Qual é a aparência da madressilva e como crescer madressilva?

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Em um local novo ou antigo, mas precisando de "renovação", as plantas são freqüentemente selecionadas para resolver dois problemas ao mesmo tempo. Para esverdear o território tanto quanto possível (esverdear - literalmente) e decorá-lo. E também, para que a planta não seja problemática. A madressilva é adequada para esse papel - madressilva, tão bonita quanto prática no local.

descrição geral

Esta madressilva forma (e muito rapidamente) uma videira, que é capaz de cobrir espécies pouco notáveis ​​no local: uma espécie de secção deformada da cerca, não uma parte muito bonita do edifício. Ela é capaz de se enrolar em qualquer suporte, florescer abundantemente e espalhar um perfume especial. E há apenas um obstáculo no cultivo da perfumada madressilva - a planta é termofílica, o frio pode arruiná-la.

As pessoas chamam essa cultura de "madressilva de cabra" ou simplesmente "folha de cabra". Em um ambiente natural, tal arbusto pode ser encontrado no Cáucaso, no sul da Europa. A cipó é uma planta perene, pode crescer até 6 m de comprimento, tem um crescimento bastante rápido, podendo atingir o limite de crescimento em 5 anos. E ela floresce no quarto ano de crescimento. No total, o cipó vive cerca de meio século, ou seja, o plantio é definitivamente lucrativo.

Descrição da planta:

  • A madressilva tem rebentos finos, muito flexíveis, têm uma cor verde claro com um subtom rosado;
  • os brotos tornam-se lignificados com o tempo, a casca começa a descascar e surge um padrão tipo mosaico (o que é absolutamente normal para madressilva, isso não é uma doença);
  • as folhas da madressilva são ovais, emparelhadas, com uma frente verde brilhante e um vermelho opaco, ou mesmo azulado, no verso;
  • floresce em maio-junho, e suas flores têm a forma de tubos, que crescem em "cachos" com cerca de 10 cm de diâmetro;
  • a planta tem estames longos, projetando-se significativamente para fora;
  • as pétalas podem ser de um amarelo brilhante, branco, rosa, escarlate, azul e lilás;
  • a flor vive apenas 2-3 dias, mas as novas não o farão esperar, porque a floração contínua durará cerca de um mês;
  • A madressilva em flor é um aroma incrível e à noite fica ainda mais rico;
  • O aroma da planta não é apenas agradável, funciona como uma terapia - ajuda a acalmar-se, pode ser útil sentar-se num banco perto de tal parreira antes de ir para a cama.

E esse tipo de madressilva é considerada uma boa planta de mel.... Após a floração nos arbustos, os frutos serão amarrados, pequenas bagas de um tom próximo ao coral. Eles são coletados em vários pedaços, essas bagas definitivamente não são comestíveis. Mas essa planta é decorativa na mesma medida que durante o período de floração (se não ainda mais bonita). A característica da madressilva crespa será estranha, se os pontos negativos da planta não forem indicados. Eles, claro, são: você terá que controlar seu crescimento e reprodução, caso contrário a madressilva simplesmente ocupa todo o local. E então será comparável a uma erva daninha.

Como já foi observado, a madressilva é termofílica, em algumas regiões a planta está ameaçada de congelamento. Bem, podem surgir problemas com um transplante de videira, muitas vezes morre após este procedimento.

Variedades populares

Uma das mais belas variedades de madressilva - "Flor pequena". Este é um arbusto vermelho claro com um pequeno número de flores, mas parece aristocrático e gracioso no local. Um pouco inferior à nota dele "Alba", madressilva de floração precoce, suas flores são azuis ou brancas.

Entre outras variedades interessantes - "Inga" (belas inflorescências capitadas, podem ser de cores diferentes), "Telman" - flores amarelas com aroma moderado, nos arbustos parecem luzes, "Arlequim"- flores rosa claro, também sem o aroma mais brilhante, Belgica Select - flores rosas ou roxas, frutas vermelhas e floração duas vezes ao ano. E você também pode prestar atenção à variedade Graham Thomas com flores longas, brancas e amarelas, florescem por muito tempo.

Aterrissagem

No jardim, a madressilva deve ser colocada em uma posição tranquila e quente. Uma planta trepadeira definitivamente precisa de um suporte, pode ser uma malha grossa, uma pérgula, um mirante ou uma treliça contra a parede... Se for decidido plantar uma videira contra a parede, será necessária uma parede solar, porque então a floração será verdadeiramente abundante. A planta ficará desconfortável onde houver água estagnada. Ele não gostará de solos arenosos secos, bem como de argilas densas.

Onde a madressilva é boa:

  • em solo neutro ou ligeiramente alcalino;
  • em solo úmido (mas não molhado, é preciso sentir a diferença);
  • nas terras onde o teor de húmus é alto, pois isso também afeta a abundância da floração.

Novamente, o solo perto da parede ficará mais seco, portanto, se a videira for plantada lá, precisará de rega frequente.

Veja como plantar madressilva.

  • Ela pode ser comprada no mercado de jardinagem, onde é vendida como uma planta de contêiner. E essas mudas podem ser plantadas durante todo o período vegetativo (embora levando em consideração a zona de plantio e o início das primeiras geadas de outono).
  • No outono, você não deve plantar madressilva, mas esta cultura não tem resistência à geada. Portanto, é melhor plantá-lo na primavera. Essa planta precisará de bastante rega. É melhor desembarcar em dia nublado, logo após a chuva.
  • Um buraco é cavado, se o patamar for próximo à parede, o buraco é cavado a 40 (em média) centímetros dele. Se a videira enfeitar a cerca, a planta é plantada a um metro de distância.
  • A terra precisa ser bem desenterrada, solta, turfa, estrume podre ou composto adicionado a ela. Isso melhorará a capacidade de retenção de umidade do solo.
  • Antes de plantar um arbusto, é necessário instalar suportes - a madressilva vai crescer sobre eles, e isso é importante para evitar estresse nas raízes.
  • As mudas são enviadas para a cova. Eles devem sentar-se nele 5-10 cm mais fundo do que foram enterrados nos potes. O solo precisa ser compactado, regado.
  • Depois disso, os brotos devem ser cuidadosamente amarrados ao suporte.
  • O solo ao redor do arbusto precisa ser coberto com casca, isso não permitirá que a umidade evapore tão rapidamente.

O pouso em si não é difícil, onde os cuidados de acompanhamento são mais importantes.

Cuidado

É, como de costume, complexo, ou seja, ao excluir um dos componentes do cuidado, pode-se privar a planta de algo importante que determina seu crescimento e desenvolvimento.

Rega

É especialmente importante no verão, período de frutificação. Pode até ser considerado decisivo para uma frutificação bem-sucedida. Se ao mesmo tempo estiver quente, seco, depende muito da rega.

É melhor regar a madressilva com menos frequência, mas ao mesmo tempo organizar regas abundantes, porque é importante atingir as camadas profundas do solo com água.

Top curativo

Ela cresce rapidamente e essas safras geralmente precisam desesperadamente de alimentação. A cada primavera, o solo ao redor do arbusto é solto, misturado com composto (deve ser triturado) ou esterco apodrecido. Na ausência de matéria orgânica, pode-se também usar um curativo mineral, exatamente aquele que se destina a plantas com flores. Normalmente, trata-se de preparações em grânulos, que devem ser dispersas no início da estação de crescimento, bem como na intersecção da primavera com o verão.

Afrouxamento e remoção de ervas daninhas

A madressilva não se dá bem com os vizinhos, não pode ser chamada de planta amiga. Portanto, antes de plantar, é imperativo remover todas as ervas daninhas desta área do local.... À medida que o arbusto cresce, o solo também precisa ser capinado. Porque o solo limpo e solto recebe oxigênio e calor.

Se o solo não for coberto com cobertura morta, a remoção de ervas daninhas deve ser organizada uma vez a cada 2 semanas.

Poda

No processo de cultivo de uma muda, você precisa se concentrar nos três brotos principais, o resto simplesmente se quebra. A madressilva, que vai em altura, precisa ser podada. Para que a madressilva cresça em largura, isso é necessário.E a sebe não se forma por causa disso. A expansão implica queda das folhas inferiores, aparecem "carecas". E para disfarçá-los, você terá que plantar outro arbusto de Botia, que cobrirá os lugares feios com folhas novas.

Com a poda regular de uma planta trepadeira, ela aumentará sua taxa de crescimento, dará flores bonitas e brilhantes e formará frutos incomuns. E sem poda, isso será impossível de conseguir. Após o inverno, é necessário cortar os brotos fracos, ou seja, fazer podas higiênicas.

