Como propagar jasmim?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Métodos de reprodução
  3. Esquema
  4. Cuidados de acompanhamento

O jasmim é apreciado por muitos jardineiros por sua aparência decorativa, perfume delicado no jardim, bem como pelos benefícios das flores desta planta. Eles são adicionados ao chá para dar um cheiro e sabor únicos. Para poder desfrutar dessa cultura, você precisa cuidar dela adequadamente. A propagação do jasmim também merece atenção especial.

Cronometragem

Jasmim é um arbusto perene que pertence à família Olive. Externamente, a planta difere de seus parentes, por ter a aparência de um arbusto ereto ou sinuoso, seus brotos são delgados com folhas verde-escuras que apresentam formato trifoliado. A floração ocorre em flores brancas únicas, coletadas nas inflorescências. Após a floração, uma baga se forma dentro da corola, que não pode ser comida.

Não muito tempo atrás, variedades com flores rosa e amarelas foram criadas.

Para aumentar o número de plantas em seu jardim, você pode comprá-las em um viveiro ou loja de jardinagem, mas é muito mais fácil e mais lucrativo propagar você mesmo a cultura. A forma mais simples são as estacas, graças às quais é possível obter o máximo de novas plantas no menor tempo possível. O corte é melhor feito no verão, quando o arbusto está vivo e você pode ver claramente quais ramos são adequados para cortes futuros. Para obter um bom material de plantio, você precisa escolher apenas arbustos adultos e bem crescidos. A época ideal para esse procedimento é junho, quando o clima já está quente o suficiente, mas ainda não há um calor específico.

Existem variedades que não podem ser propagadas vegetativamente, neste caso as sementes são colhidas no outono, semeadas em tabuleiros especiais e germinam no inverno. Na primavera, as plantas resultantes são plantadas em campo aberto, tendo sido submetidas a um preparo preliminar em forma de endurecimento. Na primavera, você pode tentar propagar o arbusto em camadas, para o qual o momento ideal será abril ou maio. Ao longo da temporada, é importante monitorar o corte, regar, fertilizar e capinar. Com a queda, ele criará raízes totalmente e será possível separá-lo do arbusto-mãe.

Na primavera, o jasmim pode ser propagado usando estacas lignificadas, colhidas no outono e colocadas durante todo o inverno em um local fresco em um filme. As camadas são divididas em pedaços de cerca de 30 cm de comprimento e tratadas com um estimulante de crescimento, após o qual podem ser adicionadas gota a gota para o enraizamento. Se houver arbustos de jasmim muito grandes no local, eles podem ser divididos em outros menores, aumentando assim o número de culturas e melhorando a atratividade de todo o jardim.

Métodos de reprodução

Para cultivar um jardim de jasmim, você precisa ser capaz de propagar a cultura de forma rápida e eficiente, o que não é possível sem saber como fazê-lo corretamente. Existem três maneiras principais:

  • germinação de sementes;
  • dividindo o mato;
  • enxerto.

Como não é difícil plantar jasmim, a escolha de uma determinada opção vai depender do tipo de planta, já que diferentes safras possuem estrutura e tipo de reprodução diversos, crescem em diferentes climas. Se o arbusto for grande e forte o suficiente para resistir a qualquer manipulação, então você deve usar seus galhos, que podem ser plantados por enxerto, ou você pode plantar mudas da cultura dividindo o arbusto em partes.

Cada opção de criação possui nuances e características próprias, por isso é importante estudá-las e utilizá-las corretamente.

Sementes

O jasmim pode ser cultivado a partir da semente, mas esta opção é normalmente escolhida por criadores e profissionais devido à sua complexidade e laboriosidade. Após a floração dos arbustos, é necessário colher sementes deles e separá-los, escolhendo apenas os maiores e maduros. O material de plantio deve ser imerso em um recipiente com areia e turfa e armazenado por pelo menos dois meses. Uma boa ventilação é um fator importante, sem o qual as sementes no solo morrerão. A temperatura ambiente não deve ser superior a 3 graus Celsius para que o crescimento das mudas não comece antes do tempo.

Com o início da primavera, é preciso despejar a mistura do recipiente no solo, que antes era colocado nas caixas de mudas. Assim que as sementes estão prontas para germinar, elas são cobertas com vidro para que a terra não seque. O solo não é regado, mas todos os dias é borrifado com água e o vidro acima das mudas é limpo da condensação.

Pode levar de uma semana a 10 dias antes que os primeiros brotos apareçam. Assim que as mudas crescem e ficam mais fortes, elas precisam mergulhar, plantar em xícaras individuais, e depois plantar em campo aberto. É importante escolher brotos bem formados e fortes, dos quais um arbusto forte pode ser obtido.

Estacas

Cortar é considerado a maneira mais fácil e rápida de propagar o jasmim. Este procedimento pode ser realizado no último mês da primavera ou início do verão. Podem ser enraizadas estacas não lignificadas, que se enraízam fácil e rapidamente num novo local e criam raízes. É melhor pegar brotos fortes e desenvolvidos, mas abandonar a reprodução dos ramos de crescimento, nos quais o miolo pode apodrecer. Para que o pedúnculo jovem se enraíze mais rapidamente, recomenda-se cortá-lo do arbusto para capturar um pedacinho da parte lignificada do rebento do ano anterior. Um aspecto importante também é a linha de corte - na parte inferior deve ser oblíqua e reta na parte superior. Para o trabalho, é melhor pegar uma faca do que uma tesoura, pois ela pode cortar um pedaço de um galho de maneira uniforme e uniforme.

Para a reprodução, são necessárias estacas de 10-15 cm de comprimento, devendo a folhagem que resta ser cortada ao meio e a parte inferior, se possível, tratada com estimulante de crescimento radicular. Para que uma nova planta comece a crescer ativamente, é importante plantá-la em um solo adequado. O melhor de tudo, se for húmus, turfa e solo frondoso, que estão cheios de caixas para mudas. As estacas caem nestas caixas apenas 3-4 cm, a uma distância de até 6 cm umas das outras. A formação do sistema radicular levará de 1 a 1,5 meses. Nesse momento, é necessário expor os recipientes à luz, mas sem a exposição ao sol, além disso, as mudas precisam de uma rega oportuna e abundante.

Se as hastes lignificadas são utilizadas para o trabalho, colhidas no outono, então, desde o início da primavera, elas precisam ser cortadas em pedaços de até 15 cm de comprimento e plantadas em caixas, assim como no trabalho com os blanks verdes. O tratamento da parte inferior da muda com um preparo para acelerar o crescimento da raiz é um procedimento obrigatório. Com o aparecimento das raízes e o reforço da estaca, pode ser levado para a rua e, com o aparecimento de temperaturas adequadas, pode ser plantado no solo em local permanente.

Camadas

Propagar jasmim usando camadas é bastante simples. Você precisa pegar um galho jovem e saudável, cavá-lo, trazendo a ponta para a superfície e cuidar dele como um arbusto. Para comodidade do procedimento, são escolhidos ramos extremos, trabalhos com os quais não interfiram no cuidado do arbusto principal. Recomenda-se realizar este procedimento na primavera, antes do início do crescimento ativo do arbusto. É melhor separar um arbusto jovem no outono, depois que uma planta jovem já formou seu próprio sistema radicular e pode existir sem um arbusto-mãe.

O processo de reprodução do jasmim por camadas é reduzido a uma série de atividades:

  • seleção de um ramo adequado;
  • dobrá-lo ao solo e determinar o ponto de contato com o solo;
  • cortar parte da casca da videira no local onde se desenvolverá o novo sistema radicular;
  • fixar o broto no chão com um arame ou algo semelhante;
  • despejar terra sobre o corte da casca, socar e regar.

Durante o verão, é importante inspecionar as camadas, monitorar seu estado, encher o solo, aplicar cobertura morta e regar bem.

Você pode separar o arbusto no outono e no próximo verão, o que o proporcionará o inverno junto com a mata-mãe.

