- Autores: P.A.Zhavoronkov (Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul)
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: há
- Peso do fruto, g: 40-60
- Tamanho da fruta: pequena
- Produção: alto, mais de 200 c / ha
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 2-3 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: no início de setembro
A macieira Uralskoe Nalivnoe é uma variedade que criou raízes na maior parte da Rússia há muito tempo, que é despretensiosa no cuidado e dá rendimentos consistentemente elevados. É por essas qualidades que é apreciado pelos jardineiros e tem sido procurado por mais de 60 anos.
História de criação da variedade
A macieira Ural Nalivnoe foi criada pelo criador doméstico P.A.Zhavoronkov em 1958 no Instituto de Pesquisa de Frutas e Vegetais de South Ural. Durante os trabalhos de criação, variedades como Papirovka e Ranetka tinto foram usadas.
Descrição da variedade
A macieira da variedade Uralskoye Nalivnoye é uma árvore de porte médio, atingindo 3-4 m de altura, com copa densa e arredondada. Os ramos localizam-se perpendicularmente ao tronco e apresentam uma disposição inclinada.
As folhas são arredondadas, ligeiramente alongadas, lisas, de cor verde claro. Eles não têm pubescência. As bordas da folha, como todas as macieiras, têm um serrilhado, mas se falarmos especificamente sobre Ural Nalivnoe, então as folhas desta variedade têm folhas bem pequenas.
A floração da macieira da variedade descrita é pequena, mas bastante abundante. A árvore está literalmente coberta de flores de tonalidade branca com salpicos cor-de-rosa. Eles têm uma estrutura em forma de concha, seus pistilos são fracamente pubescentes ou absolutamente não pubescentes. Portanto, os insetos são indispensáveis para a polinização completa das flores.
Recursos, prós e contras
A macieira Ural Nalivnoe apaixonou-se por muitos jardineiros pelas suas características positivas, sendo a principal delas a abundante frutificação anual, que praticamente não depende das condições climatéricas e dos cuidados. Também é importante notar a excelente resistência à geada - a árvore não morre, mesmo se a temperatura no termômetro cair abaixo de -35 graus (por um curto período). Dentre as vantagens, vale destacar também o início precoce da frutificação - por volta do terceiro ano, além da excelente aclimatação após o plantio. Quase 100% das mudas criam raízes em um novo local sem dor.
Para além de uma qualidade positiva, distinguem-se a versatilidade dos frutos e as suas excelentes características gustativas.
Mas também havia algumas desvantagens. Portanto, uma colheita abundante tem suas consequências - muitas vezes, os galhos simplesmente se quebram com o peso das maçãs, então às vezes você tem que colocar apoios sob eles.
Em anos especialmente frutíferos, além de fortalecer os galhos, é preciso fazer cobertura - a macieira dá todo o seu suco às frutas, e ela mesma se esgota, então sua imunidade diminui, e começa a doer. Para excluir isso, você precisa alimentá-lo com fertilizantes minerais durante a frutificação e, no inverno, após a colheita, adicionar um pouco de matéria orgânica ao círculo do tronco.
Outra desvantagem é o tamanho pequeno da fruta. Em vez disso, isso não é um sinal de menos, mas uma característica da variedade, que tem um ranetka entre seus progenitores.
Amadurecimento e frutificação
A floração da macieira Ural Nalivnoye pode ser considerada tardia - começa no início do verão, quando o risco de geadas nas regiões norte é minimizado. A árvore é completamente não fértil, então se não houver outras árvores por perto ou se não houver insetos polinizadores suficientes, então você não pode contar com uma boa colheita.
Assim como a floração, o amadurecimento dos frutos na macieira descrita ocorre mais tarde - no início do outono.Você pode retirar os frutos da árvore no início de setembro, a colheita leva cerca de 2 semanas.
Produção
O Ural Nalivnoe começa a dar frutos bem cedo - a partir do terceiro ano após o desembarque. De ano para ano, o número de frutos aumenta, mas seu tamanho também diminui. Acontece que em um ano um número recorde de maçãs foi retirado da árvore e, na safra seguinte, a colheita acabou sendo uma ordem de magnitude menor. Isso se deve ao fato de que no ano anterior a macieira cedeu todos os seus recursos para a colheita e não teve tempo de acumular substâncias úteis durante o inverno. Nesse caso, a árvore precisa ser alimentada.
Em geral, a produtividade da macieira Ural Nalivnoe pode ser avaliada como alta - dá até 200 centners por hectare.
Frutas e seu sabor
As maçãs do Ural Nalivniy adquiriram muitas propriedades de seu progenitor - a variedade Papirovka. O seu tamanho nas árvores jovens varia até 7 a 8 cm de diâmetro, em peso chegam a 60 g. Com o aumento da idade da macieira, os frutos ficam menores, o diâmetro diminui para 5 a 6 cm, o peso não excede 40 g.
Os frutos são arredondados, com estrias ligeiramente achatadas e pouco pronunciadas. Eles estão localizados em uma característica de caule longo de todos os ranetki.
A casca das maçãs é brilhante, lisa, com pontos subcutâneos fracamente expressos. Quando maduras, a cor das maçãs vai do esverdeado ao amarelo, mas com bastante luz solar, todas as frutas adquirem um leve rubor escarlate e estrias vermelhas.
A polpa é moderadamente granulada, bastante densa, possui aroma característico de maçã e sabor agridoce. As maçãs do Bulk Ural são adequadas tanto para consumo in natura como para conservação. Eles fazem geléias maravilhosas e compotas muito aromáticas.
Recursos crescentes
Ao escolher uma muda de maçã Uralskoe Nalivnoe, em primeiro lugar, você precisa prestar atenção ao sistema radicular da planta. Deve ser moderadamente ramificado, bem desenvolvido, sem raízes cortadas. O ideal é que a muda comprada seja cultivada na mesma zona climática onde você vai plantá-la. Isso irá acelerar muito o processo de enraizamento e tornar menos doloroso para a planta se aclimatar a um novo local.
A muda não deve ter mais de 2 anos. Compre mudas jovens apenas de viveiros que provaram ser positivos. No mercado normal, existe o risco de não se deparar com a macieira Ural Nalivnoe, mas com uma variedade semelhante, mas com características varietais de qualidade inferior.
A macieira Ural Nalivnoe, como todas as outras plantas semelhantes, adora lugares ensolarados protegidos de correntes de ar e ventos. A água subterrânea no local de seu plantio não deve chegar perto da superfície, caso contrário, existe um alto risco de deterioração do sistema radicular.
Quase qualquer solo é adequado para essas macieiras, mas elas crescem e frutificam melhor em solo argiloso e arenoso. Se não houver nutrientes suficientes no gramado, você precisará aplicar regularmente fertilizantes minerais e orgânicos nele, e então a árvore frutífera terá nutrientes suficientes para frutificar ativamente todos os anos.
Recomenda-se aplicar fertilizantes sob a macieira três vezes por temporada:
- durante o período de floração, para ajudar na formação dos ovários;
- durante o amadurecimento dos frutos, que precisam de grande quantidade de minerais neste momento;
- antes do inverno para nutrir a árvore após a colheita.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.