O uso de madressilva madressilva em paisagismo
A madressilva é muito popular entre os jardineiros de todo o mundo. Este belo cipó distingue-se pelo seu cuidado despretensioso e elevada decoratividade. É apreciada por suas flores perfumadas e brilhantes, densa folhagem verde e uma vista magnífica na primavera, verão e outono. Freqüentemente usado para paisagismo vertical em paisagismo.
Seleção de variedade
A madressilva é uma planta ornamental semelhante a um cipó, com densas folhas verdes brilhantes, flores espetaculares e frutos muito bonitos. O arbusto trepadeira decíduo atinge uma altura de 6 m. A cipó pode crescer em qualquer direção. Floresce durante 3 semanas com flores de tamanho médio recolhidas à escovinha, espalhando-se por um agradável aroma característico que lembra o perfume de jasmim. As inflorescências perfumadas atraem muitas abelhas e borboletas ao local. Em vez de flores, formam-se bagas vermelhas ou laranjas, reunidas 3-4 pedaços no meio de uma folha arredondada. Os frutos da madressilva, madressilva, são impróprios para a alimentação.
A variedade se distingue por uma alta taxa de crescimento (durante a temporada os brotos crescem até 3 metros) e despretensão - a planta requer cuidados mínimos: rega, poda formativa, alimentação. É importante levar em consideração que para o crescimento vertical é necessário um suporte alto, ao longo do qual os brotos irão subir.
Uma ou duas paredes de um edifício, uma cerca, uma árvore alta, um arco, uma pérgula podem servir de suporte.
Pensando no desenho do terreno pessoal, muitos proprietários se empenham em decorar prédios e cercas, criando um ambiente aconchegante e bonito. Alpendre, cerca, garagem - qualquer um desses edifícios pode se tornar mais limpo e esteticamente agradável plantando vistas onduladas ao lado deles. Um canto feio pode se tornar um local de férias favorito se você abordá-lo de forma inteligente e criativa.
A madressilva é uma opção muito boa para o paisagismo de novos locais que ainda não tenham árvores altas e arbustos exuberantes. A florescência de trepadeiras perenes em forma de árvore ajuda a criar uma bela decoração no jardim, disfarçar lugares feios e tornar aconchegante um mirante ou terraço.
Aqui estão as variedades mais populares de madressilva para paisagismo.
-
"Alba" - distingue-se pelos rebentos longos e bom crescimento da copa verde. Alcança 5 m de comprimento, floresce no 3º ano. Ela floresce com grandes flores tubulares branco-amarelas do final de maio a junho. Usado para paisagismo vertical e sebes. A vida útil com bons cuidados é de até 10 anos.
- "Flor da Paixão" - atinge 6 m de comprimento, flores com inflorescências rosa claro. Eles são usados em projetos paisagísticos para cercar cercas e edifícios domésticos, decorando pavilhões de jardim.
- "Inga" - é considerada a espécie mais bela e perfumada. Cresce até 3 M. Difere na floração abundante, flores tubulares são coletadas em inflorescências, seus tons são muito diversos: amarelo, creme, rosa. Usado para pousos individuais e em grupo.
- Belgica Select É uma planta com largas folhas verdes, floresce com flores roxas e rosa, das quais um grande número de bagas vermelhas aparecem no outono. Cresce bem ao sol e à sombra parcial, floresce magnificamente em maio, mas continua a formar botões de junho a setembro.
- "Arlequim" - Esta é uma variedade com folhas variegadas: a cor da lâmina foliar é verde, e manchas amarelas claras estão espalhadas nas bordas. Ele floresce com flores rosa pálido. A variedade ama o sol, muitas vezes é usada para decorar gazebos, arcos, cercas.Atinge uma altura de 3,5 m.
- Graham Thomas - cresce até 4 m, em um ano pode crescer 2 metros. As folhas são oblongas verde-escuras, tornam-se amarelas no outono. Floresce profusamente e por muito tempo. As flores são brancas, com um aroma agradável e brilhante, após a floração, mudam de cor para amarelo.
- "Hecrotta American Beauty" - esta variedade híbrida cresce até 3 metros de comprimento e é resistente ao gelo até -25. As inflorescências grandes atingem 8 cm de tamanho, são brancas, roxas ou amarelas, quase inodoras.
Como usar
A principal vantagem da madressilva é a capacidade de trançar grandes áreas em pouco tempo. Para o plantio, você pode escolher uma variedade de altura ideal, com folhas, flores, frutos adequados em forma e cor.
As lianas são fáceis de cortar e modelar de acordo com o plano geral de composição da paisagem.
Para cada arbusto, é necessário fazer um suporte e fixar os brotos com cuidado. Normalmente é suficiente tecê-los em células de malha larga, mas às vezes eles precisam ser amarrados com uma trança macia. A aparência decorativa externa de toda a plantação depende de quão uniformemente e cuidadosamente o chicote será distribuído nos suportes. A própria planta vai escalar o suporte, o jardineiro só precisará direcionar os cílios na direção certa.
Opções de hospedagem.
-
Pouso simples - nesta forma, madressilva madressilva parece espetacular. O arbusto é capaz de decorar o local durante toda a temporada. Se plantado próximo a espinheiro, ameixa cereja, avelã, actinídia, você pode criar um bairro bonito e seguro. Não é recomendado plantar perto de groselhas vermelhas e pretas.
- Perto da casa - cílios verdes com flores será uma excelente decoração para um alpendre, varanda ou terraço, e se plantar uma variedade perto de um banco, obtém uma zona de estar acolhedora. Os cipós são permitidos através de redes especiais da parede à cerca ou do canteiro de flores ao telhado do terraço, criando assim uma espécie de dossel vegetativo.
- Em cima do muro - arbustos são colocados em todo o perímetro de todo o terreno ao longo da cerca, o que ajuda a fechar paredes feias e criar um ambiente aconchegante dentro do quintal. Pode ser combinado com outras espécies: clematis, uvas silvestres e perenes, capuchinha trepadeira.
- No arco - esta é uma das formas mais populares de colocar a madressilva, por isso não ocupa muito espaço no jardim e tem um aspecto muito decorativo. Vários arcos colocados em uma linha acima do caminho do jardim parecerão pitorescos no design de vegetação. Especialmente se você pegar variedades diferentes, contrastando na cor dos botões.
- Cobertura - um arbusto plantado perto de uma rede de arame ou uma cerca de treliça crescerá e se tornará uma cobertura verde em alguns anos. Desta forma, você pode disfarçar uma garagem, uma cerca de concreto, separar um caminho ou uma vaga de estacionamento. Se você executar uma videira em uma treliça ou treliça, poderá zonear o espaço no local, criando cantos aconchegantes e escondendo lugares pouco apresentáveis. Uma excelente opção para zonear um jardim ou criar um parque ao estilo inglês.
- Sem suporte - plantando uma planta como esta, você pode obter um luxuoso tapete de flores de 30-100 cm de altura.
- Composição de paisagem diversa. Para criar um grupo arbustivo-lenhoso no local, você pode plantá-lo próximo a árvores coníferas - zimbro, thuja, pinheiro e com arbustos - laranja simulada, weigela, ação. Você pode colocar a variedade no centro do canteiro de flores perto da treliça nas proximidades de hortênsias, trepadeiras, clematites, mas não é recomendável plantar bulbos ao lado dela. O arbusto servirá de decoração não só no verão, mas também no início do outono, quando as folhas ficam amarelas.
Adequado para encostas pedregosas ou pequenas colinas: as raízes protegem o solo da erosão - as variedades anãs são preferidas.
Nuances de formação
A madressilva madressilva mais usada para jardinagem vertical do local.Onde plantar esta bela variedade, cada jardineiro escolhe de forma independente. Para alguns, será ideal cercar o gazebo de flores perfumadas, enquanto para outros é uma ótima oportunidade para esconder a parede cinza da extensão. Para que o paisagismo pareça esteticamente agradável e limpo, ele deve ser adequadamente projetado. Para isso, um arbusto jovem começa a se formar a partir do primeiro ano de plantio - se isso não for feito, os cílios laterais começarão a se enrolar ao longo do ramo principal, e toda a decoratividade será perdida.
Para criar uma forma decorativa, certifique-se de selecionar um suporte sólido: madeira ou metal, uma malha de náilon também é adequada.
Recomenda-se que a planta seja cortada 3 vezes por temporada.
Na primeira vez - até que os botões inchem, os brotos congelados são removidos e os saudáveis são cortados no comprimento necessário. O arbusto tem uma forma uniforme:
-
bola,
-
colunas,
-
paredes,
-
cerca,
-
borda da calçada.
É preciso alguma experiência para criar uma forma decorativa clara, mas todos podem dar à planta uma aparência elegante e bonita, se desejar. Basta remover os brotos fracos e quebrados na primavera, antes do início do fluxo de seiva, cortar os saudáveis em não mais de 1/3 e colocá-los com cuidado sobre um suporte.
A segunda vez é no meio do verão, após o término da floração e do crescimento da massa verde total. Remova os ramos que ultrapassaram a forma uniforme.
A terceira vez - após o fim da queda das folhas, são retirados os ramos danificados, secos e fracos.
Se o arbusto estiver nu no fundo para esconder os espaços vazios, eles estimulam o crescimento dos ramos laterais inferiores e plantam tipos baixos de flores: capuchinha ou Iberis.
Algumas dicas para poda.
-
Em arbustos adultos, os brotos antigos são removidos e os novos são desbastados.
-
Em um cipó jovem, os 3 cílios mais fortes são deixados, o resto é removido.
-
Quando a altura desejada é alcançada, os topos são aparados.
-
Para estimular o crescimento dos ramos laterais, o restante é podado.
-
Para estimular a floração, recomenda-se podar os ramos a uma altura de 10-15 cm do solo.
Belos exemplos
Os designers usam a madressilva na paisagem em plantações individuais e em combinação com outras espécies. Arbustos trepadeiras decorativos cobrem as paredes nuas e tornam o pátio aconchegante, preenchendo espaços vazios perto da cerca ou edifícios externos. O cipó é bastante plástico, pode crescer em um suporte de qualquer formato e altura, alguns jardineiros cultivam em um jardim de flores: parece tão bom durante a floração no final da primavera e início do verão.
-
Colocação única.
- Madressilva em composição paisagística, rodeada de outros arbustos ornamentais.
- Uma variedade de variedades de plantas é usada para criar meios-fios e decorações de parede.
- Um gazebo verde coberto com uma tenda de folhagem.
- Decoração do grupo de entrada: um arbusto trepador cria um arco vivo sobre o alpendre.
- Colunas verdes pitorescas nas paredes de uma residência de campo.
- Cipó florescendo perto da casa, ao lado está uma plantadeira suspensa com gerânios.
- Um arbusto exuberante em uma pequena treliça divide o pátio em duas zonas.
- Pergola entrelaçada a um chicote com flores.
- Perto do mirante, uma cerca de madeira é usada como suporte.
- Uma cerca viva aparada em forma retangular.
- Arbustos com flores brancas e rosa são plantados ao longo da parede de pedra.
- Uma planta muito jovem adorna o canto da estrutura de pedra.
- Galeria de vários arcos entrelaçados com vegetação.
- Combinação com coníferas.
- Um espécime em miniatura em um recipiente no terraço.
O comentário foi enviado com sucesso.