O que são rebites e como escolhê-los?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Propriedades básicas
  3. O que eles são?
  4. Materiais (editar)
  5. Diâmetro e comprimento
  6. Dicas de Seleção
  7. Uso

A soldagem é um tipo de conexão superficial de alta qualidade e, portanto, comum, mas seu uso nem sempre é possível. Como alternativa, você pode usar rebites, que estão disponíveis em vários tipos e são feitos de vários materiais. Vamos dar uma olhada mais de perto no que são rebites e como escolhê-los.

O que é isso?

Os rebites são fixadores usados ​​para conectar duas ou mais superfícies de materiais quando necessário. Esses dispositivos são inseridos nos orifícios da peça de trabalho, que foram previamente formados em forma de linha. O elemento de fixação tem a forma de uma haste que, ao deformar-se, consegue agarrar-se às paredes do orifício e agarrá-las com o auxílio da força de atrito.

De acordo com os consumidores, Os rebites são métodos de fixação confiáveis, usados ​​há muitos anos. Hoje em dia, eles também são muito procurados, em particular nos locais onde os fechos devem ser feitos da forma mais responsável possível.

Com a seleção correta deste dispositivo, você pode contar com a capacidade de suportar uma carga semelhante à de uma soldagem.

As vantagens de usar este tipo de conexão são as seguintes:

  • simplicidade de design;
  • a capacidade de conectar materiais de diferentes tipos;
  • confiabilidade;
  • resistência à vibração e cargas de choque.

Os aspectos negativos de tais fixadores incluem o seguinte:

  • a necessidade de mão-de-obra e custos de material;
  • a possibilidade de destruição da conexão com a seleção errada do diâmetro do furo;
  • diminuição na qualidade de aperto após um certo período de tempo.

A rebitagem é o procedimento de união das peças formando uma série de rebites. Nesse caso, a conexão é chamada de costura rebitada. Dependendo do hardware, os artesãos podem realizar a rebitagem a quente e a frio. O primeiro envolve o uso de um material plástico, mas o segundo é geralmente baseado no uso de um tipo de aço duro.

Propriedades básicas

Um rebite é considerado o tipo de conexão mais confiável do que parafusos e parafusos. E este dispositivo ocupa um espaço mínimo e é quase invisível após o uso. Os rebites são leves e geralmente são usados ​​quando não há planos para desconectar as superfícies. Na maioria das vezes, a rebitagem é usada onde a soldagem por algum motivo é impossível ou onde superfícies não soldadas precisam ser unidas.

Você pode rebitar não apenas metais, mas também produtos de tecido, todos os tipos de acessórios. E também os consumidores dizem que um parafuso, porca e porca podem se soltar com o tempo, o que não se pode dizer de um rebite. Ele tende a plantar firmemente e não sai, mesmo se o metal estiver danificado.

O que eles são?

Os rebites podem ser não apenas combinados, cegos e estanques, mas também feitos de um material específico. As características tecnológicas desses aparelhos podem apresentar diversas características, sendo que cada fabricante possui as suas. Novos tipos surgem periodicamente no mercado, por exemplo, semi-ocos, para que o consumidor possa escolher rebites cravados, côncavos, explosivos, escareados, coloridos e pretos. E também uma ampla gama de fixadores permite que você escolha a opção certa para metal, folha perfilada, deck de aço perfilado.

Atualmente, os artesãos usam esses tipos de rebites, como:

  • reforçado - esses fixadores são usados ​​para conectar materiais com um limite de alta resistência, como resultado do uso desses produtos, uma conexão muito confiável pode ser obtida; este tipo de rebites encontrou seu lugar na engenharia mecânica, aviação;
  • pétala - tais fechos conectam materiais plásticos, por exemplo, placas de madeira, aglomerado, plástico;
  • espaçador - usado na instalação de materiais delicados e macios;
  • aço inoxidável - os elementos de aço inoxidável são considerados confiáveis ​​e não sofrem corrosão por um longo período de tempo;
  • rebites de porca não precisa pré-formar orifícios nas peças de trabalho; eles encontraram sua aplicação na construção de móveis e construção;
  • multi-braçadeira têm semelhança direta com o escapamento, mas seu uso é considerado especialmente relevante quando é necessário conectar materiais de grande espessura;
  • plástico - os fechos de poliamida são caracterizados por um nível de fiabilidade bastante elevado, praticamente não diferem dos fechos de parafuso, mas ao mesmo tempo têm boa resistência à humidade, não corroem e não conduzem electricidade; Normalmente, fixadores de plástico são usados ​​ao trabalhar com plástico, papelão e fibra de vidro;
  • terminal dispositivos criam uma conexão de contato para redes elétricas; são feitos de materiais que conduzem corrente elétrica sem dificuldade;
  • cassete pertencem a um tipo independente de rebites, eles são fixados, como rebites extraíveis.

Regular

Um dos primeiros rebites é considerado comum, eles são caracterizados por uma forma de cogumelo. Este tipo de fixação possui uma haste com cabeça larga. Os rebites deste tipo são bastante confiáveis, mas ao mesmo tempo são caracterizados por uma instalação complexa. A utilização deste fixador é relevante no caso em que é necessário ligar duas superfícies fixando um rebite passante.

Após a conclusão do trabalho, um fungo é visível de um lado e uma haste de milímetro do outro.

Capuzes com cauda

O uso de dispositivos de tração é exigido ao unir duas folhas de metal. Esses fechos contribuem para uma fixação segura, mesmo que o mestre tenha acesso a apenas um lado. Para trabalhar com rebites cegos, é necessária uma pistola pneumática ou mecânica, e você também pode usar um acessório especial para uma chave de fenda.

O tipo de exaustão dos dispositivos tem a forma de uma longa haste de metal, na extremidade da qual há uma manga tubular de alumínio. Também é possível usar outro material macio na fabricação desses produtos. Ao puxar a barra de aço, o artesão consegue detectar a deformação da barra da manga, o motivo desta situação é a presença de uma pequena cabeça que impede a saída.

A popularidade dos rebites cegos se deve à facilidade de instalação, bem como ao baixo custo do equipamento. Este fixador é apreciado pela capacidade de conectar peças grossas e finas, mesmo se a altura da manga for baixa em relação à espessura das peças. Insira a peça de trabalho e aperte a cauda. Como resultado dessas manipulações, você pode obter uma conexão confiável e completa.As ferragens de exaustão são de dois tipos.

  • Abrir São dispositivos padrão que possuem um orifício de passagem no corpo. Eles são bastante semelhantes aos produtos ocos. Eles são usados ​​no caso em que não são impostos altos requisitos à instalação em relação à confiabilidade e resistência. Esses produtos estão entre os produtos mais demandados do mercado.
  • Fechadas usado no caso em que os fechos devem ser tão apertados quanto possível. Esses rebites evitam que umidade, poeira e detritos entrem nos fixadores.

Threaded

Os rebites roscados estão entre os mais caros. Este fixador tem a forma de uma manga roscada oca.A manga é inserida no orifício preparado e a haste é torcida. Normalmente, esses dispositivos são feitos de alumínio, mas existem produtos feitos de cobre e latão. Para uma conexão de alta qualidade, não vale a pena violar a direção de tração. O trabalho deve ser feito com uma pistola especial, mas, como alternativa, pode-se usar um parafuso e uma porca. Este tipo de rebite é caracterizado por trauma mínimo. Freqüentemente, a forma roscada dos rebites é usada durante o processo de engenharia mecânica, bem como durante a fabricação da parte do corpo de equipamentos elétricos.

De acordo com as características de design, esse hardware é dividido em muitas variedades. Por exemplo, a opção de espaçador mantém bem as superfícies macias e soltas. O produto de fixação múltipla é útil ao trabalhar com peças de diferentes espessuras. Nesse caso, ocorre a formação de um nó universal.

Materiais (editar)

Normalmente, o material do rebite deve ser igual ao da peça bruta, reduzindo assim a possibilidade de corrosão. Os materiais a partir dos quais esses acessórios de metal são geralmente feitos são os seguintes:

  • aço - o metal pode ser utilizado em diversas variedades, a saber: usual - são as marcas St2, St 3, ST 10; resistente à corrosão - Х18Н9Т e galvanizado; os fixadores de aço são usados ​​nos casos em que é necessária alta confiabilidade dos fixadores;
  • cobre na forma de MT e MZ - o cobre é frequentemente utilizado para a instalação de telhados e chapas de cobre deste metal;
  • Liga de alumínio - esses rebites são caracterizados pela plasticidade e baixo peso; são freqüentemente usados ​​em engenharia mecânica, construção de aeronaves, fabricação de equipamentos e computadores;
  • latão L63 - os rebites de latão têm uma aparência bastante atraente e elegante; ficam bem durante a decoração de interiores, instalações e até transporte, incluindo marítimo;
  • alumínio e magnésio;
  • plástico - este tipo de rebite é feito de poliamida, por isso os produtos são caracterizados pela resistência e longa vida útil.

Ao unir produtos de cobre, você pode usar rebites de latão e cobre. As chapas de aço são conectadas exclusivamente a acessórios de aço. Muitas vezes você pode encontrar à venda fixadores que consistem em uma liga de alumínio e aço.

Os rebites galvanizados são uma opção adequada para instalação em uma fachada, declive, vazante, ladrilho metálico, folha perfilada. Normalmente, eles são pintados para combinar com os detalhes.

Diâmetro e comprimento

As dimensões dos rebites devem ser selecionadas de acordo com a espessura dos materiais que serão unidos. Nesse caso, os parâmetros mais importantes são o comprimento e o diâmetro da haste. De acordo com o diâmetro da broca, o mestre é determinado com a broca que vai precisar para o trabalho. O diâmetro da haste do rebite pode ser de 1 a 36 milímetros.

O comprimento do material do rebite varia de 2 a 180 milímetros. Deve ser lembrado que um grande diâmetro nem sempre indica uma boa confiabilidade de conexão. A forma do hardware pode ser variada, por exemplo, redonda, hexagonal, cilíndrica.

Dicas de Seleção

Como existe uma grande variedade de fixadores no mercado, nem sempre é fácil para o consumidor escolher a opção ideal para si. Às vezes os artesãos têm dúvidas sobre como escolher os rebites de acordo com a espessura do material a ser fixado, para dar preferência aos ocos, com cabeça semicircular ou artigos decorativos. Para fazer a escolha certa, vale considerar 3 parâmetros principais: comprimento, diâmetro e material de fabricação do produto.

Inicialmente, deve-se prestar atenção ao material com o qual os rebites são feitos. Por exemplo, o alumínio não pode ser usado com materiais sujeitos à corrosão. Caso seja necessário consertar o aterramento da blindagem ou qualquer outro objeto condutor, neste caso vale a pena comprar produtos de latão.

O segundo indicador muito importante para rebites é seu comprimento. Proteger um elemento muito curto não proporcionará boa resistência e confiabilidade à conexão. E o comprimento longo da haste implicará na fixação imprecisa das superfícies. Uma compra ideal é um rebite 20 por cento mais longo do que as superfícies do agregado.

Não ignore o diâmetro do rebite e o orifício que foi feito para a instalação. Com uma diferença significativa nos indicadores, isso resultará em uma densidade de enchimento pobre e um indicador de atrito mínimo. Com um fixador tão pouco confiável, os rebites são puxados mesmo sob cargas leves. A durabilidade do uso do hardware é influenciada pelo ambiente de uso, bem como pela correta seleção.

Em fábricas de alimentos e produtos químicos, onde o equipamento é exposto a alto estresse, é melhor usar aço inoxidável.

Uso

Para instalar os rebites, você precisará concluir várias etapas.

  • Em primeiro lugar, com a ferramenta, é feito um orifício no qual a haste será posteriormente inserida. O cálculo do tamanho do furo é realizado levando-se em consideração o fato de que ele deve exceder o volume da haste em 10-15 por cento.
  • O hardware deve ser imerso no orifício de forma que a cabeça fique visível na parte de trás da estrutura. A instalação dos elementos roscados pode ser feita com rebitador manual. Os tipos de produtos espaçadores e explosivos são fixados por meio de uma ferramenta elétrica ou de pistão.

As principais áreas de utilização dos rebites são consideradas engenharia mecânica, construção naval, construção de edifícios, tipos de fachadas ventiladas, a formação de parques infantis, bem como fixadores decorativos. Ao prender objetos pesados, este tipo de hardware não é usado. Os especialistas recomendam a compra de produtos flexíveis, mas duráveis, como aço carbono, alumínio ou cobre.

Apesar de o processo de fixação de rebites ser bastante trabalhoso, ainda é um dos mais populares. Segundo especialistas, nas próximas décadas, os artesãos não abandonarão o uso dessas ferragens.

No próximo vídeo, você encontrará a confecção de rebites com as próprias mãos a partir de materiais coloridos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário