- Autores: M.V. Kachalkin
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: há
- Peso do fruto, g: 140-170
- Tamanho da fruta: mais que a média
- Produção: os primeiros 3-4 anos - 4-5 kg, após 5 anos de crescimento - 12-15 kg de maçãs
- O início das variedades de frutificação: possível desde o primeiro ano
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: em setembro
- Mantendo a qualidade: até fevereiro
A variedade Amber Necklace se distingue pela resistência a baixas temperaturas, tolerância à falta de água, crescimento rápido e despretensão. A macieira ocupa pouco espaço no local e dá muitos frutos grandes que podem ser armazenados até a primavera.
Não deve ser confundido com Colar de Pérolas e Colar de Rubi.
História de criação da variedade
Criado com base em um viveiro de reprodução na região de Kaluga pelo candidato de ciências agrícolas M.V. Kachalkin. Obtido por polinização livre da variedade colunar Vozhak.
Descrição da variedade
Possui um tronco forte e reto sem ramos laterais, a altura da árvore depende da variedade para a qual a macieira Colar de Âmbar é enxertada. Pertence a variedades semi-anãs, não cresce mais de 3 m, mesmo em um estoque alto.
Os ramos são finos e curtos, localizados em um ângulo agudo com o tronco, as pontas são direcionadas para cima. A casca é lisa, de cor marrom acinzentada. Difere em folhagem significativa. A folhagem é de um verde denso, de tamanho médio. A lâmina foliar é alongada, oblonga, ligeiramente curva e possui uma ponta pontiaguda. A superfície é brilhante, com ligeiras rugas, o pecíolo é comprido, sem pintura. Ele floresce com grandes flores em concha brancas, às vezes rosadas.
Recursos, prós e contras
A árvore não tende a crescer mais do que 30-40 cm de largura. A árvore possui um sistema radicular fibroso localizado nas camadas superiores da terra. Se houver água subterrânea no local a uma profundidade de pelo menos 1,5-2 m, eles não causarão danos. Variedade compacta, fruta abundante, maçãs em ramos curtos, distribuídas uniformemente por toda a superfície do tronco.
As árvores jovens crescem muito rapidamente. Tendo atingido a altura máxima, o crescimento é interrompido.
Prós:
adequado para uma pequena área;
cresce rapidamente - até 50 cm no verão;
frutifica plenamente aos 5-6 anos;
floração abundante;
frutifica regularmente;
alta resistência de inverno;
alta resistência à seca;
qualquer solo é adequado;
não há necessidade de ter medo das águas subterrâneas;
tolerante a sombras claras;
maçãs maduras não caem;
boa manutenção da qualidade dos frutos - até março.
Desvantagens:
curto período de produção de 15-17 anos;
o verão excessivamente quente reduz a resistência à geada;
pois o inverno requer abrigo das raízes, no norte - completamente;
não plantada perto de rios e corpos d'água.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos se formam na borda de pequenos galhos, aderem firmemente ao tronco, cobrindo a superfície da macieira, como um verdadeiro colar. A variedade não tem mudança de estações de descanso e frutificação, durante 20 anos dá uma colheita, depois as maçãs não ficam amarradas. Quando maduras nos galhos, as maçãs ficam mais doces, a polpa fica macia e translúcida. Pertence à espécie do final do outono, o clima da região de cultivo afeta o tempo de amadurecimento. Amadurecimento começa em meados de setembro.
Regiões em crescimento
Recomendado para o plantio na Rússia central, no norte do Cáucaso, na Crimeia.
Produção
Difere na maturidade precoce - durante 3 anos pode trazer 5-7 kg, e durante 5-7 anos, com cuidado, dá 15-20 kg por árvore.
Aos 9-10 anos de idade, a frutificação diminui e, após outros 7 anos, para completamente.
Frutas e seu sabor
Arredondado, ligeiramente achatado. O tamanho médio, pesando 140 g, é amplamente influenciado pela tecnologia agrícola, pode chegar a 170 G. Se o número de flores se normalizar, as maçãs chegam a 300 g.
A pele é firme e lisa. A cor principal é o amarelo esverdeado, a cor da capa é o rosa na forma de um blush borrado. A polpa é pouco densa, branca, suculenta e crocante, com um aroma delicado. Gosto agridoce. Pontuação de degustação - 4,3 pontos. As maçãs ficam bem. Eles contêm açúcar - 14%, ácidos - 0,6%, pectinas - 12%, vitamina C (ácido ascórbico) - 14 mg.
Recursos crescentes
É considerada uma variedade de alto rendimento. Com grande quantidade de frutas, principalmente se o tronco começar a entortar, algumas maçãs são retiradas - reduzem a carga.
Os primeiros botões aparecem no segundo ano, mas é recomendável removê-los para que a planta cresça mais forte.
Eles são plantados em regiões com invernos frios na primavera, quando a terra aquece até +14 graus, no outono - em setembro-outubro em climas sulistas e temperados, após a queda das folhas pelo menos 2 semanas antes da geada. Escolha mudas anuais com raízes desenvolvidas, de preferência em recipiente.
O local deve estar ensolarado e protegido de ventos e correntes de ar do norte. Uma localização muito próxima do lençol freático é indesejável: as raízes da planta estão na superfície, mas com o excesso de umidade do solo podem começar a apodrecer.
É feito um buraco com profundidade e largura de 60 cm, fica cerca de 1 m entre as árvores. Uma mistura de solo e composto é despejada no fundo, com adição de farinha de dolomita (somente para solo ácido), superfosfato e potássio . O colar da raiz é deixado 6-8 cm acima do solo. Após o plantio, a árvore é amarrada a um suporte, regado com água morna, cobertura morta. O solo deve ser mantido úmido e solto regularmente. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes, que estão localizadas em áreas rasas.
Regue cerca de 3 vezes por mês se não chover. Se estava chovendo, a próxima rega começa em 10 dias.
O colar de âmbar não precisa de poda: na primavera, os brotos danificados e congelados são removidos. Ramos laterais raramente aparecem e devem ser cortados. No outono, são retirados os ramos jovens que não tiveram tempo de ser cobertos com casca.
Uma boa colheita só pode ser obtida com os devidos cuidados. Com rara rega, alimentação insuficiente, ausência de tratamentos para pragas e doenças, diminui a frutificação.
Polinização
Floresce em abril-maio. A macieira é considerada autofértil, polinizada com a participação de insetos com o pólen das árvores vizinhas. Variedades recomendadas: Constelação, Barguzin, Estatística, Sweet Vikich. Os polinizadores são plantados a uma distância não superior a 50-90 m. Os jardineiros aconselham a remoção de todas as flores nos primeiros dois a três anos após o plantio. Para obter frutos grandes, é necessário regular o número de inflorescências.
Top curativo
Eles são alimentados 3-4 vezes por temporada.Durante a abertura do botão, nitrato de amônio ou nitrato de amônio, ou uréia é adicionado, antes da floração - verbasco líquido, no verão - fertilizantes complexos contendo potássio e fósforo, cinzas. No outono, o húmus é escavado no solo. O curativo superior é aplicado ao longo da borda externa do círculo do tronco.
Resistência à geada
É caracterizado por boa resistência invernal, tolera geadas abaixo de -30 graus. Nas regiões setentrionais, recomenda-se embrulhar com materiais respiráveis. Melhor cobrir com um método de bola. O solo é isolado com cobertura morta de palha, folhas, ramos de abeto.
Doenças e pragas
Alta resistência a doenças fúngicas, como sarna e oídio. O tronco colunar não é sombreado por ramos, o ar úmido não fica estagnado - as colônias de fungos não têm onde se desenvolver. É afetado por ferrugem, mosaico, câncer, manchas virais. Para profilaxia, no início da primavera e no outono, eles são tratados com uma solução de Bordeaux líquido. Em caso de doença, as áreas danificadas são removidas e são usados fungicidas. Os pulgões são considerados as pragas mais perigosas; os inseticidas são usados para destruição. Se os pulgões se instalaram em uma pequena área de uma árvore, eles são tratados com uma solução de cinzas, sabão em pó e infusão de mil-folhas. Outros insetos quase nunca são encontrados na macieira. Para prevenção no outono e na primavera, as árvores são caiadas de cal com cal até uma altura de 60-80 cm.
De roedores são lubrificados com graxa ou óleo de linhaça, tratados com sulfato de cobre.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.