Tudo sobre macieiras
A macieira é uma das árvores mais antigas. Agora é comum na maioria dos países do mundo. As maçãs são cultivadas não apenas em escala industrial, mas também em jardins e parques comuns. Isso é bastante razoável, porque essas árvores frutíferas são despretensiosas e não precisam de cuidados especiais.
O que é isso?
A macieira, de acordo com a classificação existente, pertence à família rosa, a classe dicotiledônea. A forma de vida desta planta angiosperma é uma árvore. Sua estrutura é bastante simples. Consiste em uma parte subterrânea e uma parte aérea. O local de sua junção é chamado de colar da raiz. Uma macieira pode crescer até 10-15 metros de altura. O tronco de uma planta ao longo de sua vida atinge 30-40 centímetros de diâmetro.
Uma planta adulta parece muito bonita. Ele tem uma coroa volumosa e densa. Os ramos curtos são cobertos de folhas na primavera. Na primeira metade da primavera, os botões aparecem sobre eles, na segunda - inflorescências. As flores de maçã não duram muito. Normalmente, o período de tempo durante o qual as flores desabrocham e caem não é superior a 10 dias. Depois disso, os frutos começam a se formar na árvore. Seu tamanho, forma, cor e sabor dependem da variedade da planta. Em geral, as macieiras rosáceas podem viver cerca de 200 anos. Mas a vida útil média das árvores é muito mais curta.
Via de regra, a árvore vive por várias décadas. Depois disso, ele começa a se desintegrar lentamente por dentro.
História de criação
Esses representantes do gênero decíduo apareceram na natureza por muito tempo. Acredita-se que foi a macieira que se tornou a primeira planta cultivada pelo homem. Aconteceu há vários milhares de anos. Também se acredita que as primeiras macieiras domésticas surgiram no território onde agora está localizado o Cazaquistão. Foi de lá que as árvores frutíferas vieram para a Europa e depois para outras partes do mundo. Essas plantas eram especialmente apreciadas na Grécia Antiga.
No território da Rússia moderna, as macieiras apareceram pela primeira vez na segunda metade do século XI. A partir dessa época, as macieiras começaram a ser cultivadas em jardins, e seus frutos eram consumidos e usados no preparo de diversos pratos e bebidas. Com o tempo, os criadores começaram a se interessar pela questão do cultivo de macieiras. Assim, várias variedades de árvores começaram a aparecer no mundo, diferindo umas das outras em muitos aspectos.
Existem agora mais de 7.000 variedades diferentes de macieiras.
Espalhando
Na Europa e na Ásia, as macieiras crescem em quase todos os lugares. Eles podem ser encontrados em países quentes e em locais com climas frios. Um grande número de macieiras silvestres é encontrado nas florestas. Para cultivar em seus jardins e terrenos, as pessoas geralmente escolhem plantas que se adaptam melhor ao clima local.
Na Rússia, os seguintes tipos de árvores são encontrados com mais frequência:
- Macieira oriental no Cáucaso;
- Macieira Berry na Sibéria;
- Preenchimento branco nos subúrbios.
É muito fácil encontrar mudas das plantas correspondentes na área selecionada.
Espécies e variedades populares
Vale a pena falar mais detalhadamente sobre os tipos e variedades populares de maçãs.
- "Orlovskoe listrado". Essas maçãs amadurecem no outono. Via de regra, eles são recolhidos e enviados para a adega para armazenamento. Eles sobrevivem bem ao inverno, permanecem saborosos e suculentos por muito tempo.
- Eu duvidei. Esta variedade também pertence ao outono. As árvores não crescem muito. Eles costumam atingir 3-4 metros de altura. Ao mesmo tempo, sempre tem muitas frutas.As maçãs são lisas, redondas e de tamanho pequeno. Seu sabor é ligeiramente azedo. A "Idared" começa a dar frutos 5 anos após o plantio. As maçãs também se mantêm bem.
- "Antonovka comum". Esta é uma das maçãs caseiras mais comuns. Você pode colher dessa árvore apenas 9 a 10 anos após o plantio. Após a colheita, os frutos parecem azedos e pouco saborosos. Eles geralmente amadurecem durante o armazenamento.
- Melba. Esta variedade foi obtida em processo de melhoramento no Canadá. Tem um alto rendimento. A árvore começa a dar frutos dentro de 3 anos após o plantio das mudas.
- "Pequeno arbusto". Árvores anãs podem ser plantadas em muitos lotes domésticos. Este tipo de maçã não é adequado para armazenamento a longo prazo. Eles devem ser comidos ou usados para enlatados imediatamente após a coleta.
Qualquer uma dessas variedades pode ser plantada com segurança em sua área.
Aterrissagem
Para que as macieiras jovens criem raízes bem e comecem a dar frutos rapidamente, é preciso estar atento ao processo de plantio de mudas. Você pode plantar árvores na primavera ou no outono. De qualquer forma, o local para o plantio está sendo preparado em outubro. Este processo consiste em várias etapas principais.
- Seleção de solo. As macieiras adoram solos de acidez normal. Se o solo estiver muito ácido, recomenda-se a calagem. Isso deve ser feito 2 a 3 semanas antes do início do trabalho principal.
- Preparação do poço. A cova de plantio deve ser profunda o suficiente. Sua profundidade é geralmente entre 85-90 centímetros. Recomenda-se fazer as paredes do poço arredondadas. A mistura de plantio é colocada em seu fundo. Para criá-lo, solo de alta qualidade é misturado com fertilizantes. Normalmente, os jardineiros usam cinzas de madeira, húmus, composto e superfosfato. A mistura é colocada no fundo do poço e, em seguida, polvilhada com uma pequena quantidade de solo fértil.
- Plantar uma muda. Este processo deve ser continuado após o encolhimento do solo. Se as plantas forem plantadas no outono, isso deve ser feito um mês após o preparo da cova. Na primavera, esse procedimento deve ser adiado até que a temperatura externa fique alta o suficiente. Coloque a muda no buraco com cuidado. O colar da raiz deve estar acima do solo. Após o plantio, a muda deve ser bem aspergida com terra e, a seguir, pisada.
Esta simples descrição do processo é suficiente para entender como plantar corretamente macieiras em qualquer área.
Cuidado
Depois de plantar uma macieira crescendo em casa, os cuidados adequados devem ser fornecidos.
Rega
Para que as plantas cresçam, elas precisam ser regadas regularmente. Isso é especialmente importante na primeira temporada após o plantio. As plantas adultas não precisam de cuidados especiais. Eles precisam ser regados apenas se o verão for seco. No calor, as plantas são regadas a cada 7 a 10 dias. Nesse caso, é importante não inundar as plantas. No processo de rega, você deve monitorar cuidadosamente a condição do solo.
Poda
O processo de poda das árvores também possui características próprias. Nos primeiros 2-4 anos, o jardineiro costuma lidar com a formação da coroa. Seu diâmetro não deve ser muito grande. Caso contrário, será difícil cuidar da árvore.
No futuro, a poda formativa deve ser realizada anualmente. No processo, os ramos que crescem para dentro, bem como os topos, são removidos. Rebentos danificados ou secos também são cortados. Se galhos individuais começarem a secar ou ficar infectados com doenças, eles também devem ser removidos. Recomenda-se sempre lubrificar os pontos de corte com verniz de jardim. A poda higiênica mantém a árvore saudável o tempo todo.
Top curativo
A alimentação de macieiras também desempenha um papel importante. No primeiro ano após o plantio, a muda não precisa de fertilizantes. Ele tem cobertura suficiente, que foi usada durante o plantio. Via de regra, as macieiras começam a ser alimentadas após a primeira frutificação. Isso é especialmente importante se a árvore crescer em solo pobre. As macieiras são geralmente alimentadas com uma mistura de fertilizantes orgânicos e minerais.Após a alimentação, as plantas são regadas imediatamente.
A aplicação oportuna de fertilizantes permite aumentar a produtividade, bem como melhorar as características de sabor das frutas.
Wintering
Para que as macieiras jovens sobrevivam ao inverno, é importante protegê-las adequadamente do frio. O processo de preparação para o inverno consiste em várias etapas principais. Para começar, os troncos das plantas são caiados de branco. O sulfato de cobre é frequentemente adicionado à argamassa de cal comum. Depois disso, os troncos das árvores são cobertos com ramos de abeto ou qualquer outro material semelhante. Além disso, as macieiras podem ser protegidas contra roedores. Ao lado da árvore, vale espalhar o veneno e envolver o tronco da árvore com uma rede.
Métodos de reprodução
Se já houver várias macieiras no local, elas podem ser facilmente propagadas. Isso pode ser feito de diferentes maneiras.
Camadas
Este método pode ser usado para obter várias variedades de macieiras de uma planta. No outono, uma muda saudável de um ano de idade deve ser plantada no local em ângulo. Na primavera, deve ser cuidadosamente dobrado ao solo e, em seguida, fixado e coberto com solo fértil. Além disso, a área selecionada deve ser umedecida regularmente.
Isso deve ser feito até o outono. Imediatamente antes do plantio, as raízes desta planta devem ser completamente cobertas com cobertura morta. Na primavera, os rebentos podem ser separados e depois transplantados para um novo local. Você precisa cuidar desses brotos da mesma maneira que faz com as mudas comuns.
Vacinação
Este método de criação de macieiras também é popular. Os métodos de vacinação variam. Os mais populares são os dois métodos a seguir.
- Cópula. Este processo simples de propagação da planta não demora muito. Para que um novo rebento enraíze bem, é importante escolher um porta-enxerto e uma muda com o mesmo diâmetro. Nesses galhos, você precisa fazer os mesmos cortes oblíquos. Além disso, essas duas partes devem ser combinadas uma com a outra. A seguir, a junta deve ser tratada com piche e, em seguida, fixada com corda. Em alguns anos, essa área será quase invisível de fora.
- Enxerto de corte lateral. Este método de criação é diferente do anterior. Primeiro você precisa escolher um galho adequado e, em seguida, fazer um corte preciso com uma faca afiada. Depois disso, dentro da incisão, é necessário fixar o galho previamente preparado. O porta-enxerto e a copa também devem aderir bem um ao outro. O local do corte deve ser lubrificado com varão de jardim e, em seguida, embrulhado com película aderente. Depois de algum tempo, quando o galho crescer, sua parte superior deve ser cuidadosamente cortada com uma faca afiada. O local do corte deve ser lubrificado novamente com var. No futuro, resta apenas observar o processo de crescimento do ramo selecionado.
Para a propagação de macieiras, também são utilizadas sementes. Mas isso acontece muito raramente. Afinal, o processo de cultivo de rebentos jovens leva muito tempo. Portanto, é melhor insistir em um dos dois anteriores.
Doenças e pragas
Para que a planta se desenvolva e dê frutos normalmente, é importante protegê-la de doenças e pragas comuns. A macieira sofre de várias doenças graves. Na maioria das vezes, é afetada por podridão de frutas, doença do mosaico, câncer, crosta, ferrugem e oídio. Essas doenças são perigosas porque podem se espalhar rapidamente para um grupo de outras plantas. Por causa disso, todo o jardim ficará doente. A maioria das doenças é fúngica. Se você notar sinais do aparecimento dessas doenças com o tempo, poderá eliminá-las usando fungicidas convencionais. A opção mais popular é o líquido Bordeaux. Você pode prevenir a infecção de macieiras cuidando bem delas, bem como por meio de um tratamento preventivo oportuno. É necessário tratar as árvores com produtos químicos antes da polinização das árvores.
Existem também algumas pragas que podem reduzir o rendimento de uma macieira. Normalmente, essas árvores são atacadas pelos seguintes insetos:
- traça da fruta;
- traça espinheiro;
- ácaro da fruta;
- besouro de cor;
- mariposa da maçã;
- chave de tubo;
- carrapato da maçã;
- copperhead.
Se não forem controladas, essas pragas podem destruir uma parte significativa da cultura. Para lidar com eles, o site precisa de cuidados. O tratamento preventivo das árvores deve ser realizado regularmente.
Produtividade e frutificação
Como regra, uma jovem macieira começa a dar frutos 5 a 6 anos após o plantio. Os frutos amadurecem geralmente no outono. O período médio de frutificação de uma árvore leva de 1 a 2 semanas. Se a macieira for bem polinizada e em tempo hábil, certamente irá deliciar seus proprietários com uma boa colheita.
Para que a planta dê frutos regularmente, você deve seguir regras simples.
- Faça a coroa. Isso tornará a árvore mais forte e saudável.
- Normalize o número de frutas. Para que as maçãs jovens tenham nutrientes suficientes para o desenvolvimento normal, os frutos verdes com defeitos devem ser removidos manualmente. Normalmente basta sacudir bem a árvore. Maçãs pequenas então se esfarelam sozinhas.
- Rega oportuna. As árvores jovens precisam de muita rega. 2-3 baldes de água são geralmente derramados sob a raiz.
- Curativo foliar. A alimentação foliar regular também ajuda a melhorar o processo de frutificação. As macieiras são pulverizadas na folha com soluções fracas de iodo, ácido bórico e uréia. Recomenda-se realizar esses procedimentos de manhã cedo ou tarde da noite.
Se a planta for forte e saudável, ela terá um efeito positivo em sua frutificação.
Fatos interessantes
Os amantes das maçãs e das árvores nas quais crescem acharão útil conhecer alguns fatos interessantes sobre elas.
- Os cientistas acreditam que as pessoas começaram a cultivar macieiras há mais de 8 mil anos.
- Comer maçãs regularmente ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
- As maçãs são tão populares em todo o mundo que as imagens dessas frutas doces podem ser vistas em várias dezenas de brasões.
- Comer essas frutas ajuda a despertar rapidamente o corpo. Acredita-se que o tom não seja pior do que o café.
- A árvore mais antiga cresce na América. Foi plantado em 1647. Mesmo agora, continua a dar frutos.
A macieira é uma árvore forte e bonita que dá muito fruto. Portanto, não tenha medo de plantá-lo em seu site. Se bem cuidado, vai deliciar a todos com frutas doces e saborosas por muito tempo.
O comentário foi enviado com sucesso.