Tudo sobre como cuidar de uma macieira colunar
O cuidado competente de uma macieira colunar implica sempre uma resposta à questão de como cuidar se ela não frutifica. Uma versão particular desta questão são as razões pelas quais as macieiras colunares não florescem e o que fazer neste caso. Mas mesmo que a cultura seja bastante fértil, é importante descobrir como cobri-la para o inverno e como alimentá-la no outono.
Características da alimentação
Para cultivar tal árvore, é aconselhável aplicar fertilizante antes de plantar. Para 1 muda, use com antecedência:
-
4-6 kg de matéria orgânica (turfa, húmus ou composto) para escolher;
-
100 g de nitrophoska ou ammophoska;
-
0,5 kg de cinza de madeira de alta qualidade;
-
10 litros de água (sem ela, a eficácia dos componentes sólidos será muito baixa).
Mas, mesmo após o plantio, é muito importante fornecer nutrientes adequadamente às macieiras colunares.
Isso terá que ser feito durante todo o período vegetativo.
O cuidado de uma macieira colunar divide-se nas fases de outono, primavera e verão. Se uma muda jovem foi plantada no outono, então por algum tempo ela terá nutrientes suficientes da cova. No entanto, na primavera é necessário usar ureia ou ureia para:
-
os brotos cresceram mais rápido;
-
a massa verde foi recrutada mais ativamente;
-
as raízes foram fortalecidas.
O plantio na primavera livra os jardineiros dessa preocupação.
No verão, as árvores jovens são alimentadas pelo método foliar. Para isso, é utilizado um fertilizante líquido totalmente pronto. Ajuda a lançar os botões de flores do próximo ano. Ao mesmo tempo, aumenta a resistência ao inverno e a imunidade contra as principais doenças da maçã.
As macieiras de três anos, mesmo antes de os botões florescerem, precisam ser alimentadas:
-
50 kg de húmus (combinando isso com o afrouxamento da terra);
-
90 g de ureia, que se dissolvem em 10 litros de água;
-
"Kemiroi" (este medicamento é usado estritamente de acordo com as instruções).
Quando uma árvore de três anos murcha, ela é alimentada com humato de potássio. O consumo desse fertilizante é o mesmo da uréia antes.
Um erro comum que muitos jardineiros cometem é que eles percebem a recomendação de alimentar a árvore no outono como a necessidade de usar fertilizantes em setembro. Na verdade, você precisa se concentrar no período imediatamente após o fim da queda das folhas. Neste ponto, você deve aplicar:
-
5-7 kg de composto ou turfa;
-
solução de superfosfato (60 g são diluídos em 10 l de água);
-
sulfato de potássio (é usado da mesma forma que o superfosfato).
Entre os fertilizantes orgânicos, a cinza de madeira é considerada especialmente valiosa. Ele pode fornecer árvores frutíferas com um espectro completo de minerais básicos.
Também inclui fósforo, magnésio e outros oligoelementos. É especialmente importante que tudo isso seja facilmente acessível às plantas de forma puramente bioquímica. Após diluir as cinzas em água fervente, deve-se infundir por 24 horas. Em seguida, as árvores são pulverizadas com essa mistura (pré-filtragem).
Você precisa entender claramente a função de cada tipo de fertilizante. Assim, as misturas de nitrogênio fornecem regulação do crescimento e desenvolvimento. Mas se você adicionar muitos deles, a frutificação irá se deteriorar. Mas o superfosfato e outras preparações à base de fósforo fortalecem o sistema imunológico e tornam a colheita mais produtiva. A resistência ao frio e ao calor depende do sulfato de potássio.
As misturas líquidas são quase sempre preferidas por serem as mais facilmente digeríveis.
Nuances de rega
Mas se você cuidar da macieira apenas alimentando-a, mesmo a planta mais despretensiosa pode ser arruinada. O solo ao redor das árvores deve ser umedecido. A secagem é permitida apenas por um período muito curto.Os agrônomos acreditam que a irrigação por gotejamento é a melhor prática. Se for impossível organizá-lo, é necessário irrigar as macieiras conforme a necessidade, mas pelo menos duas vezes por semana, mesmo que não haja motivos visíveis para regar.
Após a irrigação artificial, assim como após a chuva, recomenda-se o afrouxamento e cobertura morta da terra. Isso evita a formação de crostas e ativa a aeração da raiz. No verão, as macieiras colunares são regadas de manhã cedo ou após o pôr do sol. Um resultado muito bom é obtido por "aspersão" de uma mangueira convencional. O carregamento de umidade no outono ocorre em setembro ou outubro.
Poda
Ao podar racionalmente uma macieira colunar, você pode manter boas condições para o seu desenvolvimento.... A subsequente formação da coroa também é simplificada. Mas a probabilidade de contrair várias infecções diminui. É necessário formar a árvore durante a primavera, quando os botões ainda não floresceram. No entanto, para as culturas colunares, se necessário, a poda formativa é apenas na versão mais mínima, removendo as gemas laterais e deixando o tronco principal.
O pedido típico é:
-
nas mudas do primeiro ano, todos os ramos laterais são removidos por 2 botões;
-
no ano seguinte, um broto mais forte é deixado intacto e o segundo é encurtado por 2 botões;
-
na temporada 3, o ramo que frutificava anteriormente é cortado em anel, e os brotos restantes são tratados da mesma forma que no segundo ano.
Cortando as colunas de uma idade mais sólida na primavera, de 3 a 5 botões ficam nos galhos. Então ramos extras não aparecerão e o rendimento não diminuirá. O rejuvenescimento da poda é realizado entre as idades de 5 e 7 anos. Todos os ovários em excesso são removidos ao mesmo tempo. Eles se dedicam à poda sanitária no outono, assim que termina a queda das folhas.
Tratamento
As propriedades atraentes das macieiras colunares não podem, infelizmente, protegê-las contra doenças e pragas. Mas está ao alcance dos próprios residentes de verão e de outros produtores de maçã fazer isso. Durante o verão, é muito importante monitorar qualquer mudança nas condições das árvores. Os tratamentos especiais são realizados no máximo 30 dias antes da retirada dos frutos. Caso contrário, a segurança da colheita não pode ser garantida.
No outono, o tratamento é direcionado contra fungos patológicos e pragas de insetos que se escondem na casca e no círculo próximo ao caule. O mesmo tratamento pode ser feito no início da primavera, antes que os sucos comecem a se movimentar. Para ela, usa-se o líquido bordalês ou o remédio "Nitrafen". Ambos os reagentes devem ser diluídos até uma concentração de 1%.
Algumas pessoas usam uma solução de ureia na concentração de 7%. Ele não apenas protegerá a planta de pragas e doenças, mas também fornecerá nitrogênio à cultura.
Regulamento de colheita
Às vezes, uma macieira plantada floresce no mesmo ano. Nesse caso, cada flor precisa ser removida. Além disso, a cultura deve ser normalizada assim:
-
no segundo ano vegetativo, restam 50% das flores;
-
por 3 anos, algumas inflorescências são deixadas sozinhas nos links das frutas;
-
aos 4 anos, remova o menor dessas inflorescências para aproveitar os ovários maiores.
Como cobrir uma macieira para o inverno?
Para preparar adequadamente o abrigo de uma macieira colunar, é necessário levar em consideração que o botão apical é especialmente valioso para ela. Se ela sofrer, vários troncos adicionais aparecerão. Isso reduzirá drasticamente as propriedades decorativas da cultura. Na pior das hipóteses, a árvore pode morrer completamente. A preparação para o inverno começa na segunda quinzena de outubro.
Neste ponto, você precisa caiar os troncos e ramos do esqueleto. A cal é misturada com uma certa quantidade de sulfato de cobre. É muito importante isolar a área da raiz. As maneiras de protegê-lo são usando:
-
serragem;
-
Palha;
-
comeu patas;
-
aparas de madeira;
-
turfa.
A parte inferior do baú é enrolada firmemente com meias de náilon. Isso garante proteção contra roedores. Acima, jornais ou outro papel confiável estão anexados. Tudo isso é fixado minuciosamente e em toda a superfície para que não haja lacunas. Às vezes, todos juntos são protegidos com materiais não tecidos.
É possível salvar uma macieira colunar na Sibéria apenas removendo o máximo de neve possível.Mas deixar folhas caídas e grama não vale a pena, pois ao invés de proteção, elas se tornarão um refúgio para pragas.
As raízes podem ser protegidas com esterco, turfa ou serragem. O topo da árvore pode ser protegido com pano de saco ou trapos. Uma cinta de suporte aumentará a estabilidade em condições de vento.
Possíveis problemas
Às vezes, os jardineiros reclamam que, quando cultivada, a macieira colunar não floresce. Na maioria das vezes, isso se deve a:
-
erros durante o desembarque;
-
aprofundar o colar da raiz;
-
falta de componentes nutricionais;
-
luz baixa.
Às vezes, as macieiras florescem, mas não dão frutos. Os principais motivos são:
-
insetos comedores de flores;
-
irrigação fraca;
-
deficiências nutricionais;
-
falta de polinizadores.
Outro fator pelo qual não há maçãs pode ser a baixa qualidade do material de plantio. Fornecedores inescrupulosos disfarçados de mudas e sementes colunares vendem produtos de qualidade duvidosa. A única solução é a compra de indivíduos plantadores em organizações comerciais especializadas e viveiros especializados. E também o problema pode estar na poda inadequada, provocando ramificações muito abundantes.
Se as macieiras teimosamente não crescem, a razão pode estar na incapacidade de fazer o abrigo certo. Mesmo na faixa do meio, a cultura colunar pode congelar no inverno. Nessas áreas, a proteção da zona radicular é tão necessária quanto a proteção do tronco. A cobertura de cobertura de acordo com um esquema verificado é outra maneira de eliminar problemas de colheita.
Importante: a fertilização excessiva do solo muitas vezes leva à formação ativa de folhagem, e então não sobra nenhum recurso para os frutos das árvores.
O comentário foi enviado com sucesso.