Doenças e pragas de zamiokulkas

Contente
  1. Características do conteúdo
  2. Possíveis causas de morte de planta
  3. Doenças
  4. Pragas
  5. Tratamento
  6. Dicas de cuidados

Zamioculcas é uma planta de casa popular, considerada sua pátria na África. A planta tem um caule de um metro de comprimento coberto com folhas parecidas com couro verde escuro. Como qualquer outra flor de interior, a "árvore do dólar" precisa de cuidados adequados, o que fortalece sua imunidade.

Características do conteúdo

Uma planta exótica como zamioculcas é facilmente dominada em casa. Esta flor não é caracterizada por cuidados extravagantes, uma vez que não é particularmente sensível ao ar seco, pode existir tanto ao sol aberto como à sombra. A temperatura ótima para a "árvore do dólar" é considerada na faixa de 10 a 30 graus Celsius.

A planta não precisa de irrigação regular, pode manter a atividade vital normal em solo seco demais.

Apesar da baixa exigência das condições de detenção, as zamioculcas crescerão e se desenvolverão plenamente em um ambiente o mais natural possível. Em um apartamento, o melhor lugar para uma flor deste tipo será janela sul. Uma quantidade insuficiente de luz não é prejudicial para a planta, mas pode levar ao esmagamento das folhas, bem como à deterioração das qualidades decorativas. Na estação quente, a "árvore do dólar" deve ser levada para a varanda com a maior freqüência possível.

O melhor substrato para o crescimento de uma flor pode ser chamado de nem pesado nem argiloso. A estagnação da água é considerada prejudicial para a planta, por isso é melhor quando o solo é leve, solto e de base arenosa. Para que o excesso de umidade saia, uma camada de drenagem deve ser fornecida no vaso de flores, o que pode ser feito de argila expandida, seixos. A atividade vital normal dos zamiokulkas ocorre mesmo em solo pobre, mas se o agricultor o alimenta, os resultados positivos não demoram a chegar. Você pode fertilizar uma flor com uma alimentação especial para um cacto: uma vez a cada 30 dias e em pequenas quantidades.

O transplante da "árvore do dólar" é necessário apenas se for necessário substituir o vaso por um maior. Para um melhor enxerto, as raízes da planta não são enterradas, mas deixadas ligeiramente abertas. O conteúdo correto de zamiokulkas inclui muita luz solar intensa, uma sala quente, irrigação limitada.

Possíveis causas de morte de planta

Para que as zamioculcas exóticas cresçam normalmente e encantem os floricultores com sua aparência, você precisa fazer muito pouco esforço. Mas se você deseja que esta planta viva em ambientes fechados, você deve prestar a devida atenção a ela. Se aparecerem sinais de doença, eles devem ser eliminados imediatamente. Uma flor pode morrer se for congelada ou inundada com água.

Se a "árvore do dólar" estiver congelada, vale a pena salvar suas raízes. A parte da planta que já morreu deve ser cortada. Nesse caso, a solução "Zircão" pode ajudar, o que contribui para a rápida adaptação da flor e a eliminação do estado de estresse. Após os procedimentos acima, a zamioculcas se recupera sozinha e dá nova folhagem.

Em uma situação em que a flor foi regada em excesso, você não precisa esperar a evaporação da umidade. O sistema radicular de uma planta de casa apodrece muito rapidamente após se inundar com água, por isso deve ser transplantado imediatamente para um novo vaso.

Doenças

Às vezes, surgem situações quando uma zamioculca que cresce em casa seca, fica amarela, para de crescer ou morre completamente. Uma causa comum dos fenômenos acima são as doenças das plantas.

Tronco

Quando o caule se apodrece e manchas pretas ou marrons escuras aparecem nele, pode-se argumentar que a flor está doente. Ao mesmo tempo, além dos sinais acima, a planta freqüentemente ataca podridão de raiz. A razão para essa condição costuma estar oculta. em irrigação excessiva, baixa temperatura ambiente, bem como substrato preparado inadequadamente... Com alta gravidade e teor de argila do solo, além da ausência de drenagem, ocorre a estagnação da água, o que acarreta processos de apodrecimento.

A primeira coisa a fazer nesta situação é normalização das condições ambientais, ou seja, temperatura, irrigação. Recomenda-se também retirar a flor do vaso e realizar tratamentos de bem-estar. Cada uma das partes da "árvore do dólar" deve ser tratada com uma solução fungicida, transplantada para um novo recipiente ou desinfetada o antigo. Em uma situação de dano excessivo, as plantas produzem o aproveitamento da flor.

Tubérculo

Se a rega da "árvore do dólar" não for bem organizada, pode haver problemas com os tubérculos. A secagem do sistema radicular indica uma falta de rega a longo prazo. Apesar da capacidade dos tubérculos de flores em acumularem líquido neles mesmos, não se esqueça da irrigação organizada da planta.

Numa situação em que as zamioculcas apodreceram, podemos falar sobre sua baía. A flor vai precisar urgentemente de medidas como replantar e eliminar todos os elementos podres. Nesse caso, vale a pena usar um substrato comprado - solo desértico para cactos seria o ideal. Se o tubérculo da "árvore do dólar" não apodreceu, apenas ficou preto, isso indica a idade avançada do sistema radicular. O aparecimento de raízes brancas significa que a planta está produzindo tubérculos novos, jovens e fortes.

Acontece que a raiz das zamioculcas não apodrece, mas fica coberta de manchas. Esta situação indica a incorreção da rega, nomeadamente, a sua frequência.

Além disso, a água fria para irrigação pode se tornar a causa da doença, portanto, use apenas água morna e 2 vezes menos do que antes.

Sai

O cultivo impróprio deste tipo de planta de interior pode causar doenças, que se manifestam no aparecimento de uma flor branca nas folhas, que secam e se enrolam. Tais situações tornam-se consequência do ressecamento da flor, raras regas, inundações, uso de líquido frio.

Se o produtor notar que cerca de 5 por cento das folhas amarelaram, isso é causado por envelhecimento natural da planta... Se todo o galho ficar amarelo, você deve pensar em cuidados inadequados ou ataque de parasitas. O murchamento das lâminas das folhas pode ocorrer com o envelhecimento natural da "árvore do dólar", que afeta apenas as placas inferiores.

A mancha na folhagem de uma flor pode ser dos seguintes tipos.

  • Escuro. A ocorrência desta doença é freqüentemente causada por excesso de água e cuidados inadequados. As folhas danificadas devem ser removidas e as raízes examinadas para verificar se há apodrecimento.
  • Na forma de manchas marrons. Pode surgir durante a estação fria, quando a planta congela, ou ainda durante a seca.
  • Pegajoso. Esse tipo de mancha ataca as zamioculcas em caso de infestação por pragas. A doença é acompanhada pelo aparecimento de um fungo fuliginoso.

Pragas

Freqüentemente, a "árvore do dólar" é danificada por insetos nocivos que chegam dela do solo contaminado ou junto com uma flor comprada. É por isso que os produtores recomendam a introdução de um regime de quarentena para uma nova planta por 14 dias, colocando a flor comprada em uma sala separada. Numa situação em que um inseto é avistado nas zamioculcas, vale a pena retirá-lo da massa floral principal e tratá-lo separadamente.

Para pragas que costumam atacar uma planta de casa exótica, incluem os seguintes parasitas.

  • Mealybug. Quando atacado por esse parasita, ocorre deformação das placas foliares. Ele se instala na folhagem da planta e se reproduz nela. A cochonilha se alimenta da seiva da flor, enquanto bloqueia seu acesso ao oxigênio. Lavar a planta com uma solução de sabão em pó, assim como o tratamento com um preparado químico, por exemplo, "Aktellik", "Fitoverm", ajudará a eliminar o parasita.
  • Thrips. O aparecimento de uma flor branca na folhagem das zamiokulkas, bem como a curvatura de seu caule, indicam um ataque de tripes. As flores exóticas devem ser limitadas ao contato com o resto da flora interna e, em seguida, tratadas com "Karbofos" ou "Intavir".
  • Mite. Os parasitas desta espécie são facilmente vistos na parte verde da "árvore do dólar". É um pequeno inseto que não atinge mais de 1 mm de comprimento. Aranhas vermelhas envolvem as placas de folhas da flor com uma teia de aranha. A eliminação da praga deve ser feita mecanicamente: esfregando as folhas com cotonetes embebidos em álcool. A teia pode ser facilmente removida com um cotonete. O estágio final na destruição de carrapatos é o tratamento com "Aktara", "Aktellik".
  • Escudo. Este parasita tem um comprimento de corpo de 4 mm, por isso é facilmente visível na planta. A praga tem casca e é de cor marrom. A bainha se alimenta do suco das zamiokulkas, cuja consequência é o aparecimento de manchas pretas e o ressecamento da flor. Antes de iniciar o tratamento da planta, é necessário realizar a eliminação mecânica dos parasitas. Você pode se livrar da bainha com a ajuda de Actellik.

Tratamento

Se a zamioculcas estiver doente, o florista pode salvá-la sozinha. Você pode reviver a planta das seguintes maneiras.

  • Quando os tubérculos de uma flor se apodrecem, é necessário preservar todas as partes intactas da planta. O florista precisa fazer de tudo para salvar seus fragmentos saudáveis. Dos elementos restantes, você pode crescer uma nova "árvore do dólar". Se pelo menos algumas raízes inteiras permanecerem, elas devem ser plantadas em um novo solo. Se restarem apenas folhas inteiras, elas são enviadas para a água para construir o sistema radicular.
  • Folhagem torcida indica um ataque de pragas. Nessa situação, as zamioculcas são examinadas completamente e, caso seja encontrado um parasita, vale a pena tomar medidas eficazes para combatê-lo.
  • Folhagem congelada «árvore do dólar» deve ser aparado. Algum tempo após o procedimento, o florista pode observar o aparecimento de novas folhas sãs.

Para o tratamento de zamioculcas os seguintes fungicidas podem ser usados:

  • "Maksim" - é eficaz no combate à podridão e queimaduras vermelhas;
  • Fitosporin - um bom medicamento para combater infecções fúngicas;
  • Fundazol necessário para combater esporos de fungos;
  • "Hom" usado para manchas marrons e bacteriose;
  • "Chinozol" É um medicamento antibacteriano eficaz.

O produtor de flores deve lembrar que o processamento da "árvore do dólar" deve ser feito apenas com um dos medicamentos acima, de acordo com as instruções.

Você também pode combater as doenças de uma flor exótica com a ajuda de remédios populares.

Para eliminar o apodrecimento, a flor deve ser retirada do recipiente, as áreas podres devem ser cortadas e os locais cortados devem ser tratados com cinza de madeira ou canela.

Para se livrar da mosca-branca, é preciso lavar as verduras da "árvore do dólar" com sabão em pó, que pode ser adquirido na farmácia. Para se livrar dos parasitas, limpe a folhagem com uma solução de álcool e lave a planta com sabão em pó.

Dicas de cuidados

Para que as zamioculcas agradem seus donos com beleza, vale a pena prestar a devida atenção e seguir as devidas normas de cuidado. Após a conclusão do tratamento da planta com inseticidas, vale a pena proteger o solo cobrindo-o com uma película.Em um dia, quando os produtos químicos são lavados com água, a flor deve ser protegida de sua penetração até a raiz. Para isso, o substrato é recoberto.

O principal que não se deve esquecer é que a "árvore do dólar" é representante da flora, resistente a doenças infecciosas, mas apenas em condição de absoluta saúde. Uma flor exótica deve ser dotada de drenagem fluida, temperatura e regime de iluminação corretos.

No verão, as zamiokulkas precisam ser levadas para a rua, o que a tornará mais forte e bonita.

O vídeo a seguir mostrará como tratar zamioculcas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário