Cultivo de galinhas perenes
Uma chaminé em um jardim é uma das maneiras mais fáceis de torná-lo fabuloso. A planta se estabelece em uma nuvem de flores brancas com folhas prateadas. Na natureza, a erva-de-bico pode ser vista em prados, em lugares montanhosos e rochosos, onde também se parece com um maravilhoso tapete de planta. Mas no jardim não será menos impressionante.
Descrição
A yaskolka perene é uma cultura da família do cravo-da-índia. Karl Linnaeus foi o primeiro a descrevê-lo, ele estudou a planta no século 18, e deu o nome ao cerastium. Claro, ele não abriu, mas estudou e descreveu, porque as pessoas conheciam a yaskolka antes - é impossível não perceber.
A planta herbácea é baixa, de 5 a 30 cm. Possui hastes retas ascendentes que se ramificam na base. O tronco da planta pode estar descoberto ou coberto de pelos. As folhas são prateadas, verde pálido, seu arranjo é oposto. O sistema radicular da crisálida é poderoso, as raízes são profundas. A flor espalha-se muito rapidamente, por isso, ao cultivá-la em campo aberto, terá de criar uma barreira na zona de crescimento (o excesso de plantas é simplesmente removido).
As flores são pequenas, não mais de 2 cm de diâmetro, brancas. Elas têm cinco pétalas, e cada pétala é dividida por um corte profundo em duas, então parece que existem na verdade 10 pétalas.Só na crisálida de flor pequena, as pétalas não são separadas. Os frutos da planta são cápsulas cilíndricas, muitas vezes côncavas, amarelando quando maduras, há muitas sementes nas cápsulas. Eles se parecem com um rim ou uma esfera, dos lados eles são ligeiramente comprimidos, na cor - do laranja ao marrom.
Representantes deste gênero estão ativamente distribuídos por todo o hemisfério norte, especialmente em climas temperados. Encontrado na América do Norte, Eurásia. Na Rússia, a erva-de-bico é representada por 17 espécies.
Visualizações
No gênero Yaskolka existem mais de cem espécies, ainda mais variedades. Aqui está uma descrição de alguns dos mais comuns.
-
Sentiu. Encontrado naturalmente no sul dos Apeninos, na Sicília. Na Rússia e nos países da ex-CEI, ela cresce como uma planta cultivada, podendo cobrir campos e valas de maneira selvagem. Muitas vezes é usado como serapilheira, bem como uma planta de cobertura do solo (para coníferas). A planta do tapete tem brotos finos e rastejantes, crescendo verticalmente em uma idade jovem. As folhas dos caules são estreito-lanceoladas, as folhas e os rebentos são púberes (e portanto cinzentos), existem muitas sementes no fruto.
A crisálida de feltro floresce por muito tempo, mas a intensidade da floração diminui com o tempo. Geralmente começa no final de maio.
- Jaskolka Biberstein. Em seu habitat natural, pode ser encontrado apenas na Crimeia, onde cresce em fendas rochosas. Assemelha-se a uma crisálida de feltro, apenas o tamanho das folhas desta espécie é maior e o período de floração é longo e contínuo. Não só as flores criam um alto efeito decorativo, mas também as folhas e os caules. Ela cresce onde quer que haja muito sol. A planta perene é coberta por uma pubescência macia. Também se distingue por sua resistência à seca. A menos que de vez em quando seja necessário remover inflorescências secas, a planta não precisa de outros cuidados. Os seus rebentos enraizam-se, crescem delicadamente para cima, ao longo de todo o seu comprimento são recobertos por folhas lanceoladas.
Esta espécie cresce em solos pouco drenados, adora calcário e se dá bem em solo de jardim.
- Alpino. Esta planta perene também cria tapetes brancos como a neve no jardim. Difere em caules rastejantes e ramificados, folhas ovóides. Prefere lugares ensolarados e solo de cascalho húmus. Cresce bem em terraços e encostas.
- Campo. As pequenas flores brancas desta espécie têm um encanto especial, cobrem os recantos do jardim. Às vezes, porém, essa cultura é percebida como uma erva daninha que ataca pastagens e campos. A erva-de-bico pode competir por água com os grãos cultivados. Se não houver muito nas margens, você pode excluí-lo manualmente.
