Descrição das cinzas da Pensilvânia e seu cultivo
Cinza da Pensilvânia ou fofo é uma árvore nativa única da América do Norte, espalhada em todas as zonas climáticas do Hemisfério Norte. Na Europa e na Rússia, é cultivado e usado há mais de dois séculos devido às suas inúmeras vantagens. No artigo, consideraremos suas características, características de cultivo, âmbito de aplicação.
Descrição
Esta é uma árvore muito pitoresca e poderosa de até 20 m de altura, com uma copa em forma de cálice (10-12 metros de largura). Sob ela reina sempre uma agradável sombra parcial transparente, clara (não é à toa que a árvore a chama de límpida). As folhas, de formato irregular, transmitem bem a luz - são pequenas, penugentas, consistem em 5-7 folhas lanceoladas separadas com bordas dentadas serrilhadas e pequenas vilosidades na parte inferior. Eles se distinguem por um tom rico: verde suculento no verão, amarelo brilhante no outono.
Os rebentos jovens são verde-amarelado ou castanho-acastanhado, sendo a sua principal característica a pubescência tomentosa avermelhada. Portanto, a cinza da Pensilvânia também é chamada de fofa. Mas as flores não são muito decorativas e são panículas esverdeadas imperceptíveis. Flor antes do aparecimento das folhas, em abril-maio. A mesma árvore contém flores masculinas (pistiladas) e femininas (estaminadas).
Frutas - nozes de leão verdes achatadas, amadurecem no início a meados de agosto. Eles podem ficar pendurados em uma árvore durante todo o inverno.
A cinza fofa se espalhou pela cultura devido às suas muitas vantagens:
- resistência à geada e ao vento, sente-se bem em todas as zonas climáticas do hemisfério norte;
- menos exigente na fertilidade do solo do que seu parente mais próximo - cinza comum;
- higrófilo, tolera bem inundações de curto prazo, mas ao mesmo tempo pode tolerar secas de curto prazo;
- decorativo, fica bem em composições de paisagem;
- raízes fortes seguram bem o solo, então a árvore pode ser usada para criar cintos de proteção do solo;
- resistente a gases, se sente bem em um ambiente urbano;
- despretensioso e fácil de crescer;
- possui madeira valiosa.
Ele se renova com sucesso com sementes e brotos, cresce rapidamente, se adapta com sucesso e se torna uma parte tanto de paisagens artificiais quanto de fitocenoses selvagens.
Portanto, ele se espalhou não apenas em seu continente nativo, mas também do outro lado do oceano - no Extremo Oriente, no Japão, na Europa, em toda a Rússia.
Na natureza, instala-se em locais úmidos, perto da água, em clareiras, em florestas mistas. Às vezes forma florestas de cinzas (geralmente existem vários tipos de cinzas nelas). Em boas condições, vive por mais de 150-300 anos. Nos primeiros anos, ela cresce muito rapidamente - 50 cm de altura por ano. Começa a florescer e a frutificar a partir dos 15-20 anos.
Variedades populares
As cinzas da Pensilvânia vêm em 2 formas:
- comum;
- variegado (aucubolist, aucubofolia).
A forma aucubólica se distingue por uma cor mais decorativa das folhas. São verdes claros com manchas e listras douradas e cremosas que os tornam matizados, parecidos com a cor da aucuba japonesa (daí o nome). Normalmente maior e mais longo do que o Cinza da Pensilvânia e menos fofo. Devido à sua espetacular coloração de folhagem, a árvore é popular no paisagismo. Tolera a poda mais facilmente do que a forma comum (não só a poda higiênica, mas também a poda por moldagem é permitida). Não há outras diferenças significativas em relação à forma usual.
Dicas de plantio e limpeza
Propagado por sementes ou mudas. Para fins decorativos, recomenda-se o uso de mudas. Cultivar cinzas da Pensilvânia é fácil, embora haja algumas considerações a serem consideradas. Eles se relacionam com a escolha do local de pouso:
- prefere um lugar ensolarado;
- prefere solos ricos em orgânicos e neutros em ácidos com cálcio suficiente;
- não tolera a salinização do solo;
- vai bem com quase todas as espécies decíduas, mas muito mal - com coníferas (até "envenenamento" mútuo).
Em climas mais frios, o plantio é melhor feito no outono. É realizado da seguinte forma:
- antes do plantio, o sistema radicular deve estar completamente saturado de umidade;
- recomenda-se encher a drenagem do fundo da fossa - areia ou brita com uma camada de cerca de 15 cm;
- uma mistura de terra sod, areia e húmus é despejada na cova de plantio na proporção de 1: 1: 2;
- a muda não deve ser enterrada desnecessariamente, é aconselhável colocar o colo da raiz logo acima do nível do solo;
- após o plantio e nos primeiros 3-5 dias, é imperativo regar a planta.
Cuidar de uma árvore nos primeiros anos inclui os seguintes procedimentos:
- afrouxamento regular (a uma profundidade de 7-20 cm);
- remoção de ervas daninhas grandes;
- cobertura morta de turfa;
- rega - não é necessária em épocas normais, mas em caso de seca, a árvore é regada a uma taxa de 10-15 litros de água para cada metro quadrado do tamanho da copa;
- poda sanitária - a forma usual de cinza fofa é dolorosa, por isso o procedimento é realizado apenas se necessário e em pequena quantidade;
- cobertura - fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados no início e no final da primavera; no outono, eles são alimentados com nitroammofos;
- para o inverno, é melhor embrulhar com um material de cobertura.
Doenças e pragas
Não com muita frequência, mas acontece que as cinzas são afetadas por pragas:
- madeira de freixo - danifica folhas;
- escaravelho da casca das cinzas - danifica a casca, galhos;
- Gorgulho da semente da cinza - danifica as sementes.
Dos cogumelos, as cinzas costumam sofrer de:
- fungo cinza-amarelo - causa podridão marrom-avermelhada do coração;
- fungo Neetva gebigena - causa câncer na madeira.
Essas doenças podem causar sérios danos à árvore, até sua morte total (necrose do tronco e galhos). A luta é a seguinte:
- corte sanitário;
- pulverização com inseticidas e fungicidas - “Kinmiks”, “Decis” são aplicados sobre shpanka das cinzas; a partir do besouro das cinzas, é utilizado um duplo tratamento com “Karbofos”;
- coleta precoce de sementes antes da emergência das larvas comedoras de sementes;
- com câncer, as áreas afetadas são excisadas, seguido de tratamento com um anti-séptico e massa com verniz de jardim.
Onde é usado?
Pensilvânia Ash é usado em paisagismo e embelezamento.
- As cinzas felpudas são apreciadas pelos paisagistas por suas propriedades decorativas. Galhos perfurados e uma coroa poderosa ficam ótimos em qualquer época do ano. Mesmo frutas peculiares - o peixe-leão é um ornamento. A cinza pode ser plantada perto de um riacho ou lagoa artificial, fica ótima em plantações individuais, composições com outras árvores e arbustos. Por exemplo, uma solução popular é uma composição de estilo mediterrâneo com cinzas da Pensilvânia como fundo. É perfeito para montar uma área de lazer - o jogo de luz nas folhas e a sombra parcial fresca e transparente instilam a paz. Não é à toa que, nos tempos antigos, muitos povos consideravam o freixo uma árvore mística da vida e acreditavam que ele era capaz de restaurar as forças exauridas.
- É amplamente utilizado no paisagismo urbano. Aqui, sua resistência ao gás, a capacidade de existir no ar poluído de uma metrópole, é valiosa. Além de estética e recreativa, também auxilia na resolução de problemas ambientais, tornando o meio ambiente saudável. Suas folhas são capazes de ligar substâncias nocivas (1 kg de folhas por temporada é capaz de ligar 10-12 g de dióxido de enxofre), emitem óleos essenciais, saturam o ar com oxigênio.
- Devido às peculiaridades do sistema radicular, é capaz de reter bem o solo.Portanto, é muito utilizado para plantios de proteção: é plantado em clareiras, em cintas de proteção de campo, em margens com tendência a escorregamentos e encostas de ravinas que são destruídas por lavagem e erosão.
- As florestas de cinzas (surgidas de forma independente ou plantadas propositalmente) têm um efeito benéfico sobre o meio ambiente - protegem as margens dos rios, o solo e, em alguns lugares, têm uma função de proteção contra a desova.
O principal uso comercial das cinzas da Pensilvânia se deve ao alto valor de sua madeira, que se equipara ao ébano e ao mogno.
A madeira tem características únicas:
- é um dos tipos de cinza mais duráveis, em termos de resistência supera o carvalho ou a faia (a dureza Brinell é 4, 1 - isto é 6-8% maior que a do carvalho, densidade - 742 kg / m3 com um teor de umidade de 12%);
- ao mesmo tempo, a raça é muito elástica e resistente a deformações prolongadas (11,4 GPa, supera o carvalho e muitas outras espécies);
- aumentou a resistência ao impacto;
- a textura da madeira é muito bonita, densa, com veios retos regulares, muito semelhante ao carvalho, mas com raios menos pronunciados;
- com a correta tecnologia de secagem, adquire alta resistência aos danos do molde;
- tem uma bela cor clara - do branco cremoso ao bege, marrom claro.
Devido à sua dureza e características estruturais, a cinza é difícil de processar, é difícil de cortar e processada com ferramentas abrasivas (é 1,55 vezes mais difícil de cortar do que o carvalho e 1,75 vezes do que o pinho). Mas o resultado vale o esforço - móveis e produtos de madeira de freixo da Pensilvânia parecem aristocráticos e apresentáveis, enquanto muito elegantes devido à cor clara.
Além de móveis, as cinzas são usadas para fazer parquete de alta qualidade caro, folheado para compensado e elementos de escada. Além disso, este tipo de madeira resistente ao choque é ideal para a fabricação de equipamentos esportivos (remos, arcos, raquetes), para cabos de diversos utensílios domésticos. Outras partes da árvore também encontram seu uso.
- Frutas especialmente preparadas (nozes) têm gosto de nozes em conserva e são usadas como condimento picante. Eles são oleosos, contêm cerca de 30% de gordura vegetal (as cinzas são parentes das azeitonas) e muitas substâncias úteis.
- Cascas, botões, flores, folhas são usados na medicina popular e oficial.
- Corantes (marrom, azul, preto) e taninos são obtidos a partir da casca e das folhas.
O comentário foi enviado com sucesso.