Tudo sobre como cuidar das macieiras no outono
As árvores frutíferas exigem cuidados especiais e cuidados, devendo-se ter o cuidado de preparar adequadamente a macieira para o inverno, a fim de garantir uma boa colheita no próximo ano. E se você é um jardineiro iniciante, provavelmente está interessado neste tópico, portanto, são oferecidas informações úteis à sua atenção sobre como processar o local e a própria árvore passo a passo, bem como o que escolher como fertilizante, como regue-o corretamente e muito mais.
Limpeza e escavação de folhas
Cuidar de uma macieira no outono deve começar com as folhas caídas, que desempenham um papel importante na segurança de muitas árvores. A principal vantagem dos resíduos orgânicos é que cobre bem o solo, protegendo assim a raiz da geada, o que afeta negativamente a condição. As camadas inferiores das folhas apodrecem, portanto, realizam a tarefa de fertilização adicional. Mas quanto à macieira, esta não é a melhor opção para ela.
A folhagem caída é um ambiente ideal para o desenvolvimento de doenças fúngicas e, assim que começa a congelar após o inverno, os esporos se multiplicam. Para evitar danos à macieira, é necessário realizar algumas manipulações. Trata-se de colher as folhas depois que toda a folhagem se desintegrou. Se a árvore tiver sofrido alguma doença, recomenda-se a queima de lixo orgânico. Se desejar, você pode fazer composto, que amadurece em dois anos.
Alguns especialistas tratam as folhas caídas com fungicidas.
Assim que você colher as folhas, é preciso cavar o solo ao redor do tronco da árvore, a profundidade não deve ultrapassar 15 cm, para não danificar as raízes. Essa manipulação deve ser realizada de forma que as larvas que se escondem no solo fiquem na superfície e congelem com o início do primeiro frio, o mesmo se aplica às ervas daninhas. Verifique se o solo está úmido e desenterre-o.
O ambiente ideal para o armazenamento e reprodução de esporos de fungos não são apenas folhas, mas também frutos estragados. Terá de limpar bem o jardim, livrar-se desses resíduos, criando composto, que será um excelente fertilizante. Para obter o efeito, recomenda-se borrifar a pilha com preparações ou usar cal para borrifar.
Você precisa cavar nas árvores com cuidado, soltar o solo e virá-lo para se livrar das pragas e suas larvas. Você pode ter certeza de que isso terá um efeito benéfico no resultado.
Top curativo
Esta etapa é uma das mais importantes na preparação de um pomar de maçãs para o inverno. Deve ser realizado em setembro, o que ajudará a conseguir uma boa colheita. O mercado oferece uma ampla gama de curativos minerais que são utilizados antes e depois da frutificação. É importante levar em consideração a região onde as frutas são cultivadas, já que o clima na Sibéria é muito mais severo do que na região de Moscou.
Cada jardineiro tem uma opinião diferente sobre quando fertilizar. Alguns escolhem agosto-setembro, quando a colheita já está colhida, outros preferem fazê-lo após a queda das folhas. Não existe uma única opção correta, tudo depende da preferência pessoal, o principal é escolher o produto certo e seguir as instruções para obter um bom resultado.
Qualquer árvore assimila a alimentação por três semanas. Assim, a macieira deve absorver nutrientes antes mesmo do início da primeira geada, portanto, a previsão do tempo deve ser levada em consideração.O tempo de alimentação coincide com a escavação da camada superior.
Se o tempo lá fora estiver seco, o primeiro passo é umedecer o solo e só depois usar fertilizantes.
O principal fertilizante no outono é orgânico, então você pode usar composto ou estrume, 1-2 baldes são suficientes para cada árvore. Recomenda-se adicionar 30 g de cloreto de potássio e 50 g de superfosfato para potencializar o efeito.
Outro curativo de cobertura eficaz: 1 colher de sopa de potássio e 2 colheres de sopa de curativo de fósforo são adicionados a 10 litros de água, mexendo bem. Isso é suficiente para processar 1 sq. m, se as árvores têm menos de 10 anos, para as mais velhas a dose precisa ser dobrada.
No outono é proibido o uso de nitrogênio, já que sobra na matéria orgânica, e o excesso só fará crescer brotos pequenos e fracos, que acabarão por congelar.
Rega
É necessário regar a macieira antes do inverno, se o outono foi suficientemente seco. E mesmo que chova fortemente após a estação seca, muitas vezes não é suficiente para que a umidade atinja a raiz. Portanto, para garantir um descanso forte e seguro da árvore frutífera, as regas devem ser realizadas ao longo das bordas da copa e no tronco. O consumo de água pode ser grande, já que o solo deve ser umedecido a 1 m de profundidade.
Determinar a quantidade não é tão difícil, é importante levar em consideração a idade da árvore.
Se já for adulto, significa que o sistema radicular com a copa está bem desenvolvido, podendo ser necessários cerca de 100 litros de água limpa. Para os jovens, cerca de 50 litros são suficientes para cada macieira.
Se você fizer isso com a taxa de fluxo correta, o sistema radicular ficará bem saturado com líquido, de modo que a planta se acumulará e o solo não congelará profundamente, o que é importante. Os especialistas chamam essa cobrança de água de irrigação, depende das condições meteorológicas.
Você pode determinar de forma independente o quanto a árvore precisa de umidade, para isso é necessário cavar um buraco de até 20 cm, e se ele estiver úmido no fundo e não se desintegrar ao ser espremido, o procedimento não será necessário. Deve-se notar que um nível de água suficiente em qualquer árvore aumenta a resistência dos galhos e do tronco aos ventos fortes, a macieira será capaz de suportar o peso da neve e a casca ficará mais forte. Como você pode ver, antes do inverno, é necessário levar em conta uma série de critérios e seguir as instruções passo a passo, pois há muitas nuances na preparação.
Outros trabalhos
Qualquer árvore precisa ser alimentada, fertilizada e regada para garantir uma boa colheita no futuro. No entanto, isso não é tudo, a preparação do outono também reside em outros procedimentos, que devem ser familiarizados. Deve-se observar que cuidar de árvores velhas não é mais fácil do que cuidar de árvores novas, pois será necessário levar em consideração diferentes critérios e características da planta.
Mulching
Este procedimento é necessário para isolar a árvore e manter a temperatura ideal, o que é importante antes do início das geadas de inverno. Hoje, existem muitas variedades de cobertura morta, no entanto, as opções mais populares e acessíveis são esterco e composto. Essas substâncias têm várias características positivas. É importante notar que o feno e a palha não são adequados para tais fins, uma vez que os ratos gostam de se esconder neles durante o inverno e os roedores são uma verdadeira praga para qualquer tipo de árvore.
As raízes podem ser cobertas por ramos de abeto, que protegem não só do frio, mas também dos roedores. A cobertura morta permite manter o solo úmido por muito tempo e ao mesmo tempo não interfere na permeabilidade ao ar.
O remédio dura muito tempo, é orgânico, portanto trará grandes benefícios para a safra futura. Mesmo em invernos quentes, as noites são bastante frias e mudanças repentinas afetam negativamente as árvores frutíferas, portanto, deve-se fazer a cobertura morta.
Além de composto, serragem e turfa podem ser usados. Quanto à espessura da camada, 15 cm são suficientes para proteger contra variações de temperatura. Muitos jardineiros usam madeira picada.
Mas primeiro é preciso determinar o nível de acidez do solo - se for ácido, é recomendável optar por madeira e serragem, mas para alcalino é melhor usar húmus ou turfa.
Descascamento de casca
Esta etapa não é menos importante que as descritas acima. Líquenes ou vários musgos instalam-se frequentemente na árvore, o que tem um efeito negativo, uma vez que fecham os poros. A entrada de ar é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer planta, especialmente fruta, e se o oxigênio for cortado, logo secará e morrerá.
Os líquenes são um problema comum, por isso é importante eliminar todos os parasitas dos troncos antes do inverno. Isso requer pulverização com sulfato de cobre. Para preparar a solução, você precisará de um balde de água e 30-50 g do próprio produto. Caso não encontre uma substância, pode-se usar 1 kg de cal, dissolvendo-se na mesma quantidade de líquido. Pulverize não apenas o tronco, mas os galhos, processe cuidadosamente o círculo próximo ao tronco.
Para remover musgo e líquen, é recomendável estocar um raspador de madeira ou uma escova dura, você pode usar sabão em pó para raspar tudo. Prepare uma consistência de argila, cal e água para untar a madeira com esta mistura.
A remoção do musgo ocorre em novembro, quando a folhagem já está completamente desfeita. Ao mesmo tempo, é importante cobrir o tecido sob a árvore para evitar que os esporos caiam no solo. Ao trabalhar com escova rígida, os movimentos devem ser não agressivos para que a casca não seja danificada.
Recomenda-se fazer a decapagem após a chuva - isso facilitará o manejo da tarefa, pois a umidade amolece a casca.
Poda
Antes do inverno, é importante tomar medidas higiênicas, para isso é preciso retirar todos os galhos doentes ou ressecados, enquanto é preciso pegar uma pequena parte sã. Assim, o corte da serra cicatrizará uniformemente e a casca não rachará ou inchará. Uma "ferida" aberta é tratada com var.
Esta etapa é realizada depois que nenhuma folha permanece na árvore, embora seja importante garantir que as geadas comecem não antes de duas semanas depois. Para obter um corte suave, use uma ferramenta afiada de alta qualidade, para que o local cicatrize mais rápido.
Cal
Todo jardineiro está familiarizado com esse procedimento, e isso é a próxima coisa a fazer depois de remover o líquen e o musgo, bem como a poda. Isso é importante para proteger contra queimaduras solares e evitar danos causados por animais como lebres ou roedores. Graças à caiação, os insetos nocivos não se multiplicam sob a casca.
O trabalho é realizado quando está seco no exterior e a temperatura não desceu abaixo de 3 graus. Hoje, a mistura pronta pode ser adquirida no mercado, mas se for fazer você mesmo vai precisar de 2,5 kg de cal, sulfato de cobre e uma pequena lata de cola para madeira.
Esses ingredientes são mexidos em água morna (10 L), então você deve aguardar a infusão da solução para cobrir a casca.
Tratamento contra doenças e pragas
Para se proteger contra a podridão, pulgões, moniliose e outros problemas, é importante realizar um procedimento de tratamento. Além disso, hoje é oferecida no mercado uma ampla gama de medicamentos que ajudam a enfrentar essa tarefa.
Para se livrar da podridão das frutas, você pode usar sulfato de cobre ou Kuproksat. Mas, para combater o líquen, você precisará de uma solução de sulfato ferroso, que é usado para tratar não só a árvore, mas também o solo sob ela. As larvas da mariposa podem ser eliminadas com uma solução de ureia. Já os pulgões botam ovos nos brotos, então não adianta processar, é preciso cortar totalmente os brotos e queimá-los, e fumigar o jardim com bastões de enxofre. E para proteger a colheita futura, é melhor livrar-se das formigas do local.
O líquido bordalês é um dos agentes mais comuns de combate a doenças.
A principal tarefa da droga é proteger contra doenças como o oídio, podridão negra, sarna e assim por diante. No outono, o trabalho com essa ferramenta deve ser em novembro.A principal vantagem do líquido é que os frutos não caem sob sua influência. As macieiras são tratadas com uma substância a 3% que é mexida em água moderadamente quente.
O tratamento com uréia também está em alta demanda. Para o preparo do produto, deve-se usar uma solução a 5% na quantidade de 600 ge a seguir borrifar as folhas com os frutos se apresentarem crostas. Este procedimento é realizado no final do outono, a substância também é adequada para o tratamento de folhas caídas.
Ao trabalhar com qualquer tipo de produto químico e fungicida, é necessário observar medidas de segurança. É importante usar equipamentos de proteção, como luvas de borracha e um respirador antes de misturar, certifique-se de que não haja áreas de pele expostas. Além disso, ao pulverizar, óculos de proteção devem ser usados para proteger os olhos da exposição acidental a produtos químicos. É importante eliminar animais de estimação e aves da horta, para avisar aos parentes que você estará processando.
Aquecimento
As árvores jovens precisam de proteção contra climas frios e mudanças de temperatura, especialmente se for uma zona climática severa. Para fazer isso, você precisa isolar o jardim, e isso é bastante simples. Você vai precisar de papel grosso ou papelão, além de estopa, com a qual os troncos são embrulhados, você pode complementar com talos de girassol ou milho.
Um abrigo como este fará um excelente trabalho de proteção das intempéries e, além disso, não permitirá que lebres e outros roedores danifiquem a casca das árvores que tanto os atrai. Para fixar o material de cobertura, pode-se usar fita adesiva, que não é fácil de rasgar. Com o início da primavera, tudo isso é removido.
Essas instruções e recomendações ajudarão a enfrentar a tarefa, mesmo para iniciantes inexperientes que sonham com um belo jardim e uma rica colheita de maçãs.
Seguindo todas as dicas, você obterá resultados surpreendentes e ficará satisfeito.
O comentário foi enviado com sucesso.