Cinza comum: descrição e cultivo
A maior parte do território da Rússia é coberta por florestas e plantações. Existe uma grande variedade de diferentes tipos de árvores no país. Uma das mais famosas e difundidas são as cinzas. Esta árvore é ativamente utilizada em projetos paisagísticos devido ao seu aspecto charmoso e resistência a baixas temperaturas.
Descrição
Freixo comum (o nome latino Fraxinus excelsior também é usado) pertence à família das oliveiras, a classe é dicotiledônea.
É um representante da flora que gosta muito de luz e tem um tronco delgado e alongado. A altura média das árvores é de 20 a 30 metros (com valor máximo de 40 metros).
O diâmetro é de cerca de um metro. A coroa simétrica e perfurada se estende para cima.
A estrutura do sistema radicular depende do solo em que a árvore cresce. Em regiões áridas, torna-se uma vara. Ao se desenvolver em solos úmidos, o sistema não possui uma raiz dominante. Em qualquer caso, as raízes são fortes e ramificadas.
A vida média é de cerca de 150 anos, mas em alguns casos a idade máxima pode chegar a 350. O diâmetro máximo da coroa chega a 25 metros.
As árvores jovens podem ser distinguidas por sua casca lisa verde-acinzentada. À medida que cresce, fica coberto de rachaduras e a tonalidade verde desaparece completamente. Com a chegada da primavera, os ramos ficam cobertos de botões fofos. Folhas lanceoladas com bordas serrilhadas emergem deles.
Na parte frontal, eles são pintados em uma rica cor verde. De dentro para fora, a cor é mais delicada e leve. Em um galho de até 40 centímetros de comprimento, crescem cerca de 7 a 15 folhas, o comprimento de cada uma delas é de 4 a 9 centímetros. Com a chegada do outono, a folhagem muda de cor para um amarelo rico. O arranjo de folhas é oposto.
Um freixo alto e esguio tolera perfeitamente a geada. Durante o período de floração, a árvore é coberta por pequenas flores bissexuais. Eles ficam lá até que as folhas apareçam. No território da Rússia central, a floração começa em abril e dura até o final da primavera.
Os frutos da árvore são impulsores estreitos, de cor verde e coletados em grupos. Eles têm uma forma alongada. O comprimento máximo é de 5 centímetros. À medida que amadurece, a cor verde muda para marrom.
Variedades
Pendula
As referências botânicas também usam o nome "Pendula" e Fraxinus excelsior Pendula. Esta variedade difere das demais pela sua encantadora coroa chorosa. Ela cresce rapidamente e não tem medo de baixas temperaturas. A árvore também se adapta rapidamente às condições da cidade, demonstrando excelente durabilidade.
As cinzas crescem notavelmente em solos úmidos e férteis. Tolera mal solos compactados, secos e salinos. Esta espécie adora luz. A árvore tolera um ligeiro escurecimento sem problemas apenas em tenra idade.
Cume
O nome completo é Fraxinus pennsylvanica Summit. Esse tipo é usado ativamente para o paisagismo da capital e de outras grandes cidades. Este é um freixo esguio que adora luz e está adaptado às fortes geadas russas. Tolera perfeitamente as condições das megacidades.
Nana
A cinza de Fraxinus excelsior Nana pode ser identificada pelo seu tamanho compacto e coroa em forma de bola. Ela cresce apenas em solo fértil e muito lentamente. Não tolera aumento de umidade no solo, bem como compactação e seca.
Tem uma sensação óptima ao sol e à sombra. Para uma planta completa, você precisa organizar a irrigação regular. A variedade encontrou sua aplicação em plantações de becos, para paisagismo de pequenos jardins, playgrounds e outros locais.
Crispa
Esta espécie é pouco exigente para o solo, mas precisa de umidade regular e ideal. Ash Crispa adora a luz solar e tolera bem inundações de curto prazo. A coroa tem uma forma oval regular. A cor dos rebentos é castanha acastanhada. Devido à sua aparência elegante, a árvore é frequentemente usada para paisagismo de pátios e parques de cidades.
A textura das folhas é mate. A cor é verde profundo. No verso, a folhagem é pintada de verde acinzentado.
Plantar e sair
A atitude em relação à luz adora a luz. Para mudas, você deve escolher uma área que seja cuidadosamente iluminada pelos raios solares. Somente nessas condições a árvore se desenvolverá totalmente e formará uma forte imunidade.
Em solos com baixo teor de húmus, bem como com grande quantidade de sal, a árvore cresce mal. Apesar do fato de que a cinza comum é exigente quanto à umidade, os especialistas recomendam plantá-la em uma colina e em uma área com lençóis freáticos profundos.
A forte poluição do ar não prejudica a árvore. A resistência máxima ao gelo atinge 40 graus Celsius abaixo de zero.
As árvores novas devem ser plantadas verticalmente. Suportes especiais podem ser usados. Caso contrário, mesmo um ligeiro desalinhamento pode causar a morte das cinzas. A distância entre as plantas deve ser de pelo menos 5 metros.
Para que as árvores se deliciem com a beleza a cada ano, elas precisam ser cuidadosamente examinadas quanto à presença de doenças e ataques de pragas.
Métodos de reprodução
Por meio de mudas
Esta opção é mais simples e rápida do que a semente. O primeiro passo é preparar o buraco. Seu tamanho deve ser 1/3 maior do que a bola de terra ao redor do sistema radicular. Uma camada de drenagem é formada na parte inferior. Para fazer isso, use seixos, argila expandida ou pedra triturada. A composição resultante é preenchida na cova em 25%.
Assim que terminar o preparo do buraco, ele deve ser preenchido com solo nutriente. Você mesmo pode preparar a mistura de solo misturando areia de rio, húmus e solo frondoso na proporção de 1: 2: 1.
Para evitar que o colo da raiz da muda afunde muito no solo, o rizoma deve estar 10-15 centímetros acima do solo durante o plantio.
Uma planta jovem precisa ser umedecida abundantemente. Suportes também são instalados.
Se após o plantio houver espaços vazios, eles são recobertos com o restante da mistura de solo e compactados. Recomenda-se cobrir o solo ao redor da muda com cobertura morta. Turfa ou serragem são ótimos. Eles ajudarão a manter os níveis de umidade ideais e proteger as raízes do congelamento.
Mantenha uma distância segura ao desembarcar. Para plantas anãs, varia de 3 a 3,5 metros. Para adultos e variedades altas - pelo menos 5 metros.
Crescendo a partir de sementes
Para germinar uma árvore a partir das sementes, são escolhidos os frutos do ano passado. Em certos climas, sementes frescas também são boas. No segundo caso, o plantio deve ser feito no final do verão. Cada semente é plantada em um sulco separado, aprofundando-se no solo em 3-5 centímetros.
Cerca de 8 gramas de material são usados por metro de sulco. Ao realizar um trabalho em grande escala, você precisará de cerca de 240 kg de sementes por hectare. Os primeiros brotos serão visíveis no último mês da primavera.
Mudas jovens precisam de cuidados cuidadosos. É necessário regar regularmente a área, afrouxá-la e remover o mato. Com a chegada do inverno, o território é coberto por uma densa película. Você também pode proteger as sementes da geada com cobertura morta.
Doenças e pragas
As cinzas comuns são suscetíveis a várias infecções e doenças.
- A casca e o alburno são freqüentemente atacados pelo câncer de citofoma. Esta é uma doença grave, mas só é perigosa para árvores com mais de 10 anos. Eles param de regular sua própria temperatura e morrem.É impossível curar o câncer, os freixos afetados são derrubados.
- A segunda infecção comum é a necrose. É um tipo de fungo que vive no câmbio ou na casca. Para proteger a planta de doenças, a pulverização com sulfato de ferro é realizada na primavera. Com a chegada do verão, uma solução de Bordeaux líquido é usada. Recomenda-se a remoção de brotos infectados.
- O núcleo da mesa e o sistema radicular são afetados pela podridão do bumbum branco finamente rachado. Essa infecção penetra por áreas danificadas do córtex. É extremamente difícil diagnosticar isso. A podridão é freqüentemente indicada pela casca seca. Na maioria dos casos, as plantas infectadas são cortadas imediatamente. Como medida preventiva, a casca danificada deve ser tratada com verniz de jardim.
Certos tipos de insetos também são perigosos.
- O freixo ataca periodicamente o besouro variegado da casca do freixo. Externamente, parece um besouro de maio. Cor marrom. Comprimento - até 3 milímetros. As fêmeas depositam larvas no alburno, o que pode matar uma árvore em apenas um verão. Plantas vizinhas também podem ser afetadas. O tratamento preventivo é realizado de fevereiro a março. Eles usam inseticidas como Karate Zeon 050 e Ampligo 150. Os pássaros são maravilhosos besouros de luta.
- A segunda praga é o besouro de ouro esmeralda cinza de corpo estreito. Este inseto praticamente não vive no território da Rússia. Na maioria das vezes, pode ser encontrado em países asiáticos. As larvas deste besouro destroem a folhagem. Como medida preventiva, você pode tratar a árvore com clorofos.
Aplicação em paisagismo
Devido à sua aparência encantadora, inúmeras variedades de freixo são ativamente utilizadas no projeto paisagístico. Eles encontraram uso ativo no esverdeamento de cidades e vários assentamentos. Eles também desempenham um papel significativo no reflorestamento benéfico.
Espécies que toleram facilmente o ar poluído da cidade adornam parques, praças e ruas de megalópoles. As demais variedades são ótimas para áreas rurais. As árvores pequenas são frequentemente plantadas em grupos a uma distância confortável. Variedades altas ficam ótimas ao longo das estradas.
Plantações mistas de cinzas são encontradas nas florestas. São a chamada base forrageira dos mamíferos (bovinos, ovinos, caprinos, veados e outros representantes da fauna).
Com o início do período de floração, as árvores começam a atrair insetos polinizadores. Apesar de não ser possível coletar muito néctar das cinzas, o pólen dessa planta é muito valioso. Com a sua ajuda, as abelhas produzem pão de abelha, um produto apícola valioso.
Devido ao crescimento acelerado das mudas, as cinzas são utilizadas para decorar rapidamente o terreno. A coroa com orifícios não só parece charmosa, mas também dá um tom claro.
Dada a sua alta resistência à geada, as variedades são adequadas para parques paisagísticos nas regiões do norte.
O freixo comum coexiste perfeitamente com outras árvores como o choupo, o amieiro, o carvalho e a tília. Isso permite que os paisagistas criem incríveis composições vivas.
O comentário foi enviado com sucesso.