Como fazer rebites com as próprias mãos?
Num apartamento na cidade não se encontram tantos produtos feitos com rebites. Mas em uma casa rural ou na garagem de um artesão, esses fechos podem sempre ser úteis. Mas, na ausência deles, não se desespere, pois não é difícil fazer um rebite com as próprias mãos. Além disso, não será pior do que o de fábrica em termos de confiabilidade e vida útil.
Ferramentas e materiais
Se uma pessoa precisava de uma grande quantidade de tais fixadores, então é mais lucrativo fabricá-los independentemente de alumínio ou fio de cobre. Os rebites também são feitos de arame de latão, mas raramente estão à mão.
Para um grande volume de fixadores, é melhor fazer um dispositivo especial, que, com um trecho, pode ser chamado de máquina de rebite. A ferramenta é uma barra de aço espessa na qual furos de diferentes diâmetros e profundidades são perfurados (de acordo com as dimensões dos fixadores necessários). Se uma barra de metal adequada com a espessura exigida não estiver disponível, então pode ser feita a configuração de tipo - para prender várias placas de aço em bruto com uma espessura menor (2-5 mm).
As placas devem ter as mesmas dimensões de comprimento e largura. Você pode prendê-los com solda ou parafusos.
Se você precisar de vários rebites, nenhum dispositivo deve ser feito. - bastará um martelo, um torno, uma lima chata e um cinzel para picar a quantidade necessária de pedaços de fio. Às vezes, você pode precisar de uma furadeira elétrica com um conjunto de furadeiras de tamanhos diferentes e um punção central.
O arame é feito com essa seção transversal para desempenhar com segurança a função de fixadores como rebites. Na maioria das vezes, é usada uma seção transversal de 6 a 20 mm, mas esse parâmetro depende do tamanho da estrutura que precisará ser rebitada. Para rebites, os condutores do cabo elétrico são os mais adequados.
Uma boa opção são os rebites artesanais de diâmetros mais finos, feitos com pregos de construção.
Manufatura
A preparação dos espaços em branco deve ser iniciada depois de descobrir as verdadeiras dimensões necessárias para um resultado de alta qualidade do trabalho de rebitagem subsequente. Você deve saber exatamente a espessura da conexão das peças que precisam ser rebitadas para calcular o comprimento correto da peça, levando em consideração o seu processamento sob a cabeça da hipoteca e trava.
Se a conexão for complexa, e diferentes comprimentos de material de rebitagem forem necessários, então é melhor fazer um desenho no qual você marque todos os locais indicando a espessura da conexão na forma acabada, e já a partir disso proceda em cálculos sobre o comprimento dos espaços em branco.
De acordo com o diagrama, ficará claro quantos espaços em branco são necessários para cada comprimento. Em seguida, usando um cinzel e um martelo, corte as peças de trabalho do arame com uma margem de quantidade.
A fabricação de rebites consiste em várias operações. Primeiro - sobre como fazer um rebite de arame com uma máquina.
- Selecionamos na máquina um furo adequado em diâmetro e comprimento para a peça de trabalho de que necessitamos. A peça de trabalho deve ter um comprimento suficiente da parte saliente da qual a cabeça de inserção será formada.
- Batendo com um martelo na parte saliente do fio, formamos uma cabeça. Primeiro, alise a ponta do fio com golpes de cima para formar uma cabeça, como um prego, e depois processamos essa cabeça batendo nas laterais, dando-lhe uma aparência esférica.
- Após a formação da cabeceira, corrigiremos o resultado com uma lima, se for importante o aspecto da estrutura a ser unida.
- Removemos a peça de trabalho do furo e processamos a extremidade oposta ao cabeçote (alinhe com uma lima ou amolador).
Ao fazer um rebite sem máquina, são realizadas exatamente as mesmas ações que com ele, apenas a peça é fixada em qualquer outro dispositivo, por exemplo, em um torno. Todas as outras operações são realizadas na mesma ordem que na máquina.
Às vezes é necessário fazer rebites com cabeças planas ou escareadas. Neste último caso, você também pode usar o dispositivo mencionado acima.
Para fazer isso, você precisa fazer quantos furos na barra forem necessários - eles são mais profundos do que o comprimento dos rebites cegos. Esses orifícios devem então ser alargados por cima, sob o cone, com uma broca de diâmetro ligeiramente maior do que os próprios orifícios (sob a cabeça).
É nesses orifícios recém-preparados que as peças de trabalho são inseridas, cujo comprimento corresponde à profundidade do orifício mais uma pequena saliência na cabeça. Resta apenas bater na ponta do fio com um martelo, enchendo o leito preparado para a cabeça com achatamento para que não se projete acima da superfície da máquina.
Os rebites com cabeça chata podem ser confeccionados com a mesma tecnologia da versão anterior, mas apenas o leito para a formação desta parte do produto é cilíndrico e não cônico.
É conveniente fazer um rebite artesanal de pequeno diâmetro, composto por duas partes - uma hipoteca e uma fechadura - a partir de um par de pregos. Para isso, é retirado um dos pregos de diâmetro maior - é feito um orifício em sua haste 0,1 mm menor que o diâmetro do segundo prego.
Ele funcionará como uma futura trava de rebite.
O segundo prego, cuja haste deve ter um comprimento menor do que a profundidade do orifício de bloqueio, é afiado na extremidade sob o cone. As cabeças dos pregos são cabeças prontas, só você vai precisar moer um pouco para ficar com o visual. O orifício na junta para o qual esse rebite foi preparado é perfurado no tamanho do diâmetro da parte de travamento do fixador.
Recomendações
Para uma fabricação melhor e mais eficiente de rebites caseiros, é necessário seguir algumas recomendações.
- Cabeças esféricas de produtos acabados são sempre fáceis de transformar em cabeças com a forma desejada por moagem ou ação mecânica.
- Antes de fazer um furo na haste da peça de travamento do rebite, é necessário marcar o centro com um núcleo para uma instalação precisa da broca.
- Para lixar cabeças e pontas de produtos, você pode usar uma furadeira inserindo as peças de trabalho no porta-ferramentas e, ao girar, apoiando-as contra a retificadora.
- Se se planeja muito trabalho para a fabricação de rebites, a melhor solução seria fazer um dispositivo para isso e até comprar uma máquina pronta. Caso contrário, o trabalho demorará muito.
Como fazer rebites com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.