Preparando-se para o inverno

O círculo do tronco terá que ser limpo de detritos e, em seguida, coberto com uma espessa camada de folhas, não inferior a 20 cm. Em vez de folhas mortas, você também pode usar palha. Em seguida, os brotos são retirados do suporte, dobrados em anel, cobertos de ramos de abeto por cima, cobertos com estopa ou algo semelhante. Mas devido à inútil resistência ao gelo e nesta forma, os rebentos correm o risco de congelar, pois na primavera terão de ser cortados. Se o clima for quente, é possível não cobrir a madressilva, se a planta for cultivada em regiões frias (na Sibéria, por exemplo, embora isso seja muito raro), é necessário cobrir.

Mesmo nas regiões sul, já no primeiro ano após o transplante, a planta pode ser recoberta: não se trata da robustez do inverno, mas da vulnerabilidade da cultura.

Reprodução

Sementes, estacas, estratificação - estas são as 3 formas de propagação de uma videira. Mas o primeiro método é completamente impopular, porque a germinação da madressilva é muito fraca. Você pode tentar: coletar sementes de frutos maduros, enxaguar e secar. A estratificação é imprescindível - as sementes costumam ser misturadas à areia, colocadas em um recipiente e enviadas à geladeira até o início da primavera... O solo deve ser pulverizado regularmente. Em seguida, as sementes são enviadas para recipientes não muito fundos, onde se misturam húmus, areia e turfa (há o dobro de turfa que os outros ingredientes). O solo deve ser umedecido levemente, e então com o auxílio de um filme, fazer uma estufa, sem retirá-la até que apareçam os brotos. E você pode plantar sementes diretamente no solo, mas a taxa de germinação será ainda mais baixa. As mudas de madressilva irão para um local permanente na próxima primavera, quando devem atingir 30 cm.

A propagação por estacas é um método em que os materiais são colhidos em julho. Você precisa tirar brotos antigos que quebram bem. Os rebentos são cortados em estacas de 10 cm, cada uma com 2 ou 3 botões. Você só precisa deixar 2 folhas de cima, que são cortadas pela metade. O corte inferior será diagonal. Por 3 horas, as mudas são embebidas em um produto que estimula a formação do sistema radicular. Eles são plantados em casa de vegetação, o intervalo é em média 20 cm (é necessário aprofundar em um terço).

Pois bem, o método com estratificação é popular pela sua simplicidade: em abril, o caule dobra-se até o solo, cabe em uma trincheira de 5 cm de profundidade, a casca é entalhada de 2 mm, nessa posição fica fixa, borrifada com húmus. Este local precisa de ser regado mais, e por isso ao longo do verão, ao fim do qual aparecem os brotos (se tudo correr bem). Em seguida, a muda é separada com segurança da cultura-mãe, transplantada na primavera para um local permanente.

Doenças e pragas

Uma lagarta pode atacar a madressilva rolo de folha: ele sugará o suco das folhas, elas se enroscarão em um tubo, secarão e cairão. Se a madressilva atacar bainha, também sugará o suco da madressilva, fazendo com que a planta murche. Pulgão a liana ataca imediatamente nas colônias e também se alimenta de seus sucos. Para evitar o ataque dessas pragas, a botia precisa pulverize a cada 2 semanas com infusões com um odor pungente: com agulhas de pinheiro, frutas cítricas, alho ou cebola. E também os inseticidas ajudarão na luta - "Aktara", "Fufanon" e análogos.

Entre as doenças da triste lista de líderes estarão o oídio, a ferrugem e a moniliose. Para prevenir essas enfermidades, no início e no final da safra, tanto a madressilva quanto o solo são tratados com uma solução fungicida. Ao diagnosticar a doença, todas as folhas afetadas devem ser removidas.Normalmente, a madressilva trepadeira adoece se não tiver luz suficiente, se regar for muito frequente ou, pelo contrário, extremamente raro. E ela também tem medo de correntes de ar frio e terras empobrecidas em seu site. Portanto, ela não viverá de acordo com a duração média de sua vida.

Com um local de plantio bem escolhido e com os devidos cuidados, uma planta com flores brilhantes (do rosa profundo ao laranja escuro), alternando com bagas incomuns, aparecerá no local. É lindo, aromático e original!

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário