- Autores: All-Russian Research Institute of Selection of Fruit Crops, E. N. Sedov, N. G. Krasova, M. V. Mikheeva.
- Gosto: doce e azedo
- Peso do fruto, g: 160-200
- Tamanho da fruta: média
- Produção: na idade de colheita de 8-9 anos - 40-60 kg, 13-15 anos - 80 kg, rendimento médio - 220 kg / ha
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Mantendo a qualidade: refrigerado até meados de março
- Compromisso: universal
- Regiões em crescimento: Região Central da Terra Negra da Rússia, seis regiões da Bielo-Rússia
A variedade de maçãs Veteran começou sua história há 60 anos. O início de sua seleção foi estabelecido em 1961. Então, os cientistas soviéticos semearam sementes da variedade American King, mas as árvores cultivadas foram polinizadas com pólen de outras variedades locais. Criadores da URSS N. Krasova, E. Sedov e M. Mikheeva participaram do melhoramento completo da variedade, controle da polinização e seu registro final.
Descrição da variedade
A árvore de maçã Veteran pertence às variedades de crescimento precoce de inverno. Tem uma taxa de crescimento média e na maioria das vezes atinge os 3 m de altura. Sua copa tem uma forma esférica bem definida e galhos densos que devem ser cortados ou removidos a tempo.
A casca de uma árvore adulta tem uma tonalidade acastanhada característica e os rebentos são ligeiramente pubescentes, de cor castanha escura. As folhas são de cor verde escuro com uma flor cinzenta característica desta variedade e têm bordos ligeiramente curvos e serrilhados.
As flores da macieira são pequenas, de cor rosa claro. Os frutos têm tamanho e peso médio de 160-200 g, são ligeiramente achatados nas laterais e alongados para cima. As maçãs são densas e lisas com uma leve camada de cera, o que as torna apenas ligeiramente brilhantes. A cor é amarelo-dourado, amarelo-esverdeado, dourado-laranja, na maior parte da superfície das maçãs há manchas e manchas laranja-rosa.
Recursos, prós e contras
Prós:
- produção;
- maturidade precoce;
- resistência moderada à geada;
- grande valorização das características gustativas da fruta;
- armazenamento de frutas a longo prazo;
- cuidado despretensioso.
Desvantagens:
- não resiste a fortes geadas;
- alta probabilidade de infecção com sarna (doença fúngica);
- possível queda prematura de folhas devido ao calor;
- requer rega mais frequente ao plantar em regiões áridas, mas regar em excesso pode ser prejudicial.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos amadurecem a partir dos 4 ou 5 anos de vida da árvore. As maçãs podem ser mantidas frescas de meados do final de setembro até o início da primavera. Todas as frutas amadurecem ao mesmo tempo.
Regiões em crescimento
A macieira da variedade Veteran tem um nível médio de resistência à geada, portanto, ela cresce com sucesso na região central da Terra Negra, Noroeste, no sul da Região Central da Federação Russa e em 6 regiões da Bielo-Rússia. Esta variedade é bastante despretensiosa às condições meteorológicas, basta que não se forme excesso de umidade no local do plantio. Por exemplo, um local com água subterrânea próxima à superfície não seria a melhor solução. A planta também não gosta de geadas severas, então as regiões do norte não são adequadas.
Produção
Esta variedade distingue-se pelo seu vencimento precoce e alto rendimento. De uma árvore jovem (de 8 a 13 anos), você pode obter cerca de 60 kg de frutos. Se a planta tiver mais de 13 anos, seu rendimento sobe para 80 kg de uma árvore.
Frutas e seu sabor
Maçãs veteranas têm um sabor agridoce. A sua carne é bastante suculenta, tenra, de cor amarelo-acastanhada. A fruta contém:
- açúcar - 9,5%;
- ácidos tituláveis - 0,64%;
- ácido ascórbico - 17,5 mg por 100 g de produto;
- substâncias de pectina - 10,9%;
- Substâncias P-ativas - 307 mg por 100 g.
A pontuação da degustação é de 4,5 pontos.
Recursos crescentes
O plantio de uma muda é realizado na primavera, antes do surgimento dos primeiros botões, ou no início do outono. O segundo método é mais frequentemente preferido.
O local de plantio deve ser ensolarado, com espaço livre ao redor e riscos mínimos de alta umidade, ou seja, não se deve plantar macieira em depressão para que o excesso de água da chuva não se acumule. O solo é selecionado franco-argiloso ou arenoso.
A cova é preparada pelo menos um mês antes do plantio. É cavada uma fossa cúbica com lados de 80 cm. Deve-se observar uma distância entre as mudas de cerca de 4 m. A fossa é preenchida com uma mistura de uma camada removida de solo, húmus, composto, esterco podre com adição de 0,5 litro de cinza.
A fossa é preenchida com várias camadas, cada camada deve ser compactada com firmeza. É imperativo fazer um pequeno morro com os restos do solo.
Um mês depois, a cova, pronta para o plantio, é escavada até o tamanho do sistema radicular da muda. As raízes devem ser cuidadosamente esticadas e gradualmente recobertas de forma que todos os espaços vazios sejam preenchidos.
A rega é realizada imediatamente após o plantio na quantidade de 2-3 baldes de água. A rega será necessária 2 semanas após o plantio.
Posteriormente, a macieira veterana exigirá rega verificada. Em climas quentes, é regado a cada 10 dias com 2 baldes de água. Uma planta adulta precisará de 4 regas por ano:
- na primavera, antes que as primeiras folhas desabrochem;
- 2 semanas após a floração;
- 1-2 semanas antes da colheita;
- no meio do outono.
Após o plantio da macieira no solo, a parte superior do tronco é aparada. No futuro, é necessário cortar 2/3 do comprimento dos galhos. Também é necessário remover regularmente todos os ramos secos.
Top curativo
Se durante o plantio da muda foram aplicados fertilizantes, eles não serão necessários por mais 3 anos subsequentes. Durante este período, será suficiente adicionar um pouco de estrume ou composto no início da primavera. Se a condição da planta começar a incomodar, você pode fertilizar novamente no início do verão.
As árvores maduras são alimentadas no outono com fertilizantes de fósforo, nitrogênio e potássio. As regras de utilização de cada cobertura específica são indicadas nas embalagens ou comunicadas pelo vendedor no ato da compra.
Doenças e pragas
Os principais inimigos da variedade Veteran são o rabo-de-ouro, o pulgão, o bicho-da-seda, o besouro da casca, o besouro da flor da maçã e a melada. Para prevenção, você deve realizar os seguintes procedimentos:
- caiar a cada primavera;
- cultivar corredores;
- poda anual de brotos;
- tratamento de feridas;
- colheita de casca velha;
- pulverização com agentes especiais na primavera.
Se todas essas ações forem realizadas regularmente e dentro do prazo, muitos problemas, como diminuição do rendimento, diminuição da resistência ao gelo e doenças frequentes, podem ser evitados.
Além das pragas, as doenças podem ameaçar a árvore.
- Oídio (flor branca) - é tratado na primavera ou quando a macieira floresce com Topázio e Skor.
- A citosporose é um fungo que provoca o aparecimento de úlceras escuras na casca, provoca a morte dos ramos e pode levar à morte completa da árvore. É tratada com Hom na primavera e após o final do período de floração.
- Podridão da fruta. Com esta doença, manchas marrons (podres) aparecem nas maçãs. Nesse caso, o medicamento "Hom" também é utilizado. Além disso, é necessário eliminar todas as frutas afetadas.
Com o plantio adequado e cuidados posteriores, você poderá obter uma árvore saudável e forte que irá deliciar você com muitos frutos deliciosos todos os anos. O principal é observar todas as medidas preventivas necessárias, neutralizar as pragas a tempo e perceber as doenças na fase inicial.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.