Tudo sobre fertilizar macieiras na primavera

Contente
  1. O que você pode contribuir?
  2. Estágios de alimentação
  3. Recomendações

Se mais de 3 a 5 anos se passaram desde o plantio da macieira, e o solo no local for ruim, é necessário o uso de cobertura de primavera. Os nutrientes introduzidos durante o plantio não são mais suficientes. Como e como se alimentar - você precisa saber tudo sobre fertilizar macieiras na primavera, se quiser obter colheitas abundantes, mesmo em um local com solo sobrecarregado.

O que você pode contribuir?

Todos os fertilizantes são divididos em dois grupos.

  1. Orgânico: esterco, fezes de galinha, turfa, cinzas, farinha de ossos, lodo, composto.
  2. Mineral: potássio, nitrogênio (o mais famoso é a uréia ou carbamida), fosfórico. Inclui também misturas minerais complexas: nitrato de amônio, sulfato de amônio, composições industriais "Fatorial", "Ideal", "Fertilidade", especialmente concebidas para fazer a macieira frutificar melhor.

Os orgânicos são mais amigos do ambiente, contêm um complexo de substâncias úteis, não requerem dosagens excessivamente rígidas, por isso são mais frequentemente utilizados em parcelas subsidiárias pessoais para aumentar o rendimento.

Eles são trazidos para baixo das macieiras apenas no outono. Os fertilizantes minerais são necessários na primavera e no verão.

De acordo com o método de alimentação, existem raízes e foliares. As raízes são introduzidas em solo com boa cobertura para não queimá-las. A coroa é borrifada com soluções nutritivas apenas à noite, na ausência dos raios escaldantes do sol.

Para que as árvores jovens cresçam bem, elas são alimentadas com fertilizantes de fósforo. Na primavera, faça 2-3 curativos com potássio e fósforo. O resto é em agosto.

Os fertilizantes de nitrogênio serão necessários por 2 a 3 anos de vida. Eles são trazidos completamente na primavera.

A introdução de fertilizantes nitrogenados sob a macieira na segunda metade do verão não é recomendada - isso piora a robustez das árvores no inverno.

As normas de oligoelementos são fornecidas na tabela

Idade da macieira

Nitrogênio, g / sq. m Potássio, g / sq. m Fósforo, g / sq. m

2-4º ano

75 70 125

5-6º, 8º ano

140 125 210

9 a 10 anos e mais velhos

Carbamida ou ureia. O fertilizante de nitrogênio mais popular para grandes rendimentos. Contém até 46,2% de nitrogênio. Mais fertilizante - ele se dissolve bem na água, mas não sai para as camadas inferiores do solo por muito tempo. Atua mais suave do que o nitrato de amônio.

Considere as opções de tratamento de raiz contendo nitrogênio.

  1. "Sulfato de amônia". Contém 21-22% de nitrogênio, 24% de enxofre, sódio - 8%. Prós: composição complexa, adequada para estimular o crescimento, melhora o sabor da colheita.
  2. "Nitrato de amônio" - 26-34% de nitrogênio, 3-14% de enxofre. Prós: dissolve-se bem, mostra-se bem em solos frios de primavera.
  3. Nitrato de cálcio. Contém 13-16% de nitrogênio e 19% de cálcio. Prós: neutraliza a acidez do solo, neutraliza o excesso de ferro ou manganês.

Importante! O excesso de nitrogênio no solo leva ao escurecimento da cultura. As maçãs ficam mal, apodrecem rapidamente. O excesso de potássio interfere na absorção de cálcio. Os frutos ficam vítreos ou friáveis. Manter a qualidade também é bastante reduzido.

Estágios de alimentação

A alimentação da primavera deve ser inscrita no esquema geral, antes do outono. O plano poderia ser assim:

  1. 10 de março a 15 de abril - a primeira alimentação com fertilizantes minerais.
  2. Fim de Junho - aplicação de fertilizantes no círculo do tronco.
  3. Agosto setembro - a primeira aplicação de fertilizantes no solo.
  4. setembro Outubro - alimentação de raízes com substâncias que melhoram a resistência ao frio.

É necessário garantir que a quantidade total de fertilizantes para a temporada não exceda a norma indicada na tabela acima.

Seria ainda mais correto analisar a composição do solo para ajustar a taxa aos seus dados.

Você pode determinar a falta de elementos específicos pelos seguintes critérios:

  1. Baixo nitrogênio: folhas claras amassadas, amarelecimento rápido, frutos pequenos na colheita.
  2. Falta de magnésio: manchas verdes claras nas folhas, necrose nas bordas, queda rápida da folhagem.
  3. Pouco fósforo: folhagem estranhamente verde, colheita ruim, frutas picadas.
  4. Falta de potássio: folhagem azulada, que seca no outono, mas não cai dos galhos. Os frutos ficam menores.
  5. Pouco ferro: folhas claras, depois secando em crostas marrons.
  6. Falta de zinco: pequenas folhas coletadas em uma roseta.
  7. Falta de cobre: ​​manchas escuras nas folhas, crescimento deficiente das árvores.
  8. Falta de cálcio: frutas vítreas ou friáveis. A ingestão excessiva de magnésio e potássio pode levar à falta de cálcio.

Antes do amanhecer

Até este ponto, o jardineiro pode fertilizar as macieiras aplicando cobertura sob as raízes. Ainda não há folhagem, pulverizar por uma questão de nutrição não faz sentido. As opções são:

  1. Imediatamente após o inverno, o húmus é introduzido na camada superficial do solo - 5 baldes para cada árvore. O método é mais adequado para mudas jovens.
  2. Uréia - 500-600 g por árvore.
  3. Nitrato de amônio - 30-40 g por árvore.

É melhor fertilizar árvores velhas com minerais em vez de matéria orgânica - suas raízes já são muito profundas. Mas cavar a camada superficial do solo com solo fértil também não será supérfluo.

Para a sua informação. A pulverização antes da abertura do botão pode ser realizada com uma solução de sulfato de cobre 0,05-0,10%, ou com uma solução de sulfato ferroso na proporção de 5 g de pó por 10 litros de água.

Isso protegerá a macieira de doenças fúngicas e infecciosas.

Quando as folhas aparecem

De 10 a 15 de abril, quando as folhas já apareceram, pode-se pulverizar com fertilizantes micronutrientes. Opções de solução:

  1. Sulfato de magnésio - solução a 1% (com falta de magnésio).
  2. Sulfato de zinco - 300 g por 10 litros de água.
  3. Sulfato de manganês - 0,1-0,5%.
  4. "Kemira Lux" - 20 g por 10 litros.

Você também pode pulverizar com uréia - dissolver 50 g de uréia em 10 litros de água. Repita a cada 10 dias.

É conveniente combinar este método de aplicação de ureia com o tratamento de árvores contra pragas.

Antes de usar qualquer solução, é melhor testá-la em 1 ramo. Se depois de um dia algo mudou, você precisa preparar uma solução mais fraca. Pulverize cuidadosamente, tentando processar todos os ramos e ambos os lados das folhas. Em clima seco, use uma solução mais fraca do que em clima úmido. Mas é melhor pulverizar com fertilizantes em climas úmidos - eles são melhor absorvidos. Se chover dentro de 6 horas após a pulverização, deve ser repetido.

Se no ano passado foram encontradas folhas amarelas com nervuras vermelhas nas macieiras, as árvores tornaram-se mais sensíveis à geada e a colheita foi "decorada" com áreas ásperas de cortiça - as plantas não têm boro suficiente. Nesse caso, um curativo foliar especial é realizado na primavera. Assim que as folhas começam a florir, escolhem uma noite confortável e as árvores são borrifadas com uma solução de 10-20 g de ácido bórico para cada 10 litros de água. Repita após 1 semana.

Importante: a pulverização não substitui os curativos radiculares, mas apenas os complementa.

Durante o brotamento

Durante o período de brotação, antes da floração, você pode usar as seguintes opções de cobertura de raiz:

  1. Ureia. Dissolva 300 g em 10 litros.
  2. Slurry. Tanto 5 litros de chorume quanto 2 litros de esterco de galinha por 10 litros de água.
  3. Fertilizante fosfato de potássio. 100 g de superfosfato + 60 g de potássio - por 10 litros de água.

É útil alimentar-se imediatamente após a formação dos ovários, quando os frutos apenas começaram a crescer, se por algum motivo não foi possível alimentar as macieiras antes:

  1. 5-7 dias após a floração, as macieiras podem ser pulverizadas com uma solução de ureia (20 g por 10 l). Repita após 25-30 dias. Até o início de julho, as macieiras não deveriam mais ser fertilizadas com nitrogênio.
  2. A fertilização com nitrogênio pode ser complementada com fertilizantes foliares complexos contendo fósforo e potássio, por exemplo, a marca AgroMaster.

Recomendações

O curativo de raízes é aplicado de diferentes maneiras.

  1. No início da primavera, ao redor das árvores de até 3 anos, uma mistura seca é espalhada sobre a superfície do solo, solta com um ancinho. É importante aplicar fertilizante seco em todo o perímetro de toda a copa.
  2. Em plantas com mais de 3 anos, as raízes são mais profundas.Para fertilizantes, são cavados sulcos na área do círculo do tronco, com até 40 cm de profundidade, e o curativo de cobertura é espalhado. Para fazer soluções, são cavados 2-3 buracos com uma profundidade de 50 cm.

Os fertilizantes líquidos são aplicados apenas em climas secos, os secos se dissolvem por conta própria sob a influência das chuvas.

A fertilização das macieiras na primavera nos Urais é realizada na última década de abril, na faixa do meio e na região de Moscou um pouco antes, na região de Leningrado um pouco mais tarde.

Você deve se concentrar no início da estação de crescimento, que pode variar de ano para ano.

A principal regra da alimentação competente é não exagerar. O excesso de nitrogênio provoca o crescimento excessivo dos brotos jovens e piora a robustez invernal das plantas, o excesso de fósforo leva ao amadurecimento precoce dos frutos, reduzindo seu número. Quantidades excessivas de potássio por si só não são perigosas para as macieiras, mas prejudicam a absorção de cálcio e magnésio, o que terá um efeito negativo na qualidade das maçãs. O esquema de alimentação também deve ser desenvolvido individualmente. É permitido realizar 3-4 enxertos de raízes por temporada e até 4-5 pulverizações.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário