Jasmim sambac: variedades, seleção, cultivo, reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Aterrissagem
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Controle de doenças e pragas
  7. Reprodução

Jasmine sempre atraiu os amantes de flores com seus botões leves e tocantes e seu aroma incrível. Além disso, o jasmim sambac se desenvolve bem em casa e não requer cuidados particularmente complexos.

Descrição

Jasmine sambac é uma perene perene coberta com pequenas flores brancas como a neve nas extremidades dos brotos. Uma característica da planta é seu cheiro forte e brilhante, que pode até causar dores de cabeça em ambientes internos. Em ramos finos e lisos acastanhados, crescem pequenas folhas coriáceas, formando-se separadamente e assemelhando-se à forma de um ovo. O comprimento de cada placa varia de 3 a 9 centímetros. As flores alongadas têm apenas um centímetro de diâmetro e parecem um tubo. A cor das corolas pode ser branca, amarela ou vermelha.

O jasmim indiano atinge uma altura de cerca de 3 metros. O número de cestos de flores crescendo ao mesmo tempo no final de cada haste varia de 3 a 12 espécimes. Do ovário superior, formam-se bagas vermelhas ou pretas com um diâmetro de um centímetro. Durante o período de floração, os botões de jasmim florescem à noite e fecham pela manhã. O número de variedades de jasmim sambac encontradas na natureza chega a algumas centenas.

Variedades

Em casa, via de regra, várias variedades principais de jasmim Sambac são cultivadas. Todos eles têm uma cor branca como a neve e um cheiro forte, mas diferem em tamanho e dificuldade de crescimento. Variedade "Cavaleiros Árabes" caracterizado por um crescimento e desenvolvimento muito rápidos. O diâmetro de uma flor é de 1,5 a 1,7 centímetros, e o botão em si é o dobro. A cultura desenvolve-se com sucesso tanto ao sol como à sombra parcial. A floração desta variedade vai de março a setembro.

Variedade "Grão-duque da Toscana", que geralmente é conhecido como "Grão-Duque", cresce lentamente, mas agrada seus proprietários com flores muito grandes, cujo diâmetro é de 4 a 5 centímetros. Os botões são densamente duplicados. Eles aparecem no caule por apenas alguns dias, após os quais secam sem cair. Esta variedade requer áreas sombreadas, mas geralmente é capaz de crescer em uma área bem iluminada. Tolera a seca se não for atrasado sem irrigação. A julgar pelas críticas, o doce perfume do "Grão-duque" é o mais agradável.

Variedade "Maid of Orleans" conhecido por sua despretensão e rápido crescimento. A planta é crespa e rasteira, mas quando podada corretamente, forma um arbusto bem cuidado. O diâmetro das flores emergentes é de cerca de 20 milímetros, e elas "vivem" apenas um dia.

Para o cultivo bem sucedido da variedade, é necessário suportar uma temperatura de pelo menos 10 graus Celsius.

Variedade "Beleza da Índia" desenvolve-se a um ritmo médio, mas produz flores ao longo de todo o ano. O diâmetro dos cestos resultantes é de 30 milímetros, além disso, são turcos. A cultivar requer rega regular, mas não excessiva, e muita luz.

Como escolher?

A escolha das variedades de jasmim sambac depende da finalidade para a qual a planta foi adquirida. Se o principal valor são as propriedades aromáticas da cultura e as flores vão servir para a fabricação de, por exemplo, cosméticos naturais, então vale a pena comprar o “Grão-Duque da Toscana”. Se é muito mais importante para o comprador que a cultura agrade regularmente com sua aparência, então deve-se dar preferência à "Beleza da Índia", que floresce quase todos os 12 meses.

Aterrissagem

Nas regiões do sul, costuma-se cultivar jasmim sambac ao ar livre, mas em outros climas é melhor plantar em casa e, em dias quentes, levar um recipiente ou pote para a varanda ou terraço. O solo para a flor exigirá luz, solto e nutritivo, enriquecido com areia e húmus. Será muito mais fácil comprar uma mistura de solo adequada para arbustos floridos na loja, mas se isso não for possível, você precisará misturar o solo da horta, turfa e areia na proporção de 1: 1: 1. Além disso, é importante que o solo seja neutro ou ligeiramente ácido.

Se o plantio ocorrer em casa, o vaso deve ser tomado com volume de um e meio a dois litros. Seu fundo é necessariamente coberto por uma camada de drenagem, após a qual a mistura de solo é despejada em seu interior. Um ano depois, o jasmim precisará de um transplante, já que não só a parte aérea crescerá, mas também as raízes. Nesse caso, a capacidade terá que ser ocupada em um tamanho maior - o mesmo que um ano depois. Um sambac adulto é transplantado a cada dois anos com uma substituição completa da terra.

Cuidados de acompanhamento

Cuidar de uma flor em casa não é particularmente difícil.

Iluminação

Em princípio, o jasmim sambac interno sempre cresce rapidamente se receber luz suficiente e, portanto, para o cultivo, é melhor escolher parapeitos de janela voltados para sudoeste ou sudeste. Periodicamente, o pote ou recipiente deverá ser desdobrado para que o desenvolvimento da coroa seja uniforme. No inverno, o jasmim não tem luz natural suficiente, então você terá que usar um fitolampo, que permite trazer a duração do dia para 16 horas. A temperatura na qual uma planta se sai bem varia com a estação.

No verão, o intervalo ideal é de 18 a 25 graus e no inverno cai para 10 a 13 graus, já que o jasmim precisa se aposentar. A falta de descanso adequado fará com que o jasmim se esgote e não floresça mais com o início da primavera.

Ressalta-se ainda que o sambac adora umidade e, portanto, a exposição ao ar seco, principalmente no período em que as baterias estão ligadas, pode ter um papel decisivo e prejudicar a planta. Portanto, ele precisa de pulverizações regulares com água em temperatura ambiente, cuja frequência é determinada pela situação.

No verão, o contêiner também pode ser colocado em um palete cheio de seixos úmidos ou argila expandida. Durante a floração e dormência, a pulverização da planta para.

Rega

Jasmine sambac requer rega moderada, que é significativamente reduzida no inverno. A variedade não reage bem ao excesso de umidade, portanto sua quantidade deve ser controlada.

Para a irrigação, é adequada água decantada à temperatura ambiente, à qual, se necessário, é adicionado um pouco de ácido cítrico.

Top curativo

Uma vez por mês, o jasmim sambac deve receber fertilizantes complexos contendo potássio, fósforo e nitrogênio, usados ​​em quantidades iguais.

É melhor não usar apenas cobertura com nitrogênio, pois o excesso dessa substância contribui para o crescimento da massa verde e, portanto, para o abrandamento da floração.

O excesso de fertilizante leva a uma mudança na cor das lâminas das folhas para amarelo. A falta de fertilização é o resultado de uma desaceleração do crescimento e, consequentemente, da cessação da formação de botões florais. É mais conveniente fertilizar o jasmim sambac com formulações granulares.

Poda

A poda oportuna permite dar ao jasmim uma forma bonita e elegante. Via de regra, é realizada no início da primavera e consiste em encurtar ramos longos em quase 2/3. Amostras fracas, doentes ou secas são removidas completamente. Quando o jasmim desbota, faz sentido beliscá-lo ou encurtá-lo ligeiramente.Este procedimento contribuirá para o surgimento adicional de rebentos jovens e saudáveis ​​com botões floridos. Via de regra, é necessário formar um arbusto algumas vezes por ano.

É preciso lembrar também que o sambac deve ser devidamente preparado para o período de dormência que ocorre no inverno. Por esta a quantidade de rega está diminuindo gradualmente e a aplicação de fertilizantes está diminuindo. A umidade do ar, porém, permanece no mesmo nível, já que o seco é capaz de estragar uma planta, mesmo quando ela está em repouso. Além disso, como já mencionado, a temperatura na sala onde o jasmim hiberna diminui.

Controle de doenças e pragas

Jasmine sambac reage de forma rápida e clara à violação das condições de manutenção e cuidado - via de regra, a planta imediatamente fica doente ou, enfraquecida, torna-se alvo de pragas. Dos insetos, a cultura é mais frequentemente atacada por ácaros, gorgulhos e pulgões. O dono da planta deve responder rapidamente à situação removendo as partes danificadas e borrifando o arbusto com inseticidas. No entanto, se a situação não for negligenciada, então primeiro você deve usar métodos naturais de luta ou lavar o jasmim com água e sabão.

Se o sambac soltar as placas das folhas, a origem do problema pode ser umidade excessiva, ressecamento do solo ou baixa umidade. O que fazer nessa situação, em princípio, é claro - equilibrar o aspecto fora de controle da cultura. As pontas secas de folhas e brotos são novamente características de baixa umidade ou irrigação insuficiente. Quando o galho seca completamente, o problema pode estar no uso de água dura para irrigação e no acúmulo de álcali no solo.

Dentre as doenças, o jasmim sambac costuma sofrer de clorose, que ocorre devido ao solo pobre. Via de regra, a adição de ferro e magnésio eliminará a situação problemática. Regar em excesso frequentemente resulta em apodrecimento. Neste caso, a parte danificada da planta deverá ser removida, e então o procedimento deverá ser moderado. Se as folhas da cultura ficarem amarelas, talvez estejamos falando de fertilização excessiva.

Reprodução

A propagação do jasmim Sambac é realizada apenas por estacas. Este procedimento é realizado no final de maio ou durante todo o verão. As estacas são cortadas de forma a serem parcialmente lignificadas e apresentam alguns entrenós. É proibido cortá-los dos rebentos de floração.

Cada galho deve ser mergulhado em uma solução que estimule o desenvolvimento das raízes, após o que é plantado em um recipiente com profundidade de um e meio a dois centímetros, preenchido com areia umedecida ou turfa. O corte deve ser chanfrado.

O recipiente é coberto com uma jarra de vidro ou garrafa de plástico para criar um efeito estufa. Com irrigação regular, arejando e mantendo a temperatura em 20 graus Celsius, as raízes aparecerão em um mês e meio. Os brotos com raízes são plantados em vasos separados, com diâmetro de 5 centímetros. O próximo transplante ocorrerá apenas quando as raízes trançarem toda a terra disponível - neste caso, serão necessários recipientes com diâmetro de 9 a 11 centímetros.

Ainda mais nuances de crescer e cuidar do jasmim sambac no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário