O que são rebitadores e como usá-los?
O que é um rebitador, como funciona um rebitador, como usá-lo - essas questões surgem regularmente entre aqueles que primeiro encontram a necessidade de usar esta ferramenta manual. Este método de conexão tem sido usado com sucesso por muitos anos, não é menos confiável do que soldagem ou parafusos. Vale a pena falar com mais detalhes sobre como escolher uma pistola de rebite, o princípio de seu funcionamento e a classificação dos melhores modelos.
O que é isso?
Um rebitador ou rebitador é um dispositivo manual que pode ser usado para criar uma conexão permanente em peças de metal. Ao contrário dos dispositivos elétricos, todas as ações aqui ocorrem exclusivamente devido à ação mecânica. A rebitadeira parece bastante simples, visualmente semelhante a um alicate, mas com uma disposição lateral das mandíbulas. A estrutura sempre contém esses elementos.
- Cabeça. É nele que se fixa o rebite a instalar. Ele é selecionado de acordo com o tamanho do hardware para fornecer um aperto conveniente da haste com o mecanismo de pinça.
- Alavanca. Ao pressioná-lo, o mecanismo começa a se mover. A força é aplicada de ambos os lados, com fechamento de suas partes.
- Quadro. Inclui uma alça inferior fixa e uma base de suporte de ferramenta.
- Mecanismo de fixação. Responsável pela transferência de força das alças para a cabeça. Em rebites, pode ser rosqueado e puxado. No segundo tipo de construção, é constituída por uma manga e mandíbulas de pinça.
- Primavera. Usado ao remover o núcleo, cria pressão ao repousar contra a tampa do invólucro.
Este é um dispositivo bastante simples com o qual você pode prender folhas ou peças de metal rapidamente sem usar uma máquina de solda ou selecionar parafusos. Além das modificações manuais, existem também opções elétricas, pneumáticas e de bateria., mas a mais popular é a versão mecânica: barata e confiável.
Com a ajuda de um rebitador, materiais de espessura limitada podem ser fixados - até 10-13 mm. A junta resultante tem suas vantagens: é indissociável, resistente a cargas de vibração mesmo sem vedação adicional - isso é especialmente valorizado na construção naval, onde as soldas não fornecem confiabilidade suficiente.
O objetivo principal desta ferramenta é unir peças planas. A rebitagem é mais eficaz quando a largura dos pontos de contato é 3 vezes ou mais que a espessura.
Princípio da Operação
O rebitador funciona, independentemente do tipo de dispositivo, de acordo com o mesmo princípio. Todas as ações são reduzidas à transferência de força para o cabeçote da ferramenta. Pode ser fornecido mecanicamente, pneumaticamente ou eletricamente, dependendo da modificação. Um orifício com o diâmetro desejado é feito na estrutura de metal, onde o rebite é inserido. Um mecanismo de fixação é apresentado - um instalador que permite deformar o hardware. Após o impacto sobre ela, as saias dos rebites mudam de posição, se achatam e a própria armação adquire a força e a rigidez necessárias.
Inicialmente, o processo de rebitagem ocorreu sob cargas de choque. Com o advento dos rebites, o método de puxar se tornou o mais popular.Um hardware com uma cabeça acabada na extremidade é enfiado através de um orifício no metal, sua haste de metal é fixada na ponta de fixação da ferramenta. Quando uma força é aplicada à cabeça, ocorre a compressão e a formação da parte correspondente da conexão. Do lado destacável, a tampa, se necessário, é selada.
Características principais
Como qualquer outra ferramenta, o rebitador tem certas características de desempenho e desempenho. O mais importante desses parâmetros merece consideração mais detalhada.
Materiais (editar)
A ferramenta é feita de aço ferramenta durável ou aço cromo, que pode suportar cargas regulares intensas. Também há rebites de alumínio, seus cabos são feitos de liga de cromo-molibdênio. As garras ou suas tampas são geralmente feitas de plástico PVC. Raramente os rebites de silumin são feitos de liga de alumínio-silício - eles são menos duráveis, mais parecidos com grampeadores em sua aplicação.
Dimensões e peso
A faixa de tamanho da ferramenta manual não é muito grande. Os seguintes parâmetros são considerados padrão:
- comprimento de 210 a 500 mm;
- diâmetro do mandril (parte interna) 2,4-8 mm;
- comprimento da cabeça de 24 a 70 mm;
- peso 300-1100 g.
Os modelos elétricos e pneumáticos são mais pesados, têm uma gama diferente de dimensões. Os elementos de trabalho para rebitadores são geralmente padronizados para todas as variedades. Os modelos do tipo "acordeão" são os mais massivos - pesando até 4 kg. Para versões manuais padrão, a versão mais popular é de 440 mm com um mandril de 2,6 × 42 mm.
Equipamento
O equipamento padrão do rebitador manual pode ser complementado com acessórios úteis. Normalmente usado aqui:
- bocais substituíveis de tamanhos padrão populares;
- parafuso de ajuste para limitar o curso no corpo;
- pontas de plástico para puxadores com fechadura;
- chave de montagem para mudar as cabeças;
- mandris roscados para porcas de rebite.
Esta é uma lista de verificação básica do que deve ser incluído com um rebitador de mão de qualidade. Vale considerar que para ferramentas roscadas, a quantidade de bicos disponíveis muitas vezes é maior, pois está focada em outros diâmetros: 5,6, 8, 10 mm. Os parafusos têm sua própria faixa de tamanhos de fixadores: 2,4 mm, 3,2 mm, 4 mm, 4,8 mm, 6 mm, 6,4 mm.
Visão geral da espécie
Uma pistola de rebite ou um rebitador de prensa industrial, uma versão mecânica universal ou um dispositivo de alavanca reforçada - todas essas ferramentas são unidas por um princípio comum de operação e um método de instalação de fixadores. Hoje existem modelos com cabeça giratória (mandíbulas), máquinas profissionais e clássicos "acordeões". O método de impacto de rebitagem praticamente não é mais usado, tais dispositivos estão sendo gradualmente eliminados. Ferramentas elétricas e pneumáticas são oferecidas para substituí-los. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre o dispositivo e como são os rebitadores modernos.
Mecânico
Modelos com acionamento manual e o dispositivo mais simples. Eles têm um design primitivo e são operados apertando os braços. A gama de rebites instalados não é muito grande, ao trabalhar com produtos de grande diâmetro, é preferível dar preferência a opções mais potentes. Dispositivos mecânicos são mais usados na oficina doméstica.
Pela localização da cabeça, os rebitadores manuais são classificados como segue.
- Fim. A cabeça está localizada na parte superior da ferramenta, na mesma direção do corpo. A montagem está localizada no final.
- Canto. A cabeça está localizada na lateral do corpo. Normalmente anexado em ângulos retos, mas existem outras opções.
- Dupla face. Com esse modelo, você pode reorganizar a cabeça de uma extremidade à outra, usando uma chave de aterrissagem. Isso é útil se você precisa acessar uma parte que não está diretamente acessível.
- Duas posições. Aqui, nenhuma ferramenta especial é necessária para alterar a posição da cabeça.Ele pode ser facilmente fixado no ângulo desejado de 180 ou 90 graus.
- Swivel. Aqui, a ferramenta usa um mecanismo de dobradiça para apoiar a rotação de 360 graus da ponta de trabalho. Você pode escolher qualquer posição conveniente da cabeça e corrigi-la.
Esses são os principais tipos de cabeçotes usados na construção de rebitadores manuais.
Elétrico
Tais modelos são feitos na forma de uma arma de montagem com bicos substituíveis e um "gatilho", quando pressionado, uma força é aplicada na cabeça. A ferramenta elétrica requer uma conexão à rede elétrica. É mais produtivo que as contrapartes manuais, o trabalho é realizado praticamente sem esforço por parte do mestre.
O uso de rebites elétricos é aconselhável apenas em operação contínua.
Pneumático
Os dispositivos não parecem pinças, mas sim uma arma de montagem, na cauda há um compressor que bombeia ar comprimido. Esta é a opção mais poderosa para garantir a instalação bem-sucedida de grandes rebites. É aconselhável adquirir este equipamento se os trabalhos de instalação da ligação permanente forem realizados regularmente e em grandes volumes.
Recarregável
Eles são uma subespécie de modelos elétricos, mas têm uma bateria independente. Devido a isso, sua potência é significativamente menor, o período de operação contínua é determinado pela capacidade da bateria e a intensidade do seu consumo de carga. Esses modelos são móveis e podem ser usados onde não há conexão de rede. O conjunto de entrega pode não incluir uma bateria ou um carregador, eles devem ser adquiridos separadamente.
Pneumohidráulica
Versão profissional e industrial do equipamento. Ele é usado para trabalhar com rebites roscados de grande porte. A alta força de fixação dá a essa ferramenta a capacidade de prender peças em nós especialmente críticos sem o risco de sua destruição. O principal campo de aplicação dos rebites pneumohidráulicos é a construção naval, engenharia mecânica.
Com uma mão
Eles também são chamados de grampeadores de rebites. Esta é uma ferramenta com 1 cabo de trabalho e corpo fixo. Como esses produtos são feitos de silumin, a resistência do mecanismo é mínima. Adequado apenas para trabalhar com rebites de alumínio, plástico e outros materiais macios. Os diâmetros dos fixadores costumam ser limitados a 4,9 mm.
Duas mãos
Uma ferramenta universal em que ambas as alças são móveis. Oferece alta força de compressão, adequado para trabalhar com todos os rebites metálicos, inclusive de aço inoxidável. Além disso, os rebites bimanuais são chamados de alavanca, de acordo com o princípio de ação. Eles são classificados na categoria profissional com uma ampla gama de trabalho.
Nos bastidores
Também conhecido como rebitador acordeão ou de dobramento de alavanca. Esta ferramenta é usada na instalação de rebites de difícil alcance. Um mecanismo especial cria força ao dobrar as partes deslizantes, a alça atua como uma alavanca de pressão. A conveniência do rebitador reside no fato de que você pode trabalhar com ele com uma mão.
Martelos de rebitar
Uma variedade de rebitadores profissionais que usam a força de impacto para definir o hardware. Uma diferença importante em seu trabalho é a necessidade de prendedores de cunha em ambos os lados, o que requer livre acesso a cada parte da peça ou peça. O principal campo de aplicação de tais equipamentos é a reparação e manutenção de equipamentos nas indústrias de construção de máquinas e construção naval. A rebitagem é realizada em superfícies frias e quentes, o diâmetro da ferragem pode chegar a 36 mm. Não é usado na vida cotidiana.
Adaptadores
Fabricado em forma de bico que pode ser instalado em brocas ou chaves de fenda. Na maioria das vezes, eles são produzidos na forma de uma opção para um tipo específico de rebites, mas também existem opções universais. Eles são baratos, projetados principalmente para baixa produtividade.
Exaustores
Projetado para trabalhar com o tipo correspondente de rebites. Os consumíveis para eles são baratos, cobrem completamente o orifício da peça de trabalho. Esse tipo de ferramenta é mais freqüentemente encontrado entre as opções manuais.
Threaded
Projetado para trabalhar com rebites que possuem tubo oco com rosca interna. Um grampo de cabelo com uma cinta é aparafusado nele. Essa ferramenta é encontrada em modelos manuais e elétricos ou pneumáticos. A conexão é considerada mais confiável.
Classificação dos melhores fabricantes
Não é difícil compor o top das melhores marcas que lançam rebitadores do mercado. Eles são apresentados no sortimento das empresas mais famosas. Entre os líderes estão essas empresas.
- Metabo. Uma marca alemã que produz rebites elétricos potentes e confiáveis. A linha inclui modelos com fio e recarregáveis.
- Matriz. Uma das marcas mais populares da Rússia. Produz rebitadores sanfonados manuais e rebites bimanuais profissionais, há modelos giratórios e opções de âncoras.
- "Búfalo". Produz principalmente rebitadores manuais, o nível de qualidade é médio, mas o equipamento é bastante satisfatório tanto para amadores quanto para profissionais.
- Messer. A empresa é especializada em rebites de fio elétrico de nível profissional.
- Haskyy. O fabricante oferece ferramentas manuais para venda, principalmente para conexões roscadas. Uma característica distintiva é o rico conjunto de produtos oferecidos.
- Fubag. A marca é especializada na produção de rebites elétricos e pneumáticos de uso doméstico ou industrial. Os modelos portáteis são fáceis de usar, mas um tanto volumosos.
- Stanley. Renomado fabricante de ferramentas para o lar. Seus rebitadores são monocomando, voltados para o trabalho com metais macios, e se diferenciam pelo preço acessível.
Como escolher?
Ao escolher um rebitador, é importante prestar atenção a vários pontos importantes.
- Nomeação da ferramenta. Para a casa, vale a pena escolher as opções mais simples - para rebites de alumínio, até uma versão de uma mão ou um "acordeão" é adequado. Para aço e aço inoxidável, é melhor comprar modelos manuais de duas mãos. Equipamento profissional para rebitagem de metal de diferentes espessuras é necessário apenas para aqueles que estão envolvidos na produção, reparo e construção.
- Recursos de fixadores. Por exemplo, para um perfil de drywall, um cortador convencional tipo alavanca de uma mão é adequado. Para buchas Molly e âncoras deste tipo, escolha modelos semelhantes. Para rebites semi-ocos, você precisa de uma ferramenta de tração que seja simples e direta de usar.
- Material de fabricação. Deve ser aço ferramenta de espessura suficiente. Este ponto é especialmente importante para uso profissional. As opções de silumin e alumínio nem valem a pena ser consideradas.
- Tipo de cabeça. Se tiver que realizar trabalhos em outras condições, é melhor escolher imediatamente um modelo com mecanismo rotativo. Para a instalação não muito frequente de rebites em casa, você pode conviver com uma opção simples reta ou em ângulo.
- Equipamento. Quanto mais largo for, menos você terá que comprar acessórios adicionais no final. Além disso, a ferramenta deve ter as chaves de montagem e outros dispositivos necessários para facilitar o trabalho do mestre.
- Peso e potência. Um rebitador de qualidade é sempre bastante pesado, seu peso é próximo a 1 kg ou mais. Os modelos mais potentes são os pneumáticos, os com fio elétrico são inferiores a eles, mas esse desempenho só é necessário quando a ferramenta é usada em linha. Se isso não for necessário, é melhor escolher uma opção manual ou um adaptador de broca.
Estes são os principais critérios que podem ser seguidos na escolha de um rebitador para uso em uma oficina doméstica.
Como usar corretamente?
Para rebitar facilmente qualquer peça de metal, você precisa estudar as regras de uso do rebitador. Sobre que tipo de ajuste é necessário para uma ferramenta manual, como instalar o hardware ao trabalhar com ela, vale a pena aprender mais detalhadamente antes de começar a usar a ferramenta.
Rebite de porca roscada
Esta ferramenta requer algum esforço para trabalhar. O procedimento neste caso será o seguinte.
- Um furo com um diâmetro de 3 a 14 mm (M3-M14) é feito na peça de aço. Ponto de referência - diâmetro de rebitagem.
- Insira a haste roscada na cabeça de rebitagem.
- Dane-se o chefe. A ação continua até que a parada apareça.
- Instale o hardware preparado no orifício nas peças a serem unidas.
- Reduza as alavancas para gerar o esforço necessário.
- Desaparafuse a ferramenta da junta do rebite.
A fixação obtida desta forma permite aparafusar imediatamente na peça um parafuso ou perno com o diâmetro pretendido. A conexão é forte e confiável, geralmente não requer vedação adicional.
"Harmônico"
Este tipo de ferramenta requer, durante o trabalho, que haja espaço livre suficiente para dobrar seus elementos. Além disso, o comprimento da parte endireitada da alavanca chega a 80 cm, este também deve ser levado em consideração na preparação do local de trabalho. A cabeça nos rebites sanfonados é sempre reta. Nesse caso, você precisa instalar o hardware da seguinte maneira.
- Aperte o rebite na cabeça. A instalação é feita no interior com grampo de cabelo.
- Abra a alça completamente.
- Insira o rebite no orifício preparado.
- Comprima o mecanismo, aumentando gradualmente a pressão devido ao peso corporal.
- Remova o pino da cabeça.
A grande vantagem é que todas as manipulações são feitas com uma mão. Isso facilita o posicionamento dos rebites no furo, permitindo menos fadiga com um grande volume de tarefas.
Escape
O princípio de operação aqui é semelhante ao usado em rebitadores sanfonados. Apenas a alavanca da ferramenta está localizada de forma diferente e requer a aplicação de força de 2 lados. O cartucho é selecionado com base no tamanho do pino. A ferramenta, ao ser comprimida, alisa a saliência instalada no furo, ocorrendo a rebitagem do material. O pino interno é puxado para fora.
O excesso de ferragens salientes no material pode ser facilmente removido com um alicate de corte no final do trabalho. Ao trabalhar com rebites cegos, é importante lembrar a seleção correta de consumíveis. O comprimento da saliência deve ser 2 vezes a espessura dos elementos a serem fixados, caso contrário não funcionará para conectá-los.
O vídeo a seguir explica como usar o rebitador.
O comentário foi enviado com sucesso.