Vedação de tijolos de clínquer versus cerâmica: quem ganha?
Por que algumas cercas duram centenas de anos, enquanto outras começam a ruir 2 a 3 anos após a construção? Porque, não importa o quanto você queira, você não pode fazer isso de forma rápida, barata e eficiente ao mesmo tempo. Infelizmente, o preço da questão aqui e agora determina a escolha a favor das decisões orçamentárias. Como não cair na armadilha dos preços baixos e escolher o tijolo certo?
Por que uma cerca de tijolo revestida de cerâmica tem vida tão curta?
Para explicar isso, vamos comparar os tijolos de cerâmica com os de clínquer em termos de suas características principais.
- Absorção de umidade. O tijolo é um material poroso, o que significa que absorve água. E quanto mais se infiltra na estrutura, mais fortes são os danos que causa. O clínquer absorve apenas 3-4% da água, o clínquer comum - 12-14%.
- Congelando. Em temperaturas negativas, o líquido nos poros se cristaliza, quebrando as ligações entre as partículas de argila. O tijolo está literalmente se despedaçando por dentro. Resistência ao gelo do clínquer - 150 ciclos de gelo-degelo sem deformação. Para enfrentar - a figura é três vezes menor.
- Força. Os tijolos cerâmicos têm o grau M200, tijolos de clínquer - pelo menos M500 e até M1000. A figura significa a carga que 1 cm² de tijolo pode suportar.
Adicione a isso o fato de que os tijolos frontais queimam rapidamente. Os corantes de baixa qualidade introduzidos na argila não duram nem três anos. O clínquer mantém a sua cor independentemente das condições de funcionamento (lado ensolarado ou sombreado), pois a cor do tijolo do clínquer é dada pela própria natureza, com a participação do homem. A tecnologia consiste em selecionar a cor da própria argila, o método de queima, nomeadamente a temperatura, o tempo de permanência no forno e a direção das chamas, sendo utilizados engobes (minerais) para dar tonalidades contrastantes, que, ao serem queimadas, penetram no estrutura da argila a nível molecular. Graças a esta tecnologia, a cor não muda nas condições de operação mais extremas e agressivas.
Como resultado deste procedimento, o tijolo assume uma variedade de tonalidades.
Os tijolos de clínquer são feitos de argila refratária especial, que é cozida a uma temperatura de cerca de 1200 ° C em um forno de túnel até que esteja completamente cozida (até cinco dias). O clínquer é tão forte que pode até ser usado para pavimentação.
Portanto, o tijolo de clínquer vence a cerâmica em todos os aspectos!
Seleção de clínquer
Uma cerca de clínquer se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de construção, seu projeto pode ser alto, fechado, proporcionando privacidade, ou aberto, aberto, fornecendo a delimitação de limites.
O clínquer de fachada pode ser maciço ou oco.
Os principais tamanhos padrão de tijolos de clínquer de fachada:
- 240x71x115 mm (NF);
- 215x102x65 mm (WDF);
- 240x52x115 mm (DF).
Se a cerca for instalada perto de uma rua movimentada, vale a pena usar um tijolo com uma superfície lisa, pois menos poeira se acumulará sobre ele e será fácil limpar a cerca com uma mangueira.
Tecnologia de instalação de cerca de clínquer
O peso da cerca será considerável, portanto, tome cuidado com uma fundação confiável. O tijolo normalmente é comprado com uma margem de 3-5%, pois pode ser necessário cortá-lo. Para economizar dinheiro, planeje a localização do tijolo antes mesmo de iniciar o assentamento. Não se esqueça de considerar a espessura das costuras.
Para a construção de uma cerca durável, tanto os tijolos de clínquer com fendas como os sólidos são adequados. Pilares e um porão são dispostos a partir dele.Para a alvenaria, são utilizadas argamassas de alvenaria especializadas para tijolos com baixa absorção de umidade e baixo teor de sal, o que exclui a formação de eflorescências.
As superfícies horizontais da cerca devem ser protegidas da umidade. As tampas de clínquer são colocadas nos pilares. A viseira é selecionada com uma base ligeiramente maior que a seção transversal do pilar. Com esta proporção de tamanho, a água que flui dele não atingirá a alvenaria. Para proteger o porão, são usados tijolos de clínquer moldados, telhas de parapeito e outros elementos de clínquer moldados.
Como fazer uma cerca de clínquer mais barata?
Não é necessário dispor toda a estrutura inteiramente de tijolos de clínquer. Você pode usar elementos de clínquer nas áreas mais problemáticas (por exemplo, em superfícies horizontais).
Outra opção é revestir com telhas de clínquer: a própria cerca é feita de material barato - tijolo comum, concreto, blocos de gás, blocos de espuma e semelhantes, e então a estrutura é revestida com telhas de clínquer. Sujeito à tecnologia de acabamento, tal cerca manterá sua aparência e integridade estrutural por muito mais tempo.
O comentário foi enviado com sucesso.