Triturador de grãos faça você mesmo

Contente
  1. Características de design
  2. Do que pode ser feito?
  3. Esquemas e desenhos
  4. Instruções de fabricação passo a passo
  5. Recomendações

Os trituradores industriais de grãos às vezes custam dezenas de milhares de rublos. A produção independente de trituradores de grãos a partir de eletrodomésticos, em que, por exemplo, as caixas de engrenagens estão gastas e não podem ser substituídas, permite reduzir os custos em várias vezes.

Características de design

Um moedor de grãos é como um moedor de café ampliado de 10 a 20 vezes.

Mas a diferença entre uma e outra máquina está em alguns parâmetros.

  1. Ao contrário de um moedor de café, o moedor de grãos moe o grão não em um pó fino, como um pó, mas em uma substância grosseiramente moída.

  2. O britador de grãos é capaz de moer dezenas de quilos de grãos em uma única sessão de moagem.

  3. Quanto mais grãos você precisa para moer, mais tempo o dispositivo vai durar. Por exemplo, para atender às solicitações mensais de um galinheiro, no qual, digamos, 20 galinhas põem ovos todos os dias, serão necessários mais de cem quilos de grãos. Para moer 10 baldes do mesmo trigo ou aveia, levará pelo menos uma hora e meia de operação da unidade.

O design do britador de grãos inclui vários componentes.

  1. Caixa de proteção - feita de metais, plástico e / ou compósitos.

  2. Um suporte que é instalado permanentemente em um local específico, ou removível (portátil).

  3. Suporte ajustável com porca e parafuso.

  4. A segunda base possui um amaciante em forma de "sapato" de borracha.

  5. Um par de motores e vários conjuntos de polias de 6 cm de diâmetro, que contam com parafusos de encaixe e chaves.

  6. Vedantes que amortecem a vibração dos eixos do motor.

  7. Facas que moem grãos e grama. Ambos os ingredientes cortados são a base do alimento composto.

  8. Um funil com tampa no qual os grãos não moídos são despejados. O segundo funil permite que a matéria-prima triturada seja despejada em um recipiente previamente preparado.

  9. Fechadura de sapo.

  10. Grades removíveis que permitem a passagem de frações de tamanhos diferentes.

  11. Roda emborrachada.

Cada um dos componentes acima é fácil e simples de instalar em uma máquina de lavar velha.

Um triturador de grãos feito de uma máquina de lavar ativadora (ou máquina automática) é um dispositivo que se distingue pelo mais alto desempenho e capacidade em comparação com outros similares fabricados a partir de outros aparelhos elétricos.

Os componentes selecionados e / ou feitos à mão devem ser compatíveis com as dimensões gerais do dispositivo final. Ninguém instalará facas várias vezes menores em diâmetro no tanque de uma máquina de lavar ativadora - a operação de tal dispositivo se tornaria extremamente ineficaz. O volume do grão, normalmente moído em 20 minutos, com facas reduzidas, levaria uma hora ou uma hora e meia. Em outras palavras, um dispositivo caseiro é fisicamente equilibrado.

Semelhante ao moinho de café, as facas do moinho, combinadas com os eixos dos motores elétricos, são acionadas imediatamente quando o aparelho é conectado à rede de iluminação doméstica. Eles picam finamente pequenos galhos, sementes e grama. A matéria-prima triturada vai para uma peneira que remove cascas e pequenos detritos. O que passou pela filtração passa para o recipiente através do funil, sendo coletado nele.

Do que pode ser feito?

Vamos considerar como fazer diferentes componentes para um britador de grãos em casa.

  • O tanque de moagem é feito de aço inoxidável fino (0,5-0,8 mm). Uma estrutura de metal com uma válvula é fixada ao lado da base. A parte externa do corpo é feita de um tubo de metal sem costura com um diâmetro de 27 cm, cuja espessura de parede pode ser de até 6 mm. Dentro do mesmo tubo, é instalado um estator, para a fabricação do qual foi utilizado um tubo de diâmetro um pouco menor - por exemplo, 258 mm. Furos foram feitos em ambas as seções do tubo para prender a tremonha carregada, remover os grãos triturados, montar uma grade com o tamanho de malha necessário, ganchos para segurar a tremonha de descarga. Ambos os tubos são montados de forma a serem fixados nas ranhuras das flanges auxiliares localizadas nas laterais. Os últimos são conectados entre si por meio de vários pinos. Um dos flanges possui uma rosca interna para pinos. O segundo é perfurado em vários locais. Ambos os flanges também têm orifícios perfurados para prender os mancais e são fixados à estrutura de metal com parafusos e porcas.
  • O rotor é montado na base de empurradores metálicos pré-fabricados e equipado com arruelas. Esses botões podem ser virados, se necessário. Após a montagem, o rotor é verificado quanto a desequilíbrio. Se o batimento ainda for detectado, o rotor será balanceado imediatamente - a vibração parasitária pode encurtar a vida útil de todo o dispositivo.
  • O eixo de acionamento contém chaves e kits de rolamentos de esferas. As arruelas de proteção para rolamentos de esferas baseiam-se nos requisitos da GOST 4657-82 (tamanho 30x62x16).
  • O quadro de apoio com a mesa é fabricado em versão soldada. O material inicial é um canto de aço 35 * 35 * 5 mm. As válvulas são fabricadas em chapa de aço fina.

Depois de preparar os materiais e os blanks necessários, eles procedem à montagem do dispositivo de trituração de grãos.

Esquemas e desenhos

Um triturador de grãos de uma máquina de lavar contém os seguintes componentes:

  • caixa de grãos;

  • quadro;

  • rotor;

  • eixo;

  • descarregando funil;

  • polia (os requisitos do parágrafo 40 do GOST 20889-88 são observados);

  • Correia em V;

  • motor elétrico;

  • moldura com mesa;

  • portões de carga e descarga (válvulas).

Desenhos de análogos feitos com base em um motor de aspirador de pó, um acionamento elétrico de um moedor, um acionamento e um mecanismo de moedor de carne diferem pouco de um dispositivo operado com base em uma máquina de lavar (semi) automática. O princípio de funcionamento do dispositivo não é diferente - o que não pode ser dito sobre o tipo de mecânica de corte utilizada.

Instruções de fabricação passo a passo

Para um moedor faça você mesmo, os seguintes eletrodomésticos que não podem ser consertados são adequados: uma máquina de lavar semiautomática (pode conter um tambor de freio), um moedor, um aspirador de pó e outros dispositivos semelhantes baseados em um comutador ou motor assíncrono.

Da maquina de lavar

Para fazer um triturador de grãos baseado na mecânica de uma máquina de lavar, várias etapas devem ser executadas.

  1. Primeiro, faça suas facas de corte. Eles são moídos em uma trituradora e adicionalmente afiados com lixa.

  2. Defina as facas de forma que se cruzem. Os recuos em cada direção devem ser iguais, simétricos. Eles formam uma estrela de quatro pontas.

  3. Depois de fixadas as facas, por exemplo, com uma pinça ou torno, elas são alinhadas, no ponto de intersecção é feito um furo comum. O diâmetro do orifício é selecionado como ideal - para fixação rígida no eixo, que transfere a energia cinética do motor operacional através da polia. O próprio eixo está localizado na área do ativador embutido.

  4. O eixo é preso com uma chave (uma chave ajustável pode ser usada). Arruelas de pressão são necessárias para prender o eixo.

  5. Monte as facas que foram afiadas e perfuradas anteriormente no eixo da estrutura. As duas tochas são fixadas uma após a outra no eixo (eixo) e fixadas por meio de porcas de aperto. Como resultado, cada uma das facas estará localizada em uma horizontal separada.

  6. Utilizando o orifício de drenagem da máquina de lavar, por onde foi retirada a água residual, equipe o funil. Para permitir que o material triturado se espalhe rapidamente, alongue o funil em até 15 cm usando uma lima redonda e um martelo. Coloque um pedaço de tubo no orifício alargado e dê à descida resultante uma direção que seja conveniente para o usuário.

  7. Monte a malha de metal inclinando-a 15 graus. As bordas da rede não devem formar uma lacuna através da qual os grãos não tratados sairão. Uma malha instalada corretamente permitirá que o usuário limpe de forma rápida e eficiente o grão triturado do joio. Será mais fácil para a matéria-prima triturada penetrar no recipiente previamente configurado para sua coleta.

A instalação da malha maior é muito mais fácil do que a menor (que poderíamos encontrar). Siga uma série de etapas para instalar corretamente a peneira do filtro.

  1. Meça o nível de elevação dos cortadores além do qual eles não irão subir. Execute o teste do motor - em baixa rotação. Marque essa altura nas laterais da caçamba. Afaste outro centímetro das marcas marcadas, desenhando uma linha neste lugar.

  2. Marque e corte a grelha (malha) de modo que as dimensões do funil de entrada coincidam com o fragmento cortado.

  3. Coloque esta peça de forma que suas bordas fiquem ao longo da linha marcada anteriormente.

  4. Para selar a malha fixada - ou melhor, para evitar a intrusão de grãos não moídos - aplique uma camada de selante adesivo ao redor do perímetro delineado.

O dispositivo está pronto para teste. Coloque o grão a ser moído na tremonha de coleta e dê partida no motor.

Será útil utilizar um cronômetro eletromecânico que desligasse o motor no final do ciclo de lavagem.

Certifique-se de que o grão foi esmagado até o tamanho correto e passou pelo estágio de descascamento. A fração resultante deve superar a peneira do filtro. Verifique o funcionamento das facas - elas devem lidar com o primeiro lote de grãos processados ​​ao máximo. O motor e o mecanismo de esmagamento em si não devem ficar presos, desacelerando até a parada completa. Sons estranhos incomuns para um britador em operação não devem aparecer. Com testes bem-sucedidos, o britador de grãos servirá ao usuário por muitos anos.

Do moedor

Uma característica da retificadora elétrica manual é o eixo localizado perpendicular ao disco de corte. Para fazer um moedor de grãos a partir de um moedor (moedor), faça o seguinte.

  1. Marque e serre um pedaço retangular de compensado espesso (1 cm ou mais).

  2. Vi um orifício redondo na peça de madeira compensada cortada - no formato da estrutura principal na qual a roda de corte girava.

  3. Prenda a madeira compensada com os parafusos e o suporte de metal fornecido. O eixo de rotação deve apontar para baixo.

  4. Faça um cortador com uma tira de aço de comprimento, largura e espessura adequados. Como no caso anterior, as facas devem ser cuidadosamente afiadas e centralizadas. A centralização insuficiente pode quebrar a caixa de engrenagens da rebarbadora com o tempo.

  5. Não muito longe da rebarbadora montada no tanque para triturar grãos, faça um furo e forneça um funil. Através dele, as matérias-primas não moídas são despejadas no britador de grãos. O funil com um buraco não é colocado sob a unidade búlgara, mas acima dela.

  6. Instale uma peneira feita de uma panela usada abaixo da unidade. É perfurado com uma broca fina (cerca de 0,7-1 mm).

Recolher o moedor de grãos. Coloque-o em um palete ou caixa. Coloque, por exemplo, um balde sob o funil inferior onde a matéria-prima triturada é despejada. O funil pode ser feito a partir da parte superior cortada de uma garrafa de plástico de qualidade alimentar - o diâmetro do gargalo é suficiente para que o grão derramado passe fácil e rapidamente para o moedor.

De um moedor de carne

Você pode ter certeza de que o moedor de carne moerá o grão, você pode usar resinas, por exemplo, avelãs ou nozes com casca.Não há necessidade de fazer uma faca que atue como um cortador "do zero" - ela já está inclusa no kit. Para a fração de grãos mais finos, é necessário usar a peneira padrão mais fina, que também está incluída no conjunto de entrega.

Para que o grão seja enxaguado continuamente, é necessário instalar um grande funil acima do mecanismo de trituração, por exemplo, de uma garrafa de 19 litros, cujo fundo é cortado.

Um orifício de diâmetro é feito na tampa, no qual o grão derramado não passará pelo gargalo mais rápido do que é passado na forma triturada pelo moedor do moedor de carne. Em princípio, não há necessidade de modificar o picador de carne de forma alguma. O grão não deve ser muito duro - nem todos os moedores de carne lidarão com a mesma eficácia, por exemplo, com trigo duro. Se você não pode usar o moedor como moedor, use um moedor de café.

Outras opções

A versão mais popular do triturador de grãos é um dispositivo caseiro baseado em um aspirador de pó que chegou ao fim de sua vida útil. Os mais fáceis de modificar são os aspiradores soviéticos baseados em um motor coletor com mecânica simples - "Raketa", "Saturno", "Uralets" e semelhantes. Siga uma série de etapas para fazer um triturador de grãos a partir de um aspirador de pó.

  1. Remova o motor da carcaça.

  2. Desmonte a linha de sucção (ela contém uma hélice especialmente projetada) desconectando-a do eixo do motor.

  3. Corte a base arredondada de uma folha de aço. Espessura do aço - pelo menos 2 mm.

  4. Usando o centro, faça um furo na seção de aço cortada para o eixo do motor.

  5. Faça um segundo buraco a alguma distância dele. Ele serve como entrada para o depósito de grãos.

  6. Prenda o motor à base de aço usando parafusos e braçadeiras.

  7. Instale uma faca trapezoidal, previamente torneada do mesmo aço, no eixo do motor.

  8. Coloque uma peneira feita de uma panela velha sob o cortador. O diâmetro dos orifícios não deve exceder o tamanho de meio centímetro.

  9. Fixe o triturador de grãos montado no recipiente de recebimento com grampos e parafusos.

A abertura para o tanque graneleiro, no qual o grão não processado é alimentado, está localizada na área do cortador. Uma lacuna tecnológica não reparada, na qual o cortador não cai, levará a um derramamento significativo de matéria-prima não triturada sob a peneira. Como resultado, o último será martelado e o trabalho será interrompido.

Em vez de um aspirador de pó, você pode usar uma furadeira, uma furadeira de impacto em modo anti-choque, uma chave de fenda de alta velocidade como acionador. O poder deste último não é adequado para variedades de grãos duros.

Recomendações

Para manter alto o desempenho do triturador, siga o conselho de um especialista.

  • Isole o motor com uma tampa opcional feita de, por exemplo, uma lata grande. O fato é que o motor entra em um ambiente empoeirado - esse pó é formado durante a moagem de grãos secos. O motor pode ficar entupido com depósitos e sua operação ficará mais lenta - uma parte perceptível de sua potência útil será perdida.
  • Não use o moinho na velocidade máxima, tentando moer toneladas de grãos de uma vez. Uma grande fazenda na qual os animais são mantidos em números significativos exigirá dois ou mais moedores de grãos. É melhor não economizar no equipamento, para que não falhe depois de alguns dias, mas funcione por vários anos.
  • Use recipientes de coleta para grãos tão grandes quanto possível.
  • Limpe e lubrifique a mecânica a cada três ou seis meses. A manutenção regular - e a substituição planejada - requer rolamentos, sem os quais nenhum motor elétrico funcionaria.

As medidas listadas permitirão ao usuário processar grandes volumes de grãos sem investir tempo extra em reparos e sem interromper trabalhos urgentes.

Como fazer com as próprias mãos um britador de grãos a partir de um motor, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário