Tudo sobre jasmim

Contente
  1. Descrição
  2. Quando floresce?
  3. Tipos e variedades, seus tons
  4. Regras de pouso
  5. Recursos de cuidados
  6. Métodos de reprodução
  7. Adendo
  8. Uso em paisagismo

Jasmine pertence legitimamente ao status do rei das flores. Ele encanta os visitantes do jardim com sua aparência encantadora e agradável aroma doce. Já no século 11, o jasmim era cultivado nos pátios dos imperadores chineses, e essa flor ainda é muito valiosa para os jardineiros modernos. Vamos dar uma olhada mais de perto nesta planta única.

Descrição

É um arbusto perene com um perfume perfumado de morango. Anteriormente, a flor só podia ser encontrada em países quentes, mas os criadores conseguiram criar várias variedades que se sentiam confortáveis ​​nas regiões russas. É possível mantê-lo em um apartamento, mas neste caso vale a pena considerar as peculiaridades do cheiro, que no ambiente pode parecer agudo e provocar dor de cabeça.

A cultura pode apresentar-se como arbusto vertical ou trepadeira, com caule estreito e liso. As folhas são trifolioladas verde-escuras. As flores têm o formato correto, dependendo da espécie, são guarda-chuva ou únicas, geralmente formadas em escamas. A corola alongada contém dois fios que se conectam para formar uma fruta, ou seja, uma baga completamente intragável e até perigosa. A cor das flores é branca, amarela ou rosa e é determinada pelas condições climáticas e filiação varietal. Na natureza, você pode encontrar espécies de plantas com flores grandes, as variedades mais finas, baixas, anãs e outras, algumas das quais podem ser cultivadas na casa de verão.

Vale a pena mencionar uma planta como a laranja simulada de coroa dourada, com a qual o jasmim é freqüentemente confundido. Essas duas culturas são semelhantes em aroma e aparência, no entanto, o jasmim verdadeiro pertence à família Olive, e a laranja simulada pertence à família Hortensiev. Além disso, o personagem principal do artigo é uma planta perenifólia, enquanto a laranja simulada pertence ao tipo decíduo. A cultura apresentada é famosa por suas propriedades curativas únicas. É usado na fabricação de medicamentos que podem estabilizar a libido sexual, normalizar o funcionamento do sistema digestivo, limpar o corpo de toxinas e fortalecer o sistema imunológico.

Quando floresce?

É possível observar os botões já com 2 a 4 anos de idade. Algumas espécies começam a florescer em junho e terminam a floração com a chegada da geada. Outras variedades, por outro lado, florescem no início da primavera e permitem admirar as flores até o final do verão. Existem também variedades de inverno que podem florescer de janeiro a abril. Se a cultura for cultivada em apartamento, a floração geralmente dura de janeiro a dezembro, dependendo da variedade. As flores adornam a planta por até 20 dias, após os quais ficam cobertas com uma tonalidade vermelha ou roxa e desaparecem gradualmente.

Tipos e variedades, seus tons

As variedades a seguir são consideradas populares.

  • Arbusto. É uma espécie ereta, atingindo o tamanho de 1,5 m, com rebentos verdes flexíveis e um arranjo em espiral de estreitas lâminas cilíndricas. A lâmina foliar é verde escura, brilhante. O período de floração vai do final de maio ao início de julho. As flores são amarelas brilhantes, formando um guarda-chuva de cinco unidades. As frutas podem ser vistas no final de agosto.
  • Amarelo italiano. Esta planta é caracterizada por uma inflorescência racemosa de flores amarelas com uma fragrância delicada.

A espécie é capaz de florescer no inverno.

  • Holoflower. Esta variedade distingue-se por rebentos lacrimejantes com folhas compactas verdes brilhantes.No inverno, algumas folhas voam. A planta é decorada com flores amarelas brilhantes e volumosas que não têm perfume. A floração começa no inverno e dura até meados da primavera.
  • Multi-florido (polyantum). É um arbusto de 1,5-2 m de altura, cada broto é escalando. A planta é fracamente ramificada e tem folhas verde-escuras, pontiagudas e onduladas ao longo da borda. Difere em uma variedade de flores rosa, formadas no topo de 3-5 peças.

Possui um aroma pronunciado.

  • Indiano. Além disso, esta espécie pode ser encontrada com o nome de sambac. Assemelha-se a uma liana de até 6 m de comprimento, com brotos estreitos e fofos e folhas ovóides de até 10 cm de tamanho, flores brancas como guarda-chuvas, simples, duplas e semi-duplas.

Difere na floração exuberante, que começa em meados da primavera e dura até meados do outono.

Regras de pouso

A cultura pertence a plantas bastante despretensiosas, portanto, pode ser cultivada em qualquer solo. Porém, a flor vai se sentir mais confortável no solo, onde a água não estagnou, portanto, na hora de escolher o local, dê preferência aos locais com lençol freático profundo. A época ideal para o plantio é o final da primavera ou início do outono, durante este período a muda pode criar raízes melhor. O plantio é assim.

  1. Cave um buraco de até 50 cm de profundidade.

  2. Fertilize o solo com 30 g de nitrophoska.

  3. Umedeça o solo e plante uma muda no buraco preparado.

  4. Não aprofunde o sistema radicular mais do que 3 cm.

  5. Compacte o solo ao redor do arbusto. Regue bem o local de plantio.

Ao plantar vários exemplares, não se esqueça de observar um determinado intervalo, cujo comprimento é determinado pela variedade.

Recursos de cuidados

O cultivo da cultura apresentada em condições ao ar livre consiste nas seguintes etapas.

  • Rega. A árvore reage de forma bastante dolorosa à água fria, portanto, use apenas água morna para regá-la. Em um período de calor extremo, após o sol ter baixado, a planta pode ser pulverizada. Se o jardineiro notou que a flor está murchando ligeiramente, ela pode ser revivida saturando-a com umidade com o tempo, mas se as pétalas já estiverem grossas, a hidratação não ajudará. Além disso, a água para irrigação deve ser liquidada em um dia. A regularidade do procedimento é uma vez ao dia.

Não é desejável permitir que as gotas caiam sobre as flores, é melhor fornecer água apenas nas áreas das raízes.

  • Top dress. A planta precisa de fertilização um ano após o plantio. As formulações minerais são adequadas como nutrição adicional. Por exemplo, você pode misturar ureia (15 g), superfosfato (30 g), potássio sulfúrico (15 g) e água (10 l) e alimentar a cultura com a solução resultante no início do outono.

Na primavera, recomenda-se alimentar a árvore com misturas orgânicas diluídas em água 1: 10.

  • Poda. A formação da coroa é realizada no início da primavera. Em brotos fortes, os topos são podados, feridos e os galhos secos congelados são encurtados pela metade. Todos os anos é realizado um corte sanitário, durante este procedimento o arbusto é desbastado, poupando-o de rebentos desnecessários e flores secas. Para reduzir a probabilidade de infecção das plantas por fungos, após manipulação da poda, os cortes devem ser tratados com breu.

O procedimento também deve ser realizado com um instrumento desinfetado.

Se a flor for plantada em um vaso no parapeito de uma janela, outras regras de manutenção devem ser levadas em consideração. Por exemplo, a iluminação é um critério importante. Esta é uma flor amante da luz, que, ao mesmo tempo, não tolera a luz solar direta. Para proteger a planta de queimaduras, providencie iluminação difusa. No verão, a cultura interna pode ser levada para fora.

Para que a planta cresça bem em um apartamento, a temperatura na sala deve ser mantida entre 18-25 graus. No inverno, é melhor deixar o vaso a uma temperatura de 10 graus, então a flor pode descansar antes do período de floração. Temperaturas abaixo de 8 graus podem levar à morte da planta.

Variedades internas como alta umidade, então pulverize periodicamente as plantas com um borrifador com água morna, mas para que a água não caia sobre flores e botões. Este procedimento é realizado diariamente e em climas quentes e secos - duas vezes ao dia.

No inverno, a lavoura não precisa de pulverização.

Métodos de reprodução

Vamos dar uma olhada mais de perto em como esse representante da flora pode ser propagado.

Estacas

Cortar uma safra é um processo bastante simples que até mesmo um jardineiro novato pode realizar. Primeiro você precisa encontrar um talo forte adequado, que deve ter cerca de 5 cm de comprimento e ter 1-2 entrenós e 2-3 pares de folhas. Examine o rebento visualmente e certifique-se de que não há sinais de fungos ou outras doenças. Durante a enxertia, o material de plantio enraíza-se bem, mantendo as características varietais. O processo é assim.

  1. Corte o talo com uma faca e trate o corte com um estimulante de crescimento.

  2. Mergulhe as mudas em água por vários dias ou plante-as imediatamente em um recipiente com uma mistura de turfa e areia em um ângulo de 40 graus, aprofundando 1 cm.

  3. Cubra o recipiente com vidro por cima para criar um efeito estufa. A temperatura do ar recomendada é de 20-25 graus.

Para que os cortes se desenvolvam bem, eles devem ser pulverizados todos os dias, a umidade e a iluminação devem ser mantidas. Após 3-4 semanas, você pode remover o abrigo e começar a endurecer os brotos. Para fazer isso, leve o recipiente para a varanda todos os dias. Além disso, na dacha, um canteiro de flores é preparado, fornecendo-lhe curativos minerais e umedecimento, e as mudas são plantadas no solo. O cuidado adicional com as mudas jovens consiste em amontoar, regar e podar as copas para o próximo ano.

Camadas

Este método é praticado no início da primavera, antes que os primeiros botões se abram. Primeiro, você precisa cavar o solo perto do espécime selecionado, nivelar o solo, arrastar a estratificação com arame em 2-3 voltas e colocá-la em uma ranhura previamente preparada a uma profundidade de 1,5 cm no máximo. O broto é fixado com grampos e polvilhado com terra.

Quando os brotos germinados crescem até 15 cm, o solo deve ser aterrado no nível de 5-10 cm e este procedimento deve ser realizado a cada 1,5-2 semanas até que o comprimento atinja 25-30 cm. Para o transplante, é permitida a extração das camadas somente em outubro, apenas arbustos com altura máxima de 70 cm são adequados para isso. Os rebentos são transferidos para um local permanente na primavera, a floração é possível no mesmo ano.

Sementes

Você também pode criar uma planta usando um método de semente. No final do verão, o jardineiro notará vagens de sementes na forma de vagens no arbusto e, a partir do final de setembro, podem amadurecer e abrir. A vagem, da qual você pode coletar as sementes, é coberta com uma cor marrom - deles e extraia a semente. Alguns produtores utilizam bolsas de gaze na hora da coleta para não perder o momento de abertura.

A semeadura a céu aberto realiza-se 1,5 meses antes da última geada. Ao cultivar em vaso, você pode escolher qualquer outra época de plantio. As sementes devem ser embebidas em água durante a noite. Em seguida, preparamos o substrato: combinamos turfa, perlita e composto em proporções de 2: 1: 1. As sementes embebidas devem ser enterradas no solo por 1-2 cm, borrifadas com terra por cima e deixadas o recipiente dentro de casa temperatura de + 21 + 23 graus.

Durante este período, é necessário umedecer regularmente o suporte, evitando que seque. Os rebentos eclodem não muito rapidamente - os primeiros rebentos só podem ser observados depois de um mês. Quando o tamanho de 5 a 7 cm é atingido, os brotos são transferidos para um vaso de flores ou turfa, dependendo das condições de crescimento posteriores.

Onde quer que as mudas sejam transplantadas, examine-as cuidadosamente antes do transplante quanto à presença de processos putrefativos. Ao replantar, não compacte o solo com as mãos, mas umedeça-o bem. Mudas jovens precisam de boa rega durante as primeiras 2-3 semanas.

A composição ideal do solo para replantio é solo universal, casca triturada, perlita, composto fresco.

Divisão do sistema radicular

Este é um dos métodos de criação mais raros, recomendado apenas numa situação em que o arbusto tem um forte crescimento em torno do perímetro e foi concebido como sebe. Cave o arbusto com cuidado, corte-o em várias fatias para que cada parte contenha o sistema radicular. Coloque todas as ações em um novo local imediatamente.

A época ideal para a divisão é no início da primavera ou no final do outono, sendo esta época considerada mais favorável para uma fácil adaptação dos brotos às novas condições.

Doenças e pragas

O desenvolvimento de doenças em uma planta está frequentemente associado ao não cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Por exemplo, percebendo que as folhas de uma cultura se enrolam, secam ou se deformam, pode-se supor que a causa do fenômeno foi a falta de umidade do ar. Além disso, a fonte pode ser o efeito prejudicial da radiação ultravioleta.

Para resolver o problema, basta deslocar a planta para um local sombreado e ajustar a frequência de rega.

Se houver um conjunto de botões, mas eles não quiserem florescer, é provável que a planta esteja sofrendo de falta de luz. O escurecimento dos botões pode ser devido ao ar muito quente e seco. A mudança nas condições de cultivo ajudará mais uma vez a lidar com essas doenças. As pragas mais comuns que gostam de festejar na cultura apresentada são os seguintes insetos.

  • Ácaro-aranha. Ocorre quando o ar está seco. Inibe o florescimento da planta.

  • Aphid. Ataca uma flor que invernou no calor.

  • Whitefly. Sua presença é indicada por manchas amarelas ou brancas no interior da folha.

Se os insetos dominaram a planta em um pequeno volume, você pode tratar o espécime afetado com uma solução de sabão em pó. Além disso, infusões de mil-folhas, pontas de batata ou mostarda ajudam bem contra insetos.

Quando a escala da lesão é mais grave, não se pode prescindir do uso de medicamentos especiais.

Adendo

Para que a planta se desenvolva plenamente e delicie o seu proprietário com uma floração exuberante e abundante, vale a pena ouvir mais algumas recomendações de jardineiros experientes. Você deve saber que os espécimes jovens são bastante vulneráveis ​​ao frio, por isso precisam estar preparados para o inverno. Após a floração, envolva o jovem espécime com material de cobertura ou palha comum. Para que o sistema radicular não seja prejudicado devido à geada, é recomendável cavar o solo ao redor do caule no outono e adicionar composto.

Mais algumas recomendações se aplicam ao transplante de plantas. Normalmente, é costume transplantar uma flor na primavera. O tamanho do buraco deve corresponder ao volume do rizoma. Ao replantar, siga as orientações de plantio acima.

Uso em paisagismo

Flores brancas como a neve parecem muito impressionantes contra o fundo de edifícios de tijolos vermelhos ou em uma fronteira mista. É possível plantar jasmim no gramado. Se esta for uma variedade de baixo crescimento, então é aconselhável que eles organizem jardins de pedras ou canteiros, você pode colocar esses arbustos em miniatura na margem de um reservatório de jardim - tal composição criará uma paisagem muito bonita no jardim. Ao plantar variedades de 2 metros, é permitido criar uma sebe que florescerá mesmo após a poda. Combinações harmoniosas são obtidas plantando culturas ao lado de espireas, hortênsias e weigels. Jasmine também parece espetacular com uma única plantação, especialmente se for uma espécie alta.

Você pode aprender como cuidar do jasmim no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário