Regras para plantar e cuidar do jasmim
Jasmim (Jasminum) é um membro típico da família Olive e possui mais de 300 espécies. A planta é representada por um arbusto trepadeira ou ereto com grandes e belas flores de forma regular e folhas de tipo simples, trifoliolado ou não pareado. Devido à grande variedade de formas, o jasmim é muito popular não só entre os veranistas e proprietários de casas particulares, mas também entre os amantes das plantas de interior, pelo que as questões de plantar e cuidar dos arbustos continuam a ser relevantes.
Cronometragem
O jasmim pode ser plantado duas vezes por ano - na primavera e no outono. Não há datas rígidas para o plantio de uma planta, então cada jardineiro escolhe o momento certo com base em seu clima. Nas latitudes médias, os arbustos começam a ser plantados em meados de maio, e nas regiões sul e na região da Terra Negra - no final de abril. Quanto às áreas de clima fortemente continental e temperado, o plantio de jasmim só pode ser iniciado se a ameaça de retorno das geadas tiver passado por completo.
Para a zona média, incluindo a região de Moscou, será o final de maio, e para os outros - o início de junho. No entanto, residentes de verão experientes afirmam que é possível plantar mudas jovens de jasmim ao longo do verão, pois elas se enraízam bem e têm tempo para ganhar força antes do início do frio. O plantio de jasmim no outono é realizado no final de setembro - início de outubro, o que também depende do clima.
De acordo com a maioria dos jardineiros, as mudas de plantio de primavera e verão enraízam-se melhor do que as de outono.
Escolha de localização e condições favoráveis
O jasmim pode ser cultivado tanto em casa (variedades de interior) quanto em um terreno particular. A planta é bastante despretensiosa e pode se adaptar rapidamente a qualquer condição. Porém, para uma floração mais exuberante e duradoura, o arbusto precisa criar condições confortáveis.
Jasmine adora áreas bem iluminadas e protegidas do vento e das correntes de ar, então, se houver essa oportunidade, é melhor plantá-la perto da parede da casa ou perto da cerca. No jasmim que cresce ao vento, a decoratividade é visivelmente reduzida - as flores tornam-se menores e menos brilhantes e permanecem nos galhos por um tempo relativamente curto. Ao cultivar espécies de interior, o pote de jasmim deve ser colocado na janela mais ensolarada. Com a presença de uma planta por um longo período em um espaço sombreado, seu crescimento diminui e o desenvolvimento começa a ficar para trás, e a floração torna-se escassa e de curta duração. As espécies que crescem em terreno aberto podem ser plantadas em sombra clara, mas com a expectativa de que ficarão ao sol a maior parte do dia.
O jasmim cresce bem em qualquer solo, porém, para uma floração mais espetacular, é melhor fornecer um substrato nutritivo. A opção ideal seria uma mistura de húmus frondoso, areia e terra de grama, tomadas em partes iguais. Jasmim não deve ser plantado em solos argilosos. Isso se deve ao fato de que o ar circula muito mal na argila e a estagnação da água costuma ocorrer. Tais condições podem levar ao congelamento do sistema radicular do arbusto no inverno, o que acarretará na morte da planta.
Para espécies de interior, uma mistura de solo pronta adquirida em uma floricultura é adequada. No fundo da panela deve ser colocada a drenagem, que é utilizada como argila expandida ou seixos de rio.Tanto as espécies externas quanto as domésticas não gostam de umidade excessiva no solo e toleram a falta de líquido muito mais facilmente do que o excesso. Portanto, é melhor plantar jasmim em altitudes mais elevadas ou equipar as covas de plantio com sistema de drenagem. Para fazer isso, uma camada de tijolo quebrado, grande pedra triturada ou argila expandida com uma espessura de pelo menos 20 cm é colocada no fundo dos poços. 5 cm de areia são despejados no topo, e só então um substrato nutritivo é colocado .
Uma condição igualmente importante para o cultivo de jasmim é a temperatura. Este indicador é especialmente importante para espécies de interior que preferem temperaturas de 18 a 24 graus. Para o inverno, as plantas são transferidas para uma sala fria com temperatura de 10 graus e ali deixadas até a primavera. Se o jasmim for deixado para o inverno em uma sala quente, ele começará a acumular ativamente sua massa verde e não florescerá.
Ao escolher o local, a densidade de plantio também deve ser levada em consideração. A distância entre arbustos adjacentes deve ser de pelo menos 1 metro. Com um arranjo mais próximo, as plantas passam a competir por recursos e impedir o crescimento de rizomas entre si.
Se você planeja usar jasmim como uma cerca viva, a distância entre arbustos adjacentes deve ser de pelo menos 50 cm.
Como plantar?
O plantio de jasmim em terreno aberto deve começar com a seleção e preparação do material de plantio.
- Você pode comprar mudas tanto na primavera quanto no outono, e você só precisa fazer isso de fornecedores confiáveis que não venderão uma planta sabidamente doente. A escolha das mudas começa com a sua inspeção visual, antes de mais nada com atenção às raízes (na compra de arbustos com sistema radicular aberto). As raízes da planta devem estar ligeiramente úmidas e saudáveis, sem fraturas visíveis e sinais de apodrecimento.
- Somente aquelas mudas em que os botões não floresceram são adequadas para o plantio. Se o arbusto já tiver várias folhas frescas, a planta pode não criar raízes. Ao escolher um arbusto com sistema radicular fechado, você precisa olhar para que suas raízes fiquem densamente entrelaçadas com uma bola de terra e sejam claramente visíveis nos orifícios de drenagem. Caso contrário, pode ser que ele tenha sido plantado especialmente em um recipiente para esconder raízes doentes.
- Considere o tamanho da muda e tente não comprar plantas muito grandes. Isso se deve ao fato de o arbusto de galhos poderosos possuir um rizoma volumoso, que provavelmente foi danificado durante a escavação. Além disso, o jasmim adulto conseguiu se acostumar com seu lugar, e não se sabe se será capaz de se adaptar ao novo. Portanto, a melhor escolha seria uma muda jovem e delgada, sem folhas, com um sistema radicular frágil.
- Ao escolher uma muda com raízes abertas, deve-se atentar para as condições em que ela é mantida no estábulo. O ideal é que seja ligeiramente cavado no solo, o que garante a retenção da humidade nas raízes e evita que sequem. Esses arbustos devem ser entregues no local de plantio o mais rápido possível, após envolver o rizoma com um pano úmido. Ao chegar ao local, a raiz é colocada em água morna por várias horas. Jardineiros experientes recomendam fazer um talker de argila e verbasco e mergulhar as raízes nele antes de plantar.
Depois de selecionados o local e a muda, pode-se iniciar o plantio. Para isso, é cavado um furo de 50x50x50 cm de tamanho e colocada uma camada de drenagem em seu fundo. Em seguida, é colocada uma camada de areia de 5 cm de espessura e a mistura de nutrientes é despejada no topo de um monte. Para preparar um substrato nutritivo, pegue húmus, areia e solo de grama na proporção de 1: 1: 2 e adicione 50 g de nitrophoska a eles.
A muda é colocada em um monte, os processos de raiz são suavemente endireitados e cobertos com o substrato restante. A terra é levemente socada, 15 litros de água são despejados sob cada arbusto e o solo sedimentado é despejado. Para evitar a decomposição do arbusto, o colo da raiz é enterrado não mais do que 2-3 cm. O círculo do tronco deve ser coberto com serragem, palha ou agulhas.
Ao plantar mudas altas, elas são imediatamente amarradas a um suporte que é erguido antes do plantio de um arbusto. Se isso não for feito, os caules flexíveis durante o processo de crescimento ficarão na posição errada e prejudicarão as qualidades decorativas do arbusto. Assim que os galhos são fixados e começam a crescer corretamente, a corda é desamarrada e retirada.
O jasmim estabelecido tolera bem o transplante, portanto, se necessário, pode sempre ser transplantado para outro local. Podem ser replantados jasmim jovens até 3 anos de idade todos os anos, e arbustos mais velhos - a cada 2-3 anos. O transplante é usado nos casos em que é necessário plantar arbustos densamente crescidos, competindo entre si por nutrientes e umidade. O transplante é feito de acordo com o mesmo algoritmo do plantio, e só quando a planta não está florindo. A melhor época para transplantar um arbusto grande é a primavera.
E para encerrar o tópico do plantio de jasmim, vale dizer que a planta vai bem com todos os tipos de coníferas, como wolfberry, heléboro, açafrão, narcisos e snowdrops.
Mas árvores frutíferas e arbustos não podem ser plantados ao lado do jasmim: o arbusto começa a crescer ativamente para cima, penetra na copa dos vizinhos e reduz significativamente sua produção.
Recursos de rega
Os arbustos de jasmim geralmente têm precipitação atmosférica suficiente, as únicas exceções são os meses muito secos. É possível determinar se uma planta precisa ser regada pelo turgor das folhas: com a evidente falta de umidade, tornam-se moles e letárgicas, e algumas até começam a amarelar. Nesses casos, os arbustos devem ser regados com até 30 litros de água morna decantada para cada raiz. Para evitar a rápida evaporação da umidade, a camada de cobertura morta é aumentada para 7 cm. É melhor levar água macia e ligeiramente acidificada para a irrigação, mas se isso não for possível, então a água da chuva comum servirá.
As espécies de interior são regadas à medida que a camada superior do solo seca e, no verão, também são pulverizadas. A maioria dos tipos de jasmim ama a alta umidade do ar, e é por isso que os espécimes que crescem em climas litorâneos parecem muito mais decorativos e ricos do que suas contrapartes de regiões mais secas.
Como e o que alimentar?
O cuidado com o jasmim também inclui a fertilização regular. A planta começa a fertilizar a partir do segundo ano de vida e é alimentada 2 vezes por temporada. A primeira alimentação de um arbusto de dois anos é realizada na primavera, usando uma solução de verbasco para isso. Um ano depois, um complexo de fertilizantes minerais é adicionado à matéria orgânica, composto por 30 g de superfosfato, 15 g de sulfato de potássio, 15 g de uréia e 10 litros de água. No final da estação de cultivo, 150 g de cinza de madeira são colocados sob cada arbusto e bem regados. Além disso, alguns jardineiros alimentam os arbustos em julho, usando compostos de fósforo e potássio para isso. No entanto, você não deve se deixar levar pela alimentação. A adição excessiva de aditivos pode levar ao esgotamento da floração e reduzir o efeito decorativo do arbusto.
Quanto às espécies de interior, são fertilizadas uma vez a cada 2 semanas., alternando com matéria orgânica com fertilizantes minerais até a floração da planta. Durante a floração, a cultura não é fertilizada.
No outono, a quantidade de curativos é gradualmente reduzida para um por mês, e no inverno eles são completamente suspensos.
Tipos de corte
O jasmim precisa de uma poda anual, sem a qual o arbusto perde o efeito decorativo e começa a doer. Este procedimento ajuda a rejuvenescer a planta, prolonga visivelmente a floração e aumenta o número de flores. Existem 4 tipos de podas, cada qual com objetivos próprios e realizados em um momento específico.
Sanitário
Este tipo de poda é necessário para remover ramos danificados, secos e doentes, a fim de evitar a decomposição e a propagação de infecções. Você pode remover galhos prejudiciais a qualquer momento durante a estação de crescimento, independentemente de a planta estar florescendo ou não.Já os ramos secos e danificados são podados no início da primavera, antes do início do escoamento da seiva e do despertar dos botões.
Os rebentos enfraquecidos não são completamente removidos, mas apenas encurtados pela metade, tratando o local do corte com relva de jardim.
Formativo
Esta poda é puramente decorativa e é feita no início da primavera ou no final do inverno. Os arbustos maduros crescem muito rapidamente e de forma bastante assimétrica, razão pela qual perdem sua atratividade com o tempo. Isso se deve às diferentes taxas de crescimento de rebentos jovens e velhos, bem como à iluminação irregular do arbusto. O trabalho de correção da copa é realizado antes do despertar das primeiras gemas, dando ao arbusto o formato desejado.
A primeira coroa é feita 3 anos após o plantio, removendo os processos inferiores crescendo para os lados, e não para cima. Espécies altas geralmente são reduzidas para dois metros, e espécies menores são formadas a seu critério, cortando galhos em não mais do que um terço.
Rejuvenescedor
Com o passar dos anos, o jasmim cresce e os galhos velhos começam a estragar sua aparência. A floração já não é tão elegante e o número de flores é visivelmente reduzido. Para manter o arbusto em bom estado e preservar as suas qualidades decorativas, procede-se a podas rejuvenescedoras. Para isso, no início da primavera, 5 ramos adultos são selecionados e encurtados para 50 cm. Todos os outros brotos, bem como os ramos subdesenvolvidos inferiores, são cortados na raiz. Durante todo o verão, o arbusto é regado e alimentado, e na próxima primavera todos os novos brotos são cortados, não deixando mais do que 2-3 brotos em cada um dos tocos. O jasmim renovado desta forma florescerá em 2 anos.
Os especialistas recomendam o rejuvenescimento completo do arbusto a cada 7-8 anos.
Desbaste
Os arbustos de jasmim engrossam muito rapidamente e precisam ser desbastados. Para isso, no final de janeiro - início de fevereiro, são retirados brotos muito grossos, velhos e ramificados, cortando-os pela raiz. Se não conseguiu desbastar o arbusto na primavera, pode fazê-lo no verão, imediatamente após a floração.
Afrouxamento e cobertura morta
A cobertura morta é uma obrigação para o cuidado do jasmim. Ele fornece retenção de umidade na zona radicular. Coníferas, agulhas, palha, serragem, turfa e folhagem seca são usados como cobertura morta. Além da função de economia de umidade, a cobertura morta inibe o crescimento de ervas daninhas na zona próxima ao caule e evita o aparecimento de fungos.
O afrouxamento também é um procedimento agrotécnico obrigatório e é realizado conforme a terra endurece ao redor do arbusto.
O solo solto permite que o ar passe bem, melhora as trocas gasosas nas raízes e não permite que o líquido fique estagnado na zona radicular. Além disso, as ervas daninhas são removidas por afrouxamento.
Wintering
Os arbustos de jasmim adultos toleram bem as baixas temperaturas e podem hibernar sem medidas adicionais. As plantas jovens são mais sensíveis à geada e, portanto, atenção especial deve ser dada à sua preparação para o inverno. Para isso, no outono, depois que todas as folhas caírem do jasmim, a terra ao redor do arbusto é bem desenterrada, tentando não danificar as raízes. Então o círculo do tronco é coberto com uma camada de composto, agulhas ou esterco, e o próprio arbusto é cuidadosamente embrulhado em um material de cobertura e amarrado com uma corda.
Nas regiões da Sibéria e do norte, especialmente em condições de invernos frios e ventosos com chuvas mínimas, recomenda-se cobrir arbustos adultos. No início dos primeiros degelos, o material de cobertura é removido, caso contrário, a planta começará a se agitar sob ele.
Possíveis problemas de crescimento
Para crescer um jasmim bonito e saudável, ele deve ser devidamente cuidado. Com mal cuidado, o arbusto não floresce por muito tempo, perde o efeito decorativo e começa a doer. Abaixo estão os problemas mais comuns encontrados durante o cultivo, bem como maneiras de eliminá-los.
- Se o jasmim está crescendo muito ativamente a massa verde, mas não vai florescer, então a razão para isso é um excesso de nitrogênio.A situação será corrigida com o fim da fertilização com preparações contendo nitrogênio e a introdução de fertilizante de potássio e fósforo no solo.
- O enrolamento e a queda da folhagem indicam baixa umidade e pouca irrigação. Nesses casos, a irrigação regular da copa do arbusto e regas mais frequentes ajudam.
- Se o jasmim parar de florescer e começar a sofrer de doenças fúngicas, é mais provável que o problema esteja na estagnação da água na zona da raiz. Para resolver o problema, você precisa cavar um arbusto, drenar o fundo do poço e plantar o jasmim. No futuro, não se esqueça de afrouxar o círculo do tronco e de vez em quando renovar a camada de cobertura morta. Se, após as providências tomadas, o jasmim continuar a sofrer de umidade excessiva, vale a pena procurar outro lugar para ele no jardim. A saída da situação pode ser transplantar o arbusto para um local mais alto e seco.
- Se a floração estiver presente, mas ocorrer muito lentamente e por um curto período de tempo, a razão pode ser o jasmim estar muito perto de outros arbustos ou em sua idade avançada. No primeiro caso, os arbustos são plantados afastados uns dos outros e, no segundo, aguardam o início da primavera e começam a rejuvenescer o arbusto.
- Se as folhas do jasmim começaram a amarelar, o problema provavelmente é a falta de nutrientes no solo. A introdução de medicamentos com alto teor de potássio ajudará a corrigir a situação.
Jasmine raramente fica doente e seu principal inimigo são os parasitas. A planta é freqüentemente atacada por ácaros, pulgões e cochonilhas. Se forem encontrados insetos, lave bem o arbusto da mangueira. Isso aumentará a umidade e eliminará alguns dos parasitas. Depois, você pode tentar remover os insetos com remédios populares, por exemplo, infusão de tabaco. Para isso, pegue 250 g de folhas de tabaco, 50 g de sabão em pó, acrescente 3 litros de água e trate o arbusto com a solução resultante.
Segundo os jardineiros, 2-3 pulverizações são suficientes para a destruição completa dos insetos. Se isso não ajudar, você pode usar os meios "Apollo", "Neoron", "Akarin", "Iskra", "Aktaru", "Fitoverm" e outros inseticidas.
Para obter informações sobre como plantar e cuidar adequadamente do jasmim, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.