Tudo sobre o inferno

Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Dicas de Seleção
  4. Heck métodos de instalação
  5. Você pode abri-lo do outro lado?

As travas são projetadas para trancar portas e portões. Existem diferentes tipos de itens à venda. No artigo, consideraremos o que são e aprenderemos sobre sua classificação.

O que é isso?

A explicação mais detalhada pode ser encontrada no Dicionário Explicativo de Dahl. O termo tem vários significados - desde uma fechadura de porta (zíperes, pontos) a um suporte com uma alavanca que passa pelas portas, cujo objetivo é levantar uma tira de ferro que impede a abertura da entrada. No dispositivo da unidade - uma maneira de parar ou segurar o movimento posterior da máquina.

Em algumas fontes, esse termo é dado em um sentido restrito - um tipo de fechadura de porta. Os sinônimos são as palavras "trava" e "trava". O GOST, adotado nos tempos soviéticos e atualmente em vigor, regulamenta o design e as dimensões das caixas de núcleo e moldes centrífugos.

Como uma fechadura que tranca um portão ou um postigo usado para uma porta, um trinco pode ter dimensões variáveis, princípio de operação e material de fabricação. Algumas fontes incompetentes confundem os conceitos de trava, ferrolho e acabamento da porta com base no fato de que são dispositivos de travamento. Mas existem algumas diferenças no arranjo:

  • parafuso - com uma trava do tipo deslizante, com uma barra transversal entrando em um orifício especialmente feito;
  • a tira da porta é colocada nos batentes e fechada com uma trava de arco através da manilha;
  • uma trava suspensa se move em um laço (pode ter a forma de uma haste ou placa, fixada na base);
  • o parafuso do dispositivo é a mesma válvula, mas em grande escala e durável, geralmente com um mecanismo de mola;
  • o inferno é semelhante a um parafuso e uma trava, a principal diferença está no princípio de funcionamento - a placa de metal é enviada para o encaixe sob a ação de uma mola.

Para distinguir o inferno da trava, é suficiente estudar o mecanismo de ação. Ambos os dispositivos possuem uma placa de metal, mas na válvula ela é avançada por pressão mecânica, e na trava - por pressão de mola. Uma vez no ninho, é travado com uma alavanca e a porta só se abre após manipulações.

A variedade de tipos existentes e a confusão na terminologia geralmente levam à confusão dos dois tipos de mecanismos. Ambos trabalham para excluir a penetração de fora - ao instalar dispositivos, é quase impossível abrir a porta pelo lado de fora. Mas não há necessidade de confundir os dois, como fazem autores incompetentes ou ferragens. O heck é um dispositivo mais complexo e confiável, apesar de algumas semelhanças nos princípios de instalação, materiais de fabricação e a possibilidade relativamente simples de fazê-lo com suas próprias mãos.

Descrição das espécies

As travas de uma porta, postigo ou portão têm uma aparência diferente, apesar de sua característica comum - um mecanismo de travamento. Você pode comprar o aparelho em um supermercado com produtos de construção, no mercado, e até mesmo fazer você mesmo a partir de sucata.

Nas variedades existentes, não só um amador, mas também um especialista pode se confundir.

  • Nota de remessa - de desenho simples ou encaixe, com a parte principal do mecanismo escondida no interior da porta (um painel de madeira é ideal para a instalação de um fecho de encaixe em portas interiores, especialmente se forem decorativas).
  • Padrão, com mola - uma excelente opção para um dispositivo de bloqueio que duplica convenientemente as fechaduras das portas.A porta assim fechada não pode ser aberta pelo lado de fora, enquanto o gancho de engate é facilmente desabilitado por uma forte pressão ou levantado com a ajuda de um ladrão.
  • Swivel ("com um cordeiro" - na gíria profissional) Não é um termo universal. O que essas travas têm em comum é a presença de uma alavanca giratória que traz o parafuso para a posição. No entanto, um sem-fim ou mecanismo de engrenagem pode ser usado para transmitir a força.
  • Deadbolt feito de material resistente ao desgaste pode ser usado para portões, postigos e portas.
  • Portão - com seguro adicional - com alças para cadeado, que é pendurado quando os donos não estão em casa, ou apenas um portão é usado para passagem. Para enfiar a barra transversal, uma peça correspondente é necessária - na maioria das vezes, um laço de forma arbitrária.
  • Eletromagnética funciona a partir de uma fonte de alimentação autônoma (bateria) e requer recarga periódica, mas também há uma recarga da rede elétrica. Ambos os tipos têm controle de um controle remoto operando em uma freqüência individual, que é quase impossível de captar.
  • Trava eletromecânica - também um visual moderno do inferno. Uma fechadura quase completa, eletrônica, na qual o ferrolho é acionado por um motor elétrico. Para proprietários especialmente vigilantes, é produzida uma fechadura completa com uma trava, em uma fonte de alimentação contínua da rede elétrica.
  • Unilateral abre-se apenas pelo interior de um pátio ou sala, mas o duplo é instalado em qualquer lugar de onde seja conveniente utilizá-lo. Esses dispositivos são recomendados para portões ou postigos feitos de papelão ondulado.
  • Automático pode ser fechado de forma independente e duplicado por opção manual e chaves.

Além disso, os dispositivos são diferentes:

  • pelo método de fixação - vertical ou horizontal;
  • no local de fixação - na moldura da porta, folha da porta, no ponto de abertura (segredo, que não é visível da rua, é um complemento comum para as fechaduras do postigo);
  • de acordo com o material de fabricação - de aço de alta qualidade, ferro fundido, aço inoxidável, bronze pode ser usado em elementos decorativos.

O fecho é erroneamente considerado uma tampa com um gancho como um dispositivo de travamento simples e funcional. Existe uma opção de travamento automático, com um botão em vez do parafuso usual. Portanto, é melhor para um vendedor em uma loja ou no mercado não apenas citar uma palavra interessante, mas indicar claramente para que propósito o mecanismo está sendo comprado. Caso contrário, os olhos correrão da variedade mostrada e será difícil navegar.

Dicas de Seleção

A primeira coisa a fazer é decidir sobre o tipo, que depende do local de aplicação (dentro do apartamento ou portas de entrada), portões, postigos (neste caso, as suas características de design são levadas em consideração - separados ou em uma moldura com um portão). Simplicidade ou complexidade é uma questão de considerações de segurança pessoal. Dispositivos modernos com chaveiro requerem energia e podem quebrar se manuseados incorretamente, simples, oleados a tempo - servem por muito tempo e protegem de forma confiável.

Cada um dos dispositivos selecionados possui seus próprios parâmetros dimensionais. Eles também precisam ser considerados ao escolher. Para fazer isso, você precisa decidir o local de instalação e medi-lo com cuidado, então ao comprar a trava você saberá:

  • comprimento necessário - depende da distância entre a folha e a moldura, as dimensões da porta;
  • largura - pode depender das preferências pessoais do usuário (muitos acreditam que a confiabilidade e o grau de proteção dependem deste parâmetro);
  • espessura - importante ao instalar um mecanismo de travamento de encaixe e depende de um indicador semelhante da folha da porta;
  • o peso do produto é determinado não só pelo material de que é feito, mas também pelo tipo de porta - metal e madeira de carvalho suportam qualquer peso, mas aglomerado ou PVC envolve a instalação apenas de mecanismos de luz.

Mesmo se você tiver todos os dados iniciais em mãos e tiver comprado o dispositivo caro e mais recente de um fabricante de marca, isso pode não ser suficiente para os bônus esperados.Eles são obtidos somente com a correta instalação e cuidado do dispositivo de travamento - carregamento, lubrificação, sem deformação e manuseio cuidadoso.

Heck métodos de instalação

Somente especialistas ou pessoas que já tiveram que lidar com tais mecanismos podem montar corretamente uma fechadura eletromecânica ou eletrônica. Em outros casos, o artesão doméstico pode facilmente lidar com a instalação da trava, especialmente a nota fiscal. Mas o encaixe é usado apenas em portas de madeira maciça ou em portas de metal de fábrica. O algoritmo de ação é semelhante no estágio inicial e depende do dispositivo adquirido.

A sobrecarga

Tendo escolhido e delineado o local ideal para a instalação (depende do tipo de entrada a ser reforçada e da presença de outros dispositivos de bloqueio), marque as localizações dos fechos. Em seguida, são feitos os furos correspondentes aos fixadores (eles, por sua vez, devem coincidir com o diâmetro dos furos na placa de trava).

A última etapa é a mais simples - a trava é fixada no local preparado com uma broca ou chave de fenda. Da mesma forma, um atacante é colocado (estritamente oposto, para que a alavanca entre nele sem obstáculos).

Mortise

O processo distingue-se pela escolha da saída e entrada da alavanca do trinco (estão localizadas na extremidade da porta e na moldura da porta). A marcação também é aplicada na folha da porta - a localização do percutor. Em seguida, são feitas ranhuras no maciço de madeira - para o corpo e a alavanca de saída. Só então o percutor e a caixa podem ser pré-fixados. A fixação final é realizada após verificação da exatidão do curso.

Você pode abri-lo do outro lado?

Não existe uma resposta universal para esta pergunta. Nos comentários, os usuários não recomendam a instalação de travas de encaixe, especialmente em uma porta de metal, se houver idosos ou crianças pequenas na família. Para destrancar a porta por fora, fechada por dentro, é necessário ligar para os serviços especiais e pagar muito caro pelos serviços. O mesmo vale para dispositivos de travamento simples.

O uso de força é ineficaz ao escolher uma trava de aço de boa qualidade que esteja presa com firmeza suficiente à porta. Se ao mesmo tempo as fechaduras forem fechadas, será muito difícil para um intruso lidar com o obstáculo. Travas, travas simples e ganchos são ineficazes. Eles são mais usados ​​em portas internas, vasos sanitários e banheiros.

Para obter informações sobre como fazer o inferno, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário