Plantar e cuidar de madressilva madressilva

Contente
  1. Onde e como plantar?
  2. As nuances do corte
  3. Regras de transplante
  4. Regar e alimentar
  5. Wintering
  6. Doenças e pragas
  7. Dicas úteis

A madressilva é uma madressilva aromática com flores abundantes. No verão, o arbusto trepadeira cobre muitas flores delicadas. Uma planta plantada em boas condições não requer cuidados especiais. A variedade decorativa é caracterizada por resistência suficiente à geada, crescimento rápido, período de floração longo e aroma delicado.

Com seu tamanho pequeno e boa resposta de poda, a madressilva cresce bem em recipientes em terraços e varandas. Ao colocar os cílios em uma determinada direção, você pode criar um belo projeto paisagístico, trançar os gazebos e delimitar o espaço adjacente.

Onde e como plantar?

A decorativa Lonicera caprifolium é uma representante popular e vistosa de seu tipo. Ela se distingue por um crescimento vigoroso. Por um curto período de tempo, ela consegue trançar uma cerca de cinco metros de altura. Plantar madressilva é fácil de manusear se você souber como fazê-lo direito. A cultura é capaz de resistir até mesmo a um período de geada, desde que se posicione bem no local. Uma liana crespa requer um suporte estável, por exemplo, na forma de uma malha grossa, um mirante ou uma pérgula.

Você pode simplesmente usar uma grade presa à parede. Nesse caso, é melhor preferir o lado ensolarado, pois a madressilva floresce mais abundantemente sob o sol direto. Mas o sombreamento parcial por árvores também é permitido.

É importante lembrar que o solo está constantemente seco próximo à parede, de modo que a madressilva em um lugar assim gosta de regar mais. Caprifoli não gosta de água estagnada e condições extremamente opostas - solo arenoso seco demais ou argila muito pesada.

Em geral, a planta tem requisitos muito modestos para o solo.

  • Apresenta bom crescimento em solos neutros e ligeiramente alcalinos.
  • O solo deve ser moderadamente umedecido, mas não preenchido com água.
  • Solos com alto teor de húmus favorecem o aparecimento de muitas flores.

A madressilva é geralmente vendida em contêineres. Essas mudas podem ser plantadas durante toda a estação de cultivo, levando em consideração as condições naturais do clima na zona de cultivo. Para esta variedade, o outono é considerado uma época inadequada para o plantio em campo aberto. A melhor época para o plantio de madressilva é a primavera. Como outros arbustos plantados na primavera, a madressilva precisará de muita rega até assumir o controle. Ao mesmo tempo, o plantio na primavera reduz o risco de congelamento da planta no inverno. É aconselhável plantar arbustos em dias nublados, de preferência imediatamente após a chuva.

É importante acrescentar que uma planta como a madressilva não tolera proximidade. Portanto, antes do plantio, é necessário retirar todas as ervas daninhas e plantas perenes, capinar o solo para que receba calor e oxigênio. Na ausência de cobertura morta, o solo deve ser removido duas vezes por semana. Outras culturas decorativas podem ser plantadas nas proximidades.

A madressilva tem boa compatibilidade com a lavanda. Além disso, na época da floração, parece incrivelmente impressionante.

Progresso de pouso passo a passo.

  • Cave um buraco. Se você planeja colocar um arbusto contra a parede, é necessário cavar um buraco, recuando 25-50 cm dele.Se as trepadeiras se destinam a tecer uma cerca, elas devem ser plantadas, observando um intervalo aproximado de um metro.
  • O solo terá que ser completamente escavado, solto, turfa e composto devem ser introduzidos para melhorar a capacidade de umidade. Você pode usar estrume podre.
  • A madressilva cresce não só para cima, mas também nas laterais. Portanto, é importante que ela dê suporte. É aconselhável escolher um material áspero que tenha melhores propriedades de adesão à superfície. É necessário um suporte bastante forte que possa suportar uma carga significativa. Arcos trançados com madressilva, mandris ajardinados, postes efetivamente decorados e armações de treliça acabam sendo incrivelmente bonitos. O correto crescimento do arbusto é facilitado pela sua formação durante o período de plantio. Se um suporte confiável não for criado, a madressilva logo perderá todo o seu apelo visual.
  • Antes de serem imersas na cova, as raízes das mudas devem ser embebidas em água morna. Você pode usar água limpa ou uma solução de qualquer bioestimulante, até mesmo remédios populares ativos. Deixe a muda no líquido por um dia. As pontas secas devem ser aparadas em tecido vivo.
  • Umedeça o solo no fundo do poçousando 4-5 litros por planta.
  • Coloque as mudas nas covas, endireitando as raízespara que não se dobrem para cima. Eles precisam ser colocados 5-10 cm mais fundo do que quando estavam crescendo em recipientes.
  • Cubra o buraco com terra, condensando-o gradualmente. O colo da raiz deve subir 4-5 cm acima do nível do solo.
  • Regue a planta novamente à taxa de 8-10 litros de água e cobertura morta do solo.
  • Amarre os brotos ao suporte. Recomenda-se cobrir o solo com casca para minimizar a evaporação da umidade.

As nuances do corte

Por um ano, a madressilva cresce até 0,5-2 metros com base na fertilidade do solo. Se necessário, os rebentos são encurtados, mas esta não é uma medida fundamental para manter a madressilva em forma sã e florida. A formação tem um efeito benéfico sobre o arbusto, sendo recomendável produzi-la nos primeiros 2 anos após o plantio. Na primeira primavera, é necessário encurtar os rebentos emergentes em 2/3 do comprimento.

No segundo ano, durante a poda da primavera, deixar até 4 rebentos esqueléticos, cortar o resto ao nível do solo. Na base de arbustos velhos, os brotos costumam ficar expostos. Eles precisam de um incentivo para se recuperar. O procedimento é realizado uma vez a cada 6 anos. Os rebentos mais antigos devem ser cortados ao nível do solo.

Para que o arbusto não enfraqueça fortemente, é permitido podá-lo em duas etapas, estendendo o procedimento por 2 anos.

Regras de transplante

Os arbustos de madressilva crescem com sucesso e proporcionam uma colheita generosa durante anos no mesmo local. Cuidar dos arbustos dá a eles a oportunidade de não crescerem e regularmente encantar os olhos com lindas flores. Não há muitos motivos para mudar de lugar, mas são importantes. É necessário alterar a localização da madressilva no outono:

  • se o arbusto cresceu muito;
  • a planta fortalecida começou a sobreviver a "vizinhos";
  • A madressilva cresce em um lugar onde muito pouco sol penetra.

O transplante é planejado levando-se em consideração o layout do local. Apenas plantas com menos de 5 anos de idade podem ser transplantadas. Os arbustos mais maduros não devem ser transferidos para outro local. A planta pode se desprender bruscamente da folhagem, adoecer e morrer. Em casos extremos, o transplante de plantas jovens no verão é permitido. É realizada em junho, não esquecendo as regas adicionais, cobertura morta e sombreamento em calor intenso. Um arbusto adulto é transplantado desta forma:

  • aparar;
  • cavar um pequeno buraco;
  • despeje fertilizantes;
  • cave suavemente no arbusto;
  • puxe-o para fora junto com um pequeno pedaço de terra;
  • transferência para local preparado;
  • coloque no buraco, espalhando cuidadosamente as raízes;
  • despeje sobre o solo, construindo algo como uma tábua de barro ao redor do arbusto;
  • derrame abundantemente com água.

Jardineiros experientes acreditam que é indesejável tocar em arbustos de madressilva na primavera. O período de atividade da planta cai na temporada primavera-verão. No final do verão, a atividade da madressilva é interrompida. A partir desse momento, chega um bom momento para o transplante de madressilva. Escolhendo a época certa para as atividades de plantio de outono, eles levam em consideração o clima do local onde o arbusto cresce. Nas regiões do norte, a madressilva é transplantada até meados de setembro.Somente nesta variante os arbustos serão capazes de sobreviver e ganhar um ponto de apoio em um novo lugar antes do início do inverno. Em áreas quentes, o evento está programado para o final de outubro.

Regar e alimentar

A madressilva precisa de fertilização regular. A cada primavera, o solo é solto ao redor do arbusto, adicionando composto triturado. E também bons resultados podem ser esperados se a cultura for alimentada com fertilizantes minerais granulares. Eles estão espalhados duas vezes sob os arbustos:

  • com o início da vegetação (antes da floração);
  • durante a estação da fronteira, entre a primavera e o verão (mas não depois do final de junho).

A rega regular também é considerada uma medida importante para cuidar da madressilva. A planta precisa especialmente de umidade no verão abafado, quando os frutos estão amarrados. É aconselhável regar os arbustos generosamente, mas com pouca frequência, porque só assim a água chega às raízes.

Wintering

A madressilva é uma cultura resistente às geadas de inverno. Nos subúrbios, o desembarque e cuidados adicionais não são um problema. Ela não precisa ser protegida durante o inverno, ela tolera com confiança o inverno na Rússia central. Uma exceção é feita apenas para rebentos jovens. No final de novembro, eles são colocados sob agrofibras. No entanto, os rebentos jovens muitas vezes congelam ao abrigo. Após o inverno, os brotos deverão ser cortados. Segundo jardineiros do norte da região de Moscou, é melhor cobrir até mesmo uma madressilva adulta no inverno, por exemplo, com lutrasil. Mesmo se a madressilva estiver congelada, ela gerará brotos novos rapidamente. É melhor plantar um arbusto em um local ensolarado, protegido dos ventos fortes do norte.

Antes do inverno, é importante limpar o círculo do tronco de qualquer resíduo de planta e cobri-lo com uma camada espessa (20-25 cm) de folhagem seca (palha). Os brotos são removidos do suporte e enrolados em um anel, coberto com ramos de abeto no topo e várias camadas de estopa ou outro material de cobertura são colocadas.

Em climas amenos, a variedade madressilva é deixada para o inverno sem abrigo protetor. As únicas exceções são as plantas do primeiro ano de vida após o plantio. Com eles vale a pena jogar pelo seguro e organizar um abrigo.

Doenças e pragas

Tratamento de doenças

Muitas das dificuldades no cultivo de madressilvas pitorescas são criadas pelo aparecimento de oídio. Aos primeiros sinais de doença, a tarefa do jardineiro é responder prontamente para tomar medidas para erradicar a infecção. Geralmente se manifesta como uma flor branca nas folhas no meio do verão. A área afetada está crescendo rapidamente. É possível vencer a doença com o auxílio de produtos biológicos e fungicidas de composição química, como o Topsin e compostos semelhantes. A variedade madressilva Inga é considerada a mais resistente ao oídio. Freqüentemente, a doença afeta plantas localizadas em sombra parcial, onde o ar não circula. A madressilva também pode ser afetada pela mancha foliar. Na luta contra a derrota, drogas como "Discus" e "Domark" são mostradas. Recomenda-se pulverizar 2-3 vezes com intervalo de 10 dias, alternando as preparações.

Outras possíveis doenças das plantas e uma descrição de seus sinais devem ser estudados detalhadamente. As doenças mais perigosas incluem a ramularíase. Aparece nas folhas jovens com manchas castanho-acinzentadas com centro castanho. À medida que a infecção se desenvolve, as hastes são afetadas e, em seguida, os pecíolos. A planta está enfraquecendo devido à falta de nutrientes. Se nada for feito, a madressilva morre. Pulverizar com uma solução de "Fundazol" ou sulfato de cobre ajuda contra a ramularíase.

Igualmente perigoso é cercosporose... Nas folhas, aparece como pontos escuros com borda marrom-avermelhada. Os métodos de tratamento dessa doença são semelhantes aos eficazes para a ramularíase. A madressilva também pode ser atingida pelo perigoso fungo tuberculariose. Ele parasita nos ramos da madressilva. Você pode reconhecê-lo pelo aparecimento de saliências vermelhas. Os esporos também se instalam na casca do arbusto, o que leva ao seu murchamento. A área afetada deve ser extirpada e destruída imediatamente. Como medida preventiva, recomenda-se borrifar a madressilva na primavera com líquido bordalês e sulfato de cobre.

Controle de insetos

O maior perigo para a madressilva é o pulgão. A madressilva que cresce contra uma parede ensolarada no lado sul ou leste acabará por atrair pulgões. Os arbustos devem ser verificados quanto a pragas em maio. Quanto mais cedo for possível detectar os parasitas, mais fácil será se livrar da invasão. Os pulgões geralmente atacam os topos dos brotos no final da primavera. Ela é mais freqüentemente atraída por plantas que crescem em lugares áridos e ensolarados. No combate às pequenas pragas, a irrigação com uma solução forte de urtiga (infusão) na forma concentrada é eficaz. Para preparar a infusão, são necessários 200 g de grama seca e 1 litro de água fervente. Com uma lesão em grande escala, você precisará comprar produtos biológicos à base de alho ou alguns inseticidas seletivos, mas não prejudiciais aos insetos benéficos.

Para destruir as pragas que hibernam, é necessário pulverizar os arbustos e troncos com uma solução de carbamida a 5%. Esta medida é aconselhável no início da primavera e no final do outono. Se não houver floração, você terá que reconsiderar seus cuidados com a madressilva. Talvez esta condição seja desencadeada por rega inadequada (escassa ou muito frequente) ou falta de nutrição, esgotamento da composição do solo. Ou os arbustos não têm luz suficiente. Ou talvez a madressilva sofra de correntes de ar frio. Com forte espessamento e umidade constante, um carrapato parasitando nas folhas pode começar no arbusto. Eles escurecem rapidamente e depois se enrolam e, às vezes, caem completamente. A droga "Actellik" ou um análogo - "Omite" ajuda a lidar com o carrapato.

Dicas úteis

O crescimento da madressilva depende de quão saudáveis ​​e fortes são as mudas. As mudas devem ser escolhidas com pelo menos dois anos de idade. Deve ter dois a três ramos com pelo menos 30 cm de comprimento. Você também precisa levar em consideração outras nuances.

  • Os ramos devem estar intactos e não secos. Brotos flexíveis com cobertura intacta são considerados um bom material.
  • Não deve haver manchas na casca. Caso contrário, você pode julgar as más condições do arbusto.
  • Os crescimentos existentes, o mau desenvolvimento da muda e um odor desagradável dos brotos indicam danos às raízes. Tal planta crescerá lentamente ou não crescerá. Ao comprar mudas, você deve definitivamente inspecionar, se nenhuma falha visível for encontrada, comprá-las para plantar em seu local.

A madressilva se propaga em qualquer uma das seguintes maneiras:

  • sementes;
  • camadas;
  • estacas.

Cada método tem suas próprias características. As sementes para reprodução da videira são necessárias apenas frescas, colhidas no segundo ano de vida da madressilva. Antes de semear na primavera, eles definitivamente precisam se adaptar, resfriar em um ambiente úmido e "respirável". Essa medida promove o despertar dos embriões e acelera seu desenvolvimento. As sementes são plantadas primeiro em casa e as mudas já cultivadas são transplantadas para o campo aberto. É importante cuidar das mudas para o plantio já em agosto. Com a chegada do outono, são plantadas em viveiro organizado, em solo nutritivo. Eles são colocados em um lugar permanente na primavera.

É muito fácil propagar madressilva e camadas. Para fazer isso, um galho com raízes de uma planta adulta é pressionado ao solo e borrifado com ele. Quando as mudas criam raízes naturalmente, elas precisam ser transplantadas.

O cultivo de madressilva consiste em procedimentos como irrigação, alimentação, poda (modelagem, se desejado) e prevenção de doenças e pragas. Em geral, é fácil cuidar dos arbustos, sendo necessária tecnologia agrícola padrão e de baixo custo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário