- Gosto: doce e azedo
- Aroma: pronunciado
- Peso do fruto, g: 125
- Tamanho da fruta: média
- Produção: até 13 kg
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 2-3 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Mantendo a qualidade: até março
- Compromisso: fresco
Todo jardineiro prefere suas variedades de maçã favoritas. Nas condições do seu local, há sempre a oportunidade de testar e avaliar novas espécies criadas por criadores para condições climáticas especiais e outras condições individuais. A macieira Constellation, além da robustez de inverno, tem uma forma de coroa tão compacta que requer apenas um pequeno pedaço de terra para plantar um jardim completo.
História de criação da variedade
Quase todas as variedades de macieiras colunares vêm do Canadá. Lá, eles apareceram de repente em um jardim privado graças a uma mutação natural que começou a ser herdada. Assim, a macieira, desprovida de ramos laterais, tornou-se a base para a criação das variedades Vazhak e Yesenia. Dos progenitores canadenses e outros híbridos, a macieira Constellation foi criada na estação de seleção Oryol. Um pedido de adoção de uma nova árvore no Registro do Estado foi apresentado em 2015, mas os testes ainda não foram concluídos, embora os jardineiros esperem há muito por uma variedade adequada para as regiões do norte da Federação Russa.
Descrição da variedade
Os autores do híbrido recomendaram o Constellation para o clima rigoroso do norte, já que tolera geadas bem abaixo de -35 ... 40 graus. A árvore é despretensiosa e não requer condições ou cuidados especiais. Ela cresce até 2-2,5 metros e ao mesmo tempo atinge 30-40 cm de circunferência, o que facilita muito a colheita. Em árvores colunares, as maçãs crescem diretamente no tronco. Os frutos bastante volumosos têm uma cor amarelo-esverdeada com cascos avermelhados e têm um sabor atraente.
Recursos, prós e contras
Na escolha de um material de plantio para um jardim, é necessário levar em consideração as vantagens e características da variedade Constelação, entre as quais se destacam:
alta resistência a baixas temperaturas e pressões frias sazonais;
imunidade a doenças fúngicas, como sarna e outras;
maturidade precoce de uma macieira híbrida;
aparência e sabor atraente da fruta;
Excelente manutenção da qualidade e transportabilidade das maçãs.
Entre as desvantagens da Constelação, os jardineiros notam o crescimento extremamente lento das mudas e um curto período de frutificação - a árvore ativamente começa a produzir uma colheita por 8 anos, e vive apenas por cerca de 20 anos. Além disso, a localização próxima das raízes ao solo em tempo seco requer irrigação significativa.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido colunar cresce lentamente, e dá os primeiros frutos 3 anos após o plantio da muda em local permanente. A macieira é uma espécie autofértil que não requer variedades adicionais de polinizadores, mas as árvores que florescem ao mesmo tempo que a constelação podem ter um efeito positivo na produtividade. O número de frutos nas árvores jovens deve ser regulado e o excesso de frutos removido se houver muitos deles. Caso contrário, a planta irá decepcionar com o aparecimento de maçãs pequenas nas temporadas seguintes.
Produção
Com a atitude correta e cuidadosa para com a variedade híbrida, que tem características próprias, a partir de 7 a 8 anos após o plantio, ela entra no período de maiores rendimentos. Cada árvore pode ser colhida 12-15 kg de maçãs maduras, com maturação no final de setembro - meados de outubro. A maturação dos frutos pode ser determinada pelo aparecimento de uma camada cerosa cinza e densa sobre eles, o que indica que é hora de retirá-los com cuidado e colocá-los para armazenamento no inverno.A maçã tolera perfeitamente ser conservada até a próxima colheita, quase sem perder o sabor, e também pode ser processada em sucos ou geleias.
Frutas e seu sabor
As maçãs Constelação têm forma regular e tamanho médio. Nos troncos das árvores colunares, frutas puras pesando em média 125 gramas ficam bem presas. Eles têm uma bela pele verde-amarela com lados avermelhados e um revestimento ceroso brilhante. O sabor é doce e azedo, agradável, com um aroma forte. A pele é firme e a polpa branca está cheia de suco.
Recursos crescentes
O cuidado regular desde o plantio de uma muda até uma planta adulta sempre tem um efeito positivo na aparência atraente das árvores e, especialmente, em seu rendimento. As plantas jovens devem ser compradas em viveiros ou de vendedores de confiança, uma vez que Constellation é uma variedade relativamente nova e cara. As mudas são vendidas com sistema radicular aberto e em vasos de turfa com os quais são plantadas. Para uma sobrevivência rápida e confiável em um novo local, devem ser encontradas mudas de um ano de idade, sem danos visíveis aos troncos ou raízes.
Para macieiras, você precisa escolher áreas iluminadas, protegidas dos ventos do norte por encostas ou plantações florestais. Para bons rendimentos, o solo deve ser drenado, livre da umidade do solo estagnado e solto. Dependendo da região de cultivo, as mudas são plantadas na primavera em abril ou no outono - no final de setembro, mas árvores com sistema radicular fechado, em recipientes de turfa, podem ser plantadas mesmo no verão.
Plantar a Constelação é igual a outras macieiras. A preparação de uma cova de 80x80 cm inicia-se previamente com a colocação de uma camada de drenagem de brita ou tijolo partido, sobre a qual é colocada uma camada de solo fértil em forma de pequeno montículo. As raízes são endireitadas e cobertas com terra com a adição de areia, cinza ou turfa conforme necessário. O colo da raiz da muda deve permanecer no topo do nível do solo.
O sistema radicular da Constelação está localizado próximo à superfície, por isso é importante regá-lo regularmente, principalmente na estação quente. É útil afrouxar a zona próxima ao tronco várias vezes durante a temporada e alimentar com matéria orgânica, minerais, uréia com nitrogênio e potássio. Na poda não se pode cortar a copa da macieira, pois nela os brotos laterais começam a crescer fortemente e ela perde as qualidades varietais. Em contraste, a poda de ramos laterais compridos incentiva o aparecimento de um grande número de ramos curtos.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.