- Autores: L. Kotov (Estação de Jardinagem Experimental de Sverdlovsk)
- Gosto: doce e azedo, sobremesa
- Peso do fruto, g: 120-150
- Tamanho da fruta: pequeno ou médio
- Produção: alto, 75-90 kg
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Maturidade removível: em setembro
- Mantendo a qualidade: até fevereiro (em local fresco)
Para regiões com clima severo e uma zona de agricultura arriscada, os criadores apresentaram uma linha exclusiva de variedades híbridas de maçã da VEM. Seu nome vem do gene VM, que confere às árvores frutíferas excelente resistência à sarna e outras doenças. VEM pink é o representante mais brilhante desta família. Frutos universais de amadurecimento no outono são adequados para consumo fresco e conservas.
História de criação da variedade
Um grupo de criadores da Estação de Jardinagem Experimental de Sverdlovsk sob a liderança do professor Leonid Andrianovich Kotov, que se dedicou muitos anos ao cultivo de variedades para a região dos Urais e do norte, trabalhou no híbrido.
Descrição da variedade
Um excelente híbrido com um curto período de cultivo, tolera perfeitamente invernos rigorosos, o que agrada indescritivelmente os moradores das regiões frias, que mais precisam de frutas e vitaminas. O VEM rosa é uma árvore de médio porte, crescendo 3-4 metros, com um crescimento anual de 50-60 cm, a copa arredondada de média densidade tende a engrossar, por isso necessita de acompanhamento e regulação do crescimento dos rebentos. Os ramos são cobertos por folhas ovóides verdes com bordas quase lisas. VEM floresce com belas flores rosa perfumadas que cobrem a coroa com um “tapete” contínuo.
Recursos, prós e contras
Não é à toa que a variedade Ural está ganhando cada vez mais indicadores de popularidade. Possui excelentes qualidades para a fruteira das regiões nortenhas.
Alta produtividade e frutificação estável.
As maçãs estão firmemente presas aos caules, o que evita que os jardineiros caiam.
Excelente transportabilidade, aparência atraente, bom gosto e qualidade de conservação a longo prazo permitem realizar a colheita transportando-a por longas distâncias.
Capacidade de suportar os invernos do norte sem perdas, resistência ao retorno de geadas e condições climáticas adversas no verão (chuva, seca).
Mas a principal vantagem é que a árvore é tão despretensiosa que até um iniciante pode lidar com seu cultivo. Das deficiências, apenas o pequeno tamanho da fruta pode ser notado.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido pertence a variedades de frutas do final do outono - as frutas atingem a maturidade removível em setembro. A macieira começa a frutificar 4 anos após o plantio, e continua a fazê-lo com invejável regularidade e estabilidade.
Regiões em crescimento
A macieira está adaptada às regiões do norte - Urais, noroeste, oeste da Sibéria, leste da Sibéria e regiões do sudoeste.
Produção
A planta traz anualmente um alto rendimento consistente - 70-90 kg por árvore. A frequência não é observada, o que permite planejar ações com a colheita e os rendimentos dela. O cultivo em escala industrial permite chegar até 277 kg / ha, desde que sejam observadas as práticas agrícolas: regar, alimentar, podar.
Frutas e seu sabor
Frutos arredondados e amarelos, pesando 120-150 g, são cobertos por uma casca fina e lisa, quase imperceptível ao comer. As maçãs têm um lindo blush rosa brilhante em quase toda a superfície. A polpa branca tem uma estrutura de grão grosso e um agradável sabor doce a sobremesa com um ligeiro azedume. A avaliação da degustação do híbrido de acordo com um sistema de cinco pontos é de 4,5 pontos.As frutas podem ser armazenadas frescas e, se necessário, até fevereiro.
Recursos crescentes
VEM rosa prefere solos argilosos férteis com uma acidez próxima do neutro. As áreas ensolaradas são escolhidas para o plantio, porém, com um espaço limitado, a macieira tolera facilmente o sombreamento temporário, por exemplo, pela manhã ou após o almoço. Como você sabe, a época de plantio de mudas de árvores frutíferas é a primavera e o outono, mas não se deve perder de vista que o VEM é projetado para o cultivo em áreas de cultivo de risco, por isso é melhor plantar na primavera. Durante o verão, mesmo que seja curto, eles terão tempo para construir um sistema radicular completo para um inverno seguro. O plantio de outono pode destruí-los devido ao início precoce de geadas severas. O sucesso do enraizamento e a subsequente frutificação dependem em grande parte da qualidade do material de plantio. É melhor comprar mudas em viveiros comprovados do que comprar uma planta no mercado e perder vários anos se a planta for de uma variedade errada ou, em geral, de outra.
As fossas são cavadas em locais onde não há lençóis freáticos próximos. O tamanho padrão do furo de 80x80 cm pode ser aumentado para um metro cúbico. No fundo, uma camada de drenagem é disposta, onde você pode colocar não apenas seixos ou pedra triturada, mas também galhos picados, latas de ferro amassadas, fragmentos de tijolos e muito mais. O solo escavado é enriquecido com matéria orgânica e fertilizantes minerais (superfosfato, salitre, uréia, 50-60 g cada). A planta deve ficar de pé, não se esqueça do apoio adicional - no primeiro ano, uma estaca na qual um tronco fraco é amarrado não interfere. Após o plantio, o círculo do tronco é cuidadosamente arrancado, então eles se certificam de que o solo não seca e não racha. A cobertura morta e a remoção de ervas daninhas ajudam nisso. A distância entre os poços é de 3 m, o espaçamento é de 4-5 metros. O cuidado subsequente da árvore consiste em regar (3-4 vezes por estação), processamento, poda e formação de copas.
Polinização
A planta é autofértil, por isso é preciso cuidar da vizinhança de macieiras de outras variedades com a mesma época de floração.
Top curativo
Depois de alguns anos a partir do momento do plantio, a árvore precisará de nutrição adicional. A cobertura é aplicada duas vezes por estação: na primavera - matéria orgânica com fertilizantes de nitrogênio; no outono, chega a hora das composições de fósforo-potássio.
Resistência à geada
O VEM pink tem um excelente desempenho neste aspecto - as plantas toleram facilmente geadas severas.
Doenças e pragas
O híbrido é altamente resistente a crostas e doenças fúngicas, mas isso não dispensa o fruticultor da necessidade de realizar tratamentos preventivos anuais com inseticidas e fungicidas.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.