- Autores: S.P. Kedrin, Estação Experimental de Samara para Horticultura
- Gosto: doce e azedo
- Peso do fruto, g: 120-350 g
- O início das variedades de frutificação: por 5-6 anos
- Termos de amadurecimento: na primeira década de setembro, nos anos quentes e secos - no final de agosto
- Duração do período do consumidor: da terceira década de setembro a dezembro, às vezes a janeiro
- Regiões em crescimento: Regiões Central, Central da Terra Negra, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Baixo Volga, bem como na forma de estrofe - na região da Sibéria Oriental
- Apareceu ao cruzar: Prêmio Borovin x Wagner
- Maturidade precoce: 5-6 g
- coroa: durante a frutificação, redondo alto ou piramidal largo, não engrossado, translúcido ao centro
A variedade Zhigulevskoe é uma representante do grupo de macieiras do outono em termos de amadurecimento dos frutos. Além disso, os frutos são armazenados de forma perfeita e por muito tempo, sem perder o sabor, o que explica a popularidade da variedade entre os jardineiros.
História de criação da variedade
As macieiras da variedade Zhigulevskoye foram o resultado do trabalho de seleção do cientista S.P. Kedrin. No decorrer do cruzamento de 2 variedades - a doméstica Borovin e o prêmio americano Wagner - o criador em 1936 obteve um excelente resultado - uma macieira de alto rendimento no final do outono. Desde 1949, Zhigulevskoye tem passado por um ciclo de testes de grau estadual e, em 1965, foi registrado no Registro do Estado.
Descrição da variedade
As árvores são vigorosas (até 3 m de altura) com configurações de copa larga piramidal ou altamente circular, adquiridas no início da frutificação. As copas são ligeiramente espessadas, o que contribui para uma boa ventilação e melhor iluminação dos ramos, folhas e frutos com a luz solar. Essa característica é uma das vantagens da macieira, pois aumenta o grau de resistência à sarna. Os galhos das árvores são retos, ligeiramente elevados. Brotos de cor castanho-escura, espessados, ligeiramente pubescentes.
As folhas são ovóides com pontas cônicas levemente enroladas. As bordas das placas de folhas são recortadas e as próprias folhas têm o formato de um barco. As flores são grandes e brancas, desabrochando precocemente (a floração começa na segunda década de maio), portanto, durante a floração, podem ser suscetíveis às geadas da primavera. A variedade domina as melhores qualidades de seus progenitores: alto grau de rendimento e maturação precoce, sabor característico, propriedade das maçãs de armazenar qualidades úteis quase até fevereiro, rápido crescimento e maturação da árvore, resistência a doenças, relativa despretensão e resistência ao frio.
Recursos, prós e contras
Das vantagens da variedade, notamos:
- alta produtividade, cujo pico ocorre aos 10 anos;
- rápido crescimento das árvores e um bom nível de maturidade precoce;
- excelente aparência de maçãs;
- gosto excelente;
- resistência à crosta;
- amadurecimento sincronizado de frutas;
- maçãs maduras seguram-se firmemente nos galhos e não têm tendência a cair - é conveniente fazer a colheita;
- vida útil em 2–3 meses sem perda de sabor.
Desvantagens:
- grau médio de resistência de inverno (de Wagner);
- a possibilidade de queimaduras solares;
- a frutificação de árvores velhas ocorre após 12 temporadas, os frutos tornam-se menores;
- suscetibilidade a ataques de mariposas.
Amadurecimento e frutificação
As macieiras começam a dar frutos em 5-6 anos de crescimento. A colheita é feita seletivamente 3-4 vezes por safra, desde que o tempo de maturação seja estendido.O prazo de colheita dos frutos começa na primeira década de setembro e vai até o final do mês, nas regiões quentes, os frutos são retirados em agosto. A duração do intervalo do consumidor é da 3ª década de setembro a dezembro, com menor frequência a janeiro. O amadurecimento dos frutos ocorre de forma síncrona e o processo de colheita é dividido em 2 etapas possíveis:
- colheita dos frutos - da última década de agosto ao início de setembro, e o amadurecimento final dos frutos ocorre 1,5 semanas após a primeira colheita;
- um bom nível de maturidade do consumidor - a terceira década de setembro.
Todos os termos são influenciados pelas peculiaridades das condições climáticas.
Regiões em crescimento
Zhigulevskoe é cultivado nas regiões Central, Central da Terra Negra, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Baixo Volga e também na forma de estrofe - nas regiões do Leste da Sibéria.
Produção
A maturidade precoce da variedade é moderada. De uma árvore alta, você pode obter cerca de 250 kg de colheita. Se a planta tiver até 3 m de altura, o rendimento será um pouco menor. Os espécimes anões dão até 10 kg de frutos 2 anos após o plantio.
Frutas e seu sabor
Os frutos da variedade são grandes, alguns ganham peso até 350 g, o peso médio das maçãs fica na faixa de 120–350 g. Os frutos são de forma redonda, geralmente com nervuras largas, maduros, tons avermelhados principalmente escuros, ligeiramente suculento, com sabor agridoce. Pontuação de degustação - 3,8. A casca da fruta é forte, brilhantemente oleosa. Os potes de sementes são fechados e os ninhos se assemelham a uma configuração bulbosa. A parte carnuda é cremosa, delicada, granulada.
Recursos crescentes
2-3 anos após o plantio, o principal tipo de cuidado com as árvores é a remoção de ervas daninhas das áreas próximas ao caule e irrigação regular. Uma forma produtiva é a cobertura morta e o plantio de adubo verde com sua posterior escavação no solo.
A rega é efectuada uma vez por mês, em montantes correspondentes à idade da árvore (4 anos - 4 baldes). Para plantas maduras, você precisa de pelo menos 4 regas por temporada. Regas relevantes realizadas antes da abertura dos botões, após 20 dias após a floração, 20-28 dias antes da colheita dos frutos, bem como durante a queda das folhas. A rega durante a colheita não é recomendada, pois o resultado dessa rega é o aparecimento de fissuras nos frutos e diminuição do tempo de conservação.
A partir dos 2 anos de crescimento das árvores, começam as atividades voltadas para a formação da copa. Para tanto, são eliminados os galhos doentes e abaixo do galho principal, localizados verticalmente, os galhos do ano anterior (nem todos) são encurtados, o que leva ao estímulo da ramificação e à restrição do crescimento das árvores. A planta logo entra no período de frutificação, sua robustez de inverno e aumento de vida útil.
Além da poda formativa, a poda sanitária também é relevante, envolvendo a eliminação dos ramos doentes, secos e deformados. A poda deve ser seguida cobrindo as feridas com grama.
Polinização
Zhigulevskoe não é uma planta autofértil que precisa de polinização cruzada. Outras árvores devem crescer ao lado dela. Os vizinhos produtivos de Zhigulevsky são as árvores do início do outono e do final do outono.
Top curativo
Para o crescimento produtivo, a variedade precisa de alimentação estável. O crescimento jovem é alimentado com uréia na primavera, em maio-junho os topos são pulverizados com humato de sódio e em setembro são alimentados com fertilizantes de fósforo e potássio. As árvores maduras são alimentadas 4 vezes por estação: na 3ª década de abril - com uréia; no início da floração - com fertilização mineral completa, no final da floração - com nitrofosfato e humato de potássio. A adição final é feita no final da colheita com compostos fósforo-potássio. Como medida preventiva contra insetos e doenças prejudiciais, os brotos das raízes são removidos, as áreas próximas ao caule são desenterradas e os troncos caiados no outono.
Resistência à geada
A resistência ao gelo da variedade é média. Quedas rápidas de temperatura e longos degelos levam as árvores ao estresse. O grau de resistência ao gelo é determinado por 2 critérios principais:
- o nível de qualidades adaptativas ao inverno;
- o grau de recuperabilidade de locais afetados por baixas temperaturas.
Com cuidados de qualidade (abrigo adequado e poda de primavera competente), as árvores se desenvolvem e frutificam de maneira excelente em várias regiões. As medidas preparatórias para o outono consistem na eliminação das áreas danificadas, processando-as com piche, envolvendo os fustes com material de cobertura, outros materiais ou ramos de abeto para protegê-los do congelamento.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.