- Autores: E. N. Sedov, Z. M. Serova, N. G. Krasova (Instituto de Pesquisa Russo de Melhoramento de Culturas de Frutas)
- Gosto: doce e azedo, sobremesa
- Aroma: fraco
- Peso do fruto, g: 150-190
- O início das variedades de frutificação: por 6-7 anos
- Termos de amadurecimento: fim do verão
- Maturidade removível: final de agosto - início de setembro
- Duração do período do consumidor: até meados de setembro
- Compromisso: universal
- Transportabilidade: Sim
Quase não existe um jardim na Rússia onde uma macieira não cresça. Uma fruta preferida e acessível, perfeitamente adaptada às difíceis condições climáticas da maior parte do nosso país. Uma maçã é uma fonte de vitaminas e muitos nutrientes, você não só pode comê-la fresca, mas também prepará-la para uso futuro de muitas maneiras diferentes. Uma dessas variedades é a macieira Zhelannoye.
História de criação da variedade
O trabalho de criação de novas variedades de macieiras não parou em nosso país, mesmo nos anos mais difíceis. Em 1999, após um teste estatal no centro da Rússia, a variedade Zhelannoye foi autorizada a ser zoneada. Os criadores E. N. Sedov, Z. M. Serova e N. G. Krasova, que trabalham no All-Russian Research Institute for Breeding Fruit Crops, localizado perto de Orel, criaram uma variedade de maçã interessante que dá frutos no final do verão.
Descrição da variedade
A macieira é vigorosa, até 4 m de altura, formando uma copa arredondada, os ramos crescem raramente e quase na horizontal ao solo. As pontas dos brotos crescem para cima. A casca do tronco e dos galhos principais é cinza, não áspera. Os rebentos frescos são castanho-avermelhados, púberes, com poucos joelhos, arredondados. Pequenos botões em forma de cone com pubescência, pressionados contra os rebentos. As flores são rosa claro, em forma de pires, planas, grandes em tamanho, com uma flor ligeiramente roxa. Uma folha grande, arredondada, lisa, repousa sobre um pecíolo forte, rebaixado na base.
Recursos, prós e contras
A variedade Zhelannoye começa a frutificar a partir de 5 a 7 anos. A floração começa no final de maio.
Vantagens da variedade:
excelente comercialização;
sabor maravilhoso e suculência de frutas;
resistência suficiente à geada;
maçãs transportáveis;
alta resistência a danos por crostas.
Desvantagem - a altura da árvore dificulta a colheita. Isso pode ser evitado cultivando Zhelannoe em porta-enxertos anões e semianões (por exemplo, Kid Budagovsky), o que ajuda a economizar espaço no terreno e simplifica a coleta de frutos.
A variedade é boa tanto para o cultivo comercial intensivo quanto para pequenas fazendas particulares e chalés de verão.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é declarada como variedade de final de verão - os frutos amadurecem no final de agosto, a coleta continua até a segunda década de setembro. Esses termos são relevantes para a Região Central da Terra Negra e variam em diferentes localidades e condições climáticas.
Produção
A variedade é de alto rendimento, de crescimento rápido e de crescimento rápido. As avaliações da maioria dos jardineiros confirmam isso. O rendimento médio do cultivo comercial intensivo é de 207 c / ha.
Frutas e seu sabor
Maçãs pesando 150-190 g, ligeiramente achatadas, com casca fina e lisa com ligeiro desabrochar ceroso. No início da formação dos frutos, sua cor é verde-amarelada, à medida que amadurecem, a cor muda para o amarelo. Pode haver um blush vermelho ou listras cor de vinho cobrindo a maçã inteira. Pontos acinzentados sob a casca estão presentes em todas as frutas, são muitos e são bem visíveis. Polpa agridoce, tenra, suculenta, de aroma fraco, de grão fino. A cor muda de branco para creme claro em uma maçã madura. O exterior das maçãs é estimado em 4,6 pontos, o sabor da sobremesa - 4,4 pontos. Os frutos indicam a presença de:
açúcares - 10,8%;
ácidos tituláveis - 0,61%;
ácido ascórbico - 3,7 mg / 100 g;
Substâncias P-ativas - 380 mg / 100 g;
pectinas - 13,6%.
Maçãs são boas, desejáveis para consumo in natura, podem ser desidratadas, sucos espremidos, compotas fervidas, geléias, vinhos e cidra. Eles fazem excelentes compotas, marmeladas e compotas.
Recursos crescentes
A variedade é alta, portanto, no momento do plantio, é necessário dotar a árvore da área necessária para o crescimento. Se o tamanho da parcela não permitir o cultivo da variedade usual, pare no porta-enxerto anão, que é mais rápido e ocupa menos espaço.
É importante saber a que profundidade as águas subterrâneas se encontram no local - elas não devem estar mais próximas do que 3 m. É escolhido um local ensolarado com solo fértil e bem drenado. Pode ser franco-arenoso ou franco-argiloso com uma reação ligeiramente ácida ou neutra.
Os poços de pouso são preparados com antecedência, padrão de pouso:
o intervalo entre as mudas em uma fileira é de 4-4,5 m (2-2,5 m em porta-enxertos anões ou semianões);
entre as linhas - 5-6 m.
Os poços são preenchidos com uma mistura de solo fértil e matéria orgânica (estrume podre, húmus), uma estaca de 1-1,5 m é imediatamente cravada para amarrar uma árvore jovem. Após preencher o buraco e compactar cuidadosamente o solo ao redor do tronco, certifique-se de que o colo da raiz permaneça acima da superfície do solo. É inaceitável aprofundá-lo. Após o plantio, a muda é regada abundantemente, durante toda a estação elas regam regularmente e afrouxam o círculo próximo ao tronco em tempo hábil.
Para a desejada macieira, é necessária apenas a poda higiênica, os galhos raramente crescem e não engrossam a copa.
Resistência à geada
A variedade tolera muito bem as geadas: em termos de resistência invernal, é comparável à Antonovka. Apenas em temperaturas abaixo de –36 ° C, pequenos danos foram observados, estimados por especialistas em 1,1 pontos.
A jovem e promissora variedade Zhelannoye, criada por cientistas agrícolas russos, já encontrou leques. Graças a ele, as maçãs ficarão ainda mais acessíveis e a produção será mais abundante.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.