Como você pode cultivar uma macieira a partir de uma semente?
As macieiras não se reproduzem por tipo, o que significa que uma árvore cultivada a partir de uma determinada variedade de sementes quase certamente produzirá frutas diferentes de sua mãe.
Quase todas as variedades modernas são incapazes de autopolinização. Este processo ocorre graças aos insetos que carregam o pólen. A menos que o próprio cultivador polinize a árvore manualmente, não há como saber sobre as qualidades da outra árvore-mãe.
Selecionando um osso
O método de propagação de sementes para árvores frutíferas tem muitas vantagens e desvantagens.
Os aspectos positivos incluem:
- uma macieira que é cultivada a partir de sementes é obtida alto, demonstra boa ancoragem e resistência ao gelo;
- mudas de sementes podem ser cultivadas em casa, e só então transferir para solo aberto;
- o pouso não requer conhecimentos especiais.
A principal desvantagem de cultivar novas mudas a partir de sementes de maçã é que, após o plantio, demorará vários anos até que as mudas dêem frutos. A desvantagem também é a necessidade de realizar vários transplantes no início do desenvolvimento das mudas.
Para a germinação, recomenda-se a escolha de sementes de variedades despretensiosas no cuidado, resistentes a doenças e às difíceis condições climáticas. Não é verdade que a muda herda seus traços, mas existe essa chance. As sementes de maçã podem ser colhidas e armazenadas até a primavera e começar a preparação quando estiverem quentes. O armazenamento não é um processo complicado, você pode simplesmente colocá-los em uma sacola e colocá-los na geladeira.
O material para plantio deve ser externamente sem danos, uniformemente colorido, denso ao toque. As sementes devem ser colhidas de frutos maduros, ainda melhor, maduros demais.
Tâmaras de semeadura
Se as sementes forem plantadas em casa, o plantio em vasos pode ser feito em qualquer época do ano. No caso de terreno aberto, a época ideal para a semeadura é o início do outono. Também é permitido plantar macieiras no final do verão. Neste caso, as sementes são imediatamente imersas no solo após a lavagem. No outono e no inverno, o grão incha, sofre estratificação natural e brota com o início da primavera.
A regra principal a seguir durante o plantio é que as sementes de maçã devem ser colocadas em solo aberto 3-4 semanas antes do início esperado da geada.
Como preparar sementes e solo?
Cultivar macieiras a partir de sementes não é difícil - basta ter paciência e seguir algumas regras básicas. Para o procedimento, você precisará preparar:
- sementes de maçã;
- composto;
- potes;
- papel toalha;
- saco de plástico;
- faca.
O primeiro passo para preparar sementes para o cultivo de macieiras é lavá-las. Para isso, coloque as sementes em um recipiente com água aquecida à temperatura ambiente e mexa delicadamente por 5 minutos. Em seguida, resta escoar a água e espalhar as sementes no jornal. O processo de lavagem é necessário para eliminar a camada superior, que pode retardar o crescimento. A água pode ser escoada por uma peneira fina.
O segundo procedimento, cujo objetivo é amolecer as sementes, é embeber. Por cerca de quatro dias, as sementes são deixadas na água em local aquecido. A temperatura do líquido deve ser de 20-25 graus. Para aumentar a capacidade de germinação das sementes e evitar o aparecimento de doenças infecciosas, estimulantes de crescimento podem ser adicionados à água.As lojas especializadas em jardinagem oferecem uma grande variedade desses produtos, que podem ser selecionados de acordo com a variedade de culturas.
Germinar as sementes é a parte mais difícil. Devem ser embrulhados em papel toalha, umedecidos e colocados em saco plástico. Sele o último e coloque na geladeira. O material de plantio deve ficar lá por cerca de um mês, verifique o saco de vez em quando e molhe as sementes novamente se parecerem secas.
Quando as sementes começam a brotar, elas estão prontas para plantar. O processo descrito no mundo profissional é denominado "estratificação"... Existem várias variedades disso. Você pode colocar a semente em um pequeno recipiente adicionando areia, turfa e carvão ativado, observando uma proporção de 1: 3; tudo precisará ser diluído em água até que o líquido comece a escorrer. Mantenha as sementes em temperatura ambiente por uma semana e depois leve à geladeira. Como resultado da estratificação, as sementes são preparadas para as condições naturais de germinação.
A imitação artificial das condições de inverno aumenta a imunidade das sementes, o que tem um efeito benéfico no amadurecimento e na produtividade.
Existe também uma forma natural de estratificação, na qual é necessário extrair as sementes dos frutos das macieiras no final do verão ou setembro. Com esse método, eles são bem lavados e plantados no solo. Após o início da primeira geada, inicia-se a adaptação das sementes, e na primavera aparecem os brotos, já prontos para as mudanças nas condições climáticas.
Como plantar?
Você pode plantar macieiras em casa. A terra deve estar saturada de nutrientes. Ao crescer em casa, você precisa encher os recipientes com solo fértil, turfa e cinzas de madeira. Uma composição semelhante é necessária para o plantio em terreno aberto. Fazer você mesmo não é nada difícil.
É necessário plantar sementes em sulcos rasos (não mais de 5 cm). A distância entre os ossos deve ser de 10-15 cm. Se você planeja cultivar plantas em um local por vários anos sem transplantá-las, a lacuna deve ser duas vezes maior. Mas isso é quando se planta sementes diretamente em terreno aberto.
A drenagem (pequenos seixos) é colocada no fundo da caixa ou pote; seixos ou argila expandida podem ser usados. O solo mais adequado para a germinação é o solo preto. Cada osso se aprofunda um centímetro e meio no solo, a distância entre eles é de até dois centímetros e meio. O solo é umedecido, de preferência com borrifador, para não lavar o solo. O broto germinado logo dará dois pares de folhas, os brotos são controlados e os mais fracos são removidos.
Cuidado
Em casa, você pode cultivar uma macieira a partir de uma semente sem dificuldade, mas a muda precisará de mais cuidados. Para garantir o crescimento intensivo das árvores frutíferas jovens, é necessário regá-las e fertilizá-las adequadamente. Depois de mover as sementes germinadas para uma área aberta, é necessário criar condições favoráveis para o desenvolvimento das raízes, crescimento da copa e amadurecimento da maçã.
A poda de árvores também desempenha um papel importante.
Poda
Após o plantio, o caule central é encurtado em duas a três gemas, assim é possível estimular o crescimento dos ramos laterais. Em seguida, o corte é feito conforme necessário. A higienização é realizada todos os anos. O procedimento consiste na retirada de todos os galhos secos, danificados ou congelados.
A formação da coroa deve ser iniciada desde o primeiro ano. O procedimento deve ser feito corretamente, então a macieira cresce rápido e uma bela árvore aparece no país.
A formação permite que você dê à árvore a forma correta, para formar um esqueleto. É essa poda que é a chave para o desenvolvimento bem-sucedido de jovens macieiras. Vale a pena retirar rebentos jovens que competem com o central, ramos crescendo no interior da copa e se cruzando.
Top curativo
Ao cultivar macieiras a partir de sementes, a alimentação subsequente também desempenha um papel importante. Se, durante o transplante, os fertilizantes já foram colocados na cova de plantio, então no primeiro ano não há necessidade de alimentar a árvore. Matéria orgânica pesada, como estrume, é indesejável para plantas jovens: pode queimar as raízes. Para aumentar a massa verde no início, você pode usar uma infusão de esterco de galinha ou cinza de madeira.
No final do verão, são utilizados fertilizantes de fósforo-potássio, aplicados em pequenas quantidades. Enquanto as árvores crescem, elas são alimentadas três a quatro vezes por temporada:
- após o inverno em verdes (nitrogênio);
- durante a floração (potássio e ácido fosfórico);
- durante a frutificação (fósforo potássico).
No verão, a fertilização também é necessária para o desenvolvimento ativo das árvores e o aumento da qualidade da safra. Aditivos orgânicos comuns, como esterco de galinha e esterco, não devem ser usados no primeiro ano de crescimento das mudas, pois podem afetar negativamente o crescimento... Os fertilizantes minerais concentrados são mais adequados para a nutrição.
Antes do início das geadas de outono, as mudas cultivadas são regadas com uma solução de fósforo de potássio, que atua como um estimulante de crescimento. Ao soltar o solo, você pode usar superfosfato e cloreto de potássio. Ao usar fertilizantes minerais, é necessário completar o processo de alimentação por rega.
Rega
O princípio básico é que o solo deve ser úmido em todos os estágios de desenvolvimento da árvore... Primeiro (após o transplante das mudas para um terreno aberto), você deve regar duas vezes ao dia com uma pequena quantidade de líquido. Além disso, no primeiro ano de vida, até que o sistema radicular atinja um tamanho grande, a rega pode ser feita uma vez por semana.
Recomenda-se hidratar as mudas de manhã cedo ou ao entardecer quando o sol começa a se pôr. Em climas quentes, você não precisa regar as árvores, pois a maior parte da umidade evapora instantaneamente e, se a água entrar em contato com as folhas, elas podem queimar.
Transplantes
Várias vezes antes de plantar mudas no solo, será necessário transplantar a muda. Isso porque seu sistema radicular cresce e requer mais espaço, mas a transferência para um local permanente na rua deve ser realizada no final da primavera.
Dicas úteis
Mesmo os jardineiros experientes podem enfrentar muitos desafios ao tentar cultivar uma nova macieira a partir da semente.
Sugerimos que você se familiarize com a lista de dificuldades típicas.
- Transplante necessário. Nos estágios iniciais de desenvolvimento, a planta deve ser transplantada várias vezes. Quando árvores imaturas são movidas para um novo local, existe o risco de danos ao sistema radicular ou aos caules.
- A probabilidade de ser afetado por doenças e pragas é alta. A violação da tecnologia agrícola e um clima desfavorável causam danos às folhas e frutos.
- Danos às sementes. No preparo da semente, é necessário observar muitas nuances, pois em caso de violação da tecnologia não haverá brotação.
De acordo com as regras de cuidado padrão, será possível cultivar árvores saudáveis que o farão deliciar com muitas maçãs.
A fim de cultivar uma macieira saudável a partir da semente, o que trará consistentemente uma grande colheita, jardineiros experientes primeiro obtêm um broto da semente e, em seguida, plantam em um recipiente e apenas com o início da primavera eles transferem a árvore para abrir chão.
Todos os anos, é imprescindível a realização de medidas preventivas para o cuidado das mudas, que incluem:
- limpeza profunda do solo próximo ao tronco, incluindo a retirada de ervas daninhas;
- rega moderada sem excesso de umidade;
- prevenção do espessamento da coroa;
- destruição oportuna de insetos;
- pulverização preventiva com preparações contendo cobre.
Na primavera, como medida preventiva, vale a pena tratar um pomar jovem de maçã com líquido bordalês ou sulfato de cobre. Fungicidas e inseticidas comerciais são úteis.
Resumindo: você pode crescer uma árvore a partir de um osso - você só precisa seguir as regras... O desenvolvimento e a frutificação da macieira no futuro dependem de cuidados adicionais com as mudas jovens. A atenção e o cuidado compensarão rapidamente.
O comentário foi enviado com sucesso.