- Autores: EUA
- Gosto: doce e azedo, herbáceo em anos desfavoráveis
- Aroma: afinar
- Peso do fruto, g: 90–120
- Tamanho da fruta: média ou abaixo da média
- Produção: alto, em média 12 kg por árvore
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: inverno ou outono (no sul da Federação Russa)
- Maturidade removível: na segunda quinzena de setembro
Welsey é uma cultura universal e despretensiosa, facilmente perdoa os erros de jardineiros pouco sofisticados, é resistente a doenças e ataques de pragas, é resistente à geada, tem alta produtividade, frutificação acelerada, sabor excelente e seus frutos são armazenados por muito tempo Tempo.
É raro um conjunto tão rico de qualidades positivas da variedade, razão pela qual é frequente a sua utilização no domínio da criação. Com a ajuda de Welsey, como forma inicial, mais de 30 espécies de novas variedades de macieiras foram criadas em solo russo.
História de criação da variedade
O Wealthy veio do continente americano até nós no século 19 e, no final do século, tornou-se popular entre os jardineiros russos. Wealthy (ou Bogaty) justifica plenamente o seu nome com um alto rendimento da variedade, o que foi confirmado por seus estudos de longo prazo nas condições do viveiro de frutas Michurinsky (Voronezh). A cultura está incluída no Cadastro Estadual. A variedade também é conhecida por outros nomes - Rosa Tartu, Maçã Fértil, Abundante, Colheita.
Descrição da variedade
A árvore Welsey tem um tamanho médio de 4-5 m. No crescimento jovem, as copas são largas piramidais, espalhando-se, mas no processo de crescimento vão gradualmente adquirindo formas arredondadas com um diâmetro de 2-3 m, consistindo em ligeiramente levantadas ramos com pontas ligeiramente abaixadas. Os ramos principais crescem do tronco em ângulos agudos, o que às vezes os faz quebrar sob o peso de frutos abundantes.
Os rebentos ligeiramente pubescentes são de espessura média e cor acastanhada. Eles são caracterizados por uma taxa média de crescimento. Os botões são convexos, grandes, ligeiramente pubescentes. As lentilhas são múltiplas, de tamanho médio, arredondadas.
As folhas são de tamanho médio ou pequeno, em grande parte curvadas, com a parte superior ligeiramente enrolada, raramente localizada nos rebentos. São de cor verde escuro, com crenadas e bordas onduladas. Os pecíolos são delgados, alongados e com pubescência média. As estípulas são lanceoladas, de tamanho médio.
As flores são pequenas, ligeiramente fechadas, os botões são rosa-esbranquiçados com matizes roxos. Variedade de robustez média invernal, com elevada resistência à crosta.
Recursos, prós e contras
Das vantagens da cultura, notamos:
- alto rendimento;
- resistência a doenças e ataques de pragas;
- frutificação relativamente rápida (4-5 anos a partir da data de plantio);
- boa resistência à geada (até -25 ° C);
- propriedades de sabor maravilhosas;
- longa vida útil (até a primavera).
As desvantagens incluem:
- possíveis recessões no nível de frutificação;
- resistência de inverno não inteiramente satisfatória;
- uma diminuição no tamanho dos frutos com rendimentos significativos;
- possível queda de frutos na pré-colheita;
- mudança no sabor das maçãs ao longo dos anos.
Amadurecimento e frutificação
Apresenta uma frutificação mista, com numerosos sacos "sésseis" de fruta. A variedade começa a frutificar a partir do 5º ano de crescimento, e em condições favoráveis - 4 anos após o plantio. O processo de floração geralmente começa em maio, enquanto os frutos amadurecem em setembro. A frutificação é abundante.
A planta começa a corresponder às condições removíveis para a maturação dos frutos na Rússia central a partir da terceira década de setembro. A confiabilidade de fixar maçãs em árvores não é muito alta.Portanto, o atraso de uma semana na colheita pode levar à queda da fruta. Em média, a faixa de consumo dura até o final de fevereiro. Com a falta de umidade nas instalações de armazenamento, as frutas murcham rapidamente.
Produção
Welsey é uma variedade de alto rendimento. Em condições favoráveis, obtém-se um recorde de 275 kg de frutos por árvore. O rendimento médio é de cerca de 200 kg por árvore.
Frutas e seu sabor
Frutos de inverno ou outono (em regiões quentes) de maturação, médio ou menor, configuração nabo ou achatado-arredondado, mesmo (cinzelado). A cor no período de remoção é verde-amarelado, e no período de maturação do consumidor - tons dourados. A cor da capa durante o período de remoção é sob a forma de faixas vermelho-escuras sobre fundo avermelhado. Manchas subcutâneas são claramente visíveis.
A pele não é espessa, nem mesmo firme. O pedúnculo é alongado, não espesso. O funil é profundo, cônico. O pires não é largo, profundo. Taça fechada. O coração é pequeno, os vazios da semente estão fechados. As sementes são pontiagudas, de cor acastanhada escura.
A polpa é esbranquiçada esverdeada, muitas vezes com veios avermelhados. O sabor é agridoce com um aroma discreto e refinado. Pelos padrões de degustação, as frutas correspondem ao nível de 3,9-4,2 pontos. A palatabilidade das maçãs varia muito com as condições climáticas, as características da árvore e a qualidade dos cuidados agrícolas. Em condições desfavoráveis, o sabor das maçãs é um tanto insípido e herbáceo.
Composição química das maçãs:
- açúcar - 10,1%;
- ácidos tituláveis - 0,61%;
- ácido ascórbico - 10,2 mg / 100 g;
- Ingredientes ativos P - 185,1 mg / 100 g;
- pectinas - 10,5%.
As frutas são utilizadas in natura e como matéria-prima para a produção de sucos. A massa de uma maçã varia entre 90-120 g.
Os frutos da variedade não representam perigo para pacientes com doenças gastrointestinais, distúrbios do sistema endócrino e são úteis para pessoas que seguem uma dieta alimentar.
Recursos crescentes
Plantar macieiras é padrão (na primavera ou no outono). Com uma localização profunda de lençol freático, é feito um furo com cerca de 70 cm de profundidade e 1 m de diâmetro.O local de pouso é escolhido bem iluminado e sem correntes de ar. Os solos devem ser argilosos ou arenosos (o mais ideal).
O aprofundamento do colo da raiz não é recomendado; ele deve estar localizado a cerca de 5-7 cm da superfície do solo.
A variedade é exigente para regar (focamos nas condições meteorológicas). A frequência média de rega é uma vez a cada 10 dias. A rega deve ser feita em abundância, seguida de afrouxamento para ventilar as raízes.
O processo de poda é um procedimento atual realizado anualmente desde o primeiro ano de crescimento da árvore. Isso é feito com o objetivo de uma formação ideal das copas das árvores. Para manter um alto nível de produtividade, a variedade também é submetida a podas rejuvenescedoras. Por que eliminar galhos secos, envelhecidos ou deformados. Ao encurtar os ramos, pode evitar que se partam.
Polinização
A autofertilidade da cultura é o fator mais importante que afeta a produção tanto qualitativa quanto quantitativamente. Nesse sentido, a variedade praticamente não depende das condições climáticas, bem como da intensidade do “trabalho” das abelhas, que tradicionalmente polinizam uma série de variedades de maçãs. Por outras palavras, as árvores Welsey são absolutamente independentes, o seu estado, o grau de rendimento e a sua qualidade são o resultado do profissionalismo e diligência dos jardineiros.
Top curativo
A variedade é caracterizada por uma certa despretensão ao crescer. No entanto, essa qualidade não indica de forma alguma a possibilidade de evitar a alimentação. Tradicionalmente, são usados chorume, excrementos de pássaros, soluções contendo cinzas de madeira e alguns oligoelementos que estimulam o crescimento das árvores e regulam o nível de frutificação. A cobertura é feita várias vezes ao ano. Nesse caso, é importante focar nas características do estado geral da árvore.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.