Variedades e tamanhos de rebites de aço
Os tipos e tamanhos de rebites de aço são extremamente importantes para vários trabalhos de construção e instalação. Existem rebites com cabeça semicircular para rebitador, escareados, acionados e outros modelos. Seu tamanho tem muito a ver com a forma como uma determinada versão pode ser usada.
Descrição
Os rebites de aço produzidos em massa são uma característica de muitos empregos modernos em várias indústrias. Vale a pena considerar que o método de rebitagem é muito utilizado, e não apenas quando se trabalha com produtos de metal. As juntas rebitadas também são usadas em roupas e acessórios. Ao trabalhar com metal, os rebites de aço são muito mais práticos do que as conexões de parafuso convencionais.
Porcas e parafusos são mais caros e não podem ser trabalhados tão rapidamente.
Visão geral da espécie
Os produtos com cabeça semicircular são comuns. Este item atende aos requisitos de GOST 10299-80. A seção transversal da haste é de 0,1 a 3,6 cm. Um rebite de aço para um martelo escareado deve estar em conformidade com GOST 10300-80. Para produtos com cabeça chata, aplica-se o padrão 10303-80. Finalmente, para amostras semi-ocas, GOST 12641-80 é usado.
Para a fabricação de tais dispositivos, aço dos seguintes tipos é usado:
- 10kp;
- 15kp;
- St2;
- St3.
Todos os rebites de haste metálica têm excelente capacidade de carga. No entanto, é bastante difícil estabelecê-los. O tipo semi-oco é formado de tal maneira que a seção da barra próxima à cabeça de inserção fica parcialmente vazia. Finalmente, o produto oco é fácil de rebitar. O outro lado dessa vantagem é a confiabilidade insuficiente da conexão. Cabeças semicirculares podem ter alturas diferentes. Seu uso é considerado a solução ótima do ponto de vista da confiabilidade e estabilidade da costura que está sendo formada.
Em ambientes agressivos, rebites com cabeça cilíndrica ou em forma de cone são usados. Os tipos escareado e semissecreto são necessários se você quiser excluir a formação de uma protuberância acima da superfície. Essas construções são usadas apenas nos casos em que não há alternativa válida para elas. Um tipo universal de prendedor para um rebitador, em forma semelhante aos contornos de um cogumelo. Uma categoria separada é incorporada, escapamento, tração e produtos destacáveis. Esse hardware consiste em duas partes principais. Não há necessidade de segurá-los do outro lado da costura. Esta circunstância é muito atrativa na hora de criar cercas e formar coberturas.
Às vezes, existem os chamados rebites roscados. Eles são usados quando é necessário conectar peças com paredes especialmente finas (não mais do que 0,03 cm). No interior existe uma rosca especial e no exterior existe um entalhe vertical que bloqueia a rotação em torno do seu eixo. Rebites cravados são geralmente feitos de:
- latão;
- alumínio;
- cobre (e todos esses produtos são calculados para martelar, eles não requerem um rebitador).
Às vezes, um revestimento de zinco é usado para aumentar a resistência à corrosão. Tanto a galvanização a "frio" como a "quente" mostram-se bem. Após esse processamento, não só melhora o desempenho, mas também a percepção visual dos produtos. Importante: é necessário levar em consideração a formação de pares galvânicos e as reações eletroquímicas entre eles. A ligação cobre-aço resulta na destruição acelerada do produto.
Dimensões (editar)
Um rebite de aço típico pode ter 2 a 8 mm de diâmetro. O comprimento varia de 6 a 65 mm.Na variedade de grandes fabricantes, os produtos de hardware são mais frequentemente usados com uma seção transversal:
- 3;
- 3,2;
- 4;
- 4,8;
- 5;
- 6;
- 6,4 mm.
As dimensões do fixador rebitado afetam a espessura das peças e superfícies a serem unidas. Razões típicas:
- 3,0x6 - para espessuras de 1,5 a 3,5 mm;
- 3,0x16 - para uma camada de 11 a 13 mm;
- 3,0x20 - para uma camada de 15 a 17 mm;
- 3,2x14 - para espessuras de 9 a 11 mm;
- 4,0x28 - para produtos de 21,5 a 24 mm.
Como usar?
Não é muito difícil usar rebites - para produtos cilíndricos, você pode até mesmo fazer sem uma ferramenta especial, um martelo comum é o suficiente. Você pode trabalhar com muito sucesso mesmo nas condições de "campo", para não mencionar um workshop completo. Os maiores rebites de aço são utilizados na montagem de pontes e viadutos. Produtos menores são procurados em engenharia mecânica e fabricação de instrumentos. Importante: as juntas rebitadas não são apertadas o suficiente por padrão, e é possível selá-las adequadamente somente com selantes e marcas especiais de borracha.
Normalmente, um buraco é perfurado de antemão. Se um rebite escareado for usado, o escareador é recomendado. O processo no caso de um rebite cego é mais ou menos assim:
- insira um rebite;
- reúna os detalhes necessários;
- formar uma cabeça de fechamento (usando uma ferramenta);
- verifique a prontidão da conexão, se necessário, limpe-a.
Se você tiver uma ferramenta decente, o trabalho será muito rápido. Na prática privada, rebitadores manuais são usados. O trabalho leva alguns segundos. A perfuração leva muito mais tempo. Os orifícios na folha perfilada são pintados para evitar a corrosão.
Para obter informações sobre como fazer um rebite de aço com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.