Ao dividir o arbusto

Outra opção para obter um grande número de novos arbustos de jasmim dos existentes é dividir as plantas em outras menores. Um arbusto adulto pode perfazer 2-3, que são plantados de forma autônoma. Na maioria das vezes, o procedimento de divisão é utilizado quando o jasmim cresce em um lugar por muito tempo e diverge em largura.

Ao dividir o arbusto, é necessário avaliar o sistema radicular e distribuí-lo de forma que cada um dos novos arbustos receba um número suficiente de raízes e possa criar raízes rapidamente em um novo lugar. Além de trabalhar com as raízes, é preciso cortar todos os galhos desnecessários e velhos, raízes estragadas para que a planta não desperdice energia com elas. Os arbustos separados precisam ser plantados no mesmo dia, caso contrário, as raízes podem secar e a planta morrer.

A época ideal para o procedimento é considerada final do outono ou início da primavera - época em que o arbusto está em um estado calmo, fora da fase ativa de crescimento ou floração.

Esquema

Para propagar o jasmim no jardim, é importante considerar alguns fatores, graças ao qual este processo será rápido e bem sucedido:

  • determinação da variedade da planta;
  • seleção de um método para a cultura de reprodução;
  • coleta de material de plantio;
  • procedimentos de melhoramento;
  • cuidar de novos arbustos de jasmim.

Ao planejar o plantio de uma planta, é importante prever para a composição do solo, os fertilizantes que serão aplicados durante o crescimento da cultura, a quantidade de água aplicada. Na hora de escolher um local para um futuro jardim de jasmim, é preciso avaliar a iluminação do local, pois sem a quantidade adequada de luz essa cultura não florescerá plenamente. Igualmente importantes são as plantas vizinhas, que podem ter efeitos benéficos e adversos sobre o jasmim. É melhor plantar delfínio, alfazema, hortênsia e espirea ao lado dela. Não é recomendável montar um jardim de jasmim perto de macieiras e pereiras, pois todas essas árvores sofrerão com essa vizinhança.

Para que o jasmim cresça e floresça bem, é importante não só germiná-lo e plantá-lo, mas também atendê-lo com qualidade e integralidade. Graças a ações oportunas e corretas, é possível obter um lindo jardim que florescerá abundantemente por anos.

Cuidados de acompanhamento

Para enraizar estacas, cultivar mudas a partir de sementes ou arbustos de plantas após a divisão, é importante realizar corretamente não só o procedimento de transplante em si, mas também as características do cuidado posterior das mudas. A condição mais importante para as plantas jovens é a rega. O solo deve ser frequentemente umedecido, mas não derramado, caso contrário, doenças fúngicas podem se desenvolver ou apodrecer aparecerá. Para ajudar os arbustos jovens a crescerem mais fortes e ativamente, é dada atenção especial às raízes. O procedimento de soltura ajuda a saturá-los de oxigênio, o que contribui para seu crescimento mais ativo.

Para que a parte terrestre da mata fique protegida de desastres naturais, vale a pena fazer um suporte para ela. Ventos fortes ou tempestades podem quebrar os brotos jovens ou soltar brotos mal enraizados. No primeiro ano após o plantio, os arbustos não devem ser tocados, e no verão seguinte é preciso beliscar a copa da planta para que comece o crescimento ativo dos ramos laterais.

A alimentação oportuna é importante, pois é melhor usar infusão de verbasco junto com grama fermentada. O jasmim precisa de fertilizantes orgânicos e minerais, que são melhor aplicados separadamente. Para obter um maior apelo visual na primavera e no outono, você pode cortar os galhos em excesso, formando um arbusto a seu critério.

Não se esqueça da poda sanitária, que remove todos os brotos velhos, quebrados e secos. Tendo criado todas as condições para o crescimento, desenvolvimento e floração do jasmim, pode-se obter o resultado desejado, no qual o jardim de jasmim estará exuberante e em floração abundante.

Para obter informações sobre como propagar jasmim com mudas verdes, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário