecem.

Os brotos secos e congelados, bem como aqueles que foram afetados por pragas ou doenças, estão sujeitos a remoção. Amostras saudáveis ​​precisarão ser aparadas em 0,3 metros para estimular um bom crescimento.

Você também vai precisar de um suporte para que o arbusto fique bonito e tenha o formato correto.

É necessário rejuvenescer os arbustos a cada dois anos. Ao mesmo tempo, são retirados os ramos velhos e também os que engrossam o arbusto. Sem essa poda, a planta ficará malcuidada. Se a planta tiver mais de 6 anos, ela também precisará de uma poda higiênica.

A resistência invernal da cultura é bastante elevada, mas as plantas ainda terão que ser cobertas na estação fria. Portanto, nas regiões do sul, as plantas são simplesmente cobertas com matéria orgânica, isso é o suficiente. Se algo congelar durante o inverno, a poda resolverá esse problema rapidamente. Mas em regiões mais frias, você precisará remover a madressilva do suporte. A planta é dobrada ao solo, fixada, coberta com matéria orgânica ou agrofibra. É preciso se livrar da proteção no meio da primavera.

Reprodução

Existem várias maneiras de multiplicar a serotina. Ao mesmo tempo, a semente quase nunca é usada devido à sua duração e trabalho. E a floração com esse tipo de reprodução ocorre apenas no 5º ano, o que é muito inconveniente.

É muito mais fácil usar técnicas vegetativas. Por exemplo, o enxerto será a maneira mais simples. É necessário selecionar os brotos lignificados e separá-los da mata-mãe no final de março. Os rebentos devem ser fortes e jovens, bem desenvolvidos. Eles precisam ser cortados em pedaços de 0,2 me plantados em solo úmido, coberto com plástico. Elas são cultivadas de acordo com o mesmo princípio das mudas comuns. As mudas estarão prontas para o transplante em cerca de 21-30 dias.

A divisão do mato é usada para aqueles exemplares que já têm 5 anos. É necessário cavar um arbusto, dividi-lo cuidadosamente com um podador.As feridas são processadas obrigatoriamente, para isso pode-se usar carvão ativado. Você não precisa fazer mais nada, pois os arbustos resultantes podem ser plantados imediatamente em um local permanente.

Doenças e pragas

É importante notar que Curly Serotin é afetado por doenças e pragas apenas nos casos mais extremos. Isso é facilitado pelos erros dos jardineiros, a saber:

  • não cumprimento da distância entre os arbustos;
  • rega excessiva;
  • desembarque na sombra ou em local com ocorrência próxima de lençol freático;
  • plantio próximo a lavouras desfavoráveis ​​à madressilva.

Mas mesmo assim a única coisa que uma planta pode atacar é o oídio... Se você é um jardineiro novato e não conhece bem todos os meandros do cuidado, ou se a primavera e o verão em sua região são úmidos, é recomendável fazer a prevenção tratando as plantas com fungicidas à base de cobre.

A principal praga da madressilva são os pulgões. Para evitá-lo, é necessário controlar rigorosamente o número de formigueiros no local. Se o parasita ainda se manifestasse, então, nos estágios iniciais, o "Sabonete Verde" ajudará. Você também pode combater os pulgões com uma solução à base de sabão em pó comum, infusão de camomila, alho e pó de tabaco.

Como a fruta não deve ser comida, é possível destruir os parasitas com inseticidas fortes. O principal é fazer isso em um dia calmo para que o veneno não se espalhe por toda a área.

Belos exemplos

A serotina é uma planta incrivelmente vistosa, amplamente utilizada em paisagismo. Se plantados como cobertura do solo, os brotos irão se curvar graciosamente ao longo do solo, criando um delicado tapete verde. Mas o pouso perto dos apoios parece mais interessante. Por exemplo, madressilva pode ser plantada ao lado de uma cerca. Então ela a embrulhará lindamente, criando o efeito de uma cerca viva.

Não menos olhadas de madressilva decorativamente encaracoladas nas paredes de caramanchões, pérgulas, arcos, especialmente durante o período de floração. Eles também o plantam separadamente, complementando-o com plantas de cores contrastantes. Lavanda, petúnia e botões de ouro ficam muito bonitos perto deles. E as bagas vermelhas que aparecerem serão interessantes para realçar flores brancas ou amarelas.

Para ter certeza de que a madressilva realmente representa uma das melhores opções para um local, sugerimos que você se familiarize com alguns belos exemplos de plantio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário