- Autores: P. A. Dibrov (Estação de Jardinagem Experimental de Sverdlovsk)
- Gosto: doce e azedo harmonioso
- Peso do fruto, g: 40-70
- Tamanho da fruta: pequena
- Produção: 120 kg
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 2-3 anos
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Maturidade removível: primeira década de outubro
- Mantendo a qualidade: até meados de janeiro (se não estiver maduro, por volta de 25 de agosto)
Agricultores, residentes de verão e agrônomos que vivem em regiões com condições climáticas adversas tentam escolher para o cultivo variedades de maçãs mais adaptadas ao clima. Uma delas é a variedade de maçã Âmbar, que delicia com frutas deliciosas.
História de criação da variedade
A variedade de maçã de outono Yantar foi cultivada em Sverdlovsk. Na Estação de Jardinagem Experimental de Sverdlovsk, um grupo de biólogos e criadores sob a liderança de P. A. Dibrov cruzou as sementes da polinização livre com a cultivar Welsey, o que resultou em uma espécie resistente ao frio no outono. A variedade de maçã foi zoneada nas regiões de Volgo-Vyatka, Ural e oeste da Sibéria.
Descrição da variedade
Macieira Âmbar é uma árvore de tamanho médio com copa pouco densa. A árvore atinge uma altura de 3-4 metros. Os ramos esqueléticos são caracterizados por uma forma sinuosa, uma invulgar cor cinzenta da casca, bem como crescimento em ângulos rectos, pelo que a árvore parece volumosa, ocupando muito espaço no local.
Recursos, prós e contras
Esta safra de frutas tem muitas características significativas, graças às quais é amplamente cultivada por agricultores e residentes de verão em regiões com invernos frios.
As principais vantagens da variedade são:
- rendimentos abundantes e frutificação estável;
- adaptação rápida ao clima e solo;
- alta palatabilidade de frutas;
- alta qualidade de conservação (as maçãs podem ser armazenadas até meados de janeiro);
- transporte sem perdas significativas.
Entre as desvantagens da cultura, vale destacar a fraca resistência à crosta e à mariposa.
Amadurecimento e frutificação
As árvores começam a florescer em épocas diferentes, dependendo das condições climáticas da região. A região do Volga tem um clima mais quente, então a fase de floração ativa começa no início de maio e dura até 2 semanas. Nos Urais, as árvores florescem no final de maio e, na Sibéria, no início de junho. Neste momento, a árvore está coberta por flores cremosas em taça de tamanho médio que exalam um aroma incrível.
A macieira Amber dá frutos durante 2-3 anos de crescimento e desenvolvimento. O período de frutificação pode mudar ligeiramente devido às características climáticas da região. Via de regra, as primeiras frutas podem ser degustadas a partir do final de agosto, e a maturação removível ocorre no início de outubro. As maçãs amadurecem uniformemente, não se desintegram, agarrando-se firmemente aos ramos.
A frequência de frutificação na variedade é regular. Nos períodos de seca, o amadurecimento ocorre mais rápido, mas a manutenção da qualidade do fruto é reduzida.
Regiões em crescimento
As regiões dos Urais, da Sibéria Ocidental e da região do Volga são consideradas locais ideais para o cultivo de macieiras.
Produção
Os números de rendimento são impressionantes. Em média, cerca de 120 kg de maçãs são colhidos de uma árvore adulta por temporada. Sob condições climáticas favoráveis e manutenção regular, você pode obter até 150-170 kg por árvore. A árvore dá colheitas abundantes por 15-20 anos.
Frutas e seu sabor
O Apple Amber é caracterizado pelo seu tamanho pequeno (peso 40-70 g), formato cônico truncado regular, estreitado em direção à base. A fruta tem um aroma delicado e um sabor agridoce pronunciado sem adstringência. A polpa da fruta é cremosa, densa, suculenta, portanto, desta variedade obtêm-se excelentes purês, compotas, marmeladas.
O destaque da fruta é a sua cor amarelo âmbar com uma casca perfeitamente lisa.A densidade média da casca contribui para uma boa conservação e transporte da fruta.
Recursos crescentes
Esta espécie é cultivada com a ajuda de mudas. O plantio pode ser feito na primavera, se a área de cultivo for na região norte, ou no outono, que é típico da região sul.
Antes de plantar, é necessário selecionar e preparar um local - escavá-lo para aumentar a permeabilidade ao ar, limpá-lo de ervas daninhas e saturá-lo com fertilizantes úteis. O local deve ser bem iluminado com luz, ventilado, localizado em um pequeno morro.
Solo fértil de carbonato de sod ou solo argiloso médio com equilíbrio alcalino neutro é considerado ideal para o cultivo da variedade Amber. A qualidade da colheita, ou seja, o tamanho das maçãs, depende das características do solo. No momento do plantio, recomenda-se manter a distância correta entre as mudas - é uma distância de cerca de 3 metros.
Polinização
Esta espécie de maçã precisa de polinização cruzada, portanto, árvores polinizadoras devem ser plantadas nas proximidades, cuja época de floração coincide com o aparecimento de inflorescências na macieira âmbar. É recomendado para plantar variedades de Simirenko, Fuji, Gala, Super Chief, Empire, bem como muitos outros polinizadores como árvores doadoras.
Top curativo
A cobertura é um dos componentes do cuidado principal da macieira âmbar. As árvores jovens são alimentadas três vezes por ano - no início da primavera (solução de ureia), a pulverização é realizada no verão e fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados no outono.
Uma árvore adulta é alimentada 4 vezes por ano. No meio da primavera é aplicada a uréia, no período de floração, recomendam-se fertilizantes minerais, após a floração é feita a pulverização e, no final da colheita, é obrigatória a introdução do complexo fósforo-potássio.
Resistência à geada
O nível de resistência ao gelo é muito alto. A árvore normalmente tolera invernos longos, ventos frios, variações de temperatura e também se adapta muito rapidamente ao clima e ao solo.Além disso, a árvore não tem medo de ondas de frio do final da primavera durante o período de floração ativa.
Doenças e pragas
Fruticultura O âmbar tem uma boa imunidade a doenças fúngicas e infestações de pragas, no entanto, chuvas prolongadas e altos níveis de umidade podem provocar crostas ou oídio. Para evitar doenças, ações preventivas serão úteis - via de regra, são pulverizações com soluções especiais.
Um conjunto de manipulações preventivas ajudará a prevenir o surgimento de vários tipos de doenças, incluindo escavação regular da camada superior do solo, caiação anual do tronco da árvore com solução de cal, limpeza do solo de folhas secas e ervas daninhas, bem como alimentação com fertilizantes orgânicos e minerais de acordo com um esquema especial.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
A macieira Âmbar é um visitante frequente das parcelas de jardineiros e agrônomos. O cultivo desta variedade é fácil, pois é despretensioso, não requer habilidades especiais e custos materiais. Muitos jardineiros caracterizam a Amber como incrivelmente produtiva, adaptando-se rapidamente ao clima e ao solo, armazenamento de longo prazo, bem transportável. Além disso, o sabor brilhante, doce e azedo das frutas, sua suculência e versatilidade merecem destaque. O único problema da árvore é a falta de resistência à crosta, assim como o tamanho reduzido das maçãs.