- Autores: NIISS Gorno-Altaysk, I.P. Kalinina, N.V. Ermakova, Z.S. Yashchemskaya
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: pronunciado
- Peso do fruto, g: 92-130
- Tamanho da fruta: média
- Produção: nos primeiros 3 anos, o rendimento é de 5,3 t / ha, na idade de 8 anos -15,7 t / ha
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: fim do verão
- Maturidade removível: fim de agosto
A macieira Tolunay é uma expressiva representante da seleção Altai. A planta avançou muito mais na adaptação às condições das regiões norte e frias do que as variedades anteriores. E, portanto, o estudo das características dessa cultura pode ser útil para jardineiros em diferentes regiões.
História de criação da variedade
A cultura foi desenvolvida no NIISS Gorno-Altaysk. O trabalho no material varietal foi realizado por ZS Yashchemskaya, I.P. Kalinina, N. V. Ermakova. Série básica - Altai Pepinka. Ele foi cruzado com uma mistura de Welsey, Pepin Saffron e Bellefleur Chinese. Tolunay afirma ser uma variedade de elite, mas a variedade ainda não foi totalmente estudada, portanto, quaisquer declarações devem ser tomadas com cautela considerável.
Descrição da variedade
A altura das árvores pode chegar a 4 M. A copa arredondada tem densidade média. Folhas grandes e largas são características. Uma superfície enrugada é típica deles. Outras características da macieira Tolunai:
- ramos curvos que se estendem da árvore em um ângulo de 45 graus ou mais;
- brotos retos de cor marrom-avermelhada com pubescência e um grande número de lentilhas em miniatura;
- pertencentes ao tipo médio.
Recursos, prós e contras
Em condições normais, uma árvore não cresce mais do que 2,5-3,5 m. A coroa é extremamente redonda e compacta. Os galhos devem ser podados sistematicamente. Nas macieiras adultas, os ramos podem tornar-se dispersos - a sua cobertura ultrapassa os 3 m. As peculiaridades do desenvolvimento dos ramos fazem com que tenham medo de se partirem com cargas pesadas, que se detém com a amarração e instalação de suportes.
A casca de Tolunai é marrom-acinzentada ou marrom-escura. Gradualmente, ele racha e pode até começar a desmoronar. O sistema radicular é profundo o suficiente para que não haja risco, mesmo em geadas severas. A presença ou ausência de um núcleo central depende do porta-enxerto.
Amadurecimento e frutificação
Macieira Tolunay - cultura do final do verão. A maturação da fruta é normalmente atingida no final de agosto. A temporada de consumo começa em setembro. Os primeiros frutos são obtidos em 4-5 anos. A partir deste momento, a frutificação ocorrerá anualmente.
Regiões em crescimento
Essa macieira é dividida em zonas em todo o Distrito Federal da Sibéria. Portanto, pode ser cultivado com segurança em:
- Novosibirsk;
- Omsk;
- Kemerovo;
- Tomsk;
- A região de Tyumen;
- Território de Altai.
Produção
Logo no início do período fértil, a coleta é de 13-15 kg. Mas em 7 a 9 anos de desenvolvimento, a colheita será de 35 kg ou mais. A variedade é autofértil e você pode se alimentar de maçãs sem a ajuda de outras árvores. No entanto, a presença de polinizadores tem um efeito positivo na fertilidade. Se você trouxer especialmente abelhas, você pode até dobrar a colheita.
Frutas e seu sabor
Maçãs Tolunai são consideradas frutas versáteis. Sua superfície é dominada por uma cor amarelo dourado. O próprio fruto se assemelha a um largo cone. Há nervuras, mas não muito pronunciadas.
Informação importante:
- peso do fruto - de 0,092 a 0,13 kg;
- o tamanho médio;
- polpa cremosa com sabor agridoce;
- sensação tenra e suculenta;
- a pele é oleosa, tem um revestimento ceroso;
- aroma rico e sério;
- concentração de componentes solúveis secos - até 16,54%;
- a participação dos açúcares - até 13,23%;
- mantendo o nível de qualidade - até 40 dias.
Recursos crescentes
Stamb Tolunay tolera bem as baixas temperaturas. No entanto, esta planta é suscetível a correntes de ar. Portanto, a importância de cobrir o trabalho não pode ser subestimada. Tanto a casca quanto os rins estão sujeitos ao congelamento. A temperatura é crítica abaixo de -23 graus. A resistência à crosta é muito alta - mas se você apenas cometer erros no cuidado e na prevenção, essa doença se agravará por completo.
A macieira Tolunai é suscetível à moniliose, oídio e outras pragas que afetam outras variedades. O mesmo se aplica à proteção contra roedores, pragas de insetos. É indesejável o uso de argila e áreas acidificadas. É necessário escolher espaços ensolarados e protegidos do vento. É muito importante cobrir com paredes, cercas e outras obstruções.
Os poços de pouso devem ser preparados com antecedência. A profundidade e o diâmetro são iguais - 0,8 m. É necessário levar em consideração o tamanho do torrão de terra. A drenagem é derramada no fundo - cascalho, vermiculita ou cascas de nozes. O espaçamento entre linhas deve ser de pelo menos 2,5 m, e a distância entre as árvores individuais deve ser de pelo menos 2 m.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.