Descrição da macieira colunar e seu cultivo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. As melhores variedades
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Características da frutificação
  9. Uso em paisagismo

Muitos jardineiros plantam várias variedades de macieiras em seus terrenos. A macieira colunar está ganhando cada vez mais popularidade. Hoje falaremos sobre as principais características, características dessa cultura, suas vantagens e desvantagens.

O que é isso?

Para começar, vamos dar uma olhada mais de perto na descrição da vegetação colunar. É uma variedade em que os ramos são colocados contra a superfície do tronco em ângulos agudos. Os ramos são pressionados na casca, em sua forma esta espécie é muito semelhante ao choupo piramidal. Parece uma coluna, que é o significado desse nome.... A altura da macieira colunar depende de qual estoque foi usado para cultivar as mudas. A altura média da lavoura é de 2,5 metros. As espécies de anões param de crescer por volta dos 3-4 anos de idade.

Por uma temporada, uma dessas árvores frutíferas pode ser colhida cerca de 10-15 quilos de frutas maduras. Essas árvores são capazes de crescer ativa e totalmente por até 15 anos. Nesse momento, o esgotamento começa a ocorrer e o rendimento cai drasticamente. Nesse caso, apenas uma alimentação nutritiva ajudará. Essas árvores têm um sistema de raízes fibrosas. Ele está localizado em uma profundidade rasa, então essas plantas precisarão urgentemente de rega abundante e regular.

Ao mesmo tempo, é importante que não haja estagnação de umidade no círculo do tronco.

Vantagens e desvantagens

A seguir, você deve destacar as principais vantagens dessa macieira.

  • Tamanho pequeno. Essas árvores são consideradas compactas o suficiente, não ocuparão muito espaço em seu terreno, portanto, são muito populares entre os proprietários de pequenos lotes familiares.
  • Alto nível de rendimento. Apesar de seu tamanho diminuto, esta safra permite que você obtenha uma safra grande e completa.
  • Resistência à geada... Mudas com porta-enxertos resistentes ao gelo podem facilmente suportar as duras condições climáticas.
  • Conforto... O crescimento pequeno e o tamanho compacto tornam o processo de colheita de frutas muito mais fácil.

Mas a macieira colunar também tem algumas desvantagens significativas.

  • Termos de vida. Essa variedade difere das espécies comuns em uma vida útil muito mais curta. Com os devidos cuidados, as árvores simples podem dar frutos por 40-50 anos. As espécies colunares vivem muito menos.
  • Preço... Mudas de tal macieira serão muito caras em comparação com as variedades convencionais.
  • Exatidão... Esta cultura exigirá cuidados especiais: rega abundante periódica, o uso de fertilizantes adequados, a criação de abrigos especiais.

As melhores variedades

A seguir, consideraremos as características de alguns tipos individuais de macieiras colunares.

Cedo

Neste grupo, algumas espécies devem ser distinguidas separadamente.

  • Néctar... Essa variedade inicial é em tamanho miniatura. Ele está crescendo rapidamente. O diâmetro da coroa chega a 25 centímetros. Este tipo permite que você obtenha o rendimento máximo. Medok tolera geadas de até 42 graus negativos.
  • O presidente... Essa variedade de verão será a melhor opção para o cultivo na faixa do meio. Aumentou a resistência a várias doenças e infecções fúngicas. Seus frutos têm um sabor agradável agridoce. Eles cobrem completamente a árvore inteira até o chão.
  • Iksha... Esta espécie é resistente ao inverno.Tem frutas pequenas, mas suculentas e saborosas. Mas essa cultura precisará de proteção contra sarna, já que costuma estar exposta a essa doença.

Outono

A seguir, consideraremos as variedades de outono dessa macieira.

  • Colar de Moscou. Essa cultura tem o tamanho mais compacto. É bastante resistente. A variedade precisará de polinizadores, além de pulverizações preventivas, mas ao mesmo tempo começará a frutificar já no primeiro ano após o plantio.
  • Chervonets... Esse tipo de sobremesa de outono permite que você obtenha uma grande colheita de grandes maçãs doces com uma polpa cremosa e macia. A variedade não pode se orgulhar de uma alta resistência ao gelo, mas ao mesmo tempo, em caso de danos, pode se recuperar de forma fácil e rápida.
  • Vasyugan... Esta macieira colunar também pertence às variedades de sobremesa. Ela pode facilmente transferir temperaturas para menos de 40 graus. Esta safra de frutas é adequada para o cultivo nos Urais e no Extremo Oriente.
  • Ostankino... A variedade compacta tem um nível de rendimento bastante alto. Durante a temporada, cerca de 16 quilos de maçãs maduras podem ser removidos de uma dessas árvores. Frutos maduros depenados podem ser armazenados quase até meados do inverno.
  • Bebê... Este tipo de variedade é uma variedade de sobremesa. É considerado um dos mais compactos. A variedade permite que você obtenha uma colheita completa de pequenas maçãs amarelo-laranja. Será perfeito para as regiões do sul.

O bebê é altamente resistente ao calor extremo e queimaduras solares.

Inverno

Agora vamos observar as características de algumas variedades de inverno da macieira colunar.

  • Moeda... A variedade será adequada para a faixa do meio. Amadurece com frutas doces com um sabor levemente ácido. A cultura apresenta alta resistência a fortes geadas e crostas. Além disso, essas plantas são particularmente decorativas, pois muitas vezes atuam como uma decoração interessante no terreno.
  • Bolero... Esta variedade distingue-se por grandes frutos verdes, a massa de um fruto pode atingir cerca de 200 gramas. A espécie tem uma polpa branca firme, mas muito suculenta. Até 20 quilos de frutas maduras podem ser colhidos de uma árvore por temporada.
  • Yesenia... Esta variedade é particularmente resistente à crosta e geada. Os frutos da variedade são bastante grandes, pesando cada um em média 170 gramas. Nas frutas maduras, nota-se uma leve camada cerosa de cor vermelho escuro.

Aterrissagem

Vamos analisar o esquema de plantio de uma macieira colunar.

Outono

Vamos começar plantando no outono. Lembre-se de plantar uma cultura colunar em linhas. Neste caso, é necessário deixar espaço livre entre mudas vizinhas de 0,5 metros, entre linhas - 1 metro. Covas de plantio são cavadas duas semanas antes do plantio profundidade e diâmetro de 90 centímetros. Ao cavar, a camada superior do solo é dobrada separadamente, ela será necessária ao criar uma mistura de solo.

Se o solo for muito pesado ou argiloso, deve-se fazer a drenagem. Isso evitará o apodrecimento do sistema radicular das árvores. Para isso, é colocada no fundo de cada poço uma brita quebrada, previamente misturada com areia limpa. A espessura dessa camada deve ser de cerca de 10-15 centímetros.... A camada fértil do solo é misturada com húmus e composto. Despeje cerca de 100 gramas de superfosfato e tempere com potássio. Também é melhor adicionar um copo de farinha de dolomita.

Despeje metade da mistura resultante na cova de plantio. Tudo isso deve ser cuidadosamente nivelado e deixado nesta forma por algumas semanas para encolher e compactar a terra. Depois de mais duas semanas, eles começam diretamente para o plantio. Para fazer isso, primeiro despeje o resto da mistura de solo. Depois disso, as mudas são instaladas. Isso deve ser feito de forma que as raízes fiquem uniformemente distribuídas no monte. Neste caso, o local de vacinação deve ser localizado acima do nível do solo.

Tendo saído do tronco cerca de 25-30 centímetros, um poço de barro de 15 centímetros de altura é formado em torno do perímetro... É necessário para evitar vazamento de umidade durante a rega. As mudas jovens são regadas com água sedimentada. Nesse caso, uma árvore deve ter 1-2 baldes. Quando toda a água foi absorvida pelo solo, a cobertura morta é borrifada no círculo próximo ao caule, pois ela pode ser usada para cortar grama, turfa e serragem.

Primavera

Agora vamos analisar como plantar corretamente uma macieira colunar na primavera. Nesse caso, a tecnologia de pouso praticamente não difere da versão anterior. Mas, ao mesmo tempo, as covas de plantio devem ser preparadas já no outono. Durante o inverno, o solo ficará bem compactado e o adubo de cobertura se dissolverá e será absorvido pelo solo. A preparação preliminar das covas de plantio permitirá que a cultura crie raízes muito mais rápido. Mudas plantadas na primavera geralmente florescem na mesma primavera.

De qualquer forma, vale lembrar que tais macieiras preferem áreas bem iluminadas pelo sol. Na sombra, essa cultura praticamente não é plantada. Além disso, o local selecionado deve ser protegido de forma confiável dos ventos.

Cuidado

Para que as macieiras colunares cresçam bem em sua casa de campo, você deve se lembrar das regras de cuidado.

  • Primavera... Durante este período do ano, são podados ramos velhos, secos e danificados. Eles também borrifam a copa das árvores e o tronco com preparações especiais prontas para proteger a vegetação de várias doenças e insetos nocivos. Na primavera, é recomendável aplicar fertilizante com nitrogênio. Nas plantas jovens do primeiro ano de vida, os botões são cortados. Não devemos nos esquecer da irrigação abundante e periódica do círculo próximo ao tronco. Você também precisa desbastar os botões.
  • Verão... Durante este período, curativos minerais complexos especiais devem ser usados. Também é necessário refinar os botões, restando apenas metade dos ovários. Quando os frutos são do tamanho de uma cereja, uma pequena parte dos ovários é removida. Deve haver apenas dois deles em cada inflorescência. Quando a fruta tem o tamanho de uma noz, uma delas é removida. No verão, é necessário realizar exames preventivos regularmente. Se forem detectados sinais de doenças ou organismos prejudiciais, as árvores frutíferas devem ser pulverizadas imediatamente com preparações especiais prontas, às vezes usam infusões medicinais caseiras. Em agosto, vale a pena aplicar fertilizantes com potássio, é absolutamente impossível fazer fertilizantes de nitrogênio. Cerca de um mês antes da colheita, a vegetação também não deve ser tratada com inseticidas ou fungicidas.
  • Outono... Neste momento, é necessário encurtar os brotos superiores, todas as fruteiras são pulverizadas com compostos medicinais para protegê-las de infecções fúngicas. A copa, o círculo do tronco e o tronco devem ser cuidadosamente processados ​​de pragas que vivem na casca e no solo. Se necessário, você pode realizar repetidas podas sanitárias da vegetação. Antes do início das geadas de inverno, a cultura é coberta com ramos de abeto. Quando a primeira neve cair, eles precisam cobrir a base do tronco. A palha não pode ser usada como material de cobertura, porque os roedores podem subir nela, o que danificará a casca das árvores.

Se você já usou palha como cobertura morta, então, antes do início da geada, ela deve ser removida.

Para processar essas macieiras, você pode usar uma variedade de compostos (biológicos, químicos, populares). Soluções de ureia (7%) são freqüentemente usadas. Eles vão atuar como fungicida e inseticida. Além disso, essa solução costuma ser considerada um suplemento de nitrogênio. O líquido bordalês é às vezes usado (1%). Mas deve ser usado apenas no outono, após a queda das folhas e na primavera, antes do início do processo de fluxo de seiva.

É importante lembrar sobre a rega. Afinal, as variedades colunares não têm raiz mestra, por isso a vegetação pode extrair água das profundezas da terra. As plantas jovens são regadas a cada três dias. Se houver calor por muito tempo, a rega é feita a cada dois dias. As plantas adultas e maduras podem ser regadas uma vez por semana. A partir de meados de julho, a quantidade de rega pode ser ligeiramente reduzida. Desde o início de agosto, eles estão completamente parados. A irrigação por gotejamento é às vezes usada. Mas em qualquer caso, pelo menos uma vez por mês, é recomendável realizar uma simples umidificação do solo abundante.

Os fertilizantes também desempenham um papel importante. Para macieiras colunares, a fertilização sólida é a melhor opção. Eles são enterrados no solo a uma profundidade de cerca de 2-3 centímetros. É melhor usar um nitroammophoska antes de abrir o botão. Se as árvores foram plantadas em solos pobres, você também pode colher húmus (2-3 baldes para cada planta). Em seguida, você pode usar superfosfato, cloreto de potássio.

Como fertilizante adicional, muitas vezes são retiradas cinzas de madeira. Além disso, para cada árvore frutífera deve haver dois copos cheios. Você também pode usar produtos biológicos, infusões de ervas.

Lembre-se de que após cada alimentação, a planta deve ser regada e coberta com cobertura morta abundantemente. Devido à quantidade suficiente de água, os fertilizantes nutritivos não queimarão as raízes das árvores, enquanto a cobertura morta impedirá a evaporação da umidade.

Um lugar importante também é ocupado pela poda sanitária das lavouras. O esquema de poda depende diretamente da idade da planta, bem como do grau de espessamento e da época. Árvores velhas são melhor cultivadas durante o inverno, para que possam liberar galhos novos e saudáveis ​​na primavera. Se você estiver podando na primavera, remova todos os galhos congelados com um podador. Ao realizar este procedimento no outono, você deve primeiro arrancar todas as lâminas das folhas e rebentos laterais imediatamente após o plantio. Para a próxima estação, os rebentos com comprimento superior a 30 cm são ligeiramente encurtados, cada um deles deve ter 2-3 botões.

No terceiro ano, todos os ramos com mais de 40 cm devem ser desbastados. Todos os brotos que crescem na parte interna da copa são removidos. No quarto ano, todos os ramos são desbastados. Restam apenas os rebentos jovens mais fortes e saudáveis. No verão, a poda sanitária é feita manualmente. Será necessário arrancar novos galhos pelos lados. Ao mesmo tempo, os rebentos danificados pela podridão e pela ferrugem são removidos.

Durante o processamento de inverno, eles primeiro recuam para cima da superfície do solo de cerca de 50-70 cm, escolha o broto mais forte. Cerca de 5 cm recue para cima e corte o condutor no centro em um anel. Isso irá transferir a árvore para um rebento jovem. Todos os cortes devem ser processados ​​com grama de jardim. Caso contrário, você pode pegar uma infecção.

Reprodução

A macieira colunar pode se reproduzir de várias maneiras.

  • Com a ajuda de sementes. Essa opção é considerada a mais ineficaz, pois leva muito tempo, mas não garante a formação de uma árvore com propriedades varietais.
  • Enxertia no estoque. Este método é usado por jardineiros experientes. Neste caso, partes anãs e mudas locais devem ser usadas como porta-enxerto.
  • Com a ajuda de camadas de ar. Neste caso, você pode tomar camadas horizontais, na primavera os porta-enxertos são plantados e podados em 2-3 gomos, brotos crescem nos locais dos cortes. Cortes verticais são às vezes usados ​​e podem ser obtidos a partir de brotos uterinos que foram podados na primavera.

No verão, surgem novos rebentos, que devem ser cortados e plantados no outono.

Doenças e pragas

A macieira colunar pode ser afetada por pragas.

  • Ácaro-aranha. Este parasita começa a sugar os sucos das placas das folhas. Nesse caso, uma teia pequena e fina aparece no lado impreciso. Para combater os ácaros da aranha, é melhor usar imediatamente preparações prontas ("Nitrafen").
  • Mariposa... Esse parasita se alimenta rapidamente dos brotos e danifica os frutos. Para se livrar das mariposas, você precisa borrifar as árvores afetadas com metafósicos ou clorofos. Além disso, após algumas semanas, o procedimento deve ser repetido.
  • Pulgão... Essas pragas vivem em colônias inteiras. Eles sugam os sucos dos brotos e das folhas. Para destruir pulgões, é melhor usar formulações como Fitoverm ou Aktara. Em qualquer caso, a pulverização é recomendada apenas em tempo seco à noite, quando não há sol.

A cultura tipo clone também é freqüentemente afetada por várias doenças.

  • Oídio. Esta doença pode afetar quase toda a parte aérea das plantas. Nesse caso, a árvore começará a crescer mal e o nível de produção diminuirá significativamente. Nesse caso, você pode usar o líquido Bordeaux.
  • Ferrugem... O derramamento será coberto com manchas enferrujadas. Então eles começarão a cair. Neste caso, recomenda-se o uso imediato de fungicidas.
  • Sarna... Esta infecção fúngica pode danificar absolutamente todas as partes da colheita de frutas. Na maioria das vezes, parece devido à umidade excessiva. Para combater a doença, você pode tomar o líquido bordeaux.

Características da frutificação

Esta variedade de macieiras pode dar frutos em diferentes idades. Existem espécies em que isso ocorre de 3-4 anos, por 2 anos, por 1 ano. Estas últimas são consideradas variedades de crescimento precoce. Muitas espécies produzem uma safra anualmente, mas a frequência pode diminuir com a idade. O nível de rendimento também dependerá da variedade específica, das condições de crescimento e da idade das árvores.

Uso em paisagismo

Devido à sua aparência decorativa, as macieiras colunares são frequentemente utilizadas como decoração de paisagens. Em sua casa de verão, costumam ser plantados em fileiras ordenadas. No processo de floração, essas plantas vão se deliciar com belas flores pequenas de tons claros.

Além disso, às vezes eles formam "paredes" densas inteiras em uma linha reta. O resultado é uma bela composição de floração que não ocupa muito espaço no local.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário