Tudo sobre o feltro
As telhas de feltro têm um alto efeito decorativo e, portanto, são ativamente utilizadas em projetos paisagísticos. Uma planta perene despretensiosa é fácil de cultivar por conta própria.
Descrição
Tomentosum, cujo nome em latim soa como cerastium tomentosum, é uma erva, membro da família Clove. As safras perenes na natureza crescem em maior extensão na Europa e no Canadá. A altura das plantas varia de 15 a 45 centímetros, embora também existam espécies anãs com altura de 8 a 10 centímetros. A presença de um canhão de feltro branco em todas as partes verdes explica o nome incomum da espécie. Cada planta possui vários caules, o que a torna mais exuberante. O rizoma da planta é fundamental e algumas espécies até possuem nódulos.
As lâminas estreitas de formato característico não excedem 30 milímetros de comprimento. Eles se assentam em pecíolos curtos ou imediatamente em brotos. Uma inflorescência corimbose branca como a neve ou prateada é formada por 15 pequenos botões com um diâmetro não superior a 1 centímetro. A cultura da floração vai de maio a junho. Imediatamente após a conclusão, cápsulas cheias de sementes se formam nas inflorescências. Ao longo da temporada, a planta cresce ativamente, como se se espalhasse como um tapete sobre a superfície da terra.
No projeto paisagístico, a telha de feltro é freqüentemente usada, crescendo selvagem em toda a Rússia. Em altura, não sobe mais do que 40 centímetros e não difere em particular decoratividade, portanto, é mais frequentemente usado como um complemento para jardins ingleses. Alpino feltro em seu ambiente natural vive na região de Altai. Arbustos compactos em altura atingem apenas 15-20 centímetros. O período de floração desta variedade não ultrapassa 20-30 dias em maio.
Uma variedade bastante caprichosa requer rejuvenescimento anual por meio de estacas ou mesmo um transplante completo, e também tem baixa resistência à geada, morrendo em baixas temperaturas e cobertura insuficiente de neve.
A crisálida feltrada de flores grandes é caracterizada pela presença de botões relativamente grandes em relação a outras variedades. O diâmetro das flores chega a 3 centímetros, enquanto o caule não ultrapassa 20 centímetros de altura. O chickweed de flores grandes é ideal para a formação de colinas alpinas e canteiros de flores exuberantes.
Felt Bieberstein, originalmente da Crimeia, está até listado no Livro Vermelho da Europa. Essa planta atinge uma altura de 25 centímetros. A floração começa bem cedo - no início de abril, e continua até meados de maio. As inflorescências de flores brancas com pétalas pontiagudas atingem 1,5 centímetros de diâmetro. Existe um centro amarelado dentro do botão.
Uma variedade chamada "Cachoeira de Cristal"... No entanto, suas inflorescências são menores e, portanto, são menos utilizadas em projetos paisagísticos. No entanto, ele se enraíza muito melhor no site.
O caule Terry veio das regiões do sul da Itália. Ela floresce por 2 meses e é considerada a variedade mais decorativa.
Estilhaço de feltro Columnae É uma variedade anã originária da Itália. A altura de uma planta adulta não ultrapassa os limites de 10-15 centímetros, mas a largura chega a 30-40 centímetros. Os rebentos ramificados são cobertos por pequenos botões com pétalas brancas e um centro amarelo.
Condições de cultivo
A cultura é recomendada para ser plantada apenas em áreas abertas e com boa iluminação. Mesmo uma sombra moderada deprime as plantas, reduzindo o número de botões criados.
No entanto, o feltro não exige tanto do solo da erva-de-bico. Por exemplo, pode crescer em rochedos entre pedras, em solos pobres ou áreas arenosas.
Alta acidez, baixadas onde se acumulam precipitação e neve derretida, bem como aqueles territórios caracterizados por uma próxima ocorrência de água subterrânea são categoricamente inadequados para a planta. Também deve ser adicionado que solo muito denso precisará ser diluído com areia.
Aterrissagem
As sementes de feltro são plantadas em terreno aberto duas vezes por temporada. O plantio tradicional é feito de abril a maio, quando o solo aquece, e no final de outubro é feito o plantio "antes do inverno", o que proporciona estratificação natural ao material.
Para as mudas, a semeadura das sementes é realizada na segunda quinzena de março. Enquanto os rebentos de feltro germinam e se desenvolvem, deve ser colocado no local mais iluminado, de preferência no peitoril da janela sul. Após 10 dias, aparecerão brotos jovens, e quando aparecerem 3 folhas neles, será possível colher.
As plantas jovens são transferidas para o terreno aberto apenas no início do verão. É importante ter certeza de que a probabilidade de retorno do gelo tende a zero e a terra seca e aquece. Buracos para plantas são cavados cúbicos, com lados iguais a 20 centímetros.
Uma pequena camada de drenagem é formada no fundo, após a qual a muda é cuidadosamente colocada no recesso. O espaço livre é coberto com terra e as plantações são irrigadas.
É importante que uma lacuna de 20-25 centímetros seja mantida entre as amostras individuais. Aliás, a telha só começará a florescer no terceiro ano de vida.
Cuidado
O cuidado da planta ao ar livre consiste em procedimentos básicos.
Rega
A umidade é mínima, então o cultivo bem-sucedido é possível mesmo se a planta for regada uma vez por semana durante os períodos mais secos. Antes da floração, a cultura deve ser interrompida para regar. Em nenhum caso o solo deve ficar encharcado, pois as raízes da planta começarão a apodrecer. Não há necessidade de afrouxar o solo, pois as ervas daninhas raramente sobrevivem perto da erva-de-bico. Durante a rega, você não pode ter medo de regar todo o arbusto, e não apenas a zona da raiz.
Top curativo
A cobertura de pintinhos de feltro é realizada no máximo uma vez por ano durante o crescimento ativo. Ambas as composições orgânicas e minerais são adequadas para a cultura. As dosagens devem ser mínimas e, no caso da fertilidade do solo, será possível dispensá-las de todo.
Ressalta-se ainda que não é permitida a aplicação de matéria orgânica no momento do florescimento da cultura - seja após o plantio das mudas, seja durante o crescimento ativo da massa verde.
Transferir
Um transplante de cultura é necessário a cada 3 anos. Se você ignorar esse procedimento, os brotos da planta ficarão muito alongados e a planta em si não parecerá tão atraente. Além disso, o transplante permite rejuvenescer o pintinho e dar-lhe uma aparência mais precisa. 2-4 semanas antes do evento, a terra é necessariamente escavada na baioneta de uma pá e enriquecida com os fertilizantes necessários. A planta muda para um novo lugar junto com um torrão de terra.
Preparando-se para o inverno
A planta é capaz de hibernar sem abrigo e, ao mesmo tempo, reter parte dos brotos e até da folhagem. Na primavera, esse cascalho se recupera rapidamente. No entanto, se desejar, a cultura ainda pode ser coberta com agrofibra ou um tecido não tecido semelhante. Chickweed terá problemas se a temperatura cair abaixo de -20 graus e não houver neve suficiente ao mesmo tempo.
Em regiões onde esse desenvolvimento de eventos é característico, as plantações, encurtadas para 5 centímetros, são protegidas por patas de pinheiro e material de cobertura. Também existe a oportunidade de levar uma planta perene para dentro de casa para o inverno.
Também vale ressaltar que na primavera todos os restos de plantas deverão ser removidos ao redor das plantações. Os caules das flores em desbotamento devem ser cortados imediatamente para não provocar alongamento excessivo dos caules. Arbustos crescidos ou grossos são formados na primavera, e então os galhos secos são aparados com uma tesoura afiada.
A cultura apresenta boa imunidade, mas com a escolha errada do local para o plantio ou cuidados inadequados, é afetada por infecções fúngicas. Fungicidas "Topaz", "Trichodermin", "Trichophyte" e outros ajudam com a podridão radicular mais comum.
Reprodução
É comum propagar o feltro yaskolka usando sementes, estacas ou dividindo o arbusto. A divisão do mato é realizada no início da primavera ou no final do outono. A parte acima do solo da planta é cortada, após o que é cuidadosamente removida do solo. Ao dividir a peça em várias partes, resta apenas plantar as parcelas em novos locais.
O método de enxerto não é muito popular, mas em geral é igualmente simples. Os rebentos individuais são podados imediatamente após a floração, seja antes ou mesmo ao longo do seu comprimento. Em princípio, não é proibido coletar galhos em março, mas então os arbustos estarão muito fracos.
O corte de corte mergulha na terra solta e a superfície ao redor é compactada. A planta é coberta com uma jarra de vidro, vidro, saco plástico ou qualquer outro objeto que imite uma estufa. Você terá que remover o abrigo todos os dias durante 30-40 minutos para fornecer ventilação à chaminé. Quando novos brotos aparecem no cabo, a jarra ou o vidro podem ser totalmente removidos. Após 2 semanas, os brotos são pinçados para melhor ramificação. As sementes das colheitas são compradas na loja ou coletadas de forma independente e armazenadas até a primavera em um local escuro e seco.
Uso em paisagismo
Os picadores de feltro são amplamente utilizados em projetos paisagísticos. Por exemplo, a planta parece organicamente em slides alpinos, em canteiros de flores mistos e plantações de tapete. Ela efetivamente ocorre no primeiro plano das mixagens e forma uma borda elegante.
Você pode encontrar um arbusto entre as pedras de jardins rochosos, em jardins ornamentais, perto de cercas e paredes de edifícios. É considerado popular fazer da telha um elemento-chave da chamada "cachoeira" ou "canteiro de flores" e colocá-la contra o fundo de cascalho, argila expandida e cobertura morta decorativa.
A erva-de-bico de feltro contrasta lindamente com sinos escuros e armeria, e também forma uma combinação harmoniosa com as cores azul, azul e prata. Tulipas, lírios, calêndula e verônica são boas "vizinhas" para uma flor.
O comentário foi enviado com sucesso.