- Autores: L. A. Kotov, Sverdlovsk Horticultural Selection Station, Yekaterinburg
- Gosto: excelente agridoce
- Aroma: luz
- Peso do fruto, g: 100
- Produção: 18,0 t / ha
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 5-6 anos
- Termos de amadurecimento: início do inverno
- Maturidade removível: no final de setembro
- Mantendo a qualidade: 5-6 meses
A macieira residente em Sverdlovsk se estabeleceu bem entre os jardineiros das regiões do norte. A variedade é apreciada por seu bom rendimento e excelente sabor e comercialização.
História de criação da variedade
A macieira da variedade Sverdlovsk foi cultivada pela Estação de Seleção Hortícola de Sverdlovsk. O autor é um criador de Yekaterinburg - Kotov L.A.
Descrição da variedade
A macieira é de tamanho médio com copa arredondada e extensa, de forma esparsa. Uma árvore adulta atinge uma altura de 3-4 metros. O crescimento anual da macieira é de 10 cm, a folhagem é verde, estreita, alongada, com bordas onduladas. A árvore floresce em grandes dimensões, com a presença de longos estames, flores em forma de taça larga, pintadas de branco, com uma tonalidade ligeiramente rosada. O período de floração começa em maio.
Recursos, prós e contras
Devido às suas vantagens, os residentes de Sverdlovsk são cultivados em muitas regiões da Rússia. As principais vantagens da macieira residentes de Sverdlovsk são:
boa produtividade;
excelente resistência à geada;
aparência comercial e de consumo de alta qualidade;
alta resistência a muitas doenças;
as maçãs podem ser consumidas imediatamente após a colheita e têm uma vida útil longa.
A única desvantagem desta variedade de macieira é a frutificação tardia.
Amadurecimento e frutificação
A macieira tem um período de amadurecimento no meio do inverno. A maturação removível ocorre no final de setembro. A árvore frutifica em intervalos regulares e a duração do período de consumo é de setembro a janeiro. Após o plantio da variedade, a frutificação não chega logo, apenas 5-6 anos de crescimento.
Regiões em crescimento
A macieira dos residentes de Sverdlovsk é cultivada nas regiões de Ural, Volgo-Vyatka, Central e Central da Terra Negra.
Produção
A cultura pertence a variedades com alto grau de produtividade. A cada ano, a macieira aumentará sua produção depois de abrir mão dos primeiros frutos. Em média, 120 kg de maçãs são colhidos de uma árvore adulta e 18 t / ha da plantação.
Frutas e seu sabor
As maçãs são coloridas de amarelo claro, sem rubor. Apresentam forma ligeiramente nervurada e arredondada, com pele densa, lisa e seca. Os pontos subcutâneos são sutis, pequenos, poucos em número, com tonalidade esverdeada. Peso da fruta - 100 gramas. O sabor das maçãs é excelente, doce e azedo. A consistência da polpa é densa, mas muito suculenta, tenra, espinhosa, com um leve aroma.
As frutas têm um propósito universal. Durante o armazenamento, sua qualidade de conservação é de 5 a 6 meses, enquanto sua forma e sabor são preservados. As maçãs têm boa transportabilidade. No período de maturação comercial, apresentam desintegração fraca. A avaliação dos especialistas de degustação é de 4,5 pontos.
Recursos crescentes
A época de plantio recomendada para a variedade é maio, após o aquecimento total do solo.Antes de plantar uma muda de macieira, ela é verificada quanto a brotos danificados e rebentos mortos do sistema radicular. A idade da muda para o plantio deve ser de 1 a 2 anos, ter tronco regular, e o sistema radicular deve estar com muitos brotos, brancos no corte. A muda apresenta boa sobrevivência após o plantio devido ao seu sistema radicular bem desenvolvido.
A área de cultivo deve ser bem iluminada pelo sol, mas um leve sombreamento pode ser aceitável, bem protegida do vento e das correntes de ar. A planta vai prosperar em solo fértil e úmido. Se for solo argiloso, sua acidez deve ser mais próxima do neutro. Antes do plantio, o solo é bem escavado, retirando as ervas daninhas e a vegetação.
A copa da árvore cresce fortemente, por isso é preciso levar em consideração a distância entre os plantios, que deve ser de 4 metros, e entre as fileiras das árvores - 5 metros. Como o sistema radicular da muda é muito poderoso, a cova de plantio é cavada com um diâmetro de 1 metro e uma profundidade de 70 cm. Os fertilizantes orgânicos em forma de húmus são despejados no fundo e regados abundantemente. A muda é colocada no buraco, espalhando suavemente as raízes pelas laterais. No processo de preenchimento da muda com solo, ela é levemente sacudida para que a terra fique bem distribuída, não deixando espaço entre o sistema radicular. É importante lembrar que o colo da raiz da muda deve subir cerca de 6 a 7 cm do solo.Após o plantio, a muda é regada com dois baldes de água morna.
No primeiro ano de crescimento, a árvore é abundantemente regada e coberta com adubo ou esterco para reter a umidade. A rega deve ser feita 1-2 vezes por semana, uma vez que a planta adora umidade. Após cada rega, o solo deve ser afrouxado.
E também com o propósito de prevenção, a folhagem é pulverizada contra pragas.
Quando a árvore começa a se desenvolver, seus ramos crescem muito, portanto, fazem a poda formativa obrigatória da copa. A poda preventiva envolve a remoção de ramos que se estendem para fora da copa e obstruem a luz solar. E também a cada estação realizam a poda dos ramos secos, danificados e quebrados.
Polinização
A macieira de Sverdlovsk é parcialmente autofértil, mas para dar mais frutos, ela precisa de polinizadores. Estas podem ser outras variedades de macieiras de inverno.
Top curativo
Para melhor crescimento e formação da árvore, bem como para bons rendimentos, a cultura deve ser fertilizada 4 vezes por safra. Após o final do período de inverno, no final de abril, é introduzida a adubação orgânica na forma de uréia. Com o início da floração, a planta é alimentada com fertilizantes superfosfato e potássio. Após o final da floração, é adicionada uma solução concentrada de sódio diluída em água. Após o término da frutificação, a árvore é alimentada com fertilizantes superfosfato e potássio.
Resistência à geada
A variedade Sverdlovsk tem alta robustez invernal, sobrevive ao inverno mesmo com temperatura de -40 graus, sem prejudicar a safra futura. A árvore não congela em geadas severas, portanto, nenhum abrigo é necessário. A variedade adapta-se bem às geadas de outono e primavera.
Doenças e pragas
A variedade é altamente resistente a doenças e pragas. A planta está bem adaptada a doenças fúngicas, mas tem resistência média à crosta. A luz solar intensa pode causar grandes danos à árvore. Para prevenção, recomenda-se caiar os troncos nos períodos de outono e primavera.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
A variedade Sverdlovsk tem muitas vantagens, por isso tem se mostrado bem entre jardineiros e residentes de verão, especialmente nas regiões do norte. Não existe uma única crítica negativa sobre esta variedade. A macieira desta variedade apaixonou-se pelos jardineiros pela sua despretensão e pela excelente e abundante colheita.