Das variedades, as mais populares entre os jardineiros são "Silver Carpet", "Crystal Waterfall", Columnae e outras. Não é difícil cultivar erva-de-bico no jardim, qualquer um dos tipos. Mas existem sutilezas.
Aterrissagem
Esta flor vai crescer bem em áreas ensolaradas. Ele precisa de solo leve com boa drenagem, não precisa ser muito nutritivo. Além disso, o solo fértil é até prejudicial para a planta (assim como o excesso de umidade), porque então o prateado das folhas será substituído pelo verde, as próprias folhas ficarão menores, os arbustos perderão sua compactação e a floração enfraquecer.
É por isso A crisálida cresce melhor em solos pobres e permeáveis com muita areia. Uma vez que a cultura é caracterizada por uma forte expansão, a erva-de-bico é plantada em intervalos. É importante desbastar os arbustos velhos em tempo hábil, caso contrário, a decoração deste tapete de flores será perdida.
Para mudas
Com o método da muda, fica implícito que é necessário semear em um recipiente no parapeito da janela (ou em uma estufa) em março. E se o viveiro for na rua, a semeadura será em abril. Quando as primeiras folhas verdadeiras aparecem nas mudas, elas devem ser mergulhadas.
Regar a cada 3 dias é mais do que suficiente. A temperatura ideal para mudas é de 22-23 graus.
Para dentro do Chao
Por um mês (pelo menos algumas semanas como último recurso), você precisa explodir o site e, em seguida, adicionar os elementos necessários. Em seguida, o solo se deitará e, antes do plantio, deve-se cavar novamente e fazer buracos em intervalos de 30 cm. Em seguida, você precisa plantar mudas, e você pode plantá-las de diferentes maneiras: pode ter a forma de uma plataforma arredondada, pode ter a forma de um riacho (isto é especialmente decorativo). E devem ser feitos obstáculos que se tornem barreiras ao crescimento de arbustos.
Você não deve plantar a erva-de-bico ao lado de açafrões, bem como narcisos bulbosos, muscari - isso os deslocará. Mas ao lado de tulipas, lírios e narcisos de rizoma, a yaskolka se sentirá confiante.
Cuidado
Esta cultura não é caprichosa. Isso é só você terá que eliminar sistematicamente ervas daninhas grandes que ameaçam afogar as pequenas flores brancas como a neve. No entanto, você pode fazer isso até uma vez a cada duas semanas - para quem visita o país de vez em quando, isso não causará problemas.
Poda
É imperativo eliminar os caules das flores - aqueles que já murcharam por conta própria. Melhor ainda, faça isso na hora de murchar. Por que é necessário: no final da temporada, um tapete de flores ficará simplesmente feio sem esse procedimento. Além disso, se a erva-de-bico crescer ao lado de outras culturas, ela lutará por um lugar no canteiro de flores. Para evitar que isso aconteça, a planta deve ser podada nas laterais - ou seja, para formar um tapete floral equilátero.
Uma vez a cada 3 anos (o limite é de 5 anos), os arbustos devem ser plantados, isso os ajudará a rejuvenescer. Na hora da colheita, cada arbusto deve ser dividido em partes para aumentar o volume da cebolinha.
E para que a crisálida floresça duas vezes por ano, você deve sempre remover os caules das flores murchas e parcialmente rebentos.
Wintering
Esta planta é bastante resistente ao frio. Se você escolher o local de pouso corretamente, o pintinho vai hibernar sem “cobertor”. Alguns dos brotos vão até ficar com folhas, e na primavera será fácil para a planta reviver. Só então a cultura fica coberta de ramos de abeto, quando os resfriados chegam muito fortes, longos, e não haverá neve. Uma erva daninha aberta pode sofrer: ramos de abeto ou palha seca farão um excelente trabalho como material de cobertura.
Se na primavera você quiser ver um arbusto maduro no local imediatamente, pode cobri-lo com um tecido não tecido, sem olhar para as condições climáticas. Ele é removido assim que a neve derreter completamente - o arbusto estará vivo.Na primavera, o local onde a flor é plantada deve ser limpo de restos de plantas, todos os talos secos devem ser removidos. Mas se a área onde a flor cresce for inundada com água derretida, as flores não serão salvas.
Rega
A flor é despretensiosa, o que significa que você não precisará perder muito tempo regando também. O suficiente uma vez por semana para "regar" a planta. E não há necessidade de ter medo de que a água caia não só nas raízes - você pode regar tudo do chuveiro / regador.
Não é necessário afrouxar o solo, se apenas houver ervas daninhas, e elas são grandes. Mas a yaskolka está tentando "sobreviver" a todos os concorrentes de seu território.
Top curativo
Há jardineiros que garantem que a erva-de-bico cresce bem e floresce mesmo sem cobertura. Mas isso é da série "que sorte". Na verdade, você pode ajudar a planta a tornar a floração exuberante. Os curativos de flores universais servirão. Se realmente houver muitas galinhas, não é preciso mais, não é preciso alimentar - caso contrário, a cultura atacará toda a área. Mas se você quer uma floração mais exuberante, é melhor fazer um enfeite na primavera. E mais de uma vez não será necessário.
Doenças e pragas
Essa cultura dificilmente adoece. E ela tem um pouco de medo de pragas. Apenas em casos raros o arbusto é afetado por uma infecção fúngica, e então se o jardim for completamente negligenciado ou se crescer em condições de umidade excessiva.
E para aumentar a imunidade de uma planta já forte, basta cortar hastes murchas de vez em quando. E isso terá um bom efeito na decoratividade.
Reprodução
Você pode propagar a flor por semente, dividindo um arbusto ou enraizando mudas. O método da semente é considerado o mais comum. Mesmo no início da primavera, as sementes são semeadas em recipientes para mudas. Devem estar bem distribuídos no solo, após o que são regados moderadamente. A bandeja é enviada para uma sala iluminada com luz do dia, uma temperatura média de + 20 ... 22 graus. As primeiras mudas aparecerão no décimo dia. Mudas com cerca de 5 cm são distribuídas em 2-3 peças em pequenos recipientes. No final de maio ou um pouco mais tarde, as mudas prontas irão para o solo.
Dividir um arbusto é uma maneira fácil. A sarça é dividida em partes, após as quais cada divisão, junto com uma massa de barro, é enviada para um novo lugar. Por aqui - o segundo mais popular, mas o enxerto é usado com muito menos frequência. Em março (é possível em agosto), os talos retirados são reforçados em campo aberto, regando seriamente um dia antes do processamento.
Até o momento da formação da raiz, o material não deve ser removido sob a tampa.
E vale a pena falar sobre os possíveis problemas que podem surgir no cultivo da erva-de-bico:
- se crescer lentamente, ou o plantio foi em solo muito pobre ou (mais frequentemente) os caules não são cortados;
- aumento do crescimento - não houve rejuvenescimento (é preciso dividir o mato);
- superou o fungo - uma flor foi plantada em um solo excessivamente úmido, há estagnação de água;
- fica molhado - clima variável, picos de temperatura.
Mas, na maioria dos casos, não há problemas com o cultivo da erva-de-bico.
Uso em paisagismo
Esta planta tem possibilidades decorativas muito grandes. Para decorar jardins rochosos, é difícil encontrar algo mais adequado e não caprichoso. Ficará ótimo em meios-fios também. E variedades baixas de yaskolka ficam incríveis em canteiros de flores rochosos, bem como na paleta de slides alpinos.
Mas para que a planta pareça realmente impressionante, não se deve poupar área para ela. Você precisa de alguns metros quadrados com certeza. Porque há pouca beleza em arbustos isolados. Ficará bem ao lado de pequenos elementos arquitetônicos do jardim. - gazebos leves, pérgulas. Yaskolka, como um tapete branco como a neve, moldará a abordagem a essa estrutura, o que a torna (especialmente a branca) ainda mais suave e charmosa.
E também a planta imita perfeitamente um riacho, pois é no contorno traçado do riacho que ela pode ser plantada, e com base nisso, efeitos visuais interessantes podem ser feitos. Folhas prateadas e flores brancas darão a impressão de água brilhando ao sol.
Boa sorte em crescer!
O comentário foi enviado com sucesso.