Tudo sobre trituradores de grãos
O fato de animais domésticos e pássaros assimilarem melhor o grão moído já era conhecido por nossos ancestrais distantes. Eles gastaram muito esforço e dinheiro para moer a ração. Hoje em dia, essa tarefa é facilmente resolvida com a ajuda de dispositivos especiais - moedores de grãos. Os fabricantes modernos oferecem uma grande variedade de modelos para necessidades industriais e domésticas, eles permitem moer cereais, leguminosas, bem como plantas oleaginosas e tubérculos.
Peculiaridades
Os moedores de grãos são usados para moer diferentes tipos de grãos e misturá-los para máxima assimilação pelos animais. É sabido que certas espécies de pássaros, assim como os animais jovens, não conseguem se alimentar de grãos inteiros, por isso têm que moê-los primeiro. O moinho é projetado para moer uma ampla variedade de safras de grãos - trigo, centeio, aveia, cevada e milho. É utilizado para processar feno, beterraba, batata e farelo de girassol, possibilitando o preparo de rações de alta qualidade.
O moedor de grãos é composto por várias unidades principais, seu bom funcionamento garante a funcionalidade de todos os equipamentos. Independentemente das características de fábrica, do tamanho da instalação e das suas características operacionais, qualquer britador inclui várias unidades.
-
Moldura de suporte - construção em aço resistente a vibrações. Ele contém toda a unidade de força principal, bem como outros blocos de fábrica.
-
O motor é a base da instalação. É o motor que gera a força necessária para esmagar grãos sólidos e outros resíduos vegetais. Os fabricantes oferecem modelos com uma potência de motor de 1,5 kW ou mais, quanto mais potente for o britador, mais grãos ele moerá. No entanto, deve-se ter em mente que com o aumento das características de potência, o consumo de energia elétrica, que será necessário para o funcionamento do equipamento, aumenta muitas vezes.
-
Tampa da unidade de energia- cria proteção eficaz para o usuário contra queimaduras e lesões na pele. Além disso, evita que resíduos de colheita entrem no motor.
-
Bunker - um reservatório onde as matérias-primas são despejadas para processamento posterior.
-
Facas - bases de corte, montadas no eixo da unidade de potência. Este elemento é responsável pela trituração de grãos e outros produtos vegetais.
-
Refletor - instalado na parte inferior da câmera.
-
Peneira - é necessário peneirar o grão moído.
O mecanismo de operação de um triturador de grãos é o seguinte:
-
o operador despeja o grão em um recipiente de metal especial;
-
após acionar o botão "Iniciar", o motor começa a funcionar;
-
simultaneamente com o movimento do eixo da unidade motriz, as superfícies de corte são colocadas em operação;
-
no processo de movimento circular, os órgãos funcionais realizam a trituração uniforme de todos os produtos vegetais despejados no bunker;
-
o grão processado passa por uma peneira em um recipiente previamente preparado.
O britador de grãos opera em modo cíclico, ou seja, o curso de moagem se repete a cada curso do motor.
O triturador de grãos tem suas próprias vantagens e desvantagens. As vantagens das instalações incluem uma série de propriedades:
-
alta performance;
-
os cortadores de alimentação são fáceis de usar;
-
alta qualidade e durabilidade dos equipamentos;
-
preço baixo para componentes e consumíveis;
-
capacidade de manutenção, a capacidade de usar peças sobressalentes de outros modelos;
-
compacidade, se necessário, a unidade pode ser facilmente movida de um lugar para outro.
Além disso, devido à simplicidade da estrutura interna, qualquer trabalho de reparo, se necessário, pode ser feito de forma independente, sem contato com especialistas.
Entre as desvantagens está a falta de um container para a coleta do produto acabado. Alguns modelos também não oferecem proteção elétrica; tais dispositivos podem ser danificados por picos de tensão.
Visualizações
Existem trituradores de ração domésticos e industriais. As plantas industriais se distinguem por seu grande tamanho, maior produtividade e capacidade de processar grãos grossos não refinados sem comprometer os mecanismos funcionais e detalhes estruturais. Em pequenas fazendas, um triturador de grãos doméstico é geralmente usado - este é um dispositivo compacto de perfil estreito, ele pode moer exclusivamente grãos refinados, a presença de cascas em que é mínima.
Para pequenas propriedades, esta é a melhor opção, o que permite obter uma quantidade impressionante de ração picada sem gastos significativos de esforços e recursos de seus proprietários.
Ambos os tipos de retalhadoras são divididos em vários tipos, dependendo das características do projeto.
Molotkovaya
Proporciona moagem de alta qualidade, mas ao mesmo tempo consome muita energia. Projetado para esmagar culturas forrageiras. O efeito desejado é alcançado devido ao impacto da força de impacto das unidades de trabalho da unidade.
O design inclui um tambor e uma peneira. No tambor, grãos e produtos vegetais são esmagados e, em seguida, despejados por uma abertura de tamanho adequado. Os parâmetros destes furos são ajustáveis, pelo que pode sempre escolher a opção que mais se adequa às necessidades da quinta.
Rotativo
Os britadores rotativos de grãos trituram os grãos duros de maneira desigual, ou seja, as partículas na saída podem ter tamanhos diferentes. No entanto, essas instalações consomem menos energia durante a operação. Para neutralizar essa desvantagem, muitas vezes é inserida uma malha no triturador rotativo - neste caso, é possível obter partículas do tamanho ideal.
Disco
No projeto desse tipo de britador, são fornecidos discos que funcionam como pedras de moinho. As superfícies de corte são fixadas nelas, a distância entre elas pode ser ajustada. Assim, o dispositivo permite definir os parâmetros da ração picada acabada.
Roller
O princípio de funcionamento dos trituradores de rolos de grãos consiste nos movimentos de elementos corrugados que trituram as matérias-primas.
Classificação do tipo de unidade
Manual
Os modelos manuais mecânicos são considerados os mais convenientes de usar e manter. Eles permitem que você triture rapidamente raízes e grãos para moagem grossa. Normalmente, esse alimento é usado na dieta de bovinos adultos.
Elétrico
Esses dispositivos são caracterizados por alto desempenho combinado com design simples. Têm dimensões compactas, portanto, são amplamente utilizados em pequenos quintais e fazendas.
Pneumático
Os britadores pneumáticos podem ser de martelo ou rotativos. Ambos são alimentados por ar, economizando significativamente os custos de energia e minimizando o esforço do operador.
Entre os proprietários de pequenas fazendas, os modelos de trituradores giratórios elétricos de grãos são os mais procurados. Os fabricantes os equipam com lâminas padrão e lâminas de moagem de turbina. A segunda opção fornece a velocidade máxima e fração fina de moagem, independentemente dos parâmetros primários do grão e seu estado.
Avaliação das melhores modelos
Oferecemos uma visão geral dos modelos mais populares de moedores de grãos.
"Búfalo"
Se o gado for criado na fazenda, será necessário um triturador produtivo para grãos duros para fazer a ração. Esta condição é atendida pela unidade Bizon. Este dispositivo rotativo funciona de forma eficiente, mesmo com partículas sólidas. A potência da unidade é de 1,75 kW, o parâmetro de movimento é de 16.000 rpm, graças a isso, a unidade debulha não só centeio, milheto e aveia, mas também farelo de girassol e outras oleaginosas. A produtividade é de 400 kg / h, o que é um nível bastante alto. Ao mesmo tempo, o aparelho tem dimensões miniaturizadas, pesa apenas 7,5 kg, pelo que normalmente não há dificuldades com o seu transporte.
O ponto fraco desses moedores é a malha na parte inferior. Além disso, vibrações frequentes no interruptor irão afrouxar os contatos de vez em quando.
"Don KBE-180"
O triturador "Don" permite fazer rações úteis para aves e animais. Não esmaga apenas os cereais, mas também o feijão e as raízes. A retificação de produtos de diferentes densidades é realizada graças a uma lâmina afiada acionada por um motor assíncrono de 1,8 kW. A produtividade da planta corresponde a 180 kg / h.
O projeto prevê três peneiras intercambiáveis, com as quais o operador pode selecionar a fração adequada de moagem do produto vegetal. Os usuários notam a boa qualidade de construção, o que leva a uma vida útil impressionante do equipamento. As vantagens do modelo também incluem a rigidez da estrutura, fiação confiável e boa coloração. A instalação não dá vibração e é caracterizada pelo uso despretensioso. A única desvantagem é chamada de corrente de partida significativa, devido à presença de um capacitor.
"Fazendeiro IZE"
A britadeira manual "Farmer" foi especialmente desenhada atendendo aos desejos dos produtores agrícolas nacionais. Equipado com um motor de 1,3 kW, este recurso de trabalho permite moer até 400 kg de peças por hora. O projeto oferece a opção de ajustar o tamanho da fração. A embalagem inclui uma peneira com orifício de 5 mm, podendo ser utilizadas peneiras substituíveis com uma perfuração de 4 ou 6 mm.
Os usuários observam que esse moedor de grãos pode funcionar por até 7 anos. No entanto, como a maioria dos outros, os produtos apresentam suas deficiências. Em primeiro lugar, trata-se da laboriosidade da instalação do contentor, do revestimento pouco prático e do nível de ruído perceptível durante o funcionamento, mas a britagem é feita de forma rápida e eficiente, mesmo com utilizações frequentes, o risco de avarias é minimizado.
"Três porcos"
Para ter sempre à sua disposição ração preparada na hora, adquira o moedor de grãos "Três Porquinhos", que é um equipamento produtivo. Apesar de não poderem ser despejados mais de 5 kg de grãos no receptor, o dispositivo processa até 300 kg de produto a cada hora de operação. Esse alto desempenho se deve à potência do motor elétrico de 1,9 kW. O conjunto inclui uma peneira de reposição e bases de corte. O dispositivo é leve, com apenas 6,5 kg, então até mulheres e adolescentes podem lidar com seus movimentos, se necessário.
As opiniões dos usuários sobre este britador de grãos variam. Alguns proprietários de animais de fazenda o consideram o modelo ideal para a formulação de rações do dia-a-dia. Outros não estão satisfeitos com a capacidade do bunker, por isso têm que reabastecê-lo constantemente. Ninguém tem reclamações sobre a qualidade da moagem em si. O único ponto negativo é o ruído durante a operação.
"Cyclone-350"
O britador de grãos em miniatura de produção russa é destinado ao uso doméstico. A produtividade é bastante alta: a unidade tritura até 350 kg de grãos e ração úmida por hora. A capacidade do tanque graneleiro é de 25 litros, os parâmetros de potência do motor são 1,9 kW. O corpo é feito de aço galvanizado, o movimento das lâminas afiadas é horizontal.
A unidade destaca-se pela sua simplicidade, é realizada a um custo democrático. Avaliações do modelo são as mais altas, das vantagens destacam a manutenibilidade do aparelho, confiabilidade, praticidade e durabilidade.
As falhas são menores: por exemplo, o amortecedor pode fechar sozinho durante a operação. No entanto, você sempre pode modificar o mecanismo de travamento.
"Niva IZ-250"
Ao criar este modelo de trituradores de grãos, o fabricante levou em consideração as especificidades do fornecimento de energia elétrica na província. É por isso que o dispositivo está equipado com um sistema eficaz de proteção contra oscilações de energia. Graças a este projeto, o motor elétrico pode funcionar por muito tempo. A única coisa que é exigida do proprietário da unidade é não operá-la ociosa por mais de 5 segundos. A produtividade é de 250 kg / h.
Os usuários apreciaram muito a qualidade do metal usado para fazer as facas. As arestas de corte permanecem afiadas por muitos anos, elas podem falhar somente se parafusos ou pedras caírem na unidade de britagem. O aparelho é leve, seu peso não ultrapassa 5 kg. Esses modelos podem funcionar tanto em ambientes externos quanto internos com ventilação de alta qualidade. Das deficiências constata-se o entupimento frequente da peneira, que conduz à ruptura e à necessidade de aquisição de novas.
"Zubr-2"
O moedor de grãos universal destina-se ao uso doméstico. Com sua ajuda, os donos de animais podem moer cereais, moer vegetais, cortar feno. A potência do equipamento é alta - 1,8 kW, o motor está localizado na horizontal. O triturador de grãos permite o processamento de 600 kg de vegetais ou 200 kg de cereais em farinha por hora. O conjunto inclui um par de peneiras com aberturas de 2,5 mm e 5 mm.
Este dispositivo é considerado por muitos usuários como o melhor. Ele cumpre bem suas tarefas principais, faz pouco barulho durante o trabalho. Os usuários também gostam de afiar as lâminas dos dois lados. Quando uma das pontas da lâmina fica cega, a faca imediatamente vira e o britador continua a funcionar.
"Electromash 20"
Triturador doméstico, ideal para casa, pode funcionar no exterior ou no interior. A unidade funciona em clima frio e quente. A potência do motor é de 1,9 kW, a produtividade é de 400 kg de forragem por hora. A tremonha comporta até 20 litros de cereais. O projeto permite operação contínua por 6 horas.
O moedor oferece uma moagem de alta qualidade. Isso é conseguido removendo toda a fração triturada da unidade de trituração. No entanto, esse mecanismo consome muita energia elétrica, então os operadores precisam cozinhar tanto a grama quanto os grãos o tempo todo para minimizar a ociosidade.
"Whirlwind ZD-350K"
É também um modelo russo de triturador de grãos, fácil de usar e leve. Possui um design dobrável e um design estético. A tremonha tem capacidade para 10 litros, podendo ser desmontada rapidamente se necessário para simplificar a movimentação do produto.
A capacidade corresponde a 300 kg de centeio, cevada, trigo e outras forragens. Ao esmagar, é permitido misturar frações de diferentes tipos, podendo ser selecionada uma receita individual para cada animal. Potência do motor - 1,4 kW, velocidade de operação - 12 mil rpm.
Este britador praticamente não tem reclamações dos usuários. A unidade lida eficazmente com a função de trituração. Combina desempenho excepcional e preço acessível.
Critérios de escolha
Há uma série de fatores a serem considerados ao comprar trituradores de grãos.
-
Potência da unidade. As instalações domésticas mais produtivas têm uma potência pouco abaixo de 2 kW - este é o limite para tal unidade. A potência diária neste caso é ligeiramente inferior, normalmente não ultrapassando 1,5 kW. Já nas instalações industriais, sua potência chega a 22 kW. Esses dispositivos processam a partir de 800 kg de forragem por hora.
-
Velocidade de rotação. Este indicador indica o número de rotações por minuto, quanto maior este parâmetro, melhor.É possível determinar a velocidade de rotação pelos parâmetros de produtividade da unidade, ou seja, pelo volume de grão processado em uma hora.
-
Tamanho e peso da unidade. Quanto mais compacta e leve for a unidade, mais conveniente será movê-la. Normalmente, as mini-versões são selecionadas para pequenas famílias e fazendas. Para evitar erros na escolha, antes mesmo de comprar, você precisa decidir para que fins o aparelho será utilizado e onde o colocará (em anexos ou em uma casa).
-
Equipamento. O kit pode incluir peças de reposição para a unidade, bem como grades que permitem calibrar o produto acabado.
-
Capacidade do funil. O tamanho do tanque destinado ao enchimento de grãos afeta o esforço que uma pessoa despenderá na manutenção da máquina. Quanto menor a capacidade, mais frequentemente o usuário terá que preencher uma nova porção de grão. Isso significa que ele estará realmente vinculado ao local de trabalho.
-
Aspereza de moagem. É selecionado de acordo com o tipo de gado. Por exemplo, é melhor que o gado receba ração na forma de farinha, enquanto as aves preferem frações maiores.
Concluindo, daremos algumas recomendações para o funcionamento do equipamento. É importante segui-los para que o dispositivo lhe sirva por muito tempo.
Alimente grãos e materiais vegetais uniformemente na tremonha para minimizar o risco de emperramento.
Certifique-se de desligar a energia do britador após terminar o trabalho.
Antes da operação, ligue o motor com a caçamba vazia, isso permitirá que ele ganhe velocidade. Caso contrário, o motor será reiniciado. O tempo ocioso geralmente é indicado no manual do usuário.
Não opere a unidade por um tempo excessivamente longo sem interrupção. Recomenda-se parar a máquina a cada 50-60 minutos de operação.
O comentário foi enviado com sucesso.