- Autores: Instituto de Pesquisa Científica de Horticultura da Sibéria em homenagem M. A. Lisavenko, M. A. Lisavenko, L. Yu. Zhebrovskaya, I. P. Kalinina, T. F. Kornienko, Z. A. Grankina
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: pronunciado
- Peso do fruto, g: 40-60 g
- Produção: 107 kg / ha, 18-20 kg por árvore
- O início das variedades de frutificação: por 4 anos
- Termos de amadurecimento: em meados de setembro
- Maturidade removível: segunda quinzena de setembro - início de outubro, no verão quente os primeiros frutos maduros podem aparecer já no final de agosto
- Mantendo a qualidade: até 150 dias
- Compromisso: universal
As macieiras da variedade Zavetnoye são comuns na Sibéria, mas os jardineiros de outras regiões da Rússia ficam felizes em cultivá-las. Não são muito altas, mas belas árvores - uma excelente decoração para o jardim. Na primavera, eles irão deliciá-lo com uma floração luxuosa, e no outono - com uma colheita maravilhosa. As maçãs pequenas e puras da variedade são extremamente úteis, têm um sabor excelente, um aroma requintado e uma longa vida útil.
História de criação da variedade
Levando em consideração as especificidades das condições climáticas, a variedade Zavetnoye é uma das mais difundidas na Rússia. A planta foi obtida em 1958 no N.I. MA Lisavenko enquanto trabalhava com as variedades de maçã Melba e Autumn Joy. Participantes do trabalho: A. Lisavenko, T. Kornienko e outros. Por meio dos esforços dos cientistas, foi possível isolar uma variedade com um forte sistema imunológico que resiste efetivamente a ataques de pragas, várias doenças e clima frio. Incluído no Registro do Estado em 1995.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio (até 2-2,5 m, menos frequentemente até 3,5 m), com uma copa extensa de configuração oval. A copa é pouco espessa, o que permite iluminar totalmente tanto os ramos como as folhas das árvores durante todo o verão. Portanto, os frutos amadurecem de forma síncrona, passando por uma ventilação eficaz, o que salva as árvores da sarna.
A casca é lisa, de cor castanha escura. Os ramos do tronco são colocados perpendicularmente. Os rebentos são delgados, castanho-escuros, ligeiramente cobertos de penugem. Os pecíolos são de tamanho médio, púberes. Estípulas pequenas, ligeiramente alongadas.
As folhas são pequenas, alongadas, pontiagudas, de cor verde escura, com uma ondulação, placa côncava. As flores são de tamanho médio, brancas com ligeiro tom rosado-carmesim e aroma fraco. Os botões abrem a partir da segunda década de maio, e na presença de chuvas e frio - até o final de maio. O processo de floração leva duas semanas.
A variedade é de crescimento rápido, atingindo sua altura mais alta por 7 a 8 anos. Durante o ano, a árvore pode ganhar até 60 cm, o que depende da qualidade dos cuidados agrícolas e das condições climáticas.
Recursos, prós e contras
Prós:
começa a dar frutos no 4º ano de crescimento e, depois, a cada ano;
um grau decente de produtividade;
amadurecimento das maçãs mais tarde;
um nível significativo de manutenção da qualidade das frutas - o período de repouso em locais frescos é de 5-6 meses sem perda de sabor e apresentação;
excelentes propriedades comerciais;
alto grau de imunidade a ataques de doenças e pragas.
Desvantagens:
baixo nível de tolerância a geadas fortes e possibilidade de congelamento;
maçãs em ruínas no processo de crescimento das árvores.
Os frutos são saborosos e extremamente úteis, incluem um número significativo de componentes fortificados e ácidos (B1, B2, B6, C, E, P, carotenóides, pectinas, açúcares, taninos, orgânicos, sais de potássio). Elementos em porcentagem: açúcares - 12,2% (8,5-12,7), ácidos titulados - 0,43% (0,34-1,25), taninos - 166 mg / 100g (91-250), compostos P-ativos - 178 mg / 100g (133-223 ), substâncias de pectina - 6,92%.
Amadurecimento e frutificação
O aparecimento de frutos maduros é notado a partir da 2ª década de setembro ou a partir do início de outubro; em um verão quente, os frutos maduros aparecem no final de agosto.
Regiões em crescimento
A variedade foi zoneada na região da Sibéria em 1995. É cultivada em Altai, em Tomsk, Omsk, Tyumen e outras regiões do país.
Produção
O rendimento é significativo, mas com a idade, algumas maçãs menores são notadas. Após a primeira colheita, a colheita é aumentada quantitativamente anualmente. Uma planta madura rende até 70-75 kg de maçãs de alta qualidade.
Frutas e seu sabor
Frutos de configuração oval. Nas árvores jovens, são maiores, seu peso chega a 70-80 g. Com o passar do tempo, os frutos ficam menores até 40-60 g. O colmo é pequeno, com funil de tamanho médio. O pires é pequeno, o tamanho da xícara ligeiramente aberta é pequeno. O tubo da sub-taça é em forma de funil de tamanho médio. A cavidade axial não é grande. Os recipientes de sementes são aumentados, cobertos. As sementes das maçãs colhidas são acastanhadas, em miniatura. A cor dominante é o branco com listras vermelhas profundas. O sabor é adocicado, com um toque de acidez e morangos. A polpa é leve, encorpada, sonoramente crocante. O aroma não é pronunciado.
Recursos crescentes
Cerca de uma hora antes do plantio da variedade, suas raízes devem ser embebidas em água e depois imersas em uma caixa de barro. O plantio deve ser feito no outono (até a segunda década de outubro) ou na primavera (com o solo aquecendo mais de +8 graus em condições de calor estáveis).
O local é selecionado com muita luz, protegido de ventos e inundações. As áreas baixas não funcionam. A água subterrânea deve estar a um nível de 1,8-2 m da superfície do solo. O melhor local para o plantio será um local com solo preto, argiloso ou franco-arenoso. Em uma área arenosa, as formações de argila devem ser soltas e então desenterradas. Adicione areia e turfa ao solo. O processo de plantio da variedade é padrão, mas o cuidado da árvore inclui algumas nuances.
O solo sob a árvore deve ser umedecido 2 a 3 vezes por temporada. Na primavera, as árvores com mais de 4 anos precisam de até 10 baldes de água. No outono, no final da queda das folhas, com falta de umidade natural, é realizada uma rega significativa do espaço próximo ao caule, saturando as raízes antes do frio que se aproxima. Com a escassez de chuvas de verão, as árvores são regadas em junho e agosto pelo menos 2 vezes.
À medida que a árvore cresce, é necessário adicionar compostos de nitrogênio-fósforo e outros componentes úteis ao solo sob ela. Compostos complexos são introduzidos nas reentrâncias preparadas para isso, que são então cobertas e regadas.
Para a alimentação, composições de verbasco líquido e excrementos de galinha, que são fertilizados na primavera e no verão, são úteis. O húmus é introduzido na primavera, durante a escavação da área próxima ao caule.
A poda formativa é realizada na primavera, antes do início do processo de escoamento da seiva. Ao cultivar macieiras desta variedade, você deve aderir à forma arbustiva de árvores com pequenas alturas de troncos (30-50 cm). Isso permite cobrir a parte inferior da árvore com neve, o que os protege nos tempos frios. Quando os ramos congelam de cima, os inferiores restauram a copa e as árvores sobrevivem.
Nas macieiras, você não deve cortar galhos que crescem horizontalmente, pois os frutos se formarão neles, mas os galhos curvos geralmente são cortados em um anel. Todos os anos, as árvores também são higienizadas, removendo galhos doentes, secos e velhos.
Para a polinização eficaz de uma variedade, é importante selecionar corretamente uma variedade polinizadora (Altai Rumyanoye, Bagryanoye e outros).
Resistência à geada
Durante o inverno nevado, montes de neve são formados perto das macieiras, que retêm o calor e protegem as árvores do congelamento. Com o início da primavera, a neve e os detritos são removidos e a área próxima ao tronco é fertilizada e desenterrada.
Doenças e pragas
Apesar da forte imunidade da variedade, uma solução de Bordeaux líquido, ferro vitríolo, "Horus", "Actellic" são usados para proteger as macieiras de doenças. A pulverização é realizada antes e depois da floração das árvores, bem como após a colheita.
A defesa também é feita por Rubigan, Skorom, Medea. Na primavera, como medida preventiva, as árvores são pulverizadas com uma solução de ureia e sulfato de cobre (650 g de ureia, 40 g de sulfato de cobre por 10 litros de água).
É necessário limpar as folhas caídas e caiar as árvores